Por: Ana Catarina Portugal

Porvoo é uma cidade medieval finlandesa que é uma gracinha e é um dos passeios bate e volta mais comuns entre os que visitam Helsinque, a capital do país.

Ela é um dos destinos mais visitados da Finlândia, recebendo por ano cerca de 1,6 milhões de visitantes e também é a segunda cidade mais antiga, depois apenas de Turku.

É lá que fica uma das paisagens mais fotografadas do país e um dos seus principais cartões postais: os velhos armazéns vermelhos na beira do rio.

Nós estivemos lá h[a pouco tempo e vamos apresentar essa cidade pra vocês!

Economia => Seguro Viagem Cotação Online (dicas + desconto)
o que fazer em porvoo - Porvoo, na Finlândia: como chegar e o que fazer
As famosas casinhas vermelhas de Porvoo, um dos pontos turísticos da Finlândia

Como chegar a Porvoo

Porvoo fica pertinho de Helsinque, a cerca de 50 km e é muito fácil chegar até lá.

Da rodoviária Kampii, em Helsinki,  tem ônibus saindo para lá o tempo todo e a viagem dura cerca de uma hora. A passagem de ida e volta sai por € 18 e não há necessidade de comprar com antecedência. Confira os horários no site www.matkahuolto.fi.

como chegar em porvoo - Porvoo, na Finlândia: como chegar e o que fazer
Tem vários ônibus para Porvoo por dia, saindo de Helsinque

Ao chegar em Porvoo você irá notar logo no desembarque que há um centro turístico e mapas com uma rota a pé sugerida para se visitar a cidade.

Vale a pena pegar e seguir este mapa, porque com ele você consegue ver a cidade praticamente toda.

É tudo muito pertinho, a rota indicada tem 2 km e em poucas horas você visita tudo e com calma.

visite Porvoo - Porvoo, na Finlândia: como chegar e o que fazer
Não deixe de usar o mapa indicado pelo Turismo de Porvoo

Nós saímos de Helsinque por volta das 9h e retornamos no ônibus das 14:30h. E olha, não fizemos nada correndo, até porque estávamos com duas crianças, de 4 e 2 anos, respectivamente.

Durante o verão, para quem quiser chegar à cidade de uma maneira diferente, é possível pegar um barco da empresa J.L. Runeberg, que sai do porto de Helsiqnue às 10h e retorna às 16h. A navegação dura uma hora.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Porvoo, na Finlândia: como chegar e o que fazer

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


O que fazer em Porvoo

Ela é carinhosamente conhecida como a Velha Porvoo e não é para menos, o seu centro histórico é super bem conservado e muito charmoso.

Uma vez desembarcando do ônibus nós seguimos quase à risca o percurso sugerido no mapa. Demos umas escapadinhas aqui e ali, mas sempre acabávamos voltando ao roteiro.

O centrinho antigo tem cerca de 500 casas antigas, sendo metade delas ainda funcionando como habitação e a outra metade virou galerias, cafés, restaurantes, lojinhas e pequenos museus.

centro historico de porvoo - Porvoo, na Finlândia: como chegar e o que fazer
Porvoo, na Finlândia, não é uma gracinha?
ruas de porvoo - Porvoo, na Finlândia: como chegar e o que fazer
Faça como a gente e se embrenhe no meio das casinhas antigas de Porvoo
porvoo - Porvoo, na Finlândia: como chegar e o que fazer
A caminhada é de cerca de 2 km e você conhece todo o centro histórico de Porvoo

Um dos destaques do passeio é a Catedral de Porvoo, dedicada a Maria, que foi construída no século XV.

catedral de porvoo - Porvoo, na Finlândia: como chegar e o que fazer
Catedral de Porvoo, Finlândia

Depois dela há a famosa Escadaria do Diabo.

Segundo uma lenda local, esta escada com degraus bem irregulares teria sido moldada pelo próprio diabo. Nós fomos no verão, mas imagino que, no inverno, com ela coberta de neve, não deve ser fácil passar ali não, rsrs.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Para quem gosta de museus, poderá visitar o Museu de Porvoo, que antigamente funcionava como Prefeitura da cidade. Nós acabamos não entramos, mas o edifício e seus arredores já valem um pulinho até lá.

Além disso, você vai passar por alguns parques, praças, a antiga escola e, por fim, os antigos armazéns (red warehouses), a principal atração de Porvoo.

porvoo finlandia 1 - Porvoo, na Finlândia: como chegar e o que fazer
Os antigos armazéns vermelhos, o principal ponto turístico de Porvoo

Mas a graça de da cidade é mesmo se perder pelas suas ruas. Embrenhe-se por elas sem medo, pois irá ter boas surpresas!

Confira => Passeios para Porvoo a partir de Helsinque

Porvoo Finlandia - Porvoo, na Finlândia: como chegar e o que fazer
Olha que paisagem linda a de Porvoo, na Finlândia!
vida cotidiana em porvoo - Porvoo, na Finlândia: como chegar e o que fazer
A vida passando devagar em Porvoo…

cidade de porvoo - Porvoo, na Finlândia: como chegar e o que fazer

1f697 2 - Porvoo, na Finlândia: como chegar e o que fazer

 Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

viagem para a finlandia - Porvoo, na Finlândia: como chegar e o que fazer
Porvoo também é um ótimo lugar tranquilo para passear com as crianças…

Nós fizemos esse passeio num bate e volta de Helsinque, mas se eu pudesse ir de novo, gostaria de dormir lá pelo menos uma noite, pra curtir mais, aproveitar alguns dos seus cafés e restaurantes, e até explorar um pouco a área rural nos arredores da cidade. Fica aqui a dica! 😉

Se você gostou da ideia, pesquise aqui o seu hotel em Porvoo.

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *