Home / Hospedagem / Onde ficar no Porto: dicas de hotéis e melhores bairros
Europa 1

Onde ficar no Porto: dicas de hotéis e melhores bairros

O Porto foi eleito pela terceira vez como o melhor destino europeu e é a única cidade a ganhar tantas vezes. Então, nem preciso dizer que, se você ainda não esteve lá, está na hora de começar a pensar nisso, pois ela realmente merece a sua visita. E, para te ajudar a saber onde ficar no Porto, quais são as melhores localizações, preparamos este post.

A cidade concentra boa parte das suas atrações na região central, o que permite conhecer quase tudo a pé, dependendo de onde você se hospedar.

Outra coisa que é bom saber é que a hotelaria no Porto (seja hotel ou hostel) – em Portugal de um modo geral – é muito boa e com ótimos preços na relação custo x benefício.

Onde ficar no Porto: melhores bairros

A cidade como um todo é bacana, mas para quem vai a turismo, eu diria que existem 3 regiões mais indicadas pra ficar, que são:

Centro/Baixa

Para quem está indo, em especial, pela primeira vez, o Centro (ou Baixa para os portugueses) é a localização mais indicada, pois é ali que se concentram 90% das atrações do Porto e todas alcançáveis a pé.

A referência para procurar a sua hospedagem é algum estabelecimento perto da Avenida dos Aliados, Praça da Batalha, Rua de Santa Catarina, Estação de São Bento ou Torre dos Clérigos.

Toda essa região, além das atrações, tem uma série de restaurantes, lojas, bares e boates. Bom para quem gosta do dia e também para quem gosta da noite!

Seguro viagem com até 10% de desconto

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

Ribeira

Esta região também fica bem pertinho do Centro e, se você não se incomodar em subir algumas ladeirinhas, também poderá ser uma ótima opção, inclusive, porque a Ribeira é justamente o principal cartão-postal do Porto, com todos aqueles prédios coloridos à beira do rio Douro.

Para quem quer se “perder” pelas caves de vinho do Porto, basta atravessar a ponte, pois logo em frente – em Vila Nova de Gaia – estão todas elas.

Cedofeita

Essa é uma parte mais nova da cidade, onde está localizada a Casa da Música e o Mercardo Gourmet de Bonsucesso. Para visitar as demais atrações, você vai precisar necessariamente pegar o metrô ou outro tipo de transporte, já que não tem a facilidade de fazer tudo a pé. Mas, para quem está querendo economizar um pouco, nessa região é possível conseguir algumas opções mais em conta.

dicas do Porto

Onde ficar no Porto: dicas de hotéis

Como eu já disse, as opções em sua maioria são muito boas, então, às vezes é até difícil escolher o hotel, pois um é mais bonitinho do que o outro. Mas aqui vão algumas boas sugestões, pra te ajudar a começar a pesquisa:

onde ficar no portoQuarto do Descobertas Boutique Hotel Porto

Onde ficar no Porto: dicas de hostels

Nem preciso dizer que os hostels no Porto também são ótimos e alguns estão entre os melhores da Europa. E não pense que só há quartos compartilhados, pois a maioria deles oferece opções de quartos privativos e, às vezes, de qualidade superior a muitos hotéis. Vale a pena verificar!

Confira aqui os top 10:

onde se hospedar no portoQuarto de casal privativo da Porta Azul Guest House

hotel no portoRecepção e lounge do Nice Way Porto Hostel

Se você vai ficar vários dias na cidade – o que eu recomendo – outra opção que poderá ser interessante é ficar num apartamento de temporada, em especial se estiver em família.

Embarque já com internet no celular

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui!

Se vai viajar para o Porto, leia também:

E antes de embarcar, leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE O SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 10% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: CARNA10.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Anterior Novas regras da ANAC e a cobrança de bagagem
Próximo Comida japonesa em Niterói: restaurante Kimura

Leia também

Dica de onde pegar o Uber no aeroporto de Lisboa

Sim, é possível – e mais barato – pegar o Uber no aeroporto de Lisboa, …

Sem comentários

  1. Veronica

    Oi Ana, Vou para Portugal com uma amiga no dia 31/07 e ficamos até 30/08. Vamos começar a viagem por Algarve. Você tem um roteiro mais robusto que contemple 1 mês de viagem. Grata. Abs!

    • Ana Catarina Portugal

      Não, o que tem está espalhado aqui pelo blog, cabe a você tentar organizar tudo de modo a dar conta no tempo que tem, rsrs. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *