Oslo é a capital da Noruega e é conhecida pelos tons de verde dos seus inúmeros parques e os tons de azul do Oceano Atlântico. Além disso, Oslo funciona como o centro cultural, científico, econômico e governamental da Noruega.
Sua modernidade mesclada ao seu tão atraente passado movem turistas em sua direção todos os anos, e durante todo o ano.
Então confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a maior cidade do país.
Se você está aqui porque está planejando sua viagem para a Noruega, saiba que lá é um país caro e o Seguro Viagem Noruega é obrigatório. Mas, não se preocupe, ele é muito barato! |
Oslo, Noruega: dicas de viagem!
Nós sabemos que Oslo é uma cidade incrível, mas mesmo assim é difícil chegar na cidade e não ficar impressionado com tamanha beleza para qualquer lugar que se olhe.
Afinal de contas, a capital da Noruega reúne o que tem de melhor em todos os âmbitos: natureza, clima, história, civilidade, desenvolvimento social, econômico, cultural e científico.
E quem procura conhecer seu passado histórico também se encanta com as lendas que parecem ter saído de livros. Não há dúvidas de que Oslo, Noruega, é um destino imperdível para qualquer turista!
Então prepare-se para conhecer e saber tudo sobre Oslo e pegar as melhores dicas de viagem!
Índice: |
Onde fica Oslo?
Capital e maior cidade da Noruega, Oslo fica na região sudeste do país, na parte norte do Fiorde de Oslo, que banha a cidade.
Como chegar a Oslo?
A forma mais comum de chegar a Oslo é de avião. A cidade possui dois aeroportos principais: Gardermoen e Torp, sendo o primeiro o mais importante deles.
Para voar até lá você precisará buscar companhias aéreas como KLM, AirFrance, Swiss, Turkish Airlines, Lufthansa ou Norwegian, a mais importante de Oslo. Todas essas costumam oferecer voos saindo do Brasil.
Também é possível chegar a Oslo pelo mar, a bordo de cruzeiros pelos países nórdicos. Geralmente eles partem de países como Holanda ou Inglaterra, mas dessa forma você provavelmente só curtirá um dia na cidade e precisará logo embarcar novamente.
Documentos para viajar para a Noruega
Não é necessário um visto para viajar para a Noruega e permanecer lá por até 90 dias, mas você precisará cumprir algumas exigências para entrar no país.
Primeiramente, o seu passaporte deve ter uma validade de pelo menos três meses a mais do que a data em que você planeja deixar a Noruega.
Tenha em mãos também a sua passagem de volta para o seu país de origem ou para o seu próximo destino.
Você também deve comprovar renda e ter ao menos NOK 500 para cada dia de estadia no país. Pode ser que te peçam para apresentar dinheiro, cartões de crédito e até mesmo documentações referentes ao hotel em que você vai ficar e aos transportes pré-pagos, então tenha tudo separado.
Precisa de Seguro Viagem para Noruega?
Sim, quem vai para a Noruega precisa ter um seguro viagem, da mesma forma que para outros países que integram o Tratado de Schengen.
Esse acordo entre nações europeias permite a livre circulação de pessoas, mas também requer que os visitantes de fora da UE possuam um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Qual é a melhor época para visitar Oslo?
Oslo é uma cidade que, inegavelmente, tem facetas muito diferentes no verão e no inverno.
O verão é a estação preferida dos turistas e considerada a melhor época para visitar a capital da Noruega. É nesta estação que se pode aproveitar os eventos ao ar livre, presenciar o sol da meia-noite e apreciar dias amenos.
Mas não significa que durante o inverno seja uma época impossível para visitar Oslo. Afinal de contas, não existe clima ruim, existe look inadequado.
O inverno em Oslo é a melhor época ideal para quem ama praticar esportes na neve.
Confira => Ingressos e passeios pela cidade
Clima em Oslo
Com estações bem marcadas, Oslo apresenta um verão de temperaturas agradáveis e um inverno rigoroso.
Na estação mais quente, o céu fica parcialmente encoberto e os termômetros registram médias de 17 ºC, com máximas de 21 ºC e mínimas de 12 ºC, sendo julho o mês mais quente do ano.
Já o frio chega com temperaturas médias diárias abaixo de 3 ºC durante o inverno, com máximas de -1 ºC e mínimas de -7 ºC no mês mais gélido, que é janeiro.
Além disso, a época é caracterizada pela presença de neve e céu quase encoberto na maior parte do tempo.
Quantos dias ficar para visitar Oslo?
Para que você possa conhecer a cidade devidamente e explorar seus pontos turísticos, o ideal é que você fique ao menos 4 dias em Oslo. Dessa forma, é possível aproveitar as atrações com calma, frequentar restaurantes e curtir os dias.
Mas caso você esteja com o tempo curto, tente separar ao menos 2 dias e 2 noites para conhecer os principais atrativos de Oslo. Como as principais atrações ficam próximas, você conhece explorar as mais requisitadas em pouco tempo.
Principais pontos turísticos de Oslo
Oslo conserva bem o seu passado e as suas raízes nórdicas, mas com um toque de modernidade, de forma que a cidade atraia os mais diversos tipos de turistas até lá.
Então, separe o caderninho e anote os pontos turísticos de Oslo que não podem ficar de fora do seu roteiro:
Ópera de Oslo e Ballet:
Ambiente dedicado às artes cênicas, a Ópera de Oslo foi construída em 2008 para o grupo Norwegian Opera and Ballet se apresentar, mas recebe diversos tipos de performances como óperas, musicais, peças de teatro e dança.
Com uma visita guiada é possível conhecer a ópera por dentro e por fora, mesmo sem assistir a nenhum espetáculo.
Parque Vigeland:
Muito requisitado no verão e nos dias ensolarados, o Parque fica a 3 quilômetros de centro de Oslo e tem uma área de mais de 300.000 m².
Além das paisagens exuberantes, o parque conta com impressionantes 212 esculturas de granito e bronze do artista norueguês Gustav Vigeland.
O parque conta com área recreativa para as crianças.
Vale a pena => Ônibus Turístico
Galeria Nacional da Noruega:
O principal centro de exposições de artes visuais do país a Galeria foi fundada em 1842, mas só ganhou seu próprio prédio em 1882, no centro de Oslo.
Por lá, está o famoso quadro “O Grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, além de obras de artistas renomados como El Greco, Artemisia Gentileschi, do barroco italiano, e Pablo Picasso, precursor do cubismo.
Palácio Real da Noruega:
Situado no fim da rua Karl Johans Gate, o Palácio Real da Noruega é a residência oficial da família real norueguesa.
Sem grandes luxos, o prédio denuncia toda a discrição da nobreza do país.
À frente do local, está a estátua de rei Carlos II João, responsável pela construção do Palácio. As visitações públicas ao interior do edifício são permitidas desde 2002.
Imperdível => Trem e excursão de ônibus para Bergen via Hardangervidda/Fjord
Fortaleza de Akershus:
Construída na era medieval, a Fortaleza teve um papel importantíssimo quando a cidade estava sob ataque, já que sua posição estratégica permitia avistar a aproximação de embarcações inimigas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, funcionou como uma prisão. O lugar ainda é área militar, mas é utilizado para eventos e é aberto para visitações de turistas.
Economia => Seguro Viagem Europa Barato (e muito bom!)
Karl Johans Gate:
Essa é a rua principal da cidade, rodeada por edifícios antigos e com diversos atrativos turísticos ao longos de mais de um quilômetro de sua extensão.
Além de comércio, praças, mercado e edifícios antigos da universidade, é ali também onde está a Estação Central, que será importante para o seu deslocamento pela cidade.
Museu dos Barcos Vikings (Vikingskipshuset):
Os países escandinavos atraem, sobretudo, fãs e curiosos sobre a civilização viking.
O Museu dos Barcos Vikings é imperdível para quem deseja ver de perto embarcações originais deste povo, que são importantes achados arqueológicos sobre o passado dos vikings e da Noruega.
Você ainda pode comprar lembrancinhas com a temática na lojinha local.
Nobel Peace Center:
Localizado no coração de Oslo, é onde acontecem as cerimônias de premiação do Prêmio Nobel da Paz e também eventos diplomáticos onde os temas centrais são a guerra, a paz e a resolução de conflitos.
Algumas exposições também acontecem no local e podem ser visitadas, assim como a Câmera de Medalhas, onde você pode ver uma medalha original do Prêmio Nobel da Paz.
Que tal?! => Visita Guiada pela Cidade
Catedral de Oslo:
Construída em 1897, a Catedral de Oslo, assim como o Palácio Real, não foi feito para chamar a atenção e sua fachada demonstra simplicidade.
Mas a pintura da sua abóbada interior é magnífica e merece a sua visita. Além disso, o altar e o órgão são extremamente bem preservados e muito belos.
Dicas => Ingressos e passeios pela capital norueguesa
Norsk Folkemuseum:
O maior museu a céu aberto da Europa oferece uma proposta interessante para quem deseja conhecer de pertinho e vivenciar o dia a dia e os costumes do povo norueguês, incluindo a presença de figurantes tecendo roupas e confeccionando pães.
Você ainda pode passar em uma lojinha para comprar presentes e até mesmo aproveitar a gastronomia local.
Holmenkollen:
Hoje é o Museu do Esqui, mas antigamente o local funcionava ativamente como uma pista para a prática do esporte e já chegou a ser palco da primeira Copa de Esqui no mundo.
Com uma torre de onde você consegue avistar a cidade em 360º, avistando toda a exuberância das montanhas cobertas de neve, o lugar ainda é uma excelente escolha para ir ver o pôr-do-sol.
Tenha internet 100% do tempo na Europa!
Sol da meia-noite:
Um fenômeno natural inigualável, o sol da meia-noite acontece durante o verão em Oslo e nas áreas ao sul do Círculo Polar e ao norte do Círculo Polar Ártico.
Toda a magia acontece quando o sol se põe no horizonte, mas o céu ainda assim não escurece, permanecendo com um tom rosado e brilhoso, até o amanhecer. Vale cada minuto!
Nós temos um post super completo sobre o que fazer em Oslo com mais detalhes (endereços, horários, preços…) destas atrações, entre várias outras atrações.
Além disso, há vários passeio pelos arredores de Oslo que vale a pena estar no seu roteiro!
Leia também:
- Roteiro de 3 dias em Bergen (com fiordes)
- Geiranger, Noruega: dicas de viagem!
- Trolltunga: a trilha mais famosa da Noruega
- Stavanger, Noruega: guia completo!
- Que tal conhecer algumas atrações vikings na Noruega?
Oslo Pass
O Oslo Pass é um cartão turístico que dá entrada grátis na maior parte das atrações e museus da cidade, além de acesso ilimitado ao transporte público de Oslo, que inclui metrô, bonde e ônibus, enquanto o cartão estiver em vigência.
Além da gratuidade, ele ainda oferece descontos em determinados eventos culturais, restaurantes e algumas lojas da cidade.
Algumas das atrações mais famosas como o Nobel Peace Center, o Museu dos Barcos Vikings, o Museu Munch e o Centro Musical Popsenteret aceitam a gratuidade do Oslo Pass.
Caso você planeje passar pelo menos dois ou três dias na capital da Noruega, o Oslo Pass é um excelente investimento, já que você terá liberdade para deslocar-se pela cidade sem se preocupar em adquirir bilhetes a cada deslocamento, além de, é claro, economizar nos tickets das principais atrações de Oslo.
A melhor forma de adquirir o seu Oslo Pass é on-line. Você pode comprar o seu, tirar todas as suas dúvidas e ainda pegar mais dicas turísticas.
Onde se hospedar em Oslo?
A escolha sobre onde ficar sempre vai depender dos seus objetivos no seu destino de viagem, então esse escolha é bastante particular. Mas, de maneira geral, um dos melhores lugares para se hospedar em Oslo é, sem dúvidas, o Centro da cidade.
É lá onde estão as mais requisitadas atrações turísticas, onde ficam os melhores restaurantes, onde estão as lojas mais legais e também onde a vida noturna é bastante animada.
Se hospedando no Centro de Oslo, você estará perto de tudo, além de estar bem-servido de transporte público para outros pontos da capital
A única desvantagem de estar hospedado no Centro de Oslo é que os preços das diárias por lá não são os menores, então se a sua ideia é economizar com estadia, você pode escolher outras áreas interessantes para ficar, como Grünerløkka, Majorstuen, Grønland e Gamle Oslo.
Para saber mais sobre todos esses locais, leia o nosso post sobre Onde ficar em Oslo.
Pesquise opções de hospedagem aqui!
O que comer na Noruega?
A culinária norueguesa é caracterizada por ser diversa, mas bastante simples.
Os principais ingredientes dos pratos que formam a gastronomia local incluem frutos do mar, queijos, carnes de caça e peixes, especialmente o salmão defumado, também chamado de salmão norueguês.
Falando em pratos típicos, o fårikål é um dos mais conhecidos, feito com carne de cordeiro preparada em fogo lento e sendo acompanhada por cebolas, repolho e batatas.
Os amantes de queijo não podem deixar de experimentar o brunost, um queijo de cabra feito com soro leite aquecido que mistura o doce e o amargo.
O smalahove é uma comida típica para os corajosos, já que nada mais é do que uma cabeça de cordeiro defumada. Outra comida típica diferenciada é o lutefisk, um peixe branco preparado com nada menos do que soda cáustica.
Com um tempo de fermentação que dura entre 2 a 3 meses, o rakfisk é uma truta servida crua e em filés, acompanhado de cebola crua, lefse, creme azedo e batatas-amêndoa. O lefse é um pão feito à base de batata, leite e levedura, parecido com uma tortilha, assado na chapa.
Entrando nos doces, há uma variação do lefse chamado tynnlefse, enrolada com manteiga, açúcar e canela que costuma ser servido com bolo.
Já os kanelsnurrer são bolinhos de canela assados, enquanto os hveteboller são pãezinhos doces de farinha à base de cardamomo.
A Noruega é repleta de uma gastronomia típica que vale a pena ser explorada e saboreada!
Como se locomover em Oslo
Uma das melhores formas de se locomover em Oslo é fazendo a boa e velha caminhada.
Por conta de os principais pontos de interesse da cidade estarem próximos, é bem fácil de deslocar de um para o outro andando e aproveitando para admirar as paisagens e arquitetura da cidade.
Mas caso não tenha muito tempo disponível para perambular com calma por Oslo, você pode utilizar os meios de transporte da cidade, que são bastante eficientes, pontuais e funcionam com uma boa frequência. Estes são os ônibus, trens, metrôs e bondes.
Os ônibus vermelhos de Oslo circulam pelo subúrbio e pelo centro, se dividindo em mais de 50 linhas.
Você pode consultar as rotas de cada uma delas diretamente no site oficial da empresa. A maioria deles parte de Jernbanetorget, ao lado da Estação Central de Oslo, onde você também encontra um balcão de informações.
Os trens possuem a função de ligar Oslo até cidades próximas e também a outras cidades da Noruega.
Bastante utilizado por turistas e locais, é recomendado que você chegue com antecedência nas estações para evitar as aglomerações dos horários de pico.
Já o metrô, também chamado de T-Bain, assim como em muitos lugares do mundo, se divide em seis linhas que são identificadas por cores e atende mais de 150 estações.
Seu funcionamento é bastante eficiente e durante praticamente todo o dia, parando apenas no período da madrugada.
Para os turistas, o bonde é uma das melhores opções de transporte, já que ele conta com seis linhas que atravessam o centro de Oslo.
Conhecido como Trikken, o transporte não é dos mais rápidos, mas ainda assim é muito eficiente para alcançar os parques e bairros mais afastados do centro da capital.
Você pode ainda escolher percorrer as principais atrações de Oslo fazendo uso do Ônibus Turístico.
Ele faz 16 paradas estratégicas em um trajeto de aproximadamente 90 minutos, ou ainda se locomover fazendo uso dos táxis da cidade, mais cômodos e privados, porém inegavelmente mais caros que todas as outras opções.
Veja aqui a sua passagem aérea mais barata
Qual é a moeda utilizada em Oslo?
A moeda oficial de Oslo é a coroa norueguesa, que tem como símbolo o NOK.
A maioria dos estabelecimentos da cidade aceita cartão de crédito, mas é bastante útil ter dinheiro em mãos para usar em pequenos estabelecimentos e em ônibus que operam fora do centro da cidade, por exemplo.
Para trocar seu dinheiro pela coroa norueguesa, dê preferência de fazê-lo no Centro de Informações Turísticas de Oslo que fica junto à Estação Central, no aeroporto ou no seu hotel, se tiver esta opção, já que as casas de câmbio nas ruas não são o ponto forte da cidade.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Preços médios em Oslo
Os preços médios em Oslo são uns dos mais elevados da Europa.
Alguns serviços são bastante caros e você precisará desembolsar uma boa quantia para ter alguns confortos. Por exemplo, um almoço barato não vai sair por menos de uns 200 NOK
Caso você escolha fazer uso de táxi, as tarifas iniciais podem começar em NOK 100 e a cada um quilômetro de viagem o valor aumenta em, aproximadamente, NOK 16.
Para os amantes do cafezinho, um cappuccino em Oslo custa, em média, NOK 47, enquanto um café espresso sai por mais ou menos NOK 33.
De maneira geral, para ter uma estadia confortável em Oslo, sem passar perrengues ou sustos, você precisará salvar uma determinada quantia de dinheiro por dia.
Tendo como base uma viagem de sete dias na capital da Noruega, é prudente que você reserve:
- NOK 11.000 para uma estadia barata em Oslo
- NOK 16.000 para uma viagem de orçamento razoável em Oslo
- NOK 18.000 para uma estadia confortável em Oslo
- NOK 46.000 para uma semana de férias de luxo em Oslo
Não restam mais dúvidas de que Oslo entrou nos seus próximos planos de viagem, certo?
Com tantos atrativos fica realmente difícil não desejar conhecer a tão incrível e bela capital da Noruega.
E com as dicas deste post, você já tem o mapa da mina!
Então prepare as malas e embarque nessa aventura entre o passado e o presente!
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.