Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 16/09/2020

A primeira coisa que é preciso ficar claro é que pastel de Belém é uma coisa e pastel de natas é outra coisa. Dito isso, vamos às explicações.

O delicioso pastel de natas é uma das especialidades da gastronomia portuguesa, famosa pelo alto padrão de qualidade em sua doçaria. Mas o famoso pastel de Belém é um doce exclusivo (e patenteado) da antiga Confeitaria de Belém, hoje chamada de “Pastéis de Belém”.

Ele é como um pastel de natas, mas eles guardam a sete chaves um ingrediente secreto (ou mais) que é colocado no recheio, conhecido apenas pelos mestres pasteleiros da Oficina dos Segredos, e é’que justamente o que lhe confere um sabor único, que somente quem vai lá tem o privilégio de experimentar.

=> Economia: Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

Pastel de Belém

Localizado no bairro de Belém, em Lisboa, este estabelecimento, que acabou por se tornar uma atração turística, está aberto ao público desde 1837.

☛ Leia também: 

dicas de Portugal - Pastel de Belém, uma atração turística (e gastronômica) de Portugal

Diariamente são feitos mais de 15.000 pastéis e esse é um dos motivos – além do dito ingrediente misterioso – que faz com que eles sejam tão saborosos, pois é garantido que você vá comer um doce que acabou de sair do forno, ou seja, quentinho e crocante. Só experimentando para saber o quão deliciosos eles são.

Pesquise opções de hospedagem em Lisboa aqui

pasteis de belem - Pastel de Belém, uma atração turística (e gastronômica) de Portugal

Não se assuste se ao chegar lá você vir uma enorme fila na porta, coisa que é muito comum. Essa fila é para quem vai comprar os doces no balcão para levar para casa. Entre na confeitaria! Inicialmente, você vai achar que não há lugar, pois verá apenas meia dúzia de mesas – sempre lotadas – mas não se intimide, continue entrando, pois lá para dentro existem vários salões enormes cheios de mesinhas; portanto, mesmo que você precise esperar um pouco, sempre haverá um lugar para sentar e se deliciar.

Vale a pena => Excursão 1 Dia a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

roteiro portugal1 - Pastel de Belém, uma atração turística (e gastronômica) de Portugal

Numa das laterais do primeiro grande salão é possível ver uma parte da cozinha através de uma parede de vidro. É impressionante a quantidade de pastéis que passam por ali. Não deixe de ir lá dar uma espiadinha!

Dica => Passeios em Lisboa e arredores

dicas de lisboa - Pastel de Belém, uma atração turística (e gastronômica) de Portugal

Mas nem só de pastéis de Belém vive esta confeitaria! Os demais doces e salgados são de qualidade equivalente e valem a pena ser experimentados.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Então, agora você já sabe, quando alguém disser que comeu um pastel de Belém em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em qualquer outro lugar, pode ter certeza que não é verdade, pois no máximo a pessoa comeu um pastel de natas e que, infelizmente, muitas vezes também têm a sua receita adulterada, como colocar maizena na massa do recheio para fazer render.

Imperdível=> Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

Informações úteis:

Endereço: rua de Belém, 84-92 – Lisboa
Como chegar: pegue o bonde 15 e desça na porta.
Horários: todos os dias das 8h às 22h
Site: www.pasteisdebelem.pt

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

hospedagem em lisboa - Pastel de Belém, uma atração turística (e gastronômica) de Portugal

Seguro Viagem Para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa. Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

Lisboa min - Pastel de Belém, uma atração turística (e gastronômica) de PortugalE não deixe de conhecer também o nosso guia de Lisboa, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
3 Comentários
  1. Eles são bem diferentes mesmo mas com certeza pelo que eu vi o capricho da cozinha co certeza deve ser maravilhoso, também achei de muito bom gosto a decoração com azulejo vintage que da um ar adorável ao local.
    Caramba se produzem 15 mil pastéis por dia é impressionante!
    Excelente referência Ana.
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *