Gustav Klimt em Viena: onde ver obras do pintor

Nascido na periferia de Viena em 1862 e oriundo de uma família pobre com sete filhos, o pintor Gustav Klimt é conhecido por suas pinturas e desenhos não somente em quadros, mas também por trabalhar a arte em decoração e arquitetura.

Aos 14 anos, iniciou seus estudos artísticos na Escola de Artes e Ofícios e, posteriormente, abriu um ateliê em Viena com o irmão, também artista.

Pintor modernista, o estilo de suas obras é considerado uma mistura de Simbolismo com Art Nouveau. Era comum Klimt retratar em suas pinturas as relações humanas, principalmente o feminino, com destaque para o erotismo, fazendo inclusive com que fosse alvo de muitas críticas na época.

Ele também foi um dos fundadores do chamado Movimento Secessão em Viena, grupo de artistas com visões revolucionárias em relação à arte.

Economia => Seguro Viagem Áustria (com desconto)

Com obras expostas em museus e nas decorações de ambientes, é fácil seguir os passos do pintor Gustav Klimt em Vena. Pode até ser que você esteja olhando para uma obra do artista sem saber!

Confira onde encontrá-las.

Leia também: Dicas de Viena para quem vai a primeira vez

Onde ver obras do pintor Gustav Klimt em Viena

Souveniers com tema do KlimtSouveniers com temas dos quadros de Klimt são comuns em Viena

Museu das Belas Artes (Kunsthistorisches Museum Wien)

Um dos mais importantes museus do mundo – e em Viena! – não deixaria de ter em seu acervo as obras de Gustav Klimt.

Neste local estão painéis pintados por Klimt para decorar as paredes da escadaria principal. As imagens remetem à Antiguidade, com representações egípcias, gregas e romanas. Os painéis ficam a cerca de 12 metros de altura e se misturam na arquitetura do museu, entre os arcos e as colunas.

Leia também: Visitando o Museu de História da Arte em Viena

Friso de Beethoven

Um artista homenageando outro artista. Nesta obra, feita em 1902, Gustav Klimt criou a representação da Nona Sinfonia de Beethoven para uma exposição que aconteceu no Movimento Secessão, em homenagem ao músico e compositor, também austríaco.

Atualmente dividida em 7 peças, por conta do tamanho, que chega a 34 metros de largura, o Friso está em exposição na Secessão de Viena.

Confira => Passeios em Viena e arredores

Secession em Viena

Aproveite e veja também nosso post com dicas de onde ‘encontrar com o Beethoven’ em Viena:

Leia também: Seguindo os passos de Beethoven em Viena

Teatro Burgtheater

Preste atenção nas imagens do teto, próximas às escadarias. Pintadas em 1886, lá no alto, você verá as obras de Gustav Klimt e também de seu irmão Ernst Klimt, compondo a decoração do grande teatro.

Pesquise opções de hospedagem em Viena aqui!

Wien Museum Karlsplatz

O Museu da capital austríaca é o lugar ideal para se conhecer toda a obra de Gustav Klimt em Viena.

O local abrange a maior coleção sobre o artista no mundo, com trabalhos do pintor que vão desde sua época como estudante até o final de sua vida. Entre os destaques estão os importantes quadros “Pallas Athene” e “Retrato de Emilie Flöge”.

Leopold Museum

Lar de grandes obras modernas e contemporâneas do país, no Museu Leopoldo é possível ter uma ideia de como era o atelier utilizado pelo pintor até 1911. Fazendo parte do acervo permanente, a reconstrução do ambiente de trabalho de Gustav Klimt em Viena inclui até a mobília original!

A exposição dentro do museu dedicada ao pintor se chama “A Viena de 1900” e conta também com a grande obra “Morte e Vida”, além de “Uma manhã na lagoa” e “Lago Attersee “.

Vale a pena => Ônibus Turístico Hop-On Hop-Off e Wi-Fi Gratuito

Onde ver obras do pintor Gustav Klimt em Viena

MAK

É no Museu Austríaco de Artes Aplicadas que estão os esboços dos trabalhos de decoração que o artista fez para o mosaico da sala de jantar do Palácio Stoclet, em Bruxelas. São nove painéis que fazem parte da coleção permanente do museu.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Palácio Belvedere

O quadro “O Beijo” é um dos mais conhecidos do artista e é no Palácio Belvedere que a obra se encontra atualmente exposta.

Com a utilização de folhas de ouro na composição e detalhes de mosaicos em estilo bizantino, a tela foi criada entre 1903 e 1909, no chamado “período dourado” do artista.

Neste museu também estão obras de Egon Schiele e Oskar Kokoschka. Então aproveite a visita para um mergulho na arte!

O Beijo de Gustav Klimt

O Beijo de Gustav Klimt

Klimt’s Village

A oficina de Gustav Klimt em Viena utilizada por ele até sua morte, em 1918, atualmente está revitalizada e aberta ao público.

A reforma foi feita com base em descrições e ilustrações da época, para tornar o local o mais próximo do original possível. Fotografias de Moritz Nähr e amostras originais dos móveis também foram utilizadas para compor o ambiente.

O local fica fora do centro, mas está próximo do Palácio de Schönbrunn, que é um lugar que com certeza você irá visitar, então, tente juntar as duas visitas num dia só.

Casa de Klimt em Viena

Museu do Teatro Austríaco

É neste museu onde  fica exposta a pintura à óleo “Nuda Veritas”, de 1899. A obra faz parte da coleção do escritor austríaco Hermann Bahr, simpatizante do Movimento Secessão em Viena, que comprou a arte durante  exposição no local.

Apesar de pertencer ao acervo do Museu do Teatro Austríaco, atualmente, o quadro “Nuda Veritas” não se encontra no local pois está em exposição em outro país.

Leia também: Seguindo os passos de Mozart em Viena

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Galeria Albertina

A Albertina é um museu/galeria de arte onde estão cerca de 170 desenhos de Gustav Klimt e também a pintura “Ondinas”, bem ao lado de uma obra do artista Claude Monet.

Gustav Klimt é um dos artistas que adoramos ver ao vivo. Suas obras são impressionantes, não acham? E, pode ter certeza, é uma emoção estar cara a cara com uma delas!

Não perca a chance de vê-las quando for a Viena.

Aproveite e continue a sua viagem por Viena aqui no blog, com as dicas que já publicamos sobre a cidade.

Boa viagem!

* Fotos Shutterstock e arquivo pessoal

Continue sua viagem para Viena aqui:

4 comentários em “Gustav Klimt em Viena: onde ver obras do pintor”

  1. Adorei! Vim a Viena só pra ver as obras de Klimt e vocês me deram o roteiro. Vou sair já a procura. Sou artista e acho que klimt é o único artista que me falta conhecer melhor. Só vi 2 obras dele em NY. Obrigada e beijos do klimt rs Fernanda Eva

    Responder
  2. EXCELENTE MATÉRIA!!!!!!!!!!!!!!
    PARABÉNS!!!!
    ESTOU PLANEJANDO IR PARA VIENA EM FINAL DE AGOSTO, SOMENTE PARA VER TUDO DE KLIMT!!!!
    O QUE VCS ME SUGEREM?
    COMPANHIA AÉREA, FICAR EM LUGAR ECONÔMICO.
    BJS.
    NANCI.

    Responder
    • Cia aérea, a mais barata, rsrs. Outras dicas, dá uma olhada aqui no blog, pq tem muita coisa. 🙂
      Boa viagem!

      Responder

Deixe um comentário