Para começar a organizar uma viagem para Montevidéu

Hoje eu vou compartilhar com vocês um pouquinho de como foi a minha viagem para Montevidéu e minhas impressões sobre a cidade.

Capital do Uruguai, Montevidéu é uma pequena e charmosa cidade, na qual você caminha pelas largas e arborizadas ruas e se sente de volta ao passado. 

Considerada a melhor cidade em qualidade de vida da América Latina, era inicialmente um forte português, que foi tomado pelos espanhóis e transformado na cidade que é hoje.

Montevidéu possui uma bela e clássica arquitetura, mesclando aspectos dos períodos neo-classicista e neo-gótico, numa atmosfera bastante saudosa, mas também com elementos modernos da Art Déco.

Economia => Seguro Viagem Uruguai (dicas + até 20% de desconto)

Viagem para Montevidéu

roteiro montevideu

O centro da cidade, chamado de Ciudad Vieja (Cidade Velha), respira arte e cultura, com muitas livrarias, galerias de arte, o incrível Teatro Solís, museus (como o do importante artista uruguaio Torres Garcia), charmosos cafés e diversos artesãos expondo seus trabalhos em feiras ou mesmo nas calçadas da cidade.

Todos os domingos pela manhã acontece a imperdível feira Tristán Narvaja, que leva o nome da rua onde acontece. Nesta enorme e interessante feira encontra-se de tudo, desde comidas e vestuários, a brinquedos, objetos antigos e animais. É um passeio divertido e que mostra boa parte da cultura da cidade.

Confira => Passeios em Montevidéu e arredores

o que ver em montevideu

o que visitar em montevideu

A orla de Montevidéu, conhecida como “Rambla”, é extensa e composta pelas praias de Pocitos, Buceo, Malvín e Ramirez, todas banhadas pelo Rio da Prata, o que confere ao “mar” uma cor acinzentada e águas calmas. São bairros charmosos que apresentam muitos comércios, edifícios novos e casas antigas.

Em Punta Carretas, bairro nos mesmos moldes de Pocitos, há o shopping mais visitado da cidade, construído onde anteriormente foi uma prisão. Nesse shopping há algumas lojas de grife, restaurantes e lanchonetes conhecidas. 

Vale a pena: Excursão em Colônia do Sacramento saindo de Montevidéu

o que fazer em montevideu
Curtindo minha viagem para Montevidéu!

Próximos a Punta Carretas estão os bairros Palermo e Sur, que se assemelham um pouco aos bairros Santa Teresa e Lapa, no Rio de Janeiro. Composto por inúmeras casinhas antigas e coloridas, além de muitos grafites espalhados pelos muros, Palermo é um bairro com a forte presença do carnaval e do Candombe, ritmo vinculado às raízes africanas.

Como o porto de Montevidéu era a única entrada de escravos africanos para o Rio da Prata, boa parte da população da cidade era de descendência africana. 

Pesquise opções de hospedagem em Montevidéu aqui!

A cidade possui, também, belíssimos e enormes parques, como o Rodó, por exemplo, onde podemos ver crianças brincando, cães passeando, casais namorando nos gramados e famílias ou amigos fazendo piquenique e andando de pedalinho.

O bairro Prado, considerado um dos mais sofisticados da região, é um local belo e muito tranquilo, cercado por muito verde e construções ricas e antigas. Nele estão o Jardim Botânico, o Rosedal, o Jardim Japonês e o Museu Blanes.

viagem para Montevidéu

A maioria dos pontos turísticos de Montevidéu se encontra na Av. 18 de Julho, onde há a principal praça da cidade, a Praça da Independência. Nesta praça há a estátua e o mausoléu do general José Gervásio Artigas, que lutou com afinco pela independência do Uruguai.

Importante => Seguro Viagem Uruguai (dicas + até 20% de desconto)

dicas montevidéu

A região do porto é também bastante turística, principalmente pela presença do Mercado do Porto, onde há muitos restaurantes com as comidas típicas do país, e do Museu do Carnaval (festividade muito marcante e característica da cidade, comemorada por 40 dias seguidos a partir de janeiro).

Nas proximidades do Mercado há a extensa rua Peatonal Sarandí, uma das mais conhecidas e turísticas de Montevidéu, com muitos comércios, lojas de souvenirs, bares e eventos culturais.

Dica => Excursão de 1 Dia a Punta del Este saindo de Montevidéu

dicas do uruguai

Para os amantes de futebol, vale uma visita ao Estádio Centenário e ao Museu do Futebol (de 2ª a 6ª – 100 pesos uruguaios), que estão localizados no Parque Battle, próximos à Praça da Independência. 

A culinária uruguaia é basicamente caracterizada pelas suculentas carnes, pelas saborosas linguiças, chamadas de Chourizo, e um prato típico chamado Chivito, que muito se assemelha ao nosso conhecido “Xtudo”.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

A vida noturna de Montevidéu não é tão intensa, mas é possível se divertir com os amigos tomando a tradicional cerveja Patricia, ou as cervejas Pilsen e Norteña.

Na Ciudad Vieja há o famoso Shannon Irish Pub, entre outros bares animados, próximos ao Teatro Solís. Também há o famoso e tradicional bar Fun Fun, que tem apresentações de tango e candombe, em determinados dias da semana, e outros bares nas regiões de Pocitos, Punta Carretas, Buceo e Malvín. Ou seja, há diversão para todos os gostos!

Mas, infelizmente, nem tudo são flores… Apesar da moeda uruguaia (peso uruguaio) estar desvalorizada em relação ao Real (1 real = 0,13 pesos, aproximadamente), os preços estão um pouco “salgados” por lá. Com exceção dos eventos culturais, que são quase todos gratuitos, paga-se relativamente caro pela alimentação e pelas compras de artigos diversos.

Durante minha viagem para Montevidéu, escutei algumas vezes que a cidade é atrasada em relação às outras. Talvez seja verdade, mas talvez venha justamente desse “atraso” todo o seu charme, tranquilidade e originalidade tão característicos.

Vale muito a pena uma visita a Montevidéu! Sem pressa, sem correria, procurando aproveitar, relaxar e admirar todo o seu encanto e sua calmaria…

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Se está planejando uma viagem para Montevidéu, não deixe de ler as nossas outras dicas do Uruguai.

Boa viagem!

Continue sua viagem para o Uruguai aqui:

2 comentários em “Para começar a organizar uma viagem para Montevidéu”

  1. Lugar muito lindo.
    Aqui no RS somos privilegiados principalmente quem mora na fronteira com Argentina e Uruguai como nós.
    Povo uruguaio é maravilhoso, receptivos e acolhedores. Vale a pena visitar as praias e cidades menores com águas termais como Salto – Dayman.

    Responder
  2. Que postagem maravilhosa. Eu e meu marido estamos indo pra lá agora em janeiro…
    Serão 10 dias no Uruguai. 6 deles em Montevideo.
    Muito agradecida pelas dicas bem específicas, com nomes de locais, etc!!! ^^

    Responder

Deixe um comentário