Quando um lugar não é destino turístico com suas altas temporadas nas épocas mais frias do ano, sempre gera dúvida sobre valer a pena visitar ou não em outras épocas do ano. Por isso, hoje vamos falar sobre as maravilhas de visitar Paris no inverno, já que a cidade normalmente é procurada nas estações mais quentes.
Assim como qualquer lugar em baixa temporada, Paris no inverno tem seus prós e contras.
Neste post, reunimos informações de como aproveitar a cidade no frio, o que fazer, o que vestir e todos os detalhes que você precisa saber para ter uma viagem bastante proveitosa e inesquecível.
Então fica aqui até o final e não perca nenhuma dica!
Importante => Seguro Viagem França
Dicas para curtir Paris no inverno
Caso você esteja se perguntando se vale a pena visitar Paris no inverno, a resposta é: sim!
Apesar do clima e das baixas temperaturas, a cidade continua sendo encantadora e com muitos atrativos durante o período mais frio ano. É a melhor época para aproveitar os vinhos franceses e chocolates quentes a qualquer hora!
Para curtir Paris no inverno devidamente é preciso estar preparado, com roupas adequadas, e bem informado, já que algumas atrações podem não estar funcionando devido ao período de baixa temporada e às baixas temperaturas.
Então vamos aos detalhes.
Temperaturas durante o inverno em Paris
O inverno europeu é bastante rigoroso e em Paris não seria diferente. Os dias são mais curtos e as baixas temperaturas são constantes durante todo o inverno, que vai do dia 22 de dezembro até o dia 20 de março, quando o frio vai embora para a chegada da primavera.
Durante o inverno, as temperaturas em Paris costumam estar sempre abaixo dos 10º, variando entre 1º e 7º e com sensações térmicas costumeiramente abaixo de zero. Esteja preparado para dias chuvosos também, que são característicos do inverno em Paris.
Aqui é importante destacar que se você não é um amante do frio, talvez não seja uma boa ideia conhecer Paris no inverno. Mas se você ama um friozinho, ficará encantado com tudo o que a Cidade Luz tem para oferecer nessa época do ano.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Leia também:
- Dicas de Paris
- Roteiro de 3 dias em Paris
- Onde ficar em Paris
- Quanto custa passar uma semana em Paris
- Hotéis baratos em Paris
- Ibis em Paris (as melhores opções)
Paris em dezembro
O inverno no Hemisfério Norte começa oficialmente ao final de dezembro, próximo às festividades de fim de ano, por volta do dia 22. Mas as baixas temperaturas já podem ser sentidas desde meados de novembro. O mês de dezembro é o mais chuvoso do inverno, tendo uma média de 11 a 14 dias de chuva.
A temperatura varia entre 3º e 8º, tendo uma média de 6º neste último mês do ano. A magia de Paris no inverno em dezembro fica por conta das decorações de Natal nas casas e das feirinhas de Natal que se espalham pela cidade, com barraquinhas de madeira e pistas de patinação.
Nessa época, a cidade conta com bastante movimento turístico e atividades nas ruas, principalmente na segunda quinzena. Mesmo sendo inverno, os valores não estarão no padrão de baixa temporada por conta das festas de final de ano.
Confira => Passeios em Paris e arredores
Paris em janeiro
Com um pouco menos de chuva, entre 10 e 12 dias, mas ainda com muito frio, a temperatura de Paris em janeiro costuma variar de 2º a 8º, com média de 5º.
Mas uma grande vantagem de visitar Paris em janeiro é que as ruas estão mais vazias, devido às ressacas das festas de fim de ano e ao frio, que espanta a maioria dos turistas. Logo, as atrações culturais ficam mais vazias, assim como as ruas. Outro grande benefício é que os preços caem bastante durante esse período.
Um ponto contra ir a Paris em baixa temporada é que algumas atrações estão fechadas, como é o caso do terceiro andar da Torre Eiffel, que normalmente não abre em janeiro.
Paris em fevereiro
Paris em fevereiro tem um pouco menos de chuva do que dezembro e janeiro, com média de 9 a 11 dias, mas com o frio bastante presente, as temperaturas variam entre 2º e 7º, com média de 4º.
Esse é o período de férias escolares, então alguns locais podem estar com um movimento maior de parisienses, principalmente nas atividades voltadas para as crianças. Ainda assim, nem se compara com o movimento habitual de turistas na alta temporada.
Pesquise outras opções de hospedagem na cidade aqui!
Que horas escurece em Paris no inverno?
Durante o inverno, os dias no Hemisfério Norte são naturalmente mais curtos. Sendo assim, os dias em Paris no inverno também são.
Geralmente o sol se põe por volta das 16:30, no mais tardar às 17h. Obviamente, isso significa que a luz do dia acaba mais cedo, mas permite que as belezas noturnas da cidade sejam admiradas por mais tempo.
Que horas é o amanhecer em Paris no inverno?
Não é apenas o pôr do sol precoce que faz com que os dias sejam mais curtos no inverno de Paris. O amanhecer também acontece tardiamente, geralmente por volta das 8h, podendo ser até mesmo às 8:30.
Você pode aproveitar para ficar na cama um pouco mais ou levantar e esperar pelo nascer do sol, mas não espere assistir a um grande espetáculo, já que os dias em Paris no inverno são predominantemente cinzas.
Qual o mês mais frio em Paris?
Os meses de janeiro e fevereiro em Paris no inverno possuem clima e temperatura bastante parecidos, mas o mês de janeiro ainda é considerado o mais frio do inverno em Paris.
Ao final do mês de fevereiro as temperaturas começam a subir, já que a primavera se aproxima, tendo início em 21 de março.
Costuma ter neve em Paris no inverno?
Se você está pretendendo ir para Paris no inverno em busca de neve, essa não é uma boa ideia. A neve até cai em Paris, mas não é uma constante ou marca registrada do inverno por lá.
Pode ser que neve entre os meses de novembro e março, mas geralmente em pouca quantidade. Quase nunca é aquela neve bonita que se acumula branquinha como vemos nos filmes.
Isso significa que, quando neva em pouca quantidade e essa neve começa a derreter, as ruas ficam enlameadas e escorregadias. Ou seja, cuidado!
Prático => Circuitos de Ônibus Hop-On Hop-Off e Barco
Chove muito durante o inverno em Paris?
Não há como dizer que não chove muito durante o inverno em Paris, mas as chuvas não costumam ser intensas. Geralmente são chuvas finas, acompanhadas ou não de vento, e que podem ser de longa duração, então esteja preparado.
Como os dias de Paris no inverno são em sua maioria cinzentos, as chuvas são bastante imprevisíveis. O ideal é estar sempre equipado com um bom guarda-chuva e com um casaco impermeável.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!O que fazer em Paris no inverno?
Ao contrário do que muitos pensam, existe uma infinidade de coisas para se fazer em Paris no inverno.
Apesar de não ser uma boa ideia alguns tipos de programas devido às condições climáticas, são poucas as atrações na cidade que não funcionam nos meses de frio.
A maior parte do comércio e das atrações turísticas funciona normalmente, mas é sempre bom conferir os dias e horários de funcionamento antes de se deslocar até o local desejado.
Aqui vão algumas sugestões do que fazer em Paris no inverno:
Programas culturais:
Se tem algo que não falta em Paris são opções de passeios culturais.
Você pode aproveitar essa época de menor movimentação turística na cidade para visitar pontos turísticos que costumam estar bastante cheios, como os museus, concertos, peças de teatro, óperas e exposições.
Mesmo com menos turistas na cidade, é válido comprar o ingresso antecipadamente.
- Leia mais: Museus em Paris além do Louvre
Passeios de bicicleta:
Por que não? Desde que você esteja bem agasalhado, com luvas e gorro, o passeio de bicicleta nos dias de inverno em Paris pode ser uma grata surpresa e te levar a enxergar a cidade de uma outra maneira.
Passeio de barco no rio Sena:
Pode parecer loucura, mas é possível fazer um passeio de barco de pelo rio Sena no inverno de Paris sem congelar até a espinha.
Existem embarcações fechadas que permitem que o passeio seja feito de maneira agradável, apreciando a arquitetura e os monumentos da cidade. Eu super indico!
Patinar no gelo:
No inverno, as pistas de patinação no gelo são uma tradição em Paris. Existem várias pela cidade, mas a mais famosa delas é a Le Grand Palais de Glaces, que possui noites animadas com DJs e shows de luzes.
Disneyland Paris:
Sim, estará frio no parque. Mas se vocês estiver com as roupas adequadas, a experiência vai ser única, já que a Disney Paris entra no clima natalino no final do ano, tornando tudo mais mágico do que normalmente já é.
A grande vantagem é que durante os dias de semana o parque fica bem mais vazio, permitindo que você curta muito mais as atrações. Recomendo!
Divirta-se => Ingresso de 1 dia para a Disneyland Paris
Leia também:
Mercados de Natal:
Se você estiver em Paris no inverno no final de novembro ou no mês de dezembro, pode aproveitar para passear pelos encantadores Mercados de Natal.
São centenas de barraquinhas que reúnem gastronomia típica, artesanato e parque de diversões, além, é claro, de muito tema natalino envolvido.
Festas de fim de ano:
Caso você esteja em Paris no final do ano, não pode perder as comemorações de Natal e Ano Novo.
Nesse caso, você pode escolher entre comemorar na rua, em algum estabelecimento francês ou alguma festa, ou economizar e preparar sua própria ceia no hotel em que está hospedado. Será especial de qualquer maneira, só não deixe de comemorar!
Economia => Paris Museum Pass
Ano Novo Chinês e Dia dos Namorados:
Mas se você chegar em Paris após os festejos que encerram o ano, provavelmente já chegará em outro clima.
Apesar de ter origem oriental, o Ano Novo Chinês é bastante comemorado na França e toma conta das ruas de Paris, assim como o clima de romance pelo Dia dos Namorados, que é comemorado em 14 de fevereiro.
Ir às compras:
Durante o inverno é quando acontecem as melhores liquidações em Paris e é a melhor época para comprar itens que vão desde roupas, sapatos e perfumes até eletrônicos e itens de cozinha. Os descontos podem chegar a 80%!
- Leia: Les Qautre Temps (shopping em Paris)
Aproveite a gastronomia:
Comer é sempre bom, mas comer no inverno é melhor ainda! E o que tem de sobra em Paris são opções culinárias típicas para experimentar e apreciar, acompanhados de um bom vinho quente, ou de um chocolate quente, se você preferir.
Vale a pena => Ingresso prioritário para o 2º andar da Torre Eiffel
O que vestir em Paris no inverno
A dica de ouro para se vestir em Paris no inverno é usar as roupas em camadas. Levando em consideração que a maioria dos estabelecimentos possui aquecedor, são grandes as chances de vocês precisar remover uma ou duas camadas de roupa ao entrar em algum desses lugares.
O ideal é que você comece com roupas que retenham calor, como roupas térmicas, do tipo segunda-pele e meia-calça. Após, capriche nos suéteres, blusas de manga comprida e gola alta, casacos de inverno, luvas, meias, gorros e cachecóis.
Investir em um casaco ou jaqueta impermeável é bastante indicado, tendo em vista que as chuvas em Paris podem cair a qualquer momento e podem vir acompanhadas de vento, então muitas vezes apenas um guarda-chuva não irá ser suficiente para te manter seco.
Leia também:
Razões para visitar Paris no inverno
Se você não for uma pessoa que tem problemas com o frio, com certeza Paris no inverno vai conquistar o seu coração!
Mas se você deseja ir a Paris por conta dos seus inúmeros museus, galerias de arte, monumentos históricos, pela sua gastronomia impecável e seus belos cafés espalhados pela cidade, talvez até goste mais de ir a Paris no inverno do que em outra época do ano, devido ao menor número de pessoas nas ruas e atrações.
As dicas mais importantes para visitar Paris no inverno são: esteja sempre atento às roupas adequadas e não esqueça de se hidratar adequadamente, tanto bebendo água quanto utilizando hidratantes na pele e nos lábios, para evitar ressecamentos e rachaduras por conta do frio.
Pesquise no Booking opções de hospedagem
Independente da época do ano, sempre é tempo de viajar! Desde que você esteja bem informado sobre as condições do local para onde você está indo, a experiência valerá a pena.
Paris no inverno é encantadora e reserva surpresas que só estando lá para entender. E aí, você está pronto para descobrir?
Seguro Viagem França com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a França?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da França, e nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.
Boa viagem!-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.