Home / Brasil / Passeio de jangada nas piscinas naturais de Porto de Galinhas

Passeio de jangada nas piscinas naturais de Porto de Galinhas

O passeio de jangada nas piscinas naturais de Porto de Galinhas é, com certeza, o mais tradicional da região.

Sabe aquelas fotos maravilhosas com as jangadas de velas abertas flutuando por um mar azul esverdeado e, ao mesmo tempo, transparente? É ali.

E posso dizer pra você: é exatamente assim! Não tem mentira nem exagero, você vai poder conferir nas minhas fotos neste post.

Eu tive a oportunidade de fazer este passeio e garanto que você não pode deixar de colocá-lo em seu roteiro por Porto de Galinhas!

Vamos ver como foi? Você com certeza vai me dar razão!

o que fazer em porto de galinhas

Passeio de jangada nas piscinas naturais de Porto de Galinhas

Talvez este seja o passeio mais fácil de se fazer por lá, porque as jangadas partem da praia de Porto de Galinhas, a praia que fica em frente à vila mesmo.

É interessante saber que existe uma associação de jangadeiros e que todos trabalham juntos, quer dizer, não importa quem vai te levar, todos os jangadeiros ganham.

passeios em porto de galinhasPraça da vila de Porto de Galinhas, em frente à praia.  No canto inferior à esquerda, o quiosque da Associação de Jangadeiros de Porto de Galinhas.

Você pode comprar seu ticket ali na pracinha da vila, em frente à praia, em um quiosque da “Associação de Jangadeiros de Porto de Galinhas”, fácil de achar. Com seu ticket na mão, você vai até a areia e entrega a um dos membros da associação (identificados com uma camisa padrão). Ele, então, te encaminha  a uma das jangadas que estão disponíveis, pois cada uma sai com 6 pessoas.

passeio de jangada em porto de galinhas

Nós chegamos bem cedo e esperamos a maré baixar até a altura ideal. A maré tem que estar baixa para que as piscinas se formem, então, procure saber os horários das marés no dia que você quiser fazer o passeio. Provavelmente, alguém no seu hotel ou pousada deve saber e, com certeza, o pessoal da própria associação. No nosso dia, por exemplo, fizemos o passeio por volta das 9h da manhã.

Quando estávamos esperando a maré tivemos uma agradável e honrosa surpresa: o pessoal do Melhores Destinos estava lá inaugurando 3 jangadas que eles patrocinaram e, adivinhem: nós fomos convidados para participar da saída inaugural!

melhores destinos

Foi super legal e queria agradecer, inclusive, ao Marcel Bruzadin, que fez o convite pra gente.

Então saímos da praia com a jangada e lá fomos nós! Durante o próprio caminho até as piscinas já dá pra perceber o quanto o mar é maravilhoso: ela vai deslizando suavemente, sem ondas (porque ficamos protegidos pela linha de arrecifes), e podemos ver a areia, as pedras, os recifes e os peixes passando por baixo.

porto de galinhas o que fazer

passeios de jangada em porto de galinhas

Uma vez lá, nós descemos da jangada e andamos por cima dos recifes. O caminho que fazemos é delimitado por cordas, para que o impacto ambiental seja o menor possível. É importante observar as cordas e não pisar por fora delas em nenhum momento.

como chegar em porto de galinhas

No meio dos recifes formam-se piscinas que “prendem” os peixes durante a maré baixa. Algumas ficam lotadas de peixes coloridos de diversas espécies.

passeio de jangada porto de galinhas

Foi lá que vimos o famoso “mapa do Brasil”, formado naturalmente nas pedras.

dicas de porto de galinhas

Nesta primeira parte não é permitido o mergulho. Depois de um tempinho voltamos às jangadas e o jangadeiro nos leva para uma parte onde se pode mergulhar. Eles têm máscaras para emprestar, mas não snorkel. Então, se você tiver sua máscara e snorkel, sugiro levar. Ali ficamos mais um tempo em praticamente uma piscina de águas mornas com peixes nadando à nossa volta.

jangadas porto de galinhas

É um passeio maravilhoso e imperdível. O único “porém” é o tempo… por ser tão bom, me parece curto. Infelizmente, o tempo que ficamos nas piscinas, de fato, não é longo: o passeio todo dura cerca de 45 minutos. Por conta disso, para ficar mais tempo por lá, você tem que fazer o passeio novamente. Mas até que dá pra fazer, pois não é caro 🙂

jangada em porto de galinhas

porto de galinhas

Informações úteis:

Passeio de jangada nas piscinas naturais de Porto de Galinhas

  • Onde: saída da praia da vila de Porto de Galinhas
  • Quando: o ano inteiro, na maré baixa
  • Duração: 45 minutos
  • Custo: R$ 20,00 por pessoa

mergulho em porto de galinhas

Dicas importantes:

  1. Vá calçado: chinelos ou sandálias que podem molhar, porque ao andar pelos recifes alguns corais podem machucar os pés e, ainda, existem por lá ouriços-do-mar com seus longos espinhos;
  2. O uso de protetores solares por todo mundo que vai às piscinas pode ser prejudicial aos corais. Se você precisa muito, use. Se não precisa tanto assim, sugiro ir a este passeio protegido com uma camisa e chapéu. A natureza agradece;
  3. Não esqueça de levar a sua câmera fotográfica. Se tiver uma à prova d’água, melhor ainda. Qualquer coisa, você ainda pode comprar uma case para debaixo d’água que os vendedores ambulantes vendem na areia;
  4. Não esqueça de sair só com a maré baixa.

piscinas naturais de Porto de Galinhas

Gostou? Veja aqui mesmo no blog mais dicas de Porto de Galinhas.

E também veja estes posts de blogs parceiros:

O blog Turista Profissional viajou a convite do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e da Azul Viagens, com apoio da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas e assegurado pela GTA Seguros.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.

Leia também

onde ficar em Balneário Camboriú

Dica de hotel em Balneário Camboriú com ótimo custo x benefício!

Está planejando uma viagem para Santa Catarina e já começou a pesquisar por um bom …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *