Panteão de Paris, uma visita que vale a pena

Viajar para Paris é um sonho de muita gente, pois são muitos pontos turísticos que Paris oferece – além da Torre Eiffel, é claro! E um dos lugares que merece uma visita nessa cidade romântica é o Panteão de Paris.

Paris é uma das cidades na Europa mais queridas dos brasileiros e, principalmente, o destino mais desejado pelos recém-casados para passar a lua de mel.

Com tantas paisagens românticas, arquitetura clássica, muita cultura, estilo e pontos turísticos dos mais diversos, é impossível não se apaixonar por Paris.

Com tantos pontos turísticos imperdíveis fica difícil selecionar quais visitar pela passagem na cidade, mas hoje iremos falar sobre o Panteão de Paris, um dos monumentos mais conhecidos de toda a França, mas que nem sempre tem a devida atenção dos brasileiros.

Fazer uma viagem a Paris é conhecer arte, história e costumes. Embarque com a gente!

Economia => Seguro Viagem França (dicas + desconto)

Confira => Passeios em Paris e arredores

Conheça o Panteão de Paris

Panteão de Paris

História do Panteão de Paris

Como dissemos, um dos pontos turísticos de Paris que não merece ser deixado fora da lista em seu roteiro é o monumento neoclássico Francês – o Panteão.

Projetado pelo arquiteto Soufflot, a construção desse grande edifício teve seu início em 1764, mas por conta de muitas crises financeiras da monarquia e também por conta da morte do arquiteto que a desenvolvia, a construção durou cerca de 26 anos.

O monumento foi construído para ser uma igreja católica que faria homenagem ao Santo Padroeiro da cidade, mas, com a demora da sua finalização, a igreja de Panteão só ficou pronta em 1790, durante a Revolução Francesa. Foram os colegas de trabalho de Soufflot – Jean-Baptiste Rondelet e Maximilien Brébion que terminaram a obra.

Economia => Paris Museum Pass

o que ver em Paris Panteão
Viajando com bebês, não tem hora nem lugar: se quer mamar, vai mamar!

Daí, em 1791 a Assembleia Nacional Francesa fez uma votação e o resultado foi que a grande igreja seria, na verdade, um templo para que os corpos de homens marcantes no país ficassem lá, homenageados.

O local foi remodelado nos anos de 1791 a 1793, e desde então mantém sua aparência e função.

Imperdível => Tour guiado e sem fila para Versalhes

o que é o Panteão de Paris

Alguns conhecem como igreja e outros como mausoléu, mas que a grande construção não pode deixar de ser visitada, não pode.

O lugar é de encher os olhos com tanta beleza em seus detalhes e a arte completa a experiência.

Arte no Panteão de Paris

Quem está sepultado no Panteão?

Apesar de ter se tornado um templo onde os homens ícones mortos ficavam, com o passar dos anos, artistas mulheres também passaram a ter um espaço nesse mausoléu.

O Panteão ou, como escrito na França, o Pantheon, possui em todo seu edifício 65 tumbas que abrigam diversas personalidades da história francesa.

Personalidades como Rousseau, Voltaire, Victor Hugo, Marat, Jean Jaurès, Emile Zola, Marie Curie, Jean Monnet, Jean Moulin, Soufflot (o famoso arquiteto que o projetou) e Louis Braille.

Vale a pena => Ingresso prioritário para o 2º andar da Torre Eiffel

Túmulo do Victor Hugo no Panteão de PAris
Victor Hugo, Alexandre Dumas, Emile Zola

Todas as lápides possuem placas com o nome de cada artista ou personalidade.

Além dos 65 caixões com artistas franceses, toda as paredes de Pantheon possuem também nomes registrados de diversas figuras da história da República, com mais de 1 mil nomes homenageados.

Curiosidade: No ano de 2002, o autor de “Os Três Mosqueteiros” – Alexandre Dumas – teve seu corpo exumado do cemitério onde estava e seu caixão colocado no Panteão, onde foi, então, coberto com um tecido de veludo azul bordado a tão famosa frase do filme “Um pour tous, tous pour um” (“um por todos e todos por um”).

o que fazer em Paris Panteão de Paris

Panteão: arquitetura que encanta

Há quem diga que é um dos “cemitérios” mais lindos do mundo, com uma arquitetura única e toda sua construção é grandiosa.

São 83 metros de altura, 110 metros de comprimento e 84 metros de largura.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Toda fachada do monumento tem sua decoração com pórtico clássico de colunas coríntias, imagens de figuras ilustres da França. Todo o interior é decorado com elementos republicanos e religiosos.

Em seu centro há o Pêndulo de Foucault, com 47 kg, a esfera chama muito atenção e demonstra em sua arte a rotação da terra que ocorre sobre seu próprio eixo.

Colunas do panteão de Paris

E um último detalhe: eu, Declev Reynier, encontrei um antepassado meu homenageado no Panteão de Paris. Um ‘Reynier” igualzinho ao meu – o que é muito difícil de encontrar.

Até tirei foto com a Turistinha (na época era a única), com um dos membros antigos da sua linha genealógica.

Pesquise outras opções de hospedagem em Paris aqui!

Pessoas enterradas no Panteão de Paris

Antepassados no Panteão de Paris
Legal, né?

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Panteão de Paris: informações úteis

  • Endereço: Place du Panthéon, 75005 Paris, França
  • Como chegar: É possível chegar até o ponto turístico utilizando o metrô em Paris, a linha 10 da estação Cardinal Lemoine pode ser uma das opções que chega até lá. RER da linha B fica na estação de Luxembourg é uma das opções para chegar até o local de trem. Existem os ônibus números 21, 27, 38, 82, 84, 85 e 89 que passam pelo ponto do Panteão.
  • Preços: Adultos: 8€ | Menores de 17 anos não pagam | Para visitação feita nos primeiros domingos do mês de Janeiro, Março, Novembro e Dezembro não são cobrados o valor da entrada de pessoas de qualquer idade.
  • Funcionamento: O local fica aberto para visitação todos os dias da semana. Nos períodos de 01 de Abril a 30 de Setembro das 10:00h às 18:00h. No período de 01 de Outubro a 31 de Março o local fica aberto das 10:00h às 18:00h.
  • Site: Você pode encontrar mais informações sobre Panteão no site oficial do ponto turístico – http://www.paris-pantheon.fr/en/

Seguro Viagem França com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para a França?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI


Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da Françae nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de ParisAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

2 comentários em “Panteão de Paris, uma visita que vale a pena”

  1. Boa tarde!
    Vocês não mencionaram a subida à cúpula, que pode ser feita apenas no verão. São 200 degraus e de lá do alto se vê o Jardim de Luxemburgo, com a Torre Eiffel atrás, o Les Invalides e à direita a Catedral de Notre Dame.

    Responder

Deixe um comentário