Passeando por Pisa – Itália

O destino de hoje é Pisa-Itália. A Itália é um país relativamente pequeno, mas repleto de atrações e de cidades famosas – cidades que estão nos sonhos de qualquer viajante.

E a nossa tendência é achar que precisamos de muito tempo para visitar as cidades italianas, mas nem sempre é assim.

Por vezes, podemos visitar 2 cidades num único dia e ficar com uma ótima ideia delas.

Pisa é um desses casos, uma cidade que você pode conhecer em menos de um dia. Ela é uma cidadezinha bem pequena e tem como grande atração, basicamente, a sua famosa torre torta – a Torre de Pisa. É uma graça de cidade e a área no entorno da torre é linda. Todos têm que ir lá!!!

PIsa-ItáliaA famosa Torre de Pisa, cartão postal da cidade

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


Como chegar a Pisa

Bom, na minha opinião, uma boa dica para chegar até lá é ir para Florença (que tem muita coisa pra ver e vale ficar alguns dias) e tirar uma das tardes para visitar Pisa, que fica mais ou menos a uma hora de distância de trem.

Ao desembarcar na estação, ali mesmo você pode pegar os ônibus 1, 3, 11 ou o LAM ROSSA (sem número), que te deixam na entrada da área onde fica a famosa torre, juntamente com a bela igreja e batistério. E aqui começa o nosso roteiro de 1 tarde em Pisa.

Roteiro de Pisa – Itália

Chegando na igreja e na torre, fique um tempo por ali admirando a arquitetura, entre na igreja e, claro, tire aquelas tradicionais fotos que os turistas adoram fazer: segurando a torre… rs

Dicas da ItáliaA linda igreja e o batistério (a torre)

Turista ProfissionalA tradicional foto que TODO turista tira… rs

Depois disso, saindo pela direita da torre, você pode ir caminhando a pé até encontrar o rio que corta a cidade.

Ao chegar de frente para o rio, vire à esquerda e atravesse a grande ponte que irá logo encontrar. Cruze-a e siga em frente que logo você chegará de volta a estação de trem.

Roteiro de PisaChegamos ao rio já de noite, mas a as cores são lindas!

Em uma hora você visita bem a torre e cia e, depois, com essa caminhada de volta à estação, você fica com uma boa ideia da cidade como um todo, que não tem muito mais que isso.

Como o trem de Florença pra lá é o regional, a passagem fica por 5,90 euros. Pra visitar a área da torre não se paga, apenas para subi-la, que está 18 euros. Prepare-se, pois a fila costuma ser grande. Se preferir, compre e agende a sua visita no site oficial. Não acho que valha muito à pena, além de ser bem cansativo, mas fica a cargo de cada um pagar ou não, claro!

Torre de Pisa

Pra quem quiser pegar umas passagens baratas pela Ryanair, há uma linha que liga Pisa a muitas cidades europeias e com aqueles precinhos amigos. Essa rota tem como objetivo a cidade de Florença, mas você pode muito bem desembarcar aqui, deixar suas malas nos lockers da estação ferroviária (bem seguros), visitar e, depois, então, seguir pra Florença.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Bom, espero que um dia possam ir lá também pagar o clássico mico de tirar aquela foto tentando “segurar” a torre de Pisa-Itália.

Aqui você encontra também um índice de todos os posts sobre a Itália, pra facilitar a sua vida.

Boa viagem!!!

image

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

190 COMENTÁRIOS

  1. Antes de mais dou-te os parabéns pelo excelente editorial.
    Em Janeiro conto ir a Pisa e Florença pela Ryanair, e como tal
    gostaria de saber se é melhor pernoitar em Florença ou em Pisa.
    No que concerne a transportes desde o Aeroporto, qual será o mais
    económico.

    mais uma vez obrigado

    • OI ANA, VOU FAZER UM TOUR PELA EUROPA SEMANA Q VEM E NÃO CONSIGO FECHAR MEU ROTEIRO DE ROMA. NA VERDADE, TEM MUITOS LUGARES Q GOSTARIA DE CONHECER E POUCO TEMPO.
      VOCÊ PODE ME AJUDAR.
      DIAS EM ROMA- CHEGO DIA 23/4 A NOITE FICO 24,25 E 26 O DIA TODO E VOU PARA PARIS DIA 27 NO VOO DAS 15:30.
      LUGARES Q GOSTARIA DE CONHECER -VATICANO, BASÍLICA DE SÃO PEDRO, CAPELA SISTINA. COLISEU,
      FORUM ROMANO E FONTANA DI TREVI, PISA (TORRE DE PISA), FLORENÇA E VENEZA.
      VC PODE ME AJUDAR?
      OBRIGADA MICHELLE

  2. Olá!!! Obrigado pela visita. Bom, quanto à pernoite, com certeza
    Florença, além de mais opções, é onde vc tem mais coisas para visitar.
    Indicaria o Hotel Benvenuti, na Via Cavour 112. É bom, bem localizado
    e com ótimo preço. Em relação ao transporte, te digo que na Itália
    tudo se faz por trem (combóio). O aeroporto que a Raynair aterriza, na
    verdade é em Pisa. Portanto, dependendo da hora que seu vôo chegue, já
    pode visitar Pisa e dps partir para Florença. Não sei quanto tempo
    ficará lá, mas se tiver tempo, vá à Siena, Bologna e mesmo Veneza. São
    todas muito próximas. Veneza que é mais distante, está a duas hora e
    meia de trem. Dá pra ir de manhã cedo e voltar no fim do dia. Vc vista
    bem.
    Bom,espero ter ajudado. Qq coisa, é só perguntar.
    Boa viagem!!!

  3. Oi Ana !! obrigada pela sua dica com relação à Veneza ! Estou me programando para ir em Mar/09 e tenho outra dúvida: como faço para procurar a tarifa certa no site do Trenitalia ? devo procurar sempre como trem regional e a tarifa Standard ?
    pls, se puder me ajudar …por exemplo: não consegui achar a tarifa que vc citou de eur 5,60. Abs :O)

  4. Procure por Standart e quando aparecer a lista de horários, procure o regional. Acabei de verificar, partindo do princípio que vc vai de Florença (Firenze em italiano) para Pisa, e o preço do regional continua 5,60, pois nesse linha só há regional. Para outras linhas, podem aparecer várias opções de trem (intercidades, eurostar, regional…), veja no horário cuja opção é o regional e dps veja na tarifa standart, que é a certa para nós.
    Abs

  5. Oi, estava a pensar em fazer uma viagem a itália em Setembro e tinha pensado, para além de Pisa e Florença, ir também a Bolonha que fica ali mesmo ao pé.
    O problema são os transportes, fica muito caro ir de florença a bolonha de comboio (16,40€ por pessoa), sabem se fica mais barato ir de bus e em que sites procurar?
    Obrigada

    • Olha Joana, ao que eu saiba e inclusive consultei uma amiga que mora em Bologna mesmo, não existe isso de ônibus entre essas cidades, só trem mesmo.
      Quando for ver os trens, veja sempre o regional, que é o mais barato.
      Boa viagem!!!

  6. Olá Ana
    Gostaria de fazer uma visita com a minha mulher a Florença em Setembro,mas como vou pela Ryanair(portanto Pisa )como poderei fazer?Alugo um carro pois assim poderei visitar Pisa ou fico em Pisa um dia e depois sigo para Florença?

    • Vc tanto pode alugar um carro para ter mais liberdade, como vc pode dps de conhecer Pisa, seguir direto para Florença, que tem muito mais coisa para fazer.
      Boa viagem

  7. Oi Ana vou fazer um Cruzeiro em Setembro, e gostaria de algumas dicas, pois navio sai de Veneza e estava pensando em ir uns 3 dias antes pra conhecer um pouco mais de Veneza vc teria algumas dicas de outros lugares . e de hoteis tambem.
    aguardo suas dicas.

    obrigado Janaina

    • Bom, outros lugares em Veneza para ficar são os que já estão no blog, quanto à outras visitas, vc pode em um dia ir e vir de lugares como Verona, Bologna, Trieste… até de Firenze, se estiver disposta a acordar cedo (eu já fiz isso).
      Qq coisa, é só escrever.
      Boa viagem!!!

  8. Oi Ana, obrigado pela resposta estava pensando em ir de Veneza a Pisa, como faço? e muito longe? compensa ir e voltar no mesmo dia?, pq assim deixaria as malas em um hotel em Veneza e iria para outra cidade pra conhecer. o que acha?

    Obrigada

    • Janaina, olha, de Veneza à Pisa de trem são pelo menos 4 horas e vc tem que trocar de trem em Florença. Até Florença dá pra vc ir e vir, passear, tudo no mesmo dia. Já para Pisa fica meio puxado, mas se vc tem muita vontade de conhecer, vale o esforço. Sia cedo, chegue lá por volta das 11hs e volte lá pelas 3 ou 4 horas. Acho que é isso.
      Boa viagem!!!

  9. Oi Ana, sou sobrinha da Dirce e foi ela quem me indicou o teu blog. Moro na Itália há 6 anos em uma cidadezinha entre Pisa e Firenze. Muito intressante ler sobre tuas viagens e as dicas! Parabéns!!

    Gostaria de aproveitar o tema e dar mais algumas dicas sobre lugares a visitar em Pisa. 🙂
    Ao longo do Rio Arno ( maior rio da Itália) tem a minúscula e graciosa Igreja de Santa Maria della Spina em estilo romantico-gotico do seculo XIII. E passeando ao longo do Arno é possivel encontrar construções e palácios importantes como o Palácio Real (contruido para a familia De’ Medici) e o Museo Nacional de San Matteo com esculturas e pinturas de artistas célebres como Donatelo, Masaccio, Gentile da Fabriano e outros.

    Deixo para você o endereço do meu blog onde de vez em quando conto sobre como é viver na Italia. Um abraço grande, vou voltar mais vezes.
    🙂

  10. Oi Ana , tudo bem? Estou pensando em fazer alguma regiao da Italia de carro por 15 dias. Que regiao ou regioes sugere? Já conheco Roma e Veneza. Bjos, Melissa

  11. Oi, Ana!!! Fiquei feliz com suas recomendações. Pretendo conhecer algumas cidades da italia ano q vem junto com minha mãe. Passarei 2 dias em Florença, e gostaria de saber se dá pra passar uma tarde em Pisa, e onde pego trem (5,60) em Floreça para ir para Pisa.?
    Não gostaria de deixar de conhecer os principais pontos turisticos de Florença, essa ida pra Pisa, iria prejudicar meu passeio.?!
    Aguardo teu retorno. Bjs. Amei Portugal…

  12. Olá Ana,
    Gostaria de saber se de Pisa para Assis é facil ir de trem? Ou vice-versa. Iremos (grupo de seis) para Roma e estamos planejando conhecer Pisa, Assis e Florença. Será que dá para conhecer em um dia e voltar para dormir em Roma? O hotel de Roma já está reservado.
    Agradeço antecipadamente.
    Bjs.

    • Fazer essa 3 cidades a partir de Roma em um mesmo dia é impossível e acho que já tinha te dito isso. Basta vc fazer uma pesquisa no site da Trenitalia para verificar isso. No máximo vc conhecerá Florença e olhe lá.
      De Pisa a Assis são cerca de 4 horas de trem. Se querem fazer isso, desmarquem uma das noites em Roma ( o que não é problema) e fiquem uma em Florença. Fora isso, escolham uma das 3 para conhecer.
      Boa viagem!!!

  13. Estou indo viajar a Europa agora em Jan/10 e deve ficar mais temnpo na Itália. Na verdade, vou pela Intravel e estareri amarrado com eles nos roteiros, mas na Itália vou fazer Veneza, Roma, Assis, Pisa, Florença, Nápoles e Iha de Carpi, Antes farei Paris, Heidelberg(Ale), Innsbruck(Aus) e depois da Itália Nice-FRA, Barcxelona e Madrid. Gostaria de algumas dicas destes lugares da Itália Veneza, para que eu possa me divertir com minha esposa o máximo possível. se você tiver dicas para agente não cair em ciladas de turista será legal também! Obrigado,

    • Olá Júlio. Será uma linda viagem!!! Não sei se chegou a ver, mas aqui no blog já tem dicas de quase todas essas cidades italianas.
      Acho que vc se divirtirão bastante e sem ciladas, rs.
      Boa viagem!!!

  14. oi Ana, parabens pelo seu site..
    vc poderia montar um roteiro ..começando em roma…queria visitar o maximo de cidades italianas…como por ex:florença,assis,padua,veneza..tenho 9 dias pra isso….ainda nao fiz as reservas dos hoteis,pois ainda nao sei quais cidades sao base.vou começar o meu tour por amsterda…e finalizar em paris.
    te agradeço desde já…abraços!!!!

  15. Oi, Ana
    Então estou com algumas dúvidas, terei que ir para Pisa no dia28/11/2009 para um congresso que será realizado em Pisa mesmo.
    A minha dúvida, primeira é em relação ao clima, frio ou quente.
    Segunda, estou pensando desembarcar em Roma e depois ir de trem para Pisa, o que vc acha?
    Terceira, preciso de hotel em conta pois irei eu, o meu marido e minha filha de cinco anos, vc poderá dar algumas dicas?
    Quarta, existe lojas com preço em contas, novamente preciso de alguns auxilio.
    Desde já, agradeço.

    Urgente, Bjs.

    Obrigada

    Kátia

    • Sim, estará frio, mas nada de matar. Pode ir de trem de Roma, mas demorará (veja horários no site da Trenitalia). Hotel em conta em Pisa não sei te informar, pois nunca dormi lá, mas sei que não é muito barato, talvez em Florença vc tenha melhores opções. Procure nos sites de busca de hotéis, tipo hoteis.com ou booking.com. E quanto as lojas, de que tipo de loja vc está falando?
      Bjs

  16. VC É MARAVILHOSA!!!

    EU ESTAVA EM DÚVIDA SE PODIA FICAR APENAS UM DIA EM PISA E SUAS DICAS FORAM PRECIOSAS E CONTRIBUÍRAM TO-TAL-MENTE COM A MINHA DECISÃO.

    UM GRANDE ABRAÇO PRA TI, BOM NATAL, EXCELENTE 2010 E OBRIGADO POR ESSA AÇÃO DE INFORMAR O PRÓXIMO. CONFESSO QUE PRECISO FAZER MAIS VEZES ISSO,

    BEIJOS

  17. Ana,
    Parabéns!! Excelente préstimo de serviço, a maioria das pessoas tem certa insegurança em ir para lugar desconhecido o que é natural…Mas existem pessoas como você que nos dá um norte à seguir…Estava a pouco falando com meu marido que não consegui entender o site da trenitalia um pouco confuso, então não sabiamos o tempo de distancia entre Piza,Firenze,Bologna; mas você clareou!!!
    Você sabe me dizer se é melhor pegar um trem de altavelocidade para fezer esses roteiros???

    Abço Margarete

    • Ola Margarete, essas cidadas sao proximas umas das outras e a diferenca de velocidade dos trens nesse caso, nao sera muita, mas no preco sim… Na trenitalia te da exatamente os tempos de viagem, para que vc se organize melhor. Boa viagem!!!

  18. Olá Ana,

    Que maravilhosas são suas dicas, estou indo sozinha e um pouco insegura estou querendo ir a Pisa mais não sabia a distância de Firenze, e agora descobri que posso visitar as duas e embarcar de Pisa para outra cidade de Rynair. Que deus ilumine mais pessoas maravilhosas como vc.
    Tenhas um Feliz Ano Novo junto aos seus familiares!
    Abraços
    Francisca (Brasil)

  19. OI, ESTOU INDO EM MARÇO PRA MMILAO, DEPOIS FLORENÇA, E DPOIS ROMA SO QUE ESTOU MEIO APAVORADA COM OS ASSALTOS, JA FUI A EUROUPA A 20 ANOS ATRAS CHEGUEI A MORAR EM VERONA, DEPOIS DISSO NAO VOLTEI MAIS GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS E DE HORARIOS MAIS PERIGOSOS MESMO MORANDO NO RIO DE JANEIRO ESTOU ACHANDO A ITALIA MUITO VIOLENTA . BJS E PARABENS PELO SEU SITE.

  20. Olá Ana!

    Primeiro parabéns pelo blo, tirei várias dicas daqui!

    Sairei de Roma com destino a Pisa, com previsão de chegada às 13h e sairei de lá só às 19h.
    Dá tempo de almoçar por lá e visitar a torre? Recomenda algum restaurante por lá?
    Outra coisa, eu lí q vc disse q na estação de trem de Pisa há lugar para deixar a mala, mas vc sabe me dizer se cabe uma mala grande lá?

    Bju,
    Pam

  21. Oi Ana,
    Pesquizando sobre viagens, encontrei seu blog e achei bastante interessante as dicas sugeridas por vc.
    Viajo agora dia 14 a 21/02/2010 e o tempo é curtíssimo.
    Preciso de algumas dicas suas.
    Maceió/Roma chegarei as 10:25 do dia 15.
    Estou pensando em pegar um trem(qual seria) para fazer Pisa, chegaria a tarde, pela viagem que me parece ter duração de 3 horas e depois seguir e dormir em Florença, mas queria conhecer o mais rápido possível para que nesse mesmo dia 16, seguir de trem ou avião o que for mais em conta para Veneza, passaria o resto da tarde e uma manhã do dia seguinte, não sei se daria tempo de conhecer?
    Dia 17 a tarde seguiria(qual seria o melhor meio de transporte) para Paris, chegando a tarde e passaria o dia 18 em Paris e dia 19 pela manhã seguiria para Roma(que será a cidade de retorno) conheceria o que pudesse dia 19 e 20. Por que dia 21 as 9:30 tenho que está no aeroporto par retornar ao Brasil. UFA!!!! Obrigada e aguardo resposta ;)))

    • Bom, vc pode ir a Pisa e não gasta mais do que uma tarde, se dormir mesmo em Florença, gaste um dia lá e siga de noite para Veneza de Trem, pois se não for assim não conhecerá nada e Florença e muito menos de Veneza. Para Paris a meio mais rápido e em geral mais barato é o avião, claro. Vá dia 17 a noite para lá direto de Veneza ou Treviso (que fica a 30 minutos e tem vôos baratos), passe o dia 18 lá e volte no dia 19 de noite para Roma. Sinceramente acho que vc correrá demais e acabará por gastar muito e não conhecer bem nada. Foque na Itália, pois Roma é maravilhosa e merece mais que algumas horas corridas, bem como Paris. Quanto ao tempo, é inverno. A Europa é sempre o contrário daqui. Boa viagem!!!

  22. Oi Ana,

    Vamos nessa viagem eu e meu marido, chegaremos em Roma dia 15 no aeroporto de FIUMICINO, as 10:25 . Quero sua opnião para resolver o meu roteiro e o que fazer primeiro.
    Roteiro Roma/Pisa/Paris/Venesa/Roma, pode alterar (a passagem é Maceió/Roma, Roma/Maceió) qual deve ser a ordem e qtos dias em cada lugar, contando que a minha volta será dia 21 as 9:20 por Roma.
    Obrigada mais uma vez pela força.

    • Oi Cristina, o tempo é curto, mas fique ao menos 2 dias em Roma, uma tarde em Pisa, um dia em Veneza e dois em Paris. O roteiro que vc escreveu é bom, se vc fizer de avião e tentar viajar sempre de noite para já dormir no seu destino. Boa viagem!!!

  23. Ola Ana, vou para Itália em junho e estou com muitas dúvidas em relação aos horários de trem. Estou meio perdida no site da Trenitalia; Vou chegar em Roma por volta das 17:00 hrs mas quero começar conhecendo Florença (inclusive já reservei hotel em florença), então, vc saberia me dizer os hrs de trem de Roma p/ Florença? Ficarei dois dias em Florença, visitarei Pisa, depois irei p/ Assis (1dia) e de Assis, voltarei p/ Roma (3 dias). Vc teria alguma indicação de hotel em Roma? Muito obrigada!

    • Olha Ana, os horários posem mudar, portanto, só no site da Trenitalia. Qual a sua dúvida lá? O site mostra os horário direitinho, só tome o cuidado de escrever o nome da cidade em italiano. Quanto ao hotel em Roma existem algumas indicações no blog. Boa viagem!!!

  24. Olá Ana,
    Com certeza to fazendo alguma coisa errada! Qd vou pesquisar o site da Trenitalia, coloco os nomes das cidades (em italiano) mas a página sempre pede p/ informar justamente o que eu preciso: a hora!! hehehehe…. Help!! =]

    • Sim, eles sempre vão pedir para vc colocar mais ou menos a hora que vc quer viajar, pois o site não vai te mostrar TODOS os horários existentes e sim de um determinado período. Acabei de entrar no site para ver se houve alguma mudança e apenas coloquei o nome das cidades (por exemplo, Roma-Ferrara) e ele ogo me mostrou as opções, sem nenhum problema. Talvez vc esteja escrevendo algo errado.

    • Lizete, não sei te dar esse cálculo, pois depende do que vc vai fazer, se vai andar de trem, que lugares visitará. Depois que vc tiver seu roteiro feito, fica fácil de calcular. Só te adianto que vc paga para ir em tudo por lá, ou seja, ainda se gasta um dinheirinho…

  25. Oi Ana,
    Viajo em 13/05 para França (Marselha e Paris), dia 26 vou para Firenze seguindo suas dicas de visitas às cidades próximas e dia 02/06 vamos para Roma, de trem.
    Em Roma, chegando na estação de trem, como devo seguir para o Hotel? Taxis são seguros? Me aconselharam a tomar muito cuidado em Roma, fiquei bastante insegura.
    Parabens e obrigada pelas dicas!

  26. Ana,

    adorei suas dicas!
    Estou indo para a Itália agora no dia 02.04. Ficarei de Início em uma cidade perto de Veneza onde tenho amigos. Depois, mais para o dia 15 visitarei outra amiga que mora em Pisa. Minha dúvida: deixar a mala em Pisa e fazer pequenas viagens para as cidadezinhas pròximas? Me interessam: Florença, Gênova, Livorno, Assis.
    Beijos!

  27. Eu de novo.
    Ana, a passagem aérea de Paris para Florença é muito mais cara do que para Pisa. Então, vamos sair de Paris dia 26 e ir para Pisa. O que vc acha de descermos em Pisa, dormimos lá, no dia seguinte alugamos um carro e visitamos Lucca e Pistoia chegando à noite em Florença?

  28. ana,
    adorei suas dicas e gostaria de saber se o roteiro: milão, pádua, veneza, pádua, florença, pisa, siena, assis, roma , totalizando 8 dias e sete noites, excursão no v alor de 1270 euros, parte terrestre, vale a pena? vou sozinha . grata ,gina

    • O roteiro é lindo, mas esse valor acho bem puxado para ser só terrestre. Vc faria tudo isso sozinha por bem menos. Nesse valor está TUDO incluído? Todas entradas? No entanto, paga-se o conforto de não nos preocuparmos com nada. Boa viagem!!!

  29. Olá Ana, irei à europa no final de setembro.

    Vou estar na Italia – Milão – dia 05/10/10 e sair de Roma dia 10/10/10. (na europa de 27/9 a 13/10)

    Minha idéia é alugar um carro em Milão e ir à Veneza, depois seguir até Pisa, Lucca e Firenze. Por fim chegar em Roma, quando vou à Barcelona e depois embora pra casa. Isso tudo do dia 5 ao dia 10 de outubro.

    A dúvida é onde dormir nestas cidades ? E no caso de não ter reservas, se encontro locais pra dormir em cidadezinhas ou na estrada mesmo (tipo motel no Brasil) ? E se tem noção do preço ?

    Que cidades devo dedicar mais tempo ? Me indique cidades que não posso deixar de visitar.

    Vale a pena antes passar 2 dias em Paris (pra conhecer sem aprofundar) e perder estes 2 dias de viagem na Italia, ou vale ficar na Italia e conhecer Paris em outra oportunidade ?

    Como vc ve as dúvidas são muitas, se puder me ajudar, agradeço.

    Abraços Christian.

    • Não adianta querer conhecer tudo e não conhecer nada, então, deixe Paris para outra época. Na Itália, todas essas cidades tem bastante opção de hospedagem e o melhor lugar para vc ter idéia de valores são sites como o hoteis.com, booking.com, hostelworld.com, sempre atualizados. As cidades que te tomarão mais tempo serão Veneza, Firenze e Roma, claro. No entanto, se organize bem, pois 5 dias é muito pouco tempo para tantos lugares, que estão a uma certa distância entre si. Boa viagem!!!

  30. Oi Ana
    Antes de tudo deixe eu lhe dar os parabéns, seu blog é ótimo para quem vai viajar. No próximo mês de maio estaremos, meu marido e eu, fazendo um cruzeiro e uma das nossa paradas será no porto de Livorno. O próprio navio recomenda visitarmos nesse dia as cidades de Florença e Pisa entretanto acho que, como só teremos 11hrs, ficará muito corrido ir às duas cidades. O que você acha? Pensei em pegarmos um trem em Livorno passar duas horas em Pisa, pegar outro trem para Lucca passar em torno de umas quatro horas e retonar de trem direto para Livorno. Assim daria tempo suficiente para de fato conhecer essas duas cidades. Espero ajuda, muito obrigada.

  31. Oi, Ana, tudo bem?
    Estou indo para Pisa, de Porto, em 30/04, pela Ryanair. De lá, para Florença. De Florença, para Roma; de Roma, para Paris; e, de Paris, para Madrid. Tenho algumas dúvidas:
    – Dá pra fazer tudo isso de trem? Eh necessário comprar com antecedência, ou compra-se na hora o bilhete?
    – Quanto ao idioma? Não sei nada de italiano.
    – A Ryanair tá oferecendo alguns vôos a E9,99. Tá tão barato que não tô acreditando q o valor eh esse(o meu custou E22,99).
    – Vc comprou euros antes de viajar? Tenho o cartão Visa Elektron que, segundo meu banco, pode efetuar saque em qualquer terminal Visa. Ou seja, estou pensando em comprar o mínimo de euros e sacar o que precisar lá. O que vc acha?

    • Roger, de trem vc pode fazer toda a Itália e pode comprar na hora, já para os outros países eu não sou favorável ao trem , que é caro e demora, e com certeza terá que comprar antes. Quanto ao italiano, eu tb não falo nada. Sobre os vôos 9,99 já paguei isso várias vezes. E quanto ao dinheiro, eu costumo levar em espécie, pq o Visa Eletron de fato funciona, mas vc paga para usá-lo. Boa viagem!!!

  32. Ana, PARABENS pelo site! é otimo mesmo!

    mas entao, tenho olhado as passagens da trenitalia e vc acha q eu deixo p compra-las na hora? pretendo viajar no começo de junho!
    o meu roteiro por enquanto é nice (estou na frança) – milao – veneza – firenze – pisa- (ai n sei se eu volto p firenze) – roma
    mas a minha duvida cruel eh qtos dias eu fico em cada cidade!!!!!
    se vc puder me ajudar e ainda me indicar hostels ficarei muito agradecida.
    salvo para veneza q ja peguei no seu blog o B&B Rota e de roma, q estou reservando o the yellow
    obrigada desde ja!
    gros bisou!

    • Pode comprar as passagens lá sim. Quanto ao tempo nas cidades eu diria isto: Milão 2 dias, Veneza 2 dias (um para cidade e outro para as ilhas), Firenze de 1 a 2 dias (se vc quiser visitar museus com calma), PIsa uma tarde e Roma você pode ficar 3, 4, 5… sempre haverá o que ver. Boa viagem!!!

  33. nice pretendo ficar um dia, milao, um dia e meio, veneza, 2 , firenze 2, pisa entre esses dois dias e roma 3 dias
    oq acha?

  34. Ana muito obrigada!
    mas qdo vc foi a milao vc foi em algun hostel? se sim me indique pq os q eu vejo… n sei n!
    e em firenze os holtels q achei sao muito afastados da cidade! se tbm estiver ficado em algum me indique pf!
    nice, idem!
    obrigada!
    beijos!

  35. Olá Ana !!!
    Estou indo agora em maio para um cruzeiro e paro um dia em Livorno..vou alugar um carro para conhecer PISA E LUCCA..pretendia conhecer também uma vinícola mas ainda não consegui achar nenhuma neste trajeto perto destas cidades..preciso de sua ajuda…tem algum a dica???
    Obrigado por enquanto!
    Fabio

  36. Oi Ana,

    Estou pesquisando dicas de viagens e adorei seu blog. Farei um cruzeiro pelo mediterrãneo á partir de Barcelona (27 de maio 2010 ), dentre outras cidades gostaria que me desse dicas de roteiros pois ficarei sempre 1 dia em cada lugar, isto é , de 9 am ate 18 pm hora em que o navio parte, portanto o que posso fazer em Roma em 1 dia ? em florença e Pisa ? como ir de uma para outra ? E Nápolis e Capri , o que vale a pena conhecer ?
    Conto com sua ajuda pois meu tempo é extremamente curto !!!!

    obrigada
    Adriana.

    • Adriana, será mesmo corrido. Em Roma veja o post sobre roteiro de 2 dias lá e faça um dos dias. Em Florença já tem roteiro aqui no blog tb, fazer Pisa e Florença em um dia acho impossível, com esse tempo apertado. E prefira Capri, com certeza… Boa viagem!!!

  37. olá! vou pra itália agora em julho e vou fazer o seguinte roteiro: roma-pisa-florença-veneza. gostaria de saber se é melhor comprar o trem pisa-florença logo ou se custa a mesma coisa comprando na hora. tem diferença de preço? custa 5.60 mesmo? brigada!

  38. Olá! Vou viajar para Itália em julho. Vou passar 3 dias em roma e depois gostaria de ir para Pisa-Florença-Milão. Minha dúvida é: Devo ir de trem? Se sim, qual site devo entrar para ver horários e preços das passagens? As passagens eu devo comprar na hora mesmo ou já compro pela internet? Obrigada!

  39. Cara Ana,
    poderia me esclarecer uma dúvida: chego em Pisa pelo aeroporto e no final do dia pretendo pegar um trem para Lucca. Qual das duas estações eu posso pegar o trem regional?( a estação do aeroporto ou a central? ).
    Muito obrigado e parabéns por compartilhar seu conhecimento a tantos viajantes.

  40. Oi Ana, gostaria de pedir uma ajudinha quanto ao sul da Italia, pretendo sair de Roma, e ir a capri e depois para a Secilia, terei 4 dias disponiveis, quantos vc acha necessario p/a Secilia, ou há alguma cidade no sul , que vc me indicaria conhecer ?

    • Se vc só tem 4 dias, deixe-os todos para lá. Tente tb aproveitar a Costa Amalfitana e não só Capri. A região toda é muito bonita. Não vou poder te ajudar muito no sul, pois não conheço tão bem, mas vc vai adorar. Boa viagem!!!

  41. Ana, parabéns pelo blog!
    Estou indo em Julho conhecer a Toscana e a Umbria (+-10 dias). Pretendo manter estadias em Florença (conhecendo Lucca e Pisa), em Siena (conhecendo San Gimignano,Arezzo, Cortona e Pienza) e Assis (conhecendo Perugia, Gubbio, Orvieto e Spoleto),Todos os trajetos de trem. Você teria alguma dica de trajeto? É viável?
    Desde já gradeço.

  42. Ana,

    Vou viajar com meu marido ano que vem em junho e ficaremos 4 dias em paris, 4 dias em Florença(fazendo os bate-volta Veneza, Pisa) e 5 dias em Roma iremos de trem de Paris para a Italia, quero saber se de Florença também tem trens para outros locais em que possamos visitar.
    E se em Roma tem trem para Pompeia, se voc~e souber.

  43. adorei o seu blog, parabens!!!
    estarei em roma dia 11/10/2010 onde ficaremos 2 noites; queremos conhecer pisa, florença,e luca…vamos ficar no total 7 noites na italia.
    qual seria o roteiro para aproveitarmos bem nossa viagem…em seguida vamos para aix en provenve. .. e de qual cidade fica mais proximo para irmos de trem? se puder responder todas as minha duvidas, ficarei imensamente feliz e muito agradecida…
    obrigada,

    suzana

  44. ana,

    muito obrigada pela resposta…e aproveitando gostaria de saber se de
    pisa tem trem para nice , pois de lá iremos para aix en provence…

    obrigada.,

    suzana

  45. Necessitava de uma informação estou a ensar ir com um grupo de 9 pessoas a Pisa em Outubro e depois queriamos ir a Siena ou Florença, mas fazer a base em Pisa.
    Pois o voo de regresso seria de Pisa para o Porto no dia 11 de Outubro pelas 7 da manhã …
    Ajudava saber horários de comboio para essas cidades e preços dos bilhetes … assim como a deslocação do aeroporto de Pisa para o centro da cidade.
    Muito obrigada e parabéns pelo excelente blog.

  46. Oi Ana, Parabèns pelo blog…estou com uma dùvida, penso que vc pode me ajudar, estou de fèrias aqui na Itàlia, meu namorado( ele è italiano) comprou passagens aèrea para irmos a Espanha (passaremos 8 dias) e depois retornaremos a Itàlia pq nosso voo de volta para o Brasil està marcado para o dia 7 de agosto saindo de Milano. Vc acha eu que devo ter problemas no retorno a Itàlia? desde jà agradeço!

  47. Oi Ana(xará), estou pretendendo fazer um pacote para Italia(3ntsRoma,2nts Florença,2nts Veneza, 1 nt Milão, 2 nts Como, 2 nts Lago Maggiore) junto com meu marido. Optamos em ir de pacote por ser nossa primeira viagem ao exterior e gostaria q vc me desse umas dicas sobre passeios opcionais (vc saberia preço) para Napoles/Capri, Museus do Vaticano ou se vale a pena fazer o pacote com tudo incluido.Somos um casal de meia idade e sem nenhuma experiencia em turismo internacional. Iremos em Set/2010.
    Agradeço e parabenizo seu blog, é muito interessante!

    • Olá Ana!!! O Vaticano é só a a entrada do museu, cerca de 13 euros, pois o metrô te deixa na esquina e Nápolis vc tem que pesquisar, pois existem milhares de agências e preços variados. Faça as contas e veja o que sai mais em conta. Boa viagem!!!

  48. Ana, vc acha que fazer tour pela Italia em pacote é “furada”?
    Teria como vc me dar dica de como ir a Napolis/Capri (noção de preço).
    Grata

    ——————————————————————————–

  49. Boa noite,
    Estou indo para Pisa agora no fim do mês e gostaria que me ajudasse a fazer um tour pela Itália em geral em +/- 6 dias no modo econômico (mochileiro). Onde posso encontrar/reservar albergues, etc. Pretendo conhecer Espanha/Alemanha/França/Suíça… tem alguma sugestão quantos dias precisarei pra conhecer os principais pontos turísticos em 30 dias? Como é o clima em setembro? Onde comprar roupas/calçados? Eletrônicos/portáteis?
    Obrigado

    • Marcelo, infelizmente não tenho condições de montar roteiros personalizados para todos que pedem… O roteiro que posso montar é o que está publicado no blog e serve à todos… Hospedagem, vc pode ver pelo Hostelworld e em setembro é fim de verão… Boa viagem!!!

  50. Olá Ana!
    Estamos querendo viajar em família no mês de abril/2011 para passar 15 dias em Roma/Assis/Florença/Pisa/Pádua/Veneza/Milão/Lucerna e Paris.
    Como vamos chegar em Roma partindo de Recife e estamos querendo fazer algumas economias que forem possíveis, pensei em ficar em hostel. Em Roma vi que a maioria fica perto da estação Termini. Você indica algum Hostel que possamos ficar num quarto quádruplo com banheiro privativo?
    E se nas demais cidades nas quais iremos de carro, se também tens alguma indicação de hostel?
    Muito obrigada.

  51. Olá
    Estamos em Pisa,eu e meu marido, viemos de Génova pela costa, e antes de Milao vía Alessandria. Hoje ja fomos visitar o conjunto arquitetonico onde esta a Torre e vamos a Lucca. achampa q valeu a pena ter alugado o carro desde Milao, pois tudo e bem perto e as estradas otimas. fazendo e pagando reservas antecipadamente vía booking.com conseguimos precos de hotel quase igual ao de hostels. Estamos adorando e depois faremos um blog p compartilhar. Excelentes dicas Ana! grazie!

  52. Oi Oi
    Sou estudante e vou estudar e viajar para Florença dia 10.
    Queria perguntar se alguem me sabe dizer, se o voo da ryainar Pisa (florence) aterra em florença ou em pisa, porque como chego as 23:50h viajar de noite depois da viagem nao é muito boa ideia.

    Obrigado/a

  53. Ola , Ana gostaria de umas dicas chego em Milão dia 28/09 pela manhã tenho poucos dias na italia retorno dia 7/09. Gostaria de ir pra veneza, florença, verona, pisa. será que consigo oque acha?Pois tenho que retornar pra Milão 07/09.E tbém gostaria de saber como posso fazer esses lugares com preços baratos. Obrigado

    • Todos esses lugares são relativamente próximos de MIlão e acessíveis por trem. Com mais de uma semana vc fará com tranquilidade. Veja os posts referente a cada uma dessa cidades para pegar as dicas. Boa viagem!

  54. Oi Ana, gostaria de conhecer a Itália com a Família, mas como vou com criança, seria bom ter ideias e sugestões para não ficar perdida uma vez que não conheço a cidade.
    Gostaria de conhecer Roma/Florença/Pisa/Veneza e Paris…Qual seria o roteiro mais adequada para conhecer estas cidades? ( por onde começo e onde termino?)

    Poderia seguir de trem para todas estas cidades?Será que poderia me ajudar com a ordem do roteiro, e o tempo que deveria ficar em cada cidade, os locais que deveria me hospedar e quanto mais ou menos gastaria com passagens de trem e estadia? Tenho 10 dias!
    Obrigada querida!

    • Dentro da Itália vc pode seguir de trem, mas já Pars não acho prudente, pois seria muito cansativo. Sugiro Paris ( 4 dias), Veneza (1 dia), Florença/Pisa ( 2 dia) e Roma (3 dias). Todas essas cidades tem dicas no blog, pesquise e leia com atenção (incluindo comentários). Boa viagem!

  55. oi ana.. gostei muito de ler este seu blog…
    é o seguinte, eu sempre tive uma paixão enorme por italia, mesmo sem nunca ter visitado… eu costumo mesmo dizer que se morrer sem ir a italia, morro com uma grande desilusão. entao, eu pro ano vou casar e vou de lua de mel a italia… eu quero visitar as seguintes cidades:
    Roma, pisa, Milão, Veneza, Bolonha, naples, Florença.toscana…
    e gostava de saber, qual a ordem pela qual devo fazer esta visita pelo pais, visitando todas estas cidades. você aconselha visitar mais alguma? quanto tempo necessito em cada uma delas? o que acha que fica mais em conta, alugar um carro, ou viajar pelo pais de trem? o aluguer do carro e perto de 40€por dia.
    que me aconselha? e ja agora, sabe dizer me se há pensões, baratas para passar a noite nestas cidades….? muito obrigado pela atenção.

    • Sofia, curiosamente vc tem o nome e sobrenome de uma prima minha, rs. Bom, não faço roteiros personalizados, pois demanda um tempo muito grande. Parte de suas questões já estão respondidas no blog, leia-o com calma e atenção (incluindo comentários). A seqüência melhor talvez seja: Milão (1 dia), Veneza (1 dia), Bologna (1 tarde), Florença (1 dia), Pisa (1 tarde), Roma (2 ou 3 dias) e Napolis (1 dia só para cidade e mais uns 2 ou mais, se quiser visitar coisas próximas.) Há muito nesse meio de caminho interessante, mas depende do tempo que vc tem. Acho o trem mais prático, mas o carro te dá liberdade e iso deverá ser sua escolha. Boa viagem!!!

  56. muito obrigado… so mais uma coisa, a comida fica muito cara lá nos restaurantes? e e facil chegar la e reservar na hora, uma noite numa pensao?

  57. Prezada,
    Meu marido e eu estamos indo para Itália em julho de 2011 passar dez dias. Estamos pensando em ficar 2 dias em Roma, 3 em Florença, sendo que em um iremos alugar um carro para conhecer Cinque Terre e Portofino, 2 em Veneza e mais 2 em Nápoles, sendo que em um iremos alugar um carro para conhecer a Costa Amalfitana. Minha dúvida é como explorar em um dias as duas regiões que vamos de carro. Qual sua sugestão?
    Obrigada

  58. Boa tarde Ana, irei a Italia em fevereiro/11 e pretendo ficar 5 dias completo la…
    minha programacao eh a seguinte:
    chego dia 18 a noite em Roma, passo dia 19 em Roma, dia 20 visit ao Vaticano, no dia 21 Assis e Pisa, dia 23 Genova e Dia 24 Milao… gostaria de saber se da realmente par cumprir essa programacao? da pra conhecer Pisa e Assis em um unico dia?
    Grata

  59. Olá Ana, Tudo bem?
    Adorei o seu blog…nossa ajuda muito…
    Eu e meu noivo estamos programando para conhecer a Itália em outubro…
    Mas estamos perdidos…A ideia era conhecer:
    Roma, Florença/ Pisa, Veneza, Milão, Zermmatt, Bern, Zurique, Munique e voltar para Roma…
    Mas nao sei se é melhor irmos de carro ou de trem…
    Na verdade nao sei como funciona os trens…é a nossa primeira viagem para a Europa…
    O que vc nos indica? E a hospedagem…tem indicação em Veneza…lá é uma fortuna….e em Roma?
    Fico no aguardo de um contato com a ajuda.

    Obrigada,.

    Paula

  60. Olá, muito legal seu blog, parabéns!!!
    tenho uma dúvida: chegarei de avião em Pisa as 14:00 e depois vou a Florença, porém gostaria de passar a tarde em Pisa e conhecer a cidade. Deixo minha mala no aeroporto e chego como nas atrações? Do aeroporto tem trem direto para Florença ou é necessário ir para algum outro local? Como funciona para deixar a mala no aeroporto?
    Muito obrigado.
    Mauro

  61. Olá Ana! No Próximo mês vou 3 dias a bolonha. Como penso que não é uma cidade muito grande, estava a ponderar visitar outras cidades. Li aqui que pisa se visita de forma rápida. Será que dá para visitar pisa e florença no mesmo dia, acordando muito cedo?
    Ou tem alguma cidade perto de bolonha que tb deveria visitar. de-me a sua dica, por favor. Obrigada

  62. obrigada ana, vou pensar em florença então. Sabe quanto tempo dá para visitar bolonha? também gostava de ir ao museu da ferrari em maranello, modena.

  63. Cara Ana,
    Parabenizo-a pelo brilhante trabalho…Estarei fiz um pequeno roteiro na Itália entre os dias 20 e 30 de junho, deixando 5 dias para Roma, 03 Florença e 03 em Veneza. O percurso Firenze e Veneza será de trem. Porém, entre Roma e Firenze optamos por avião. O hotel que iremos ficar em Firenze é o Rapallo, situado na Via Sanat Caterina d’alessandria. Indago. Existem os apontados comboios entre o aeroporto e o centro de Florença? É fácil andar em Firenze? Há programação para criança de 5 anos?

    Abçs

    Guilherme

    • Guilherme, deveria ter ido de trem, que é bem mais rápido, pois só o tempo que perderá indo para o aeroporto de Roma, o tempo de espera, o vôo e dps a chegada são bem mais que o trem. Enfim… Sobre Firenze, é uma cidade fácil e o roteiro sobre ela está aqui no blog, dê uma pequisada. Firenze e Florença é a mesma coisa, rs. Boa viagem!

  64. Ola Ana,vou agora com meu marido em abril passar 3 dias em florença e 9 na grecia mas nao sei bem o q fazer em florença.Vi muitas coisas mas em 3 dias nao dápra ver tudo..sendo q um desses dias reservei para ver a torre né?desço em pisa e de lá, reservei pela net um bus (terravision) ate florença (é bom?).vou ficar proximo a via alessandro guidoni e desço na santa m novella.meu hotel fica uns 10min da estação novella(é tranquilo taxi).Fiz tudo sozinha, sei q vou ter q me virar né?de uma ideia pois não sei se é seguro pegar trem ou onibus lá e se dá pra eu ,do hotel, fazer um tour por mim mesma.Li alguns posts falando que esta estação de trem tem muitos ciganos e não é muito segura,principalmente a noite..é verdade?pois vou chegar na estação por volta das 19:30, com malas,procurando taxi…Mil BJS e agradeço muiito!!

  65. Adorei esse blog… estou indo para Roma em Julho , Hotel Atlante Gardem, vou ficar 12 dias e queria ir para outras cidades, tem como contratar esse serviço por la,, se tiverem alguma informação do Hotel e dicas de guias, seria legal,, um abraço.
    grato

  66. Oi Ana,
    Comecei a montar a minha primeira ida à Europa em 2012 e achei o seu blog. Amei!!!!!!!!
    Queria arrumar tudo com bastante calma então queria a sua opinião sobre o que pretendo, pode ser?

    Dia 21 – Chegada a Lisboa ( tenho família lá )
    Dia 23 – Embarque para Veneza à tarde
    Dia 25 – Chegada a Veneza – pela manhã / seguindo para Florença a noite
    Dia 26 – City tour Florença
    Dia 27 – City Tour por cidadezinhas da Toscana
    Dia 28 – Pisa / seguindo para Roma à tarde
    Dia 29 – Roma e Vaticano
    Dia 30 – Roma / Embarque para o Brasil à noite

    Você aconselha hospedagem em albergues? Sabe se é difícil arrumar vaga?
    Os horários dos trens são 24 horas?

    Parabéns pelo blog.

    Beijinhos

    • Olha Tathiana, um dia só para Roma e Vaticano não dá. Muito coisa para ver… Pelo menos 2 dias, pois o dia do embarque não conta muito. E no dia 25 vc chega em Veneza??? Mas não era dia 23??? Preste atenção que PIsa fica para cima de Florença, logo vc irá e voltará para então ir para Roma, até pq o trem sai de Florença e não de Pisa. Reveja essa ordem… Otimize o tempo. Boa sorte!!!

  67. Olá Ana,
    Eu e minha esposa pretendemos sair 4/05/2011 e voltar em 27/05 do Rio de Janeiro p/Milão via Paris.De Milão(1 dia Como +1dia Milão), saimos de trem a Verona(vale pernoitar??) a ideia é ver e seguir a Veneza(2 dias) dai seguimos para Florença(onde pretendemos ficar 4 dias) olhamos a cidade e fazendo bate e volta para Siena+SanGeminiano+Pizza(gastar 2 dias nas 3 cidades) depois de trem seguindo para Assis e dai para Roma(4 dias)+ Napolis2 dias(sendo 1 dia p/ver Herculano e Pompeia) então aeroporto p/ Paris (4 dias)= Total 20 dias. Voce acha muito corrida??Posso comprar as passagens de trem no momento que chego a gare??é o mesmo preço que coprar pela internet?? Temos 66 anos, existe descontos para seniors nos trens italianos?? obrigado pela ajuda

    • Não, acho que tá bacana. Uma de minhas primeiras viagens para a Itália foi quase isso, rsrs. Em Verona, em uma tarde vc visita, mas a cidade é uma graça, se achar por bem pernoitar e seguir no dia seguinte para Veneza, tb é válido. Os preços são os mesmos sim… Vc pode comprar na hora ou de véspera, no caso de viagens mais longas. Sobre o desconto, acho que sim, mas não sei de para estrangeiros. Boa viagem!!!

  68. Olá Ana.. Adorei seu blog, mas preciso de umas dicas específicas. chegarei em Paris no dia 20 de julho e estou sem saber pra onde compro passagem. Ficarei na Itália 11 dias e não tenho interesse em Milão. Quero conhecer Veneza, Florença, Assis, Pádua,`Pisa, Verona e Roma. Depois. se der tempo, quero descer para a Costa Amalfitana. Gostaria de visitar Amalfi, e dar uma volta na Ilha de Capri. Seria possível? Se sim, ajude-me a fazr o roteiro.
    Obrigada

    Nair

  69. Olá Ana seu blog é ótimo! Estou indo para Itália dia 24/4 e gostaria de uma ajuda para montar um roteito. Ficaremos 8 dias e chegaremos dia 25 em Roma. Gostaria de visitar Assis, Siena, San Gimignano, Florença e Veneza. Vale a pena comprar um passe para 4 dias de trem? O que vc sugere para aproveitarmos o maximo do tempo?
    Obrigada

    • Em geral, eu não acho que valha à pena esse passe não, mas faça suas contas… 8 dias é pouco para tudo isso, mas não impossível… Leia os posts sobre a Itália com atenção, que há muitas dicas por lá. Boa viagem!!!

  70. Olá Ana, seu blog é show, voa a Itália em Julho/11, e no meu roteiro ficarei 3 dias em Veneza, mas estou achando que é muito dia e poderia ganhar mais um dia em Milão. Será que 1 dia e meio é o sficiente para conhecer Veneza. Chegarei primeiro em Roma e ficarei 2 dias e meio, existe alguma audiência Papal no Domingo , pois saio de Roma para Florença na Terça-Feira,passando por Assis e Siena. Obrigado. Gustavo

    • Um dia é suficiente para conhecer Veneza, na verdade. Mas se vc quiser fazer o passeio de barco para Murano, Burano e Torcello, precisará de mais um. Sobre Milão e Verona, um dia também é suficiente… Vc pode ganhar um dia para ir à Como, que é lindo e pertinho de Milão… Sobre o Papa, não sei te dizer… Boa viagem!

  71. Olá Ana, seu blog é show. No mês de Julho/11, irei a Itália passarei por Roma ( 2 dias e meio ), depois seguirei para Florença, de onde tirarei uma tarde para pagar aquele mico de tirar a foto tentando segurar a torre de Pisa, rs, rs, rs…Vc acha que 2 dias e meio em Veneza é muito tempo, pois no meu roteiro fico 2 dias em Verona e 1 dia em Milão, será que vale a pena diminuir um dia em Veneza e ganhar um dia em Verona ou Milão?
    O Papa faz algum tipo de aparição aos domingos no vaticano?
    Obrigado. Gustavo.

  72. Olá Ana, irei para Italia em Setembro em casal, e estou aproveitando muito as dicas do blog. Tenho uma dúvida sobre viajar de trem: malas maiores podem ser despachadas, e em caso de conexão pode haver extravio? Faremos 10 dias de Italia, metade de carro e a outra de trem, com algumas conexões. Estou usando o site da Rail Europe para reservar passagens, você acha necessário? Estamos pensando em viajar de 2a classe. Muito obrigado!

    • As malas não são despachadas. Elas ficam com vc o tempo todo. E não acho que precise reservar nada pelo Rail Europe, que além de tudo, é mais caro. Vc pode comprar lá na hora mesmo, ou de véspera, se preferir. Opte pelo site da trenitalia.com. Boa viagem!

  73. oi Ana

    Sairei de um cruzeiro no dia 08 em Livorno, e volto para São Paulo no dia 12 partindo de Firenze….

    o que da pra conhecer nesses dias?

    tem trem direto de livorno para veneza?

    pensei em sair8 de livorno, passar uma tarde em Pisa e seguir para Veneza

    passar 9 e 10 em Veneza e voltar para Firenze 11 e 12 embarcar São Paulo!

    achas que consigo fazer tudo isso de trem?

    andei vendo trens de livorno para veneza e nao consegui encontrar…

    podes me ajudar?

    obrigado

    andre

    • De Livrorno, vc tem próximo Pisa, Florença, Siena e muitos outros lugares lindos. Veneza já é mais longe. Pesquise trens no site da trenitalia.com, se tiver algum (direto duvido que haja), estará lá. Pense em alugar um carro, de repente é vantagem… Ou então deixe Veneza para outra vez e fique por perto, que já tem muito o que visitar. Boa viagem!

  74. Oi Ana!!
    Gostei bastante da sua iniciativa. Queria que me desse umas dicas com relação a Pisa e Florença. Vou chegar na noite de uma sexta em pisa e to pensando dormir num hostel (por favor me dê uma sugestão) e acordar cedo visitar a torre pegar o trem e ir pra Florença. O trem é de fácil acesso? As cidades são caras? Vc indicaria hostel ou hotel, já que ouvi que mtos hoteis podem sair mais baratos.

    Mtoo obrigada!!

  75. Olá Ana,

    Parabéns pelas dicas e pela simpatia em responde-las.
    Irei no final de junho fazer um curso de 4 semanas em Florença, pensei em ir nos fins de semana visitar algumas cidades perto, Pisa com certeza e pensei em Roma também. Você alguma outra dica ou sugestão?
    Em Pisa já vi pelas suas dicas que consigo fazer em um dia tudo e ir e voltar de trem.
    Em Roma também vi que serão necessários pelo menos 2 dias, tem dica de trem e de hotel por lá?

    Muito Obrigada

  76. Olá Ana, boa tarde. Eu e um amigo vamos para a Italia…veja o roteiro e duvidas, por favor:
    1) roma – 2,5 dias;
    2) de trem para firenze, alugar carro la e ir par siena e s. gimignano e voltar para dormir em firenze (ou ir de trem para essas cidades ???)
    3) partir para lucca e pisa e dormir lá;
    4) ir para la espezia / cinque terre e ficar por la 2 dias (de carro ou trem???);
    5) ir para gênova, devolver o carro lá (se locar) e partir para milão de trem;
    6) dormir em milão e pegar o vôo para o brasil.

    Muito obrigado!
    Um abraço

    • Olá Flávio. Olha, eu prefiro o trem, pois não preciso ficar me preocupando com estacionamento… Todas essas cidades tem ligações férreas e muitas são bastante próximas, mas essa escolha é muito individual. Você fará um passeio bonito. Boa viagem!

  77. Ola Ana CAtarina tudo bem? Parabéns pelo site. MUITO BOM e melhor ainda que você responde cada post com atenção e carinho.

    Estou indo com minha namorada para Itália dia 14 de junho. Ficarei 10 noites.
    Pensei em Roma, Florença, Veneza e Milao(queria Bolonha tbm) Você aconselha quantos dias em cada cidade? Tem algum lugar imperdível que voce aconselha?
    Nao tenho restricoes de preco entao caso valha a pena ir a uma cidade e voltar no mesmo dia nao terei problemas.

    Muito obrigado.

    • Sérgio, vc poderá ficar uns 3 dias em Roma, uns 2 em Florença (aproveite para ir a algum lugar próximo, como Pisa, Siena,…), 1 ou 2 em Veneza e o mesmo para Milão. Você poderá visitar Verona, Como, Bologna sem problemas, pois parte disso fica no caminho entre um lugar e outro. Namore o mapa da Itália, que vc perceberá isso. Boa viagem!

  78. Olá Ana,
    Estou chegando em Milão no dia 29/07/2011, e gostaria de visitar algumas cidades até o dia 05/0/8 , gostaria da sua dica ( quais as cidades que dar para conhecer e como chegar em dubronovick? depois tenho que ir para Dubronovick- Croácia no dia 06/0/8( irei fazer um cruzeiro de 7 dias)

    • Várias, rs… O melhor é vc abrir um mapa da Itália e ver as que ficam perto e escolher, pois vc é que sabe o que tem vontade de conhecer. Você teria Como, Verona, Veneza, Cinque Terre, … E sobre Dubronovick eu não sei… Boa viagem!

    • Olá Vera. OLha, eu não sei bem, pois direto, que eu saiba não há nada, nem avião, nem trem e acho que tb não há ônibus. Provavelmente vc terá que fazer baldeação em algum lugar. Tente trem até Milão ou Gênova e de lá um ônibus. Ou de carro, se for o caso. Boa viagem!!!

  79. Vera
    Tem trens rapidos que saem de Roma, Milao e Veneza. Também tem voos e dependendo do periodo voce até encontra a bom preço (tipo 70/80 euros).
    A escolha do meio de transporte depende de voce e do tempo da viagem. De trem voce pode ver as lindas paisagens embora a viagem dure 7 horas mais ou menos, ja de aviao voce ganha tempo e conforto.

    Abraço
    🙂

  80. Ana
    tudo bem??
    Outro lugar que vale a pena conhecer em Pisa é a Chiesa di Santa Maria della Spina, uma igreja pequena encostada ao Rio Arno e também um exemplo de gotico pisano. Construida em 1230. A Igreja Sta Maria da Espinha (nome em portugues) foi assim chamada porque tinha como reliquia uma espinha da coroa de Cristo – que agora esta em outra igreja.
    Abraços
    🙂

  81. Olá Ana

    Estou lendo seus posts e tenho aprendido bastante. Eu, minha esposa e filho (10 anos) viajaremos para a Itália (Veneza – Florença – Roma) em 01/09. Ficaremos 3 dias em Florença e pretendemos ir a Pisa, San Gimniano e Siena. Você acha que dá para ir a duas dessas cidades em um só dia? É melhor ir de carro ou de trem? É fácil dirigir entre essas cidades? Obrigado

  82. Olá Ana,
    Chegarei em Florença no dia 17/10 às 09:20 e irei para Roma no dia 19/10 às 7:00. Comprei esses trechos de avião porque achei muito em conta. Ou seja, terei dois dias em Florença e cinco dias em Roma. Mas eu gostaria de ir a Veneza e a Pisa também. Você poderia me ajudar a fazer um roteirinho? Será que nos dois dias de Florença eu pego um para ir para Veneza de trem e, depois, de Roma eu pego um dia para ir Pisa de trem? O que seria melhor em termos de logística? Muito obrigada

    • Acho bem complicado. De Florença, vc está ao lado de Pisa, então é relax ir, já para Veneza é bem mais longe. Até daria para ir em um dia, se abrir mão de Pisa. Voltar de Roma para ir apenas à Pisa não faz muito sentido, pois vc vai ficar indo para frente e para trás. Fique ao menos mais um dia em Florença, se quiser aproveitar alguma coisa. Boa viagem!!!

  83. Oi Ana, primeiramente parabéns pelo seu blog!!! Estou programando uma viagem de 10 dias inteiros a Itália (1ª vez), e estou meio perdida em relação a ordem dos destinos e do tempo necessário para locomoção entre um e outro (de trem)… rs. Gostaria que você me dessa uma sugestão de ordem para conhecer: Roma, Sorrento, Capi, Nápoles (abro mão se vc achar q fica mto corrido), Costa Amalfitana, Florença (só o basicão mesmo, pois já vi pelo blog q o ideal seriam 3 dias), Pisa (meio turno, só para bater foto na torre) e Veneza (só 1 dia, sem dormir, para dar uma volta de gôndola e conhecer o basicão). Elaborei a seguinte ordem, e queria sua opinião: Chegada em Roma a noite e ir direto pra Sorrento (tem como ir?). Dia 1 – Sorrento/Capri/Sorrento; Dia 2 – Sorrento/Costa Amalfitana/Sorrento; Dia 3- Sorrento/Nápoles; Dia 4 – Nápoles/Roma (indo pra Roma depois de meio dia); Dias 5 a 7- Roma; Dia 8- Roma/Florença (saída cedo); Dia 9 – Florença/Pisa/Florença; Dia 10 – Florença/Veneza. A noite saímos de Veneza e vamos para Paris…. Sei que é um roteiro suuuper cansativo e corrido. Vale a pena ir a Nápoles, ou vc acha que eu deveria sair de Sorrento direto par Roma? Dos destinos acima, não abro mão de conhecer Capri, Costa Amalfitana, Pisa, Roma e Veneza… (quase tudo… rs).. Desde já mto obrigada pela sua orientação!!!

    • Olá Alina. Sobre a ida para Sorrento no primeiro dia, acho que não dá. No resto, só te indico sair bem cedo no dia 10, para aproveitar bem e, em Nápoles, não deixe de visitar Pompéia. Para você se organizar melhor, verifique todos os horários de trem nos trajetos que pensa em fazer. Boa viagem!!!

  84. Oi Ana, mto obrigada pela resposta… Só mais umas perguntas (rs): Pompéia fica perto de Nápoles? Qual a distância entre elas e como ir? Dá pra conhecer Pompéia em meio período? O que você segure que conheçamos em Pompéia e Nápoles??? Obrigada!

  85. Ana!!
    Curto muuuito seu blog! Me delicio nele!
    Farei uma viagem no próximo mês para a Europa e seu blog se tornou a minha referência.
    Queria tirar uma dúvida. Para usar os lockers das ferroviárias, eu preciso agendar ou é só chegar lá e solicitar? E chegando lá +/- uma da tarde, acha que dá pra rodar o suficiente num dia??

    Muito obrigada!
    Abraços!

  86. Olá Ana,
    Primeiramente, parabéns pelo seu blog. São pessoas como você que fazem a alegria daqueles que, como eu, adoram iniciar a viagem bem antes do passeio, pesquisando e aprendendo mais sobre o roteiro.

    Minha pergunta é se você acha muito corrido visitar Pisa e Lucca no mesmo dia. Estaremos em Florença, provavelmente com um carro alugado. O que você acha?

    Obrigado.

  87. Ola Ana
    Parabens pelas excelentes dicas. Iremos ficar 7 dias na Italia. Preciso da sua dica em qual cidade ficar na regiao da toscana (iremos a um show em lajatico). devo ficar num destes de agriturismo? Iremos de carro, 6 pessoas. Vc acha que vale a pena conhecer mais Florença. Lucca, Piza, Siena ou ir até Veneza rapidamente? Muitissimo obrigada. Espero que viage cada vez mais e nos de mais dicas preciosas. Abs

  88. A-d-o-r-a-m-o-s este post!
    A Itália é maravilhosa e vale muito a pena conhecer Pisa e Florença.
    Viajar de uma cidade para a outra de trem realmente economiza muito tempo para aproveitar cada segundo do dia. 😉
    Se alguém precisar de ajuda para planejar a viagem, pode falar com a gente!
    Rail Europe BR

  89. Olá Ana, estarei em Roma durante uma semana e tenho 2 dias livres. Pensei em ir para Veneza ou Florenza… o que você aconselha? ou alguma outra cidade.
    bjs e obrigada

    • Oi Roberta! Para Florença até dá, mas para veneza é meio puxado, pois é bem mais longe. Outra opção bacana são as ruínas de Pompéia. Boa viagem!

  90. Oi Ana, vou para a Itália com meu marido no começo de setembro, ele vai assistir ao GP da F1 em Monza. Vi que Milão é a cidade mais próxima para ir a Monza, essa é a única certeza que temos. Vou montar meu roteiro baseada em suas dicas e posts. Nossa viagem terá uns 20 dias, pensei em ficar uns 15 na Itália e 5 em Paris, o que acha, devo começar ou terminar por Paris? Ou só ficar na Itália? E mais, é melhor deixar os hoteis agendados ou dá para chegar e ficar no dia? Obrigada!

    • Oi Mariana! Bom, acho super válido você ir aos 2 lugares, pois terá um tempo razoável para cada um. Começar ou não por Paris é indiferente. Já sobre os hoteis, eu sou daqueles que prefere reservar tudo antes (mas isso é de cada um), pois assim garanto melhores preços e não perco tempo procurando na hora, mas ofertas por lá não faltam… Boa viagem!

  91. Oi Ana, vou viajar pela Europa a partir do dia 26 de Dezembro, e tenho 3 diárias reservadas em Roma, de 8 a 11 de Janeiro, no dia 11 estou pensando em fazer o seguinte roteiro: Sair de Roma bem cedinho ir pra florença depois pisa e veneza, pq prentendo dormir em veneza e no começo da tarde partir pra barcelona onde jah tenho diária reservada no dia 12. Vc acha que daria certo assim? Consigo pegar um trem de Pisa pra Veneza? Obrigada e seus post’s estão me ajudando muitoo!!

    • Oi Rebeca! Corrido DEMAIS! Vc não consegue trem de Pisa para lá, pois ele parte de Florença, então, fique só com Florença, que tem muita coisas para ver e deixe Pisa para uma outra viagem. E mesmo Veneza só numa manhã também é muito pouco, mas… Boa viagem!

  92. Oi, Ana!
    sempre leio seu blog e gosto muito! Parabéns!
    Só me bateu uma dúvida aqui: vc diz que ao saltar na estação de Pisa, devemos pegar ônibus para a região da Torre, mas não tem uma estação de trem ali perto? Sem precisar pegar ônibus? Eu vi no mapa que existia, mas não consegui descobrir se tem trem indo de Florença pois não sei o nome da estação. VC tem alguma ideia? Ela existe mesmo e está em operação ou será que é antiga e não funciona mais?
    Obrigada!
    Beijos

    • Oi Karla! Os trens de Florença (e de outras cidades) vão só até Pisa Centrale e de lá você terá que pegar um outro trem (regional) para a estação “Pisa S. Rossore”, que é a que fica próximo da Torre. Se gosta de andar, dá para ir a pé também da Centrale (eu costumo voltar a pé). Espero ter ajudado. Boa viagem!

  93. Olá Ana,

    Roteiro espetacular! 🙂

    Este ano vou com a minha esposa a Itália celebrar a nossa Lua de mel, e estamos a pensar fazer o seguinte roteiro: Veneza (5 dias, incluindo Verona e talvez Padua), Florença (4 dias, incluindo Pisa) e Roma (5 dias).

    Tenho algumas questões que gostaria de te fazer:

    1 – Tens alguns roteiros com mapas do trajecto que seguiste?
    2 – Estamos a analisar a hipotese de nos juntar a algumas escursões que a agencia de viagens proporciona (com guia). Isto compensa, ou mais vale comprar nós os bilhetes e ir sozinhos? (pois Averiguei que estas cidades possuem tipo uns cartões passe para vários museus, transportes, etc).
    3 – Gostariamos de tomar um cappucino naquelas máquinas antigas que os italianos têm. Foste, ou sabes, de algum café que tenha tipo uma máquina dessas.
    4 – Recomendas algum restaurante nestas cidades onde se coma bem?

    Muito Obrgado

    Ricardo

    • Oi Ricardo, não, não tenho nenhum roteiro em especial, tudo o que tenho está já no blog, basta dar uma pesquisada para achar. EU sempre faço tudo sozinha com os tais passes e acho que te dá mais liberdade, mas isso é bem pessoal. Do café não sei e de restaurante, agora de cabeça me lembro do Caffé di Rippeta em Roma, que fica num hotel e tem post aqui no blog. Boa viagem!

  94. Bom dia Ana pretendo ir para Itália 2016 ficara 10 dias na Itália começando por Roma e depois irei para França mais 10 e 10 dias na Espanha. Só falo Português tem algumas dica para dar.
    Obrigada

    • Alzira, também não falava os idiomas locais e fui até para a China, rsrsrs. A mímica sempre ajuda, no mais, não tem muita dica nesse quesito não, infelizmente. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here