Home / Turquia / Passeio de balão na Capadócia (tudo o que você precisa saber)

Passeio de balão na Capadócia (tudo o que você precisa saber)

Ir até a Capadócia e não fazer o passeio de balão é quase como se você não tivesse ido, pois a magnitude daquele lugar só pode ser realmente contemplada bem lá do alto. É uma experiência única!

É preciso saber que não é um passeio barato, mas vale cada centavo, então, encare como um investimento. Os preços variam de acordo com a empresa e duração do voo, mas não espere pagar menos do que 160 euros por pessoa.

Se você estiver em um grupo de amigos ou família, vale chorar um desconto, pois às vezes rola, como foi o nosso caso. Não só conseguimos um descontinho, como um balão exclusivo só para nós, pois estávamos em 9 pessoas.

capadócia turquia

dicas da turquia

voo de balão na capadócia

Reserva

Como esse passeio é o mais concorrido, reserve-o antes de chegar lá. Você pode pedir que o seu hotel providencie isso (a maioria deles organiza isso para seus hóspedes) ou reserve direto com alguma empresa local. Numa rápida busca pela internet você vai encontrar várias empresas. Nós fizemos com a Sultan Ballons. Mas fato é: chegue na Capadócia com o seu voo já agendado.

Outra coisa importante: marque seu voo para a primeira manhã que estiver lá, pois eventualmente os balões não são autorizados a subir (problema com o vento ou outra questão meteorológica), então, se o tempo ajudar, só no outro dia você terá a chance de voar e você não vai querer arriscar ir até lá e não voar, não é?!

paisagem capadócia

Antes do voo

Todas as empresas pegam os passageiros nos seus respectivos hotéis bem cedo, tipo 6h (às vezes mais cedo), pois as melhores condições climáticas para o balão voar com segurança é ao amanhecer, e levam para o local onde o balão será inflado. Você verá todo esse processo e, enquanto isso, eles servem um pequeno café da manhã, já que, em geral, não dá tempo de comer no hotel.

balão turquia

Quando ele está cheio é só subir a bordo!

O voo

O voo de balão é tão soft que você mal percebe que ele já saiu do chão. É emocionante! A duração média é de 1 hora, mas há algumas opções com mais tempo.

Na “cestinha” cabem entre 12 e 16 pessoas. Quando fomos, como disse antes, estávamos em um grupo de 9 amigos/família, então, conseguimos negociar um balão só pra gente.

Uma hora pode parecer muito, mas o tempo “voa” lá em cima e quando nos damos conta, já começamos a descer. O voo foi super tranquilo, num dia lindo de céu azul. Lentamente sobrevoamos os principais povoados da Capadócia e vimos suas formações geológicas ímpares. Como era inverno, segundo o nosso guia, não havia muitos balões no ar, mas eu achei que o céu estava lotado deles. Parece que durante o verão tem 3 vezes mais.

voo de balão

turquia dicas

o que fazer na capadócia

Declev no balao

Quando começamos a descer percebemos que nosso piloto tentava estacionar exatamente em cima de um reboque atrelado a uma caminhonete. Perecia impossível que ele conseguisse, mas sim, ele foi direto ao “alvo” e ainda demos um pequeno passeio de carro, até o local exato onde eles iriam esvaziar o balão.

aterrizagem balão

roteiro capadócia

Uma vez em terra firme, fizemos um brinde com champanhe ao sucesso do nosso voo e ainda ganhamos um “diploma/certificado” pelo voo realizado.

como chegar na capadocia

capadócia dicas

Depois eles nos levam de volta ao hotel, quando, então, tomamos um café da manhã (de novo!). No total, desde que saímos até voltarmos, o passeio durou umas 2:30h.

Ficou com vontade? Vale a pena!

E na hora de começar a organizar o seu roteiro, não deixe de ler todas as nossas outras dicas da Turquia e nem de verificar os passeios e ingressos que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

Visitando a Basílica Santa Sofia em Istambul

Em janeiro de 2014 eu e meus amigos fizemos uma viagem de férias à Turquia, …

8 Comentários

  1. Yara

    Sou louca pra fazer esse passeio. Turquia e Grécia. Vc tem dicas pra me passar? Por qual Agência e empresa aérea vc foi?
    Obrigada e espero conseguir realizar meu sonho….
    Yara

    • Ana Catarina Portugal

      Agência nenhuma, fiz tudo por conta própria e pesquisei o que saía mais barato na época que fui. 😉 Boa viagem!

  2. Mário Nunes

    Boa tarde Ana Catarina
    Já Experimentou fazer a mesma coisa sem sair de Portugal?
    Esta semana que passou realizou-se em Coruche o 1º Festival Internacional de Balões de Ar Quente, contou com varias formas especiais, entre elas, uma mota, um gelado Corneto, a garrafa da Rubis gás, a Garrafa de Licor Beirão,entre outras.
    Para alem deste evento realizam-se todos os dias viagens de Balão de Ar Quente que poderão ter partida em vários pontos do País.
    Consulte a empresa Windpassenger para obter mais informações.

    • Ana Catarina Portugal

      Adorarei participar quando houver oportunidade. 😉

  3. Thais Leite

    Ola Ana! Eu teria uns 5 dias inteiros na Turquia. Eu consigo fazer um tour por Istambul e fazer esse passeio de balao na capadocia?

    • Ana Catarina Portugal

      Acho que sim, se usar 2 em Istambul, 2 na Capadócia e 1 para deslocamentos. Boa viagem!

  4. Karen

    Olá. Adoro seu blog. Estou pensando em ir para Turquia no inicio de fevereiro e ficar 50 dias, mas a unica coisa que me desanima é o fato de ser inverno no país (sou do Rio de Janeiro e não estou acostumada com frio hehe). Pelas suas fotos parece estar fazendo frio mas nada que uma blusa de frio boa não resolva. Você foi no inverno também? se não em que mês?

    • Ana Catarina Portugal

      Sim, fui 2 vezes em janeiro e achei tranquilo. Só na Capadócia foi um pouco mais frio, pq acordamos cedo para fazer o passeio de balão, mas não deu pra morrer não, rsrs. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *