Percorrendo a “ruta de las flores” em El Salvador

A chamada Ruta de las Flores em El Salvador é um recorrido de aproximadamente 35 km por cinco povoados tradicionais que ficam nas montanhas da região de Sonsonate, são eles: Nahuizalco, Solcoatián, Juayúa, Apaneca e Concepción de Ataco (meu favorito).

Além dos povoados em si, o caminho (a ruta) é, como o nome já indica, florido e margeia uma boa parte das plantações de café do país. Na primavera é um esplendor de cores!

Todos esses lugarejos têm como característica a presença de uma igreja colonial no centro e o povoado que cresceu no entorno. É possível em alguns deles presenciar a prática de tradições bem antigas, encontrar senhoras com trajes típicos e, se você der a sorte de ir num dia de feira (e eu tive), conhecer uma variedade de comidas, bebidas e especiarias tradicionais.

DSC_0248_2710x1814DSC_0276_2710x1814PC210165

DSC_0493_2710x1814Em Juayúa é onde está localizada Los Chorros de la Calera, ou seja, um conjunto de cachoeiras belíssimo. Os carros comuns não conseguem chegar muito perto, então, prepare-se, pois é uma boa caminhada até lá; no entanto, o visual compensa muito. Às vezes no caminho passam algumas caminhonetes ou motos vendendo carona até o portão que dá acesso à área, mas não vá contando com isso. Outra característica do lugar é que aos fins-de-semana este povoado abriga um importante festival gastronômico de pratos nacionais.

É absolutamente possível percorrer toda a ruta de las flores em um dia, mas se você puder pernoitar por lá, eu indicaria ficar em Ataco, pois o povoado tem uma tradicional vida noturna. Há opções para todos os gostos e padrões econômicos. De dia a cidade é meio deserta (acho que todos dormem), mas de noite… Outra curiosidade do lugar são os diversos painéis pintados por dois moradores nas paredes das casas e muros da cidade: podemos dizer que ela é toda “grafitada”. Uma graça!!!

DSC_0697_2710x1814DSC_0728_2710x1814DSC_0732_2710x1814

DSC_0235_2710x1814Se você tem um espírito bem aventureiro, há a possibilidade de ir de ônibus (parador) da capital até os povoados. Em tese, bastaria pegar o  ônibus nº 205 que vai de San Salvador para Sonsonate e descer na entrada de Nahuizalco, e depois, entre os povoados, ir no nº 249 ou 23. Eu confesso que não quis me aventurar tanto e preferi contratar uma agência que me levou num carro novinho e confortável, sem perrengues e que adequou o passeio ao meu ritmo. No meu caso, usei os serviços da Magic Dreams Tours, mas existem muitas outras que oferecem o mesmo serviço.

Este é uma passeio para quem gosta de natureza, história, artesanato e de um certo turismo antropológico. Vale à pena!

Boa viagem!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.