O quê, “neve em Portugal?“… Existe? Sim, existe!
Todo mundo sabe que Portugal encontra-se no Hemisfério Norte, na Europa. E também sabe que o inverno na Europa – e no Hemisfério Norte – é mais rigoroso que no Brasil.
Mas… será que neva em Portugal?, vocês podem se questionar…
Afinal, Portugal não é um dos destinos europeus que nos vêm à mente quando se pensa em ver neve na Europa.
Porém, o que muitos não sabem é que o país oferece, sim, essa possibilidade, mas se você souber exatamente onde ir.
E é justamente por isso que nós vamos contar agora para vocês, com detalhes, onde ver neve em Portugal!!
Preparem os agasalhos e vamos lá!
=> Economia: Seguros Viagem Portugal (com descontos)
Neva em Portugal?
Sim, em Portugal tem algumas regiões e cidades em que neva.
O norte de Portugal, por exemplo, proporciona esta experiência durante os meses de inverno, que no continente europeu ocorre entre dezembro e março.
Apesar da região norte, em si, já aumentar as chances de se ver a precipitação dos floquinhos brancos, o principal ponto do país para se ver neve é, sem sombra de dúvida, a Serra da Estrela, o ponto mais alto do país mas que, na verdade, fica na região central.
Qual o período que podemos ver neve em Portugal?
Para quem não sabe, o inverno em Portugal vai de dezembro até o meio de março, por isso, é nessa época que você deverá visitar o país, se quiser ver neve.
Mas para ter garantia de ver tudo branquinho, o mês de janeiro é o mais certeiro! 😉
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Qual a temperatura no inverno em Portugal?
A temperatura no inverno em Portugal pode variar de acordo com a região do país.
Portugal tem um clima mediterrâneo, o que significa que, em geral, o inverno é ameno em comparação com muitos outros países da Europa.
Aqui estão algumas médias de temperatura para o inverno em diferentes partes de Portugal:
1. Região do Porto e Norte de Portugal: as temperaturas médias no inverno geralmente variam de 2°C a 12°C, com algumas variações ao longo da estação, podendo em alguns lugares marcar temperaturas negativas.
2. Região de Lisboa e Centro de Portugal: no inverno, as temperaturas médias geralmente variam de 8°C a 17°C. O inverno é mais ameno do que no norte do país.
3. Região do Algarve (Sul de Portugal): o inverno no Algarve é mais suave, com temperaturas médias que variam de 8°C a 18°C.
Lembrando que essas são médias e as temperaturas reais podem variar de ano para ano. Além disso, em áreas de maior altitude, como a Serra da Estrela, as temperaturas de inverno podem ser significativamente mais baixas.
Onde ver neve em Portugal
Veja agora algumas regiões e cidades onde em Portugal neva.
Serra da Estrela
Você já se sabe que, quanto maior a altitude, mais fria é a região, certo?
Basta lembrar das grandes montanhas na África ou então na América do Sul que, mesmo situadas em continentes de clima quente, têm neve em seu topo.
Em Portugal continental, o ponto mais alto é a Serra da Estrela e, mesmo durante o verão, o friozinho está sempre presente e é quase impossível entrar nas águas das trilhas e cachoeiras, que são sempre congelantes.
Com 1.993 metros de altitude, o Parque Natural da Serra da Estrela ocupa o distrito de Castelo Branco e Guarda, em uma área total de 101.060 hectares. Até as partes mais baixas da serra têm neve no inverno, fazendo da região a melhor para se ver neve em Portugal.
A altitude também faz com que a Serra da Estrela tenha grande importância no abastecimento de água das cidades de Coimbra e Lisboa. Suas nascentes no alto da Serra alimentam os rios Douro, Tejo e Mondego.
Ali na região da Serra da Estrela você encontra diversas localidades onde pode ver neve em Portugal:
- Seia
- Gouveia
- Manteigas
- Belmonte
- Loriga
- Penhas Douradas
Falaremos um pouco mais de cada uma delas mais adiante.
Confira => Passeios para a Serra da Estrela
Imagem: Estância de Esqui da Serra da Estrela
Como ir a Serra da Estrela, Portugal
A melhor maneira ir a Serra da Estrela é de carro alugado, pois o transporte público da região é escasso. Existem as chamadas ‘cidades-base’, que são as vilas da região de onde se pode partir para explorar a Serra da Estrela.
Para se ter ideia da distância da Serra da Estrela, de Lisboa até Seia, que é uma das cidades-base, são 295 km, de Coimbra são 94 km e de Porto são 180 km.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Para quem estiver sem carro, a recomendação é ficar nas maiores cidades-base, as quais proporcionam maior infraestrutura de transporte. As principais são Covilhã e Guarda.
Se não for de carro, elas são mais facilmente acessadas por trens, vindos de diversas cidades de Portugal, ou pelos ônibus da Rede Expressos, que também fazem trajetos pelas cidades da região.
Dá também para optar por fechar os passeios com taxistas e motoristas locais.
Ah, no mais, se você não quiser ir por conta própria, você pode ir em uma excursão para Serra da Estrela, de forma segura e confortável.
Leia também:
- Viagem de trem em Portugal (tudo o que você precisa saber!)
- Viagem de carro por Portugal (dicas práticas!)
Cidades-base na Serra da Estrela
Como dissemos, a Serra da Estrela fica dentro do Parque Nacional da Serra da Estrela, portanto é preciso se hospedar nas vilas da região para explorar a fauna e flora e, claro, ver neve em Portugal.
Algumas cidades, apesar de estarem na região da Serra da Estrela, ficam na verdade longe para chegar até lá.
Confira a seguir as melhores opções para fazer sua base para ir a Serra da Estrela.
Vale a pena => Excursão de um dia para a Serra da Estrela (a partir do Porto)
Manteigas
Localizada no meio da Serra da Estrela, à beira do Vale Glaciar do Zêzere, Manteigas tem o típico perfil de cidade portuguesa do interior, porém contando com boa infraestrutura de hospedagens e restaurantes.
Manteigas conta com várias opções de trilhas e possui uma localização que facilita o acesso à Torre da Serra da Estrela (o ponto mais alto) e à Estação de Esqui, duas das mais conhecidas atrações da Serra da Estrela.
Sabia que a Serra da Estrela tem raça de cachorro própria? É em Manteigas que fica um dos criadores, no local chamado Quinta de São Francisco. O outro criador fica em Fundão.
Covilhã
De tradição de produção têxtil, Covilhã é uma das principais cidades-base para visitar a Serra da Estrela. É uma cidade universitária cercada de muralhas medievais.
Entre as atrações da cidade, encontra-se o Museu da Lã, que conta a história da importante atividade da região, que era onde as fardas reais de Portugal eram fabricadas.
Seia
Uma das cidades ao pé da Serra da Estrela, em Seia encontra-se o Museu do Pão, uma das atrações bacanas de lá, e a Casa Matias, uma das marcas produtoras do queijo Serra da Estrela.
É pequena e com menos opções de hospedagem e gastronomia, mas para quem quiser sentir o clima de ficar em uma típica cidade do interior português, pode ser bacana.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Gastronomia portuguesa: Queijo Serra da Estrela
O Queijo Serra da Estrela é o principal alimento típico que você vai encontrar na região.
É o mais famoso queijo do país e um dos mais conhecidos do mundo, digno inclusive de certificado especial que atesta a autenticidade do queijo, que deve ser sempre produzido na região e por moradores locais para manter a tradição.
Super dica => Seguro Viagem Portugal Barato (os 5 mais contratados)
Fora o magnífico Queijo Serra da Estrela, você vai encontrar com facilidade pratos de carne, como cabrito e cordeiro assado, e também o bacalhau.
Leia também: Roteiros pela Serra da Estrela, Portugal: o que fazer por lá
O que fazer na Serra da Estrela
Torre
Um dos pontos de visitação da Serra da Estrela é a Torre, que marca o ponto mais alto do Parque. Em dias de verão, a altitude permite avistar até o oceano, a quilômetros de distância. No inverno, é a neve que domina, deixando tudo branquinho.
Vale do Zêzere
Com paisagens incríveis o ano todo, o Vale do Zêzere proporciona a visão do chamado Glaciar, que são formações em gelo de séculos e séculos, por conta dos restos da neve derretida vinda do alto da montanha.
Lagoa Comprida
A formação dessa lagoa, que é a maior e mais alta de toda a Serra, também tem a ver com o Vale Glaciar. Ela possui 13 km de extensão e é o reservatório de água da região.
Confira => Passeios em Portugal
Nascente do Rio Zêzere
Conhecida como Covão d’Ametade, a nascente do rio, que é o maior afluente do rio Tejo, é um local que vale a pena dar uma visitada.
Esqui
Localizada bem próxima à Torre, a estação de esqui da região é a única de Portugal e é chamada de Estância de Esqui da Serra da Estrela.
- Custo: Existem os combos, mas o valor da diária para adultos começa em € 35
- Site: http://www.skiserradaestrela.com/
Imagem: Estância de Esqui da Serra da Estrela
A Estância é uma estação completa, com nove pistas de níveis diferentes de dificuldade, aluguéis de equipamento e aulas.
Se a sua intenção for esquiar na neve da Serra da Estrela, fique nos chalés de Penhas da Saúde, construídos bem próximos da Estação de Esqui. Não é uma cidade, são só os chalés mesmo, criados para proporcionar uma facilidade de deslocamento para quem quiser praticar o esporte.
Economia => Seguro Viagem Portugal
Se não quiser ficar nos chalés mais isolados, as opções que fazem parte da Estância de Esqui são Quinta da Amoreira, Serra da Estrela Hotel e Hotel dos Carqueijais.
Nós sempre visitamos a Serra da Estrela indo de carro a partir de Coimbra ou Arganil, num bate e volta no mesmo dia. Apenas uma vez pernoitamos lá, no hotel Casa das Penhas Douradas.
Se você quiser uma experiência bem bacana, este é o lugar, que além de bonito e ecologicamente sustentável, oferece um serviço de gastronomia fantástico!
Pesquise outras opções de hospedagem na Serra da Estrela aqui!
Aldeias da região da Serra da Estrela
Em torno do Parque Serra da Estrela, ficam várias aldeias e castelos em Portugal que valem uma visitinha.
São mais de doze aldeias, algumas inclusive sendo opções como base, como:
- Almeida
- Belmonte
- Castelo Mendo
- Castelo Novo
- Castelo Rodrigo
- Idanha-a-Velha
- Linhares da Beira
- Marialva
- Monsanto
- Piódão
- Sortelha
- Trancoso
- Sabugueiro
Se você estiver de carro, o que é altamente recomendado, poderá explorar essas aldeias, pois são passeios muito interessantes.
Leia também:
Outras regiões e cidades para ver neve em Portugal
Não é que seja garantido, mas em muitos locais do norte de Portugal é possível ver neve.
Entre os mais certeiros, temos:
Parque Natural de Montesinho
Em Trás-os-Montes, bem na fronteira entre Portugal e Espanha, este parque também se encontra em alta altitude, o que aumenta as chances de se ver neve em Portugal.
Mesmo que a precipitação não ocorra, é um lugar interessante devido as suas casas, que preservam a arquitetura no estilo transmontana. Entre alguns lugares que valem a pena conhecer, estão as aldeias de Rio de Onor e Montesinhos, que parecem ter parado no tempo.
Montesinho é uma típica aldeia da região de Trás-os-Montes, situada a cerca de 1000 metros de altitude. Muitas das suas casas, construídas em granito, são adaptadas para o turismo, com varandas de madeira de onde se tem vista para a serra.
Para quem gosta de experimentar a gastronomia local, o prato “cabrito de Montesinho” é famoso em Portugal, além, é claro dos doces típicos da região: ovos doces, bolo de mel, rosquilhas e súplicas.
Parque Nacional da Peneda-Gerês
Região protegida no Norte de Portugal, o parque abriga resquícios da ocupação romana e paisagens lindíssimas. E também, por conta de sua altitude, costuma ter neve durante o inverno.
Vale a Pena => Passeios para o Parque Peneda-Gerês
Soajo
A vila de Soajo está localizada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. É uma vila milenar, com casas construídas de blocos de pedra e ruas de granito, rodeada por uma natureza ainda virgem.
Pitões das Júnias
Outra aldeia localizada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Pitões das Júnias é mais uma das aldeias tradicionais de Portugal, construída em pedra, de aspecto medieval e, se não for no inverno, para ver neve, uma ótima região para a prática de turismo ecológico.
Montalegre
Vila histórica na região do Parque Nacional da Peneda-Gerês, por toda a região encontram-se vestígios arqueológicos de tempos pré-históricos.
Situada em uma região isolada, manteve-se por lá costumes muito antigos que não são encontrados em outras regiões de Portugal, um artesanato típico em madeira e bordados de linho e rendas e, inclusive, o seu castelo do século XIV, com a Torre de Menagem com 27 metros de altura.
Leia também: Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal: Parque Natural da Peneda Gerês
Serra do Marão
A Serra do Marão está a 1.400 metros de altitude, no Centro-Norte do país, onde com certeza você encontrará neve.
Serra do Açor
Perto da Serra da Estrela, um pouco mais ao sul desta, encontra-se a Serra do Açor, uma das regiões mais frias de Portugal. É ali que fica o Piódão.
Piódão
Classificada como a aldeia mais bonita de Portugal, a Aldeia do Piódão é uma das “Aldeias Históricas e de Xisto de Portugal“ e situa-se na encosta da Serra do Açor.
Suas casas são bem características, construídas de xisto e lousa. Não é sempre que neva nesta aldeias mas, se não tiver neve quando você for, ao menos é uma visita que muito vale a pena… rs.
Vale a pena => Excursão para a Serra da Estrela e Coimbra (de Lisboa)
Bragança
Bragança é uma cidade situada ao Norte de Portugal, bem próxima da fronteira com Espanha.
Cidade de importante história na época da ocupação romana, manteve diversas tradições e costumes por longos séculos, é, desde o século XII, um local de passagem para as peregrinações a Santiago de Compostela.
Marvão
A Vila de Marvão encontra-se próxima à fronteira com a Espanha, num dos pontos mais alto da Serra de São Mamede, Alentejo, com seu castelo e rodeada por muralhas do século XIII e XVII.
Por estar em grandes altitudes – assim como as outras vilas e cidades citadas – é mais um bom ponto para, eventualmente, a ver neve em Portugal.
Guarda
A cidade de Guarda está a 1056 metros de altitude, sendo a mais alta cidade de Portugal, situada numa das encostas da Serra da Estrela.
Devido a sua localização, a Guarda é uma das cidades mais frias de Portugal, ficando coberta de neve nos meses mais frios.
Gouveia
Outra cidade situada nas encostas da Serra da Estrela, Gouveia está a cerca de 700 metros de altitude, onde também existe a possibilidade de encontrar neve.
Neva em Lisboa?
Neve em Lisboa é extremamente raro. Lisboa tem um clima mediterrâneo, caracterizado por invernos suaves e chuvosos, mas com temperaturas geralmente acima do ponto de congelamento. A neve é um evento muito incomum na cidade.
Embora nevar em Lisboa tenha ocorrido em algumas ocasiões ao longo de muitos anos, é um evento tão raro que geralmente faz notícia quando acontece. Mesmo quando ocorre, a neve raramente se acumula e tende a derreter rapidamente.
Embora ver neve em Lisboa vá ser quase impossível, rsrs, não é assim tão improvável ver neve em Portugal, pois há muitos destinos no país onde é possível ter essa experiência.
Mas, uma dica: se você quer garantia MESMO de ver neve em Portugal, vá para a Serra da Estrela!
Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link.
E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.
Boa viagem!Continue a sua viagem para Portugal aqui:
- Pontos turísticos de Portugal
- Quanto custa passar uma semana em Lisboa?
- Qual a melhor época para viajar para Portugal?
- Roteiro de 7 dias em Portugal (de Lisboa ao Porto)
- Dicas da Ilha da Madeira
- Dicas do Porto, Portugal
- Roteiro de 1 dia em Coimbra
- Portugal no Inverno (5 passeios e outras dicas)
- Onde ficar em Lisboa
Últimas dúvidas sobre neve em Portugal
A melhor época para quem quer ver neve em Portugal é o final de dezembro e janeiro, mas durante fevereiro e começo de março ainda é possível ver, dependendo do lugar.
Em muitos lugares, mas uma boa opção é o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Nacional de Montesinho
Foi na região de Penhas Douradas, na Serra da Estrela, que tivemos o registro na temperatura mais baixa do país, com os termômetros marcando mais de 7º negativos.
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Uma informação
Roupas para a neve tem para alugar
Não conheço nenhum lugar que o faça.
Olá adorei o post, vi que já perguntaram mais queria reforçar, rsrs, saindo de lisboa indo para serra nunca dirigi na neve, vou pegar neve nesse trajeto indo em dezembro ? na serra fora as pistas de esqui, tem lugares para crianças brincarem na neve??
Olá Paulo! A neve, se pegar, vai ser só perto da Torre, que já é perto das estações de esqui. E sim, tem área com neve para as crianças brincarem lá por perto. Boa Viagem.
Olá, gostei muito do post, fiquei com muita vontade conhecer a serra da estrela. Mas fiquei com uma duvida e como voce disse sempre visita a Serra de carro. gostaria de saber se não é perigoso ter neve na pista? Como no Brasil não temos esse problema, tenho receio de pegar um carro e ter dificuldade em dirigir em estradas com neve.
Em geral não, pois a estrada só tem mais neve bem lá em cima e está sempre limpa e com gelo na pista. Boa viagem!