Os clássicos cafés de Viena que você não pode deixar de conhecer

Tomar um cafezinho no final da tarde é um ritual bem brasileiro. Mas os clássicos cafés de Viena também têm uma grande importância cultural na cidade.

O primeiro dos cafés de Viena foi aberto em 1683 por um armênio e a inauguração contou com a presença do próprio imperador da época, Leopoldo I.

E você sabia que até o ano de 1840 as mulheres eram proibidas de entrar sozinhas nas casas de café de Viena? Só eram atendidas as que estavam acompanhadas dos maridos.

Os cafés de Viena foram e ainda são pontos de efervescência cultural, principalmente nos anos próximos ao período da Segunda Guerra Mundial, quando as cafeterias foram muito utilizadas como locais de reuniões de intelectuais, para discussões e debates. Grandes figuras como o próprio Adolf Hitler (que era austríaco e não alemão), Trotsky, Stalin e Sigmund Freud chegaram a frequentar os cafés da capital austríaca.

Vamos ver um pouco mais dos principais cafés de Viena e conhecer alguns deles.

Leia também: Dicas de Viena para quem vai a primeira vez

Ode comer em VienaAntigos e cheios de história, cada um com seu estilo, os cafés de Viena são parada obrigatória. Este é o Café Hofburg

Os clássicos cafés de Viena

Atualmente, são mais de 2500 cafés em Viena e em 2011 a UNESCO os colocou em sua lista de patrimônios mundiais, de tão significativos que são para o país.

Viena concentra uma grande quantidade dos mais antigos cafés da Europa e, atualmente, mesclam-se bastante cafeterias novas e mais modernas, geralmente servindo a bebida em uma bandeja com um copo de água e um docinho ou chocolate.

E, claro, além da própria bebida carro-chefe, você pode degustar doces e salgados maravilhosos, além de sanduíche ou mesmo pratos de comida.

Confira conosco alguns dos mais conhecidos cafés em Viena!

Café Central

Um dos antigos e famosos cafés de Viena, o Central foi aberto em 1876 e virou ponto de encontro de intelectuais e artistas. Hoje em dia tem um toque mais empresarial e elegante, por conta do público que o frequenta durante a semana: funcionários dos bancos e empresas do bairro. Não se espante se encontrar uma boa fila na porta!

  • Endereço: Corner Herrengasse / Strauchgasse, 1010 Wien
  • Funcionamento: Segunda a sábado, das 7:30h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 22h.
  • Site: https://www.cafecentral.wien/en/

Café Central VienaNós até tentamos ir, pra poder conhecer e mostrar pra vocês, mas… olha a fila!

Café Central VienaMas tiramos uma foto pela janela 🙂

Café Demel

Este café era frequentado, entre outros, pela imperatriz Elizabeth e é um dos mais elegantes de Viena. Ele fica bem pertinho do Palácio Imperial Hofburg e uma curiosidade deste café é que, em 200 anos de história, todo o atendimento tem sido feito exclusivamente por mulheres. Não deixe de experimentar o Apfelstrudel deles, que é divino!

  • Endereço: Kohlmarkt 14 , 1010 Wien
  • Funcionamento: diariamente, das 9:00h às 19:00h
  • Site: www.demel.at

Cafés de Viena Demel

Demel Café de Viena

Café Museum

Com perfil de público variado em estilo e faixa etária, e sempre contando com artistas e intelectuais (claro!), o Café Museum foi fundado no final do século XIX e também é um dos clássicos e antigos cafés de Viena.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


Café Hofburg

Este elegante café fica dentro da área do Museu Imperial Hofburg, como o nome já sugere, e foi uma das nossas opções de local para almoçar: atendimento nota 10, preços justos (ainda que não seja baratinho) e comida muito gostosa, tanto os doces quanto os pratos salgados.

  • Endereço: Hofburg, Innerer Burghof, 1010 Wien
  • Funionamento: diariamente, das 10:00h às 18:00h
  • Site: www.cafe-hofburg.at

Viena Cafés

Cafés de VienaNós – com o primo que está morando em Viena – almoçamos no Café Hofburg

Café Leopold Hawelka

Café ‘de família’, este estabelecimento permanece ainda nas mãos dos Hawelka e mantém a tradição iniciada lá no ano de 1939, quando Leopold abriu a cafeteria com sua esposa Josefine.

O cuidado do casal com a clientela fez do ambiente um lugar aconchegante e de refúgio para intelectuais. Leopold e Josefine Hawelka já faleceram, mas os netos seguem firme e forte com o café, incluindo o hábito de servir todos os dias aos seus clientes o conhecido Buchtel (um pão típico).

  • Endereço: 1010 Wien Dorotheergasse 6
  • Funcionamento: Segunda a quinta, das 8h à meia noite. Sexta e sábado, das 8h à 01h. Domingos e Feriados, das 10h à meia noite.
  • Site: http://www.hawelka.at/cafe/de/

Leia também: Seguindo os passos de Mozart em Viena

Café Korb

Apesar de inaugurado em 1904, o Café Korb lembra os anos 50, por conta da decoração da época, que mescla também com Art Nouveau. O local pertence à família da atriz Susanne Widl e ela própria chegou a trabalhar no local quando mais nova.

  • Endereço: 1010 Wien, Brandstätte 9
  • Funcionamento: Segunda a sábado, das 08h à meia noite. Domingos e feriados, das 10h à meia noite.
  • Site: http://www.cafekorb.at/home.html

Café Landtmann

Muito frequentado por psicanalistas, incluindo Freud. Em seus mais de 100 anos de existência, o Café Landtmann é um dos mais clássicos cafés de Viena e é comum a presença de famosos por lá.

café em VienaFoto divulgação

Café Jelinek

Típico café antigo, com o ambiente e decoração que te levam para décadas atrás. O estilo é de propósito, pois o intuito do Café Jelinek não é ser uma cafeteria elegante, chique e cheia de turistas. Sente-se em uma das mesas com cadeiras de veludo verde, pegue um jornal, peça um café e aproveite o clima aconchegante.

Leia também: Passeando pela Ringstrasse, a rua mais famosa de Viena

Café Sperl

O Café Sperl ficou famoso por aparecer em cenas do filme “Antes do Pôr do Sol”, lançado em 1995. Fundado em 1880, tanto militares quanto jovens artistas frequentavam o local, que até hoje é um dos tradicionais, clássicos e favoritos cafés dos vienenses.

  • Endereço: Gumpendorferstrasse 11,  A-1060 Wien
  • Funcionamento: Segunda a sábado, das 7h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 20h.
  • Site: http://www.cafesperl.at/

Café Sperl Viena

Cafés em VienaFotos duvulgação

Café Schwarzenberg

Aberto em 1861, este café passou por muitos momentos históricos e reformas, mas mantém até hoje em sua arquitetura alguns elementos de sua trajetória, como por exemplo, a entrada do banheiro feminino.

  • Endereço: Kärntner Ring 17, 1010 Wien
  • Funcionamento: Segunda a sexta, das 7:30h à meia noite. Sábado e Domingo, das 8:30h à meia noite.
  • Site: http://www.cafe-schwarzenberg.at/en/

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Café Sacher

Sacher é o nome de uma das tortas mais famosas do mundo. Criada por Franz Sacher, é um doce de chocolate meio amargo com recheio de damasco e é servida em todas as partes de Viena. Porém, é no tradicional e luxuoso Café Sacher, localizado dentro de um hotel de mesmo nome, que a torta é servida com chantilly e considerada uma das melhores da cidade.

  • Endereço: Philharmonikerstrasse, 4.
  • Funcionamento: Diariamente, das 8h à meia noite.
  • Site: https://www.sacher.com/

café sacher em Viena

Café Dommayer

Este café tem uma arquitetura luxuosa, com cadeiras de estofado vermelho que dão um ar mais chique ao ambiente, frequentado por pessoas da alta sociedade. Foi aberto em 1787 e fica um pouco mais afastado do centro, fazendo com que não seja tão turístico e abarrotado de gente. Dizem que o músico Johan Strauss tocava no local.

  • Endereço: Dommayergasse 1, 1130 Wien
  • Funcionamento: Diariamente, das 7:30h às 20:30h
  • Site: http://www.dommayer.at/

Café Drechsler

É um dos cafés antigos que conseguem mesclar tradição e modernidade. Aberto em 1919, o Drechsler Café foi renovado nos últimos anos e, ao invés de oferecer as clássicas apresentações de piano, apresenta DJs à noite durante a semana.

Leia também: O que visitar em Viena: suas atrações turísticas e como chegar nelas

Café Mozart

Instalado no coração da cidade, em frente ao Museu Albertina, desde 1794, já passou por vários donos, que imprimiram a suas marcas. Perto do Ópera de Viena, sempre foi muito frequentado por atores e seus públicos, além de jornalistas e literatos. Nossa Turistinha foi com nosso primo – enquanto nos estávamos no Escritório de Turismo, que fica ao lado – e adorou o crossaint!

Café Mozart Viena

Café Mozart Viena

Os cafés alternativos em Viena

Diferente dos cafés vienenses tradicionais, com arquitetura clássica e garçons vestindo smoking, os cafés alternativos têm aquela característica hoje conhecida como “hipster”: moderninhos, com foco em sustentabilidade e diversidade nos cafés.

Pesquise opções de hotel em Viena aqui

Confira alguns locais:

Kaffeefabrik

O Kaffeefabrik traz cafés de ótima qualidade e ainda vende os grãos aos seus clientes. O foco deste café em Viena é, de fato, ser referência como pequena fábrica de café (a tradução do nome é essa).

  • Endereço: Favoritenstrasse 4-6, 1040 Wien
  • Funcionamento: Segunda a sexta, das 08h às 18h. Sábado, das 11h às 17h.
  • Site: http://www.kaffeefabrik.at/

Balthasar

A decoração é linda e o ambiente aconchegante (e bem hipster, claro!). Oferece drinks durante a noite, além dos cafés, pães e doces clássicos de uma cafeteria.

  • Endereço: Praterstraße 38, 1020 Wien
  • Funcionamento: Segunda à sexta, das 07:30h às 19h. Sábado, das 09h às 17h.
  • Site: http://balthasar.at/

onde ir em Viena

Supersense

O café Supersense se parece com um museu. Além de café, é também um restaurante orgânico e uma lojinha vintage, onde o destaque vai para as câmeras fotográficas e instrumentos musicais antigos. O nome em inglês traduzido significa “super sentidos” e entende-se o porquê ao entrar no estabelecimento e dar de cara com tantos objetos antigos que mexem com a visão, olfato, audição, tato e paladar, claro.

  • Endereço: Praterstraße 70, 1020 Wien
  • Funcionamento: Domingo a sexta, das 09:30h às 19h. Sábado, das 09h às 17h.
  • Site: https://the.supersense.com/

Burggasse24

Este estabelecimento é uma mistura de brechó com café. Peça sua bebida enquanto aprecia e, quem sabe, até compra alguma peça vintage neste ambiente cheio de estilo.

Bom, acho que está bom de cafés em Viena, não é?! Como viu, opção é o que não falta!

Boa viagem!

✈ Continue sua viagem para Viena aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here