Se tem uma coisa que o Chile não economiza é nos cenários deslumbrantes. Este motivo faz com que muitos pontos turísticos do Chile envolvam suas paisagens naturais e conquistem todos os tipos de turistas, já que o país é bastante extenso e possui desertos, lagos, montanhas, praias e até neve.
Com tantas atrações turísticas no Chile, o ideal é que você viaje para o país com um roteiro pré-definido, de acordo com o seu gosto e com a sua disponibilidade de tempo no país.
A seguir, conheça os principais pontos turísticos do Chile que você não pode deixar de considerar para os seus planos.
Seguro Viagem Chile: é obrigatório? |
Principais pontos turísticos do Chile
Por conta da diversidade e grande quantidade de pontos turísticos no Chile, essa é uma viagem que possibilita a elaboração de roteiros com inúmeras combinações, de forma que seja possível visitar o Chile diversas vezes e fazer um itinerário diferente a cada ida.
É claro que alguns pontos turísticos do Chile são mais favoráveis ou agradáveis em determinadas épocas do ano, então é importante levar isso em consideração na hora de planejar o seu roteiro.
Além disso, é só escolher os locais de interesse no país que mais tem a ver com o seu estilo e aproveitar!
Veja o que separamos para você escolher:
Ilha de Páscoa
A Ilha de Páscoa é uma ilha vulcânica, originalmente chamada de Rapa Nui, que abriga quase 900 estátuas monumentais chamadas moais em seus sítios arqueológicos.
Os moais são cabeças gigantes humanas esculpidas e expostas em enormes pedestais de pedras, datadas entre os séculos XIII a XVI.
O Parque Nacional Rapa Nui é um dos Patrimônios da Humanidade, e o mistério que ronda sua cultura é realmente intrigante. Além das mitológicas esculturas que atraem turistas do mundo todo, a Ilha de Páscoa possui uma beleza natural fenomenal, com paisagens incríveis.
Nós visitamos e achamos o máximo!
De Hanga Roa: excursão turística de dia inteiro à Ilha de Páscoa
Ilha de Páscoa: Dia inteiro de história dos moais |
Parque Nacional Torres del Paine
A reserva natural Parque Nacional Torres del Paine é tão exuberante que fica difícil encontrar adjetivos para descrever. São mais de 200 mil hectares de formações rochosas. Dentro do parque, há diferentes circuitos que podem ser feitos para chegar até a base das Torres, em diferentes níveis de dificuldade.
Mas não se engane: para percorrer qualquer uma das trilhas, será necessário o mínimo de preparo físico. Dentro do parque, há hotéis onde você pode pernoitar, mas para quem prefere economizar com as salgadas estadias do local, também é possível acampar, basta fazer sua reserva antecipadamente no camping.
Torres del Paine: Passeio de barco panorâmico de 3 horas ao Glaciar Grey
Imperdível => Torres del Paine: W Trek Express
Puerto Varas
A cidade de Puerto Varas fica na região dos lagos andinos e, assim como outras regiões do Chile, não economiza nas belezas naturais, incluindo lagos de águas cristalinas, que atraem turistas para a região e são base da economia local com a atividade pesqueira.
Um dos destaques da paisagem de Puerto Varas é o vulcão Osorno, que funciona como estação de esqui durante o inverno e oferece uma vista única e incrível lá de cima. A cidade ainda conta com excelentes restaurantes e diversas possibilidades de atividades ao ar livre nos dias de clima mais ameno.
Puerto Varas: excursão diurna ao vulcão Osorno em van com ar condicionado |
Valle Nevado
Para quem ama esportes na neve, o Valle Nevado não pode ficar de fora do roteiro. Este é o principal ponto turístico para a prática de esportes de toda a América Latina, recebendo turistas de todo o mundo durante a temporada de neve.
Além de poder praticar esportes, os frequentadores do Valle Nevado contam com uma vista fenomenal, que pode ser apreciada também nas estações onde o gelo não está mais em evidência.
O Valle Nevado também pode ser aproveitado por quem não pratica esportes e prefere degustar um bom vinho no alto da montanha.
Nós temos mais de 10 posts aqui no blog sobre o Valle Nevado, aproveite!
É importantíssimo viajar com o Seguro Viagem para Esportes Radicais e de Neve
Santiago: Valle Nevado e Farellones Ski Center Day Trip
Deserto do Atacama
O Deserto do Atacama é o deserto mais seco do mundo. O local é um dos melhores do mundo para observar as estrelas, por isso a oferta de hospedagens por lá é excelente e abrange os mais variados tipos de estadias, das mais simples até os resorts.
Uma das melhores dicas para quem deseja conhecer o Deserto do Atacama é ir durante a primavera ou o outono, já que as temperaturas do verão e, principalmente, do inverno não são muito agradáveis por lá.
Há várias opções de passeios na região que podem ser feitos com guias ou agências, sempre credenciados.
Capelas de Mármore
Situadas na Patagônia Chilena, as Capelas de Mármore consistem em um afloramento geológico de mármore, esculpidas pelas águas do lago General Carrera. Os tons de branco, cinza, marrom e bege refletem as águas azuis cristalinas do lago, formando um cenário de tirar o fôlego.
As Capelas de Mármore podem ser acessadas através de passeios de lancha ou caiaque, que possibilita que se chegue mais perto das capelas. A região é bem fria e demanda cuidados especiais com as vestimentas, especialmente para quem for se aventurar nas águas do lago.
Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking? Importante => VOCÊ TEM DIREITO A UMA INDENIZAÇÃO! |
Casas de Pablo Neruda
As três casas de Pablo Neruda estão entre os pontos turísticos mais visitados do Chile. O poeta chileno fazia de suas casas uma extensão da expressão de suas obras, e cada uma possui uma personalidade diferente, como se fossem três personagens.
As casas-museu de Pablo Neruda são:
- La Chascona, em Santiago,
- La Sebastiana, em Valparaíso, e
- Isla Negra, em Isla Negra.
Vale a pena tirar um tempo para mergulhar na mente do maior poeta chileno. Para saber mais detalhes sobre as casas de Pablo Neruda, leia nosso post completo sobre o assunto.
Leia alguns dos livros do peta Pablo Neruda
Valparaíso e Viña del Mar
As cidades de Valparaíso e Viña del Mar são tão próximas que praticamente se confundem, e se localizam no litoral chileno central. Apesar disso, as duas são bastante diferentes entre si, e os turistas amam comparar as peculiaridades de cada uma.
Enquanto Valparaíso possui ares boêmios, tendo uma gastronomia marcante e se destacando por conta de sua arte, pelo porto presente ali e por suas charmosas colinas, Viña del Mar ostenta praias, palmeiras, jardins coloridos e abriga diversos museus.
As duas são facilmente visitadas em um passeio bate-e-volta partindo de Santiago do Chile.
Tenha internet 100% do tempo no Chile – Veja como!
Patagônia Chilena
Situada na divisa entre o Chile e a Argentina, a Patagônia Chilena está entre os 100 melhores lugares do mundo para visitar, de acordo com a Revista Time. Por lá, você encontrará montanhas, fiordes, geleiras e belíssimos lagos.
A região da Patagônia Chilena é bem fria, sendo consideravelmente melhor deixar para visitá-la durante o verão. Mesmo na estação mais quente do ano, a temperatura local fica em torno de 0 ºC, então esteja bem equipado para encarar o frio.
Os principais destinos turísticos na Patagônia Chilena são:
- Carretera Austral.
- Torres Del Paine
- Puerto Natales
- Punta Arenas
- Pucón
- Puerto Varas
- Chiloe
Ilha de Chiloé
Composto por cerca de 30 ilhas, o arquipélago de Chiloé fica ao norte da Patagônia Chilena e ao sul da região dos lagos. A Ilha Grande de Chiloé é a principal delas, e a paisagem é bem diferente do que estamos acostumados a ver em uma ilha: saem as areias, entram as colinas. As ovelhas estão por toda parte e a chuva cai durante o ano todo.
A Ilha de Chiloé conta com uma imensa quantidade de igrejas. Ao todo, são 70! E 16 delas são reconhecidas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Mas uma das principais atrações da ilha são as aves, como as gaivotas e os pinguins, entre outras aves migratórias.
Conheça Chiloé em um dia inteiro saindo de Puerto Varas
Pucón
A pequena cidade de Pucón é rodeada de belezas naturais e o destino ideal para quem vai ao Chile procurando praticar esportes na neve. Entre os esportes radicais mais requisitados da cidade estão o snowboard, o windsurf, o alpinismo e o mountain bike.
Mas as principais atrações de Pucón são o Vulcão Villarrica, que está sempre fumegante, e o Lago Villarrica, que possui águas de um azul surreal e areias vulcânicas negras, tornando a paisagem indescritivelmente fantástica.
Ache aqui o seu hotel em Pucón
Parque Nacional Vicente Pérez Rosales
Situado na região dos lagos do Chile, o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales é o mais antigo do país e possui mais de 250 mil hectares. Sua paisagem é composta por bosques, montanhas, vulcões e pelo lago Todos los Santos, um dos mais belos do Chile.
Quem inclui o parque no roteiro, não se arrepende, já que o que não falta por lá são opções de atividades. No Parque Nacional Vicente Pérez Rosales é possível caminhar, explorar a fauna e a flora da região, pescar, esquiar, passear de bote, frequentar banhos termais ou simplesmente admirar a paisagem.
Parque Nacional Lauca
Conhecido por ser um dos parques mais fotogênicos do país, o Parque Nacional Lauca se destaca por misturar paisagens pré-cordilheiras e altiplânicas. A região serva uma variedade imensa de fauna e flora, onde podem ser observados condores, vicunhas, viscachas, além de muitas espécies de aves.
O Parque Nacional Lauca também permite ao turista fazer uma breve viagem ao passado, ou pelo menos ter essa sensação, ao visitar os povoados da região. Para visitar um passado ainda mais distante, é possível ver fósseis datados de milhares de anos e visitar monumentos históricos incas.
Parque Nacional Lauca e Lago Chungara
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Passeio pelas Vinícolas Chilenas
Se você é um apreciador de vinhos, não pode deixar de conhecer as vinícolas chilenas, já que o Chile é um dos países mais importantes do mundo quase o assunto é produção da bebida. O enoturismo é uma atividade que movimenta a economia do país e atrai pessoas de todos os lugares do mundo.
São mais de 140 mil hectares dedicados à vinificação no Chile, quarto maior exportador de vinhos no mundo. Com esses dados, é impossível deixar de conhecer algumas das vinícolas do país e degustar a deliciosa bebida tão apreciada produzida por lá.
Leia sobre algumas das melhores delas aqui:
- Vinhos do Chile: por que os vinhos chilenos têm tanta fama?
- Vinícola Santa Rita, Chile
- Chile e Vinhos, tudo a ver: Concha y Toro
Só clique se você for apaixonado por vinhos chilenos |
Santiago do Chile
E, claro, a capital do Chile, Santiago, é repleta de atrações e é um dos grandes destinos turísticos de quem vai ao Chile pela primeira vez.
Não à toa, a cidade oferece uma excelente infraestrutura, com transporte público eficiente, opções de estadia para todos os bolsos e sendo uma cidade limpa, arborizada e agradável.
Se por um lado Santiago do Chile ostenta o progresso e possui movimento intenso, outras regiões da cidade preservam a boemia e ostentam edifícios históricos, museus e parques com vista panorâmica. A gastronomia da cidade merece ser apreciada e as vinícolas não podem passar despercebidas.
Temos inúmeros posts aqui no blog para ajudar você a planejar sua viagem para Santiago do Chile, veja alguns:
- Onde ficar em Santiago do Chile
- Neve em Santiago do Chile
- Aeroporto de Santiago do Chile
- Metrô de Santiago do Chile
- Passeios em Santiago do Chile
- Restaurante Giratório de Santiago do Chile
- Bairros de Santiago do Chile
- Clima em Santiago do Chile
- O que fazer em Santiago do Chile
- Santiago do Chile e arredores: alguns passeios imperdíveis
- Confiteria Torres, o mais antigo café de Santiago
Quais são os pontos turísticos do Chile mais visitados?
Entre os pontos turísticos mais visitados do Chile, sem dúvidas, estão:
- o Deserto do Atacama,
- o Parque Nacional Torres del Paine,
- o Valle Nevado,
- Santiago do Chile e
- as Vinícolas do país.
Cada ponto turístico do Chile possui suas características e peculiaridades, sendo mais propício a ser visitado em determinada época do ano. O ideal é consultar as condições antes de planejar o seu roteiro para evitar frustrações, como ir para o Chile ver neve na estação errada.
Quais pontos turísticos do Chile são bons para ir com crianças?
Se você, como nós, viaja com crianças, nem todos os pontos turísticos do Chile apontados aqui neste post são propícios a conhecer, mas grande parte deles sim.
Veja abaixo alguns que são ótimos para ir com crianças:
Puerto Varas
- Atividades tranquilas, como passeios à beira do Lago Llanquihue, vistas dos vulcões e atrações próximas (ex.: Saltos del Petrohué). Adequado para famílias com crianças de todas as idades.
Valle Nevado (no inverno)
- Excelente para introduzir crianças à neve, com opções de aulas de esqui e brincadeiras na neve. Leia mais aqui: Dicas para visitar o Valle Nevado com crianças
Valparaíso e Viña del Mar
- Em Viña del Mar, há praias adequadas para famílias e atrações como o Museu Fonck, que exibe cultura Rapa Nui.
- Valparaíso tem passeios de funicular e cores que podem encantar crianças mais velhas.
Santiago do Chile
- Muitas opções infantis, como o Parque Bicentenário, o Parque Metropolitano (com zoológico e teleférico) e museus interativos. Cidade bem estruturada e ideal para famílias.
Pucón
- Lá tem várias atrações familiares, como termas, praias de lago e passeios tranquilos ao redor do vulcão Villarica. Bom para crianças mais velhas e famílias ativas.
Ilha de Chiloé
- O encanto das casas coloridas, igrejas de madeira e passeios de barco para observar fauna podem agradar crianças. Ambiente tranquilo e familiar.
Parque Nacional Vicente Pérez Rosales
- Trilhas leves, vistas incríveis e os Saltos del Petrohué.
Casas de Pablo Neruda (em Santiago, Valparaíso ou Isla Negra)
- Casas com histórias e objetos interessantes. Ideal para crianças maiores que gostam de cultura e histórias criativas.
Leia aqui mais ideias para curtir o Chile com Crianças.
Dica extra: Passagens aéreas internacionais
Se você está buscando passagens aéreas internacionais, se liga nesta dica!
Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!
É muito, mas muito fácil de achar a melhor passagem e de fazer a compra, inclusive parcelada!
Dica extra: Seguro Viagem Internacional
Nós temos indicado a todos para contratar um seguro viagem internacional quando for viajar para fora do Brasil. Sabemos que nem sempre é uma prática comum, mas existem alguns motivos fortes e grandes vantagens em contratar um seguro viagem.
É preciso pensar que não estamos livres de contratempos, como algum problema de saúde, algum acidente, ou mesmo a perda de bagagens e outros.
Um seguro viagem pode te ajudar em qualquer destes casos. Com um seguro, por exemplo, se acontecer algo de saúde você poderá ser atendido por um médico ou clínica particular, sem depender de hospital público em nenhum lugar do mundo!
Além disso, o valor é muito, mas muito baixo. O custo x benefício, neste caso, é muito vantajoso.
O Chile é um país amplo e democrático, que agrada aos mais variados tipos de turistas. Você não irá se arrepender de viajar para conhecer seus pontos turísticos e admirar as belas paisagens locais.
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.