Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 26/07/2020

Florianópolis é um dos maiores pontos turísticos do Brasil, conhecida principalmente pela quantidade e a diversidade de suas praias, ideais para famílias com crianças, jovens ou quem gosta de tranquilidade e sossego.

Conhecida também como Ilha da Magia, a região tem tantas belezas naturais  e há tanto o que fazer em Florianópolis, que fica difícil escolher qual praia visitar primeiro.

Por isso, confira nossa lista com as melhores praias de Florianópolis e comece a planejar seu roteiro de viagem!

Economia => Seguro Viagem Nacional (dicas + desconto)

Praias de Florianópolis

Melhores praias de Florianopolis - As melhores praias de Florianópolis

Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina, também conhecida como Joaca, é uma das mais famosas de Florianópolis, principalmente entre o público mais jovem.

Nesta região, a maré é forte e as ondas são mais altas e intensas. Por isso, a Praia da Joaquina é indicada para quem gosta de surfar. 

Confira => City Tour Histórico em Florianópolis

Surf em Floripa - As melhores praias de Florianópolis

A região também é ideal para praticar sandboard, um tipo de surfe nas dunas de areia.

Porém, vale lembrar que, por ter muitas ondas, a Praia da Joaca pode ser perigosa para crianças. Redobre a atenção na visita!

O acesso à Praia da Joaca é fácil e bem sinalizado. Para chegar até lá, o melhor trajeto é sair do centro de Florianópolis e pegar o acesso pela SC-404 (Itacorubi).

Após passar pela Lagoa da Conceição e a Avenida das Rendeiras, pegue a Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago à direita e siga direto até chegar à praia.

Praia da Joaquina - As melhores praias de Florianópolis

Praia do Santinho

Localizada a 37 km do Centro de Floripa, a Praia do Santinho é uma região de ondas altas e fortes de repuxo violento.

Por isso, o local não é indicado para ir com crianças, pelo menos não na água, e é muito procurado por surfistas profissionais.

Praia do Santinho - As melhores praias de Florianópolis

Procure aqui o seu hotel em Florianópolis

Praia do Santinho em Floripa - As melhores praias de Florianópolis

Além disso, desde a implantação do Hotel Resort Costão do Santinho, nesta praia serve mais como sede de eventos, shows e festas, pois sua orla é repleta de hotéis, hostels e uma estrutura completa para turistas.

Nesse mesmo resort também é possível encontrar rochas com inscrições rupestres, pois a Praia do Santinho é a região com a maior reserva de inscrições rupestres do Sul do Brasil.

Pinturas rupestres em Florianopolis - As melhores praias de Florianópolis

Saindo do centro, o acesso à praia pode ser feito pela SC-401 e seguindo na SC-403, na direção Ingleses.

O melhor para passear por lá é alugar um carro e ter a liberdade de ir para onde quiser. O transporte público de Florianópolis é terrível!

Lagoinha do Leste

Considerada uma das praias mais bonitas de Florianópolis, a Praia Lagoinha do Leste é famosa por ser isolada e ao lado de uma pequena lagoa, separada apenas uma faixa de areia.

A Lagoinha do Leste é o destino ideal para descansar, pois ela fica distante das multidões, não possui construções e praticamente nenhum sinal de interferência humana. Por isso, a região também é bastante preservada.

E o melhor: se você der sorte, em algumas épocas do ano, a lagoa se une à água do mar, proporcionando uma vista rara e paradisíaca da natureza.

O acesso à nesta praia é mais complicado, tendo duas opções da caminho:

  • Uma trilha íngreme saindo da Praia Pântano do Sul e que dura cerca de 45 minutos;
  • Uma trilha mais plana saindo da Praia do Matadeiro, com duração de aproximadamente 3 horas.

Nos dois trajetos, é importante ir com alguém que já conheça o caminho, pois as trilhas não têm sinalização. Você também pode optar por fazer a travessia com algum barqueiro da região. 

DICA: não se esqueça as garrafas de água e comida suficiente para visitar a Lagoinha do Leste, pois lá não possui nenhum bar, quiosque ou restaurante próximo.

Leia também: Praias do Brasil

praia lagoinha do leste - As melhores praias de Florianópolis
“Praia Lagoinha do Leste” by Easy day. Out. is licensed under CC BY-NC 2.0

Praia Mole

A Praia Mole é uma das praias mais movimentadas da região Leste de Florianópolis, principalmente por jovens, já que sua orla é repleta de bares e quiosques.

Na região é comum ver surfistas, skatistas, corredores e pessoas pedalando. À noite, o cenário muda um pouco e acontecem muitas festas, apresentações de DJs e luaus.

Por isso, a Praia Mole é ideal para jovens e esportistas amadores ou profissionais.

além de ser uma das praias mais badaladas da cidade, é um local LGBTQ friendly. A esquerda da praia há o bar do Deca, onde a comunidade se encontra.

Porém, a Praia Mole tem esse nome por ter a areia fofa. Ou seja, além de ficar alerta com as ondas fortes e altas, o cuidado deve ser redobrado pelo risco de afogamento de crianças.  

Praia Mole - As melhores praias de Florianópolis

Praia da Armação

Localizada a 25km do centro de Florianópolis, a Praia da Armação é uma das mais antigas colônias de pescadores da Ilha da Magia. 

Ela tem esse nome por ter sido o local onde pescadores montavam armações de caça às baleias-francas. A gordura desses animais era transformada em óleo para iluminação pública.

Com as águas calmas e ambiente tranquilo, atualmente a caça às baleias é proibida e se você der sorte, pode ver algumas baleias e seus filhotes próximas à superfície do mar.

A época com maior chance de ver esses mamíferos é entre julho e novembro, durante a amamentação dos filhotes.

O acesso à Praia da Armação é feito pela Via Expressa Sul, SC-405 e SC-406. A entrada da praia é pela Avenida Antônio Borges dos Santos.

Procure aqui o seu hotel em Florianópolis

Praia em Florianopolis - As melhores praias de Florianópolis

Praia de Matadeiro

Localizada ao lado da Praia da Armação e da Lagoinha do Leste, a Praia de Matadeiro por muitos anos foi o local onde as baleias eram levadas para serem abatidas.

Atualmente a região é bastante isolada e tranquila, com a natureza bem preservada.

Ideal para quem procura sossego e contato com a natureza, nessa área é comum encontrar apenas a comunidade pesqueira local e alguns banhistas.

A praia possui alguns bares com petiscos e bebidas para turistas, mas se você pretende ficar o dia inteiro, leve tudo que precisar, pois não há comércio próximo.

As águas de Matadeiro são cristalinas e limpas, com ondas fortes de repuxo violento, sendo fundamental ter atenção com as crianças no mar.

O acesso à Praia do Matadeiro é bastante restrito e para chegar lá, é preciso atravessar o rio Quinca Antônio que começa na Lagoa do Peri.

praias de florianopolis - As melhores praias de Florianópolis
“Praia do Matadeiro” by Rodrigo_Soldon is licensed under CC BY-ND 2.0

Praia Ponta das Canas

A Praia Ponta das Canas fica ao norte da Ilha de Santa Catarina e atrai por suas águas claras e muito calmas, semelhante a um lago.

Até a década de 70, a região era uma pequena comunidade de agricultores e pescadores.

Com o desenvolvimento turístico na orla, a Praia Ponta das Canas começou a se modernizar e hoje possui bares, restaurantes e quiosques.

Por ter uma comunidade de moradores tradicionais, ondas suaves e infraestrutura completa para turistas, a Ponta das Canas é ideal para famílias com crianças.

passeios em florianopolis - As melhores praias de Florianópolis
Clique na imagem para ver mais

Barra da Lagoa

Considerada uma das mais queridinhas praias de Florianópolis, a Barra da Lagoa une o clima de cidade do interior com a comodidade da infraestrutura completa para turistas.

O bairro onde a praia está localizada é composto por uma comunidade tradicional e receptiva, que mantém viva a cultura da pesca e a produção de renda de bilro, uma tradição da colonização açoriana ainda preservada na cidade.

A Barra da Lagoa é muito procurada para a prática de esportes, pois na praia há pelo menos 5 escolas de surfe, equipamentos de academia ao ar livre e quadras de areia para vôlei e futebol.

Na parte mais próxima ao canal da Barra da Lagoa, as águas são claras e tranquilas, ideal para famílias.

Barra da Lagoa - As melhores praias de Florianópolis

DICA: Atravesse a ponte do canal da Barra da Lagoa e caminhe cerca de 15 minutos. Você  vai encontrar uma área tranquila com piscinas naturais.

Para chegar à Barra da Lagoa, pegue a Avenida das Rendeiras e siga pela Rua Altamiro Barcelos Dutra até chegar à praia. Tenha paciência, pois o trânsito nessa região está sempre congestionado em alta temporada.

Se você vai de ônibus, pegue as linhas 320 ou 330 partindo do Centro, na plataforma A. O trajeto do ônibus é o mesmo dos carros, portanto, também estará congestionado.

Canasvieiras

Canasvieiras é considerada uma das melhores praias de Florianópolis por suas águas calmas, quentes e de tom esverdeado. Ela teve sua faixa de areia ampliada e é a favorita dos argentinos.

Conhecida também como Canas, essa área tem muitos quiosques, bares e uma infraestrutura completa para turistas.

Canas é ideal para visitar com a família e com crianças, pois lá é possível andar de caiaque, banana boat, barco ou praticar outros esportes.

Saindo do centro, é possível chegar à Canasvieiras através da Avenida Beira Mar e depois, seguindo na Avenida da Saudade.

🚙  Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Praia de Moçambique

Considerada a praia mais extensa de Florianópolis, a Praia de Moçambique possui 8,5 km de areias claras e nenhuma construção em volta, sendo uma região tranquila e ideal para descansar.

O nome da praia se deve ao molusco Moçambique, bastante encontrado por lá. Também é possível ver outros animais marinhos como o siri pintadinho e outros peixes.

Conhecida também como Praia de Moçamba, suas ondas são fortes e sua areia é grossa, sendo muito buscada por surfistas, trilheiros e cavaleiros.

Para chegar lá, é só seguir de carro pelo caminho que começa no Parque do Rio Vermelho.

praia em florianopolis - As melhores praias de Florianópolis
“Praia Moçambique em Florianópolis (SC) Brasil” by Revolweb is licensed under CC BY-SA 2.0 

Praia da Galheta

Desde 1990, a Praia da Galheta foi transformada em um parque municipal e, por isso, é considerada uma das regiões mais preservadas da Ilha de Santa Catarina.

Com águas claras e ambiente semi deserto, o local é uma praia virgem, sem bares, quiosques ou restaurantes. Por isso, quando visitar a região, leve comida, bebida e tudo que precisar.

O maior diferencial dessa praia é que ela é a única de Florianópolis que permite o naturismo para qualquer pessoa, ou seja, a nudez é permitida nessa área. Porém, não é obrigatório ficar nu e o respeito é fundamental.

A Praia da Galheta está localizada entre a Praia Mole e a Barra da Lagoa, portanto, para chegar até lá é preciso partir de uma dessas duas praias.

A trilha pela Praia Mole é a mais tranquila, até para quem não tem o costume de fazer trilhas. São apenas 15 minutos de caminhada.

Já a trilha pela Barra da Lagoa é mais difícil e dura cerca de 2h, indicada apenas para quem está com um bom condicionamento físico. 

passagens areas promocao - As melhores praias de Florianópolis
Clique aqui e descubra as passagens mais baratas para Florianópolis

Jurerê Internacional

Localizada a cerca de 25 km do centro, a Praia Jurerê Internacional é uma das mais nobres e movimentadas de Florianópolis.

Com uma infraestrutura completa para turistas, Jurerê Internacional têm esse nome por ter um clima semelhante à Miami Beach, com beach clubs, casas e hotéis luxuosos, bares e restaurantes sofisticados.

Essa  área está sempre cheia, principalmente em alta temporada. O mar é um pouco agitado, mas suas ondas são pequenas, não oferecendo risco para crianças.

A praia é ideal para ir com a família e você pode até fazer um tour pelo bairro para observar as mansões da região, algumas consideradas as casas mais caras do Brasil.

Consequentemente, o comércio dessa região tem preços altos, por isso, prepare o orçamento nessa visita.

O acesso à Jurerê Internacional é fácil e bem sinalizado. Basta seguir pela Av. Beira Mar Norte e ir em direção ao norte da ilha, seguindo as placas de sinalização. 

jurere floripa - As melhores praias de Florianópolis
“Jurerê 2015 Florianópolis Brasil by VersaMidia / Cesar Souto” by VersaMídia is licensed under CC BY-NC-SA 2.0 

Praias de Florianópolis para família

Das regiões que citamos, as melhores praias de Florianópolis para conhecer com a família são Jurerê Internacional, Ponta das Canas e Canasvieiras, por terem águas mais calmas.

Indicação => Translado ida e volta de Florianópolis para o Beto Carrero

Lagoa do Peri

A Lagoa do Peri é conhecida mundialmente por sua limpeza e sustentabilidade, sendo ideal para ir com crianças.

A região tranquila proporciona uma verdadeira imersão na natureza e ainda possui atividades para os pequenos como mesa de piquenique, pedalinho e canoa.

Praia da Solidão

A Praia da Solidão em Florianópolis é mais uma excelente opção para famílias, pois é pouco movimentada e oferece muito espaço para praticar esportes com os pequenos.

A melhor parte é que fazendo uma trilha fácil de cerca de 15 minutos é possível chegar a uma cachoeira de águas esverdeadas e pouca profundidade, ideal para jovens e crianças se divertirem em segurança.

Não perca!! Dica de hotel em Balneário Camboriú com ótimo custo x benefício!

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Praia da Daniela

Semelhante à uma piscina natural, a Praia da Daniela fica a 26 km do centro de Floripa e tem águas mornas e calmas.

Além de ser indicada para visitar com crianças, a areia macia e fina é ideal para idosos caminham sem muito esforço.

Ilha do Campeche

Uma das melhores praias de Florianópolis para famílias, a Ilha do Campeche já é interessante antes mesmo de chegar nela. Isso porque o acesso até lá é feito apenas de barco.

Depois de chegar ao Campeche, a região tem águas tão cristalinas e calmas que muitas famílias fazem mergulho com snorkel para observar de pertinho os corais e peixes.

Ilha do Campeche fica na frente da Praia do Campeche, outra praia muito frequentada, pois é a mais próxima do centro da cidade. Dependendo do dia é ótima para ir com crianças, como também para surfistas iniciantes.

A praia leve esse nome por causa de Antoine de Saint-Exupéry, quando esteve na cidade entre a década de 1920 e 1940. A região do Campeche era utilizada como ponto de parada para os pilotos do Aero Postale, correio francês, que tinha Florianópolis na rota de entregas de correspondências entre Paris e Buenos Aires, na Argentina. ‘Camp et Pêche’, Campo de pesca e a ilha do Campeche eram referências para os pilotos pousarem e reabastecerem seus aviõess.

Mas lembre-se de levar comida e bebida para essa região, pois os barcos normalmente só voltam ao fim da tarde para buscar os turistas.

ilha do campeche florianopolis - As melhores praias de Florianópolis
“Ilha do Campeche” by Rodrigo_Soldon is licensed under CC BY 2.0 

Essas foram nossas dicas com as melhores praias de Florianópolis.

Gostou de saber mais sobre elas?

Então, deixe um comentário sobre qual não vai faltar no seu roteiro!

Boas viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *