Próximo destino: dicas na Itália!!!

A Itália é um daqueles países que uma única viagem não consegue nem de longe dar conta. Dar dicas na Itália é infinito, pois lá tem muuuuuuuita coisa pra ver, muita história, muita arte, muita comida, muita… tudo!!!

Se você sonha em conhecer este lindo país, você tem 2 opções: ou faz uma lista das principais cidades que quer conhecer e, se forem muito distantes umas das outras, apela pra avião (além do trem); ou escolhe uma região por vez, uma região por viagem.

Eu indicaria a segunda opção. Como há muito o que ver, é melhor concentrar, já que as cidadezinhas são sempre muito próximas. Nós temos feito assim, a cada viagem – e já fomos umas 5 vezes – exploramos uma região diferente.

dicas na Itália

Montagem com algumas de nossas dicas na Itália

O que nos parece longe ao olharmos no mapa italiano, na verdade está bem perto, coisa de 1 hora de distância. Não usem a referência monumental das distâncias brasileiras no que diz respeito à Europa.

Vamos a algumas dicas, que são complementadas com a série de posts que temos sobre o país.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Dicas na Itália

Bom, a Itália não é um país barato. Tudo se paga. Qualquer igrejinha perdida no mapa italiano se paga pra ver. Então, prepare-se.

Em compensação, nas cidades praticamente tudo se conhece bem a pé, até mesmo por que muito da beleza italiana está nas ruas, na arquitetura. Ela é, realmente, um museu a céu aberto Gaste sola de sapato.

italia roteiroCatedral de Amalfi, na Costa Amalfitana

Lá não é usual usar ônibus pra ligar uma cidade a outra, mas sim os trens. Você pode consultar preços e horários no site da Trenitalia, que te diz exatamente o tempo que demora a viagem entre as cidades, o que ajuda na organização do seu roteiro.

Quando for viajar pra lá, depois que montar seu roteiro, procure imprimir os horários, porque, se há lugares com bastante frequência, também existem ao contrário. A dica dos trens é comprar a passagem do trem regional, porque é muito mais barata e por vezes demora apenas um pouco mais do que o Eurostar ou o Intercidades, por exemplo.

passagem de trem

Quando for fazer pesquisas no site da Trenitalia, só tome atenção para escrever o nome das cidades com a escrita italiana (por exemplo, Florença é Firenze). Este site te ajuda a ter uma ideia de quais trajetos são possíveis de se fazer num mesmo dia.

Nos próximos posts vamos fazer o passo-a-passo na Itália: trem, hospedagem, dicas, roteiros nas cidades…

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Aqui você encontra um índice de todos os posts sobre a Itália, pra facilitar a sua vida.

E, também, o nosso Roteiro de 7 dias em Roma e arredores, que te dá dicas de como aproveitar melhor o seu passeio por Roma, de forma fácil e barata, otimizando o tempo e os transportes.

Boa viagem!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

388 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado Ana, por sua ajuda!
    Sem querer explorar, mas já explorando, tbm pensei em fazer a costa amalfitana de carro. vc acha de da pra sair dirigindo de Napoles??? Ou o transito lá é caotico demais???
    Outra duvida, da pra dirigir de boa nas curvas e estradas estreitas da costa??? O como é a questão de estacionamento pelas cidadezinhas???lembrando que estarei indo em novembro, ok???
    Agredeço mais uma vez por sua ajuda!!!

    • Felipe, escrevei um post sobre essa viagem. “De Roma a Sicília de carro”. leia que tem tudo o que você quer saber. Boa viagem!

  2. Olá Ana!
    Estou pensando em ir de carro de Paris a Roma em dezembro (parando em Milão, Veneza e Florença). Vale a pena? O inverno complica muito a viagem de carro?
    E a véspera de Natal em Roma? Alguma dica especial?
    Obrigado!

    • Não acho que ser inverno ou não complique na viagem, só acho muita distância para aproveitar tão pouco pelo caminho. Sobre o natal, não sei, pois nunca passei lá. Boa viagem!

  3. Olá!!!
    Vou viajar em Janeiro de 2015. Na sua opinião quando deverei estar vendo reservas de passagens e hotéis? Já fiz algumas pesquisas e tenho alguns nomes. As passagens aéreas para mim e minha esposa estão saindo por volta de 7 mil ida para Roma e volta de Paris. é verdade que se eu pesquisas na madrugada elas ficam mais baratas?
    Desde já obrigado!!!!!!!

    • Igor, essa tarifa está caríssima. Pesquise melhor e em datas alternativas, o horários nesse caso pouco importa, pois não há voos de madrugada saindo do Brasil. Fique de olho em promoções. Eu costumo reservar com uns 6 meses de antecedência, mas isso é muito pessoal. Boa viagem!

  4. Olá Ana, parabéns por seu blog.
    Como é o inverno na Itália em Janeiro? Estarei passando pelas cidades: Roma, Florença, Verona e Veneza. É verdade que sempre neva nessa estação?
    Estou com muito medo de não conseguir andar pelos pontos turísticos e por isso peço sua experiente opinião.
    desde já muito grata.

    • Eu sempre vou em janeiro e nunca nada me impediu de passear, pelo contrário. Em Veneza pode ser mais frio, mas raramente neva de fato. Boa viagem!

  5. Que bom que dá para passear em janeiro na Itália. Costuma nevar na Itália ou é será um acaso isso acontecer?
    Obrigada pela atenção.

  6. Olá Ana, em primeiro lugar parabéns pelo seu blog.
    Estarei in do para florença em Janeiro e ficarei duas noites ( Sex e sáb ), e passarei o domingo em Verona.
    Gostaria de saber qual a probabilidade de eu pegar um dia chuvoso em Florença e quais opções de atrações eu tenho caso esteja chovendo nesses dias.
    Minha pergunta sobre Verona é se as lojas abrem no domingo.
    Desde já agradeço sua atenção.

    • Marelene, acho que isso nem São Pedro pode dizer, rsrsrsrs. Aqui no blog tem um roteiro de 1 dia em Florença e a maior parte das coisas são museus e igrejas, então, a chuva não é problema nenhum, caso pegue alguma. Boa viagem!

  7. Olá Ana, no meu roteiro ficarei duas noites em Florença e partirei para Verona para ficar uma noite lá.
    Minha duvida é se devo ir a Verona ou desistir para ficar três dias em Florença e aproveitar um desses dias para ir a Pisa?
    O que vc faria?

    um forte abraço e desde já obrigado.

    • EU acho que Verona não é uma cidade para se deixar de fora. Você pode perfeitamente conhecer Florença em um dia e uma manhã e deixar para ir a Pisa numa tarde, pois a visita lá é bem rápida. Boa viagem!

  8. Olá Ana, é muito bom ter vc para nos tirar duvidas com seu blog.
    Estarei passando por Portugal, Itália e Paris em janeiro. Sei que estará muito frio por ser inverno e vou comprar um bom casaco ai na Europa.
    Entrarei por Lisboa e sairei por Paris. Gostaria de saber em qual país ficaria mais em conta eu comprar um bom casaco e quanto em média gastarei com esse casaco ou jaqueta?
    desde já muito grata.

    • Em Portugal, mas o preço pode variar enormemente. Pode custar 20 ou 200 euros. Mas em geral, você encontra por bons preços. Boa viagem!

  9. Olá Ana, vou viajar para Itália e Paris, gostaria de algumas dicas de como os turistas fazem quando estão na rua e querem usar algum banheiro. Tenho problema de bexiga e sempre estou indo ao banheiro, conheço os costumes e os lugares de como e onde posso ir, mas como nunca fui para outro país eu nem faço ideia do que fazer nesse momento inoportuno.
    Desde já muito obrigada.

    • A opção é procurar alguma rede de fast food ou supermercado, que não costumam reclamar. Boa viagem!

  10. Vamos para a Itália dia 4 de outubro….chegaremos em Roma,ficaremos 4 dias,e muito? não reservamos hotéis nas outras cidades ppis vamos parando onde gostamos….Você acha viável não reservar hotel?obrigado

    • Elaine, eu jamais viajo sem reservar hotel, mas isso é uma decisão muito pessoal. Sobre Roma, 4 dias é suficiente, mas se seu ritmo for mais acelerado, pode ser muito. Boa viagem!

  11. BOM DIA ANA PORTUGAL
    TENHO UM CASAMENTO NA ITÁLIA EM 2015 MAS AINDA NÃO SEI A DATA E GOSTARIA DE IR.SÓ VOU FICAR 7 DIAS ,VOU FICAR EM LIVORNO GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO CONHECER VENEZA ,ROMA E MILÃO.GOSTARIA SE PUDER ME DÊ OPINIÃO ONDE SERIA MELHOR EU IR.
    DESDE JÁ TE AGRADEÇO E AGUARDO ANSIOSA A RESPOSTAS.
    DORA ALMEIDA

    • Dora, Milão e Veneza sim, já Roma pode ficar um pouco com pouco tempo, mas de repente dá, depende de como organizar o seu roteiro. Boa viagem!

  12. Boa tarde, Ana!
    Este ano comprei o roteiro de Lisboa e adorei! Foi super útil.
    Ano que vem irei a Italia. Estou pensando em comprar seu roteiro de 7 dias, mas gostaria muito de ir em Assis. Tem adicionar esta cidade no Roteiro? Na verdade minha viagem será de 15 dias na Itália (sem contar ida e volta). O que mais posso adicionar?
    Tem um roteiro de 15 dias? Incluindo Assis!

    • Em forma de guia não, mas tenho vários posts com roteiros pela Itália aqui no blog e uma até de 15 dias, dá uma olhadinha, 🙂
      Boa viagem!

  13. Ana, estou apaixonada pelas suas dicas. Viajaremos em Junho para Portugal e Itália com um idoso 80 anos, duas crianças 4 e 6 anos, um adolescente 15 anos e dois adultos. Por causa da diversidade de idades nos limitaremos à Lisboa e Roma e Vaticano. Teremos cinco dias cada país, no entanto lendo os posts deu uma vontade enorme de ir à Pompéia. A minha maior preocupação é deslocamento, pois a turminha de viajantes exige ritmo mais lento. Você recomendaria alugar carro para o deslocamento em Portugal e Itália, ou só para Portugal? Vi que muita coisa pode ser feita de trem em Roma. Outra pergunta é quanto se gasta, em média, por dia por pessoa em Portugal e na Itália?

    • Em Portugal recomendo carro sim. Na Itália, se forem só ficar em Roma, não precisa. Se forem até Pompeia, pode ser uma opção, ou irem com um tour, que tem vários. Sobre gastos, é MEGA relativo, mas calcaule algo do tipo 40 euros por dia/pessoa. Boa viagem!

  14. estou usando este site como referencia para a programarmos nossa viagem para a Itália.
    Só ficou uma dúvida… o deslocamento do aeroporto para o hotel. Você tem sugestão?

    • De qual aeroporto? Todos tem ônibus, táxis, alguns tem trem. Isso é a parte mais fácil de resolver. 🙂
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here