Próximo destino: dicas na Itália!!!

A Itália é um daqueles países que uma única viagem não consegue nem de longe dar conta. Dar dicas na Itália é infinito, pois lá tem muuuuuuuita coisa pra ver, muita história, muita arte, muita comida, muita… tudo!!!

Se você sonha em conhecer este lindo país, você tem 2 opções: ou faz uma lista das principais cidades que quer conhecer e, se forem muito distantes umas das outras, apela pra avião (além do trem); ou escolhe uma região por vez, uma região por viagem.

Eu indicaria a segunda opção. Como há muito o que ver, é melhor concentrar, já que as cidadezinhas são sempre muito próximas. Nós temos feito assim, a cada viagem – e já fomos umas 5 vezes – exploramos uma região diferente.

dicas na ItáliaMontagem com algumas de nossas dicas na Itália

O que nos parece longe ao olharmos no mapa italiano, na verdade está bem perto, coisa de 1 hora de distância. Não usem a referência monumental das distâncias brasileiras no que diz respeito à Europa.

Vamos a algumas dicas, que são complementadas com a série de posts que temos sobre o país.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Dicas na Itália

Bom, a Itália não é um país barato. Tudo se paga. Qualquer igrejinha perdida no mapa italiano se paga pra ver. Então, prepare-se.

Em compensação, nas cidades praticamente tudo se conhece bem a pé, até mesmo por que muito da beleza italiana está nas ruas, na arquitetura. Ela é, realmente, um museu a céu aberto Gaste sola de sapato.

italia roteiroCatedral de Amalfi, na Costa Amalfitana

Lá não é usual usar ônibus pra ligar uma cidade a outra, mas sim os trens. Você pode consultar preços e horários no site da Trenitalia, que te diz exatamente o tempo que demora a viagem entre as cidades, o que ajuda na organização do seu roteiro.

Quando for viajar pra lá, depois que montar seu roteiro, procure imprimir os horários, porque, se há lugares com bastante frequência, também existem ao contrário. A dica dos trens é comprar a passagem do trem regional, porque é muito mais barata e por vezes demora apenas um pouco mais do que o Eurostar ou o Intercidades, por exemplo.

passagem de trem

Quando for fazer pesquisas no site da Trenitalia, só tome atenção para escrever o nome das cidades com a escrita italiana (por exemplo, Florença é Firenze). Este site te ajuda a ter uma ideia de quais trajetos são possíveis de se fazer num mesmo dia.

Nos próximos posts vamos fazer o passo-a-passo na Itália: trem, hospedagem, dicas, roteiros nas cidades…

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Aqui você encontra um índice de todos os posts sobre a Itália, pra facilitar a sua vida.

E, também, o nosso Roteiro de 7 dias em Roma e arredores, que te dá dicas de como aproveitar melhor o seu passeio por Roma, de forma fácil e barata, otimizando o tempo e os transportes.

Boa viagem!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

388 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ana Catarina, obrigado pelo seu comentário em meu blog, principalmente pelos elogios e por ser uma inspiração para o teu próprio blog! E acho que podemos, juntos, trocar muitas informações e enriquecer nossos posts. Sucessos e conte comigo!

  2. Olá Ana, parabéns pelo seu site !!!! A-DO-RO tudo que vc escreve e já achei váris dicas para a viagem que estou programando !!!

    Gostaria de uma dica se vc puder nos ajudar: tem algum hotel que vc indique em Veneza ? ou próximo à Veneza ? Obrigada !!!

  3. Muito obrigado Angélica. Sua msg só me deixa feliz!!!

    Olha, eu já fui 3 vezes a Veneza, AMO, pois tenho uma amiga que mora perto, em Treviso (uma graça tb). No entanto, uma vez fiquem em um hostel (albergue), que é simples, porém (tirando a entrada), é direitinho e com um preço razoável para Veneza, que é muito cara. Fica no coração da cidade. É o B&B Rota, Calle Dei Botteri 1699 San Polo. O Alloggi Agli Artisti tb parece bom. Fora isso, se estiver buscando hotéis ou hosteis por sites como o hostelclub, hostelworls, booking, etc e tal, observe no endereço, se não está escrito Veneza Mestre, pq não é a mesma coisa. A Veneza turística, é Veneza Santa Luzia, Mestre é uma cidade que fica ao lado (mais industrial). De fato lá vc encontra hospedageme mais em conta e de trem a Veneza, são uns 15 minutos. Como a estação de Veneza é quase dentro do Grande Canal, não é muito problema.
    Se vale mais uma dica, 2 dias são suficientes, na verdade até 1 é. Mas eu faria assim, 1 dia pra bater perna na cidade e no outro dia, vc compra o passe de 1 dia que dá direito a andar livremente nos vaporetos e vai a Murano, Burano e Torcello (as ilhas próximas de Veneza), além de passear pelos canais de Veneza mesmo. Bom, acho que é isso!!! Boa viagem, boas fotos… Quando voltar, me conte como foi!!!

  4. Olá Ana Portugal,

    Parabéns pelo seu blog, gostei bastante. Estou programando ir à itália em 2009, e já anotei várias dicas suas. Gostaria que voce fornecesse algumas informações sobre Milão. Penso em conhecer Roma, Venesa, Pisa Florença e Milão e ir também à Paris, pretendo passar no máximo oito dias. Pelo que li no seu blog acho que é possível conhecer as principais atrações de cada cidade. O que voce sugere? Por onde começo?
    Um abraço e mais uma vez parabéns.
    Mosarina

  5. Olá! Obrigado pela “visita”. Deixa eu só entender uma coisa: vc pretende ficar 8 dias só na Itália, ou isso inclui tb Paris? Se inclui, é muito pouco tempo, se não, acho que dá sim. Vc pode ficar 1 dia em Milão, 1 em Veneza, 1 em Floreça e de lá vai uma tarde pra Pisa ( o q eu já fazem 2 dias) e o resto pra Roma e deslocamentos. Em Roma em 2 dias começando cedo, vc vê o principal e ainda pode tira um terceiro dia pra ir e voltar a Nápoles, pra visitar Pompéia, Herculano e até Sorrento. Vale muito à pena!!! Eu fiz isso e te garanto que dá!!! Vou escrever um post com mais detalhes e te aviso, ok!?
    Mas qq dúvida, é só perguntar.
    Abs

  6. Olá Ana,
    Obrigaaaaaada pela atenção. Os 8 dias inclui Paris, que já conheço, mas quem vai uma vez sempre quer voltar. Pensei em ficar 5 dias na Itália e 3 em Paris, indo até Versailles. Achei legal a sugestão de 1 dia em Milão, 1 dia Veneza, 1 dia em Florença (uma tarde em Pisa) daria 3 dias e 2 dias em Roma (incluindo Vaticano). Pretendo comprar algumas roupas e minha dúvida é ficar dois dias em Milão (que é a capital a moda), ou dois dias em Roma. Acho que deixarei Napolis e outras cidades para outra oportunidade.
    Abração
    Mosarina

  7. Obrigada mais uma vez. Estou aguardando o post com mais detalhes. Desde que descobrir o seu blog, ele faz parte da minha rotina diária. PARABÉNS (com todas as letras maiúsculas)
    Abs

  8. Oi Ana Portugal,

    Estou fazendo uma pesquisa pela internet achei seu blog muito legal, agradeço se vc puder tirar uma duvida, consegui um pacote bem em conta para ficar 5 dias em Roma, vc acha que dá para dar uma escapada a Torre de Pisa e florença e retornar a Roma no mesmo dia?
    Abs

  9. Florença é uma cidade com muito para ver. Dependendo do tipo de trem q vc pegar, ela pode ficar entre 2 ou 3 horas de Roma. Então, se vc sair bem cedo (tipo 6hs), acho que vc consegue ter uma idéia bacana de Florença. Mas Pisa, fica uma hora dps de Florença, o que seria de trem pelo menos 2hs. Acho que aí fica puxado demais. Veja se em seu pacote vc não consegue marcar a data de retorno ao Brasil para uns 2 dias dps e então vc terá mais tempo.
    Abs

  10. pretendo ir a italia no final de maio ,inicio de junho o clima nessa epoca é bom, e gostaria de dicas de um roteiro legal pretendo ficar 15 dias.
    e quanto a bagagem o que voce me diz,pois pretendo conhecer tudo usando trem.
    obrigada
    carmen

  11. Normalmente se entra na Itália via Milão, então te sugiro esta seqüencia aqui: Milão – 2 dias, Verona – 1 dia, Veneza – 1 dia, Florença – 1 dia, Pisa – 1 tarde , Siena – 1 dia, Roma – 2 dias , Nápoles (com direito à Pompéia e Sorrento) – 2 dias e tendo disponibilidade, vá para a Sicília – uns 3 dias.
    Vc tem vôos da Ryanair bem em conta ligando Roma à Trapani (na Sicília) e dps à Milão, para a volta, entre outros muitos lugares. Dependendo das distâncias, avião ajuda muito e é muito barato, por vezes, mais que trem.
    Nessa época já está calor,e não precisa levar muita coisa.
    Boa viagem!!!

  12. adorei………….seu blog…………me diz qual é´a cidade q vc mais gosta tipo aquela q nao dá para esquecer?…..beijossssssssss

  13. oiiiiiiiiiiiiiii……….amei seu blog……….meus parabens……espero um dia ir a veneza………..morro de curiosidade para conece-la..deve ser maravilhoso la……..bjusssssss

  14. Olá Ana, parabéns pelo seu blog.
    Estou a pensar ir a Itália 5 dias estava a pensar ficar pela zona norte (deixava o resto para a próxima 🙂 ) Qual e o melhor roteiro? A chegada e a partida é em Milao.
    obrigado

  15. Comece por Milão, claro, dps vc pode ir para Verona, Pádua, Vicenzio e Veneza. Como são poucos dias, creio que mais do que isso será difícil. Outra possobiliade seria apenas Milão, Veneza e Florença. Enfim, pense no que mais gostaria de ver…
    Boa viagem!!!

  16. Olá Ana ! Td bem ? vc tem alguma dica em Milão ? Vamos chegar lá de trem e gostaria de saber se os pontos turisticos são próximos ?
    Obrigada !!!

  17. Olá Ana,

    Nossa, que bom que encontrei alguém que possa me ajudar! Vamos para Itália em junho.
    Milão, descartei, pois o tempo é curto.
    O roteiro é:
    Milão-Roma 3dias, Amalfi de carro, 2 dias, volta para Roma-Florença* 2 dias, Veneza, 2 dias, e depois vamos para Paris, 3 dias, Loire, 2 dias.
    A dúvida é: *faço este trajeto – Roma-Florença – de carro (uma vez que estaremos com um voltando de Amalfi) ou é melhor ir de trem? Se for de carro, passamos em Pisa ou deixamos para ir de trem como vc falou no post?
    Outra pergunta: Você acha possível, em 1 dia de viagem de carro de Roma para Amalfi, sair de Roma, passar em Nápolis e em Pompéia e só depois seguir para Amalfi?
    Obrigada pela ajuda!
    Ale.

  18. Sim, Angélica, os pontos são próximos e vc pode fazer quase tudo a pé (se tiver disposição, claro). O ponto de partida é a Praça Duomo, onde vc tem a Catedral e a galeria Vittorio Emanuele. Perto fica a pinacoteca Ambrosiana, o teatro Scala… Vc pode ir tb ap Castello Sforzesco (estação de metrô Cairoli), que tem obras de Michelangelo e Leonardo da Vinci. Como vc vai chegar de trem, este é bem perto. Outro interessante é o museu Leonardo da Vinci (estação de metrô S. Ambrogio), que tb é perto da estação.
    Não sei quanto tempo vc vai ficar aí, mas creio que eu um dia vc consegue dar conta…
    No mais, caminhe e admire a arquitetura…
    Boa viagem!!!

  19. Alessandra, achei seu roteiro confuso. Mas vamos lá! Te sugiro esta sequencia: Milão – Veneza – Florença – Roma – Nápoles (e Pompéia) – Amalfi. Quanto à sua dúvida, sim, é possivel sair de Roma e passar por Nápolis e Pompéia e seguir. Mas saia cedo, pois de Roma à Napolis são mais ou menos 2:30s, mais uns 30min até Pompéia (3 horas de visita) e mais umas 2hs até Amalfi.
    A ida à Pisa pode ser de trem.
    Uma dúvida minha: de onde vcs tem que partir para ir para a França? Pois vc tem vôos de Roma para Paris pela Ryanair (tarifa hj para julho de cerca de 27 euros) e de Napolis pela Easy Jet (tarida de cerca de 70 euros). Pense à respeito!
    Boa viagem!!!

  20. Ana,
    Vamos de Veneza para Paris.
    Desembarcamos em Milão, mas não ficamos lá, conexão direto para Roma. De lá, para Amalfi de carro. Pelo que você disse, passaremos em Nápolis e Pompéia, depois seguiremos para Amalfi. Volta de carro para Roma. Minha dúvida está aí: vale continuar com o carro e ir de Roma para Florença ou é melhor trem? Há algo que você sugira no caminho? Perugia é caminho?
    Bem, de Florença vamos para Veneza, e de lá para Paris.
    Espero ter explicado melhor desta vez!
    Beijos
    Obrigadíssima.

  21. Bom, neste caso, ficaria assim: Roma – Nápolis (Pompéia) – Amalfi – Roma – Florença (Pisa de trem) – Veneza.
    Como vc já está de carro, aproveite logo, pois o tempo de viagem é o mesmo (mais ou menos 3 horas)…
    No caminho de Roma para Florença (em italiano se chama FIrenze) vcs podem passar por Perugia, Assis e Siena. Para ir à Pisa, vcs terão que ir e voltar, pois não é caminho, fica para o lado, digamos assim… Vá de trem numa tarde. Em Florenaça, pense em ir a uma cidadezinha chamada San Gimignano, toda medieval, que parece um conto-de-fadas. Vale a visita. Fica a uns 60kms.
    Voltando ao roteiro: Roma – Nápolis (Pompéia) – Amalfi – Roma – Perugia – Assis – Florença – San Gimignano – Pisa – Veneza – Paris.
    Dependendo do tempo que tiver, não deixe de ir à ilha de Capri em Nápolis ou a Sorrento, que fica um pouco depois de Pompéia, uns 30minutos. São muitas opções…
    Boa viagem!

  22. Olá Ana já estive de papo com vc e gostaria muito que vc me colocasse em termos de horas. Qtas hs de tal a tal lugar?
    vou pra Roma através de Madrid e pensei em fazer a itália de trem.
    Pensei em: Roma – florennça – Verona e Veneza. Não sei como fica a qstão, se é trajeto ou não.
    Certo é que de Veneza vou direto para Paris( 4 dias lá tbém). Gosto de fazer a viagem com alguma calma.
    Minha intenção é ficar 4 dias em Roma, 1 dia em Florença. 2 dias em Verona( tem o lago da guarda pertinho..), 4 dias em Veneza. Pq eu quero me perder com calma.. eu qro sentar horas frente as pontes..rs
    Me fale da viabilidade do trajeto de trem regional pra esses locais.
    muito, muito obrigada mesmo.
    Ivy

  23. Mexi no site da trenitália mas não encontrei bilhete pra ser comprada de Verona para Veneza.. Vc saberia dizer em qual trem poderia ir de verona pra veneza? Ou não tem? neste caso quais as opções?

    Bjins e obrigadíssimo

  24. Vim aqui apenas agradecer as dicas da Ana. Um simples detalhes na hora de digitar nomes pode nos atrapalhar. Vlew Ana eu consegui, bjus

  25. Ivy, seu itinerário está bom, e pode tb inverter Verona com Veneza, enfim… Se eu fosse vc deixaria mais um dia em Florença, aproveitava e ía uma tarde à Pisa, que é perto e bem legal, e tirava um dia em Veneza. 4 dias acaba sendo muito. Em uma dia vc conhece Veneza toda, no segundo vc pode fazer as ilhas (Murano, Burano e Torcello) e no terceiro pode ficar sentada na frente das pontes, como quer, rs…
    Há trem regional em todos os trajetos. Boa viagem

  26. Ola Ana, adorei esse blog!
    Estou te escrevendo porque irei ficar apenas 6 dias na Italia, desembarco em Roma que gostaria de conhecer como ja li em seu blog 2 dias e o suficiente ne! e depois penso em alugar um carro e descer ate Napolis e conhecer a costa amalfitana, sorrento pompeia capri, sera que os 4 dias restantes da para fazer isso qtas horas de carro! e depois embarcamos em Roma novamente, tb vamos com nossas criancas…Obrigada!!!

  27. Obrigado Érika! Os 4 dias restantes são suficientes para fazer o que vc está se propondo, eu por exemplo, conheci Sorrento, Herculano e Pompéia em 1 dias. Dê uma olhada nos comentários a cima, pq tem gente que fala exatamente da costa amalfitana. Uma dica pra vc que vai de carro é usar o site da viamichelin, que tem inclusive o link aqui no blog. É um GPS virtual, nele vc consegue ver distâncias, tempo de viagem, pedágios, quantidade de gasolina, tudo. Trace suas rotas lá e imprima. Ajuda muito,

  28. Oi Ana! Estava pesquisando na net sobre a Itália e encontrei seu blog que foi a minha salvação! Pretendo ir à Itália em lua-de-mel no final de março de 2010. Nós iremos programar nossa viagem sem contratar pacotes em agências de turismo. Estamos em busca de onde comprar e os valores de passagens aéreas, albergues, ingressos, etc. Pretendemos permanecer por 5 dias, qual a sua indicação de roteiro? Onde podemos comprar passagens baratas? Quanto vc acha que iremos gastar? Obrigada e até mais!!!

    • Ótima escolha para lua-de-mel!!! Acho que ir sem agências é a melhor opção, embora te dê mais trabalho. Quanto à passagem pra Itália, em geral a Ibéria tem os melhores preços, mas vc terá que pesquisar na época que for comprar em todas pra ver, pois isso varia bastante. Só acho que 5 dias é muito pouco para tanto investimento. Dentro da Itália vc tem a opção de trem para lugares próximos entre si ou de avião pela Ryanair para mais distantes (como de Roma à Veneza, por exemplo). Aqui mesmo no blog vc tem roteiros em algumas cidades já com preços. Dê uma pesquisada com calma e pense onde vcs querem ir, pois só assim podemos pensar num roteiro mais adequado. Afinal, vcs é que estarão viajando, então vcs é que tem que saber o que querem conhecer. As opções são infinitas…
      Qq coisa, estamos aqui para ajudar! Boa viagem!!!

  29. Oi Ana, parabéns pelo seu blog.
    Estarei Na Italia vindo de Paris no inicio de Junho. Já conheço Roma e deverei ir a Salerno – Castelluccio conhecer a família de minha esposa(tios).
    Penso no roteiro Firenze (3 dias com Pisa), Nápoli (2 dias) e + 1 para Salerno, voltando para Paris.Estou deixando algo de fora, além de Veneza? E Veneza é imprescindível?
    abs
    Arnaldo

    • Olá Arnaldo! Olha, de fora sempre vai ficar muiiiiiiiiiiiiiiiita coisa, pois a Itália é um mundo, mas creio que Veneza é imprescindível sim, rs. Se vc tiver oportunidade, não deixe de ir. Estando em Nápoles não deixe de modo algum de ir a Pompéia (se tiver tempo tb Herculano) e a Sorrento. Há um trem de Nápoles a Sorrento que passa pelas 2 ruínas. Vc pode ir de manhã e voltar de tarde, passando pelo 3 lugares. É maravilhoso!!!
      Boa viagem!!!

  30. Ana, obrigado pelas dicas.
    Vc acha que chegando de manhã em Veneza e saindo à tarde no dia seguinte é suficiente? Afinal, a estadia em Veneza lembra até Londres (rs,rs).
    Vc recomendaria (olha eu abusando…) algum b&b ou hotel mais em conta para 3 pessoas(casal e uma filha)?
    Sabemos que um blog também é diversão para quem faz, mas é absolutamente essencial para quem lê!!!! Parabéns! (Já está salvo nos meus favoritos).
    Obrigado.
    Arnaldo

    • Obrigado Arnaldo pelo carinho, rs!!! Olha, dá tempo com certeza, dá até pra vc chegar um dia de manhã e ir embora de noite, se for visitar só Veneza mesmo, agora se quiser fazer as ilhar (Murano, BUrano e Torcello), aí precisa de mais um dia. Quanto à hospedagem tem um post aqui sobre isso: /2009/02/04/hospedagem-boa-e-barata-em-veneza/
      Qq dúvida mais, vai perguntando. Dps, quando vc voltar, me conta como foi a aventura da família na Itália, hehehe
      Abs
      Ana

  31. Ana!
    Muito bom ler teu Blog e ter essas informações. Nossa, estão me ajudando muito a planejar a viagem.

    Eu moro em amsterdam e meus pais vem me visitar e então vamos a Roma. Eu saio de Amsterdam pela manhã e chego em Roma no inicio da tarde do dia 17 de junho, e retorno apenas dia 21, na parte da manhã também.

    Lendo teus comentários, tive idéias de ir a Florença e Pisa nessa período.
    Então pensei em fazer assim: Dia 17 e 18 Roma (1 dia e meio), dia 19 ir até Florença, de florença a pisa e de pisa retornar a Roma (tudo no mesmo dia), e então dia 19 finalizar com o dia todo para o vaticano.

    O que tu me sugere? Acha que esse roteiro é possível de conhecer tudo, sem correr demais?

    Muito obrigada, desde já.
    Abraços,
    Laís

    • Oi Laís, obrigado pela visita!!!
      Olha, o dia de Florença e Pisa vai ficar muito corrido, pq só Florença te exige um dia todo e como Pisa te toda ao menos 2 horas (entre ida e volta), já viu, né!?
      Se de todo modo, vc quiser muito fazer isso, no 2º dia de Roma, viaje de noite pra Pisa (direto) e no dia seguinte cedo vá visitar a Torre, pra ainda pela manhã conseguir chegar a Florença. Então, de tarde vc pode ir a Catedral, Galeria Ufizzi, Ponte Vecchia e pouco mais do que isso. Ao menos terá uma idéia da cidade. E de noite volte pra Roma. Vai ser cansativo, mas se a vontade de conhecer for muita, vale o sacrifício.
      Boa viagem!!!

  32. Ana, muito bom seu blog…Parábens!
    Ana, vamos para Italia, entraremos por Milão, mas vamos direto para Verona, depois Maranelo, Veneza e retornaremos para Milão. Teremos um dia livre em MIlão, que a agência “vende” um passeio pelos Alpes. Não estou afim de fazer Alpes, preferia conhecer melhor a Itália, por isso pensei em ir até Florença ou Roma, num bate e volta. Qual passeio vc aconselha?
    Abraços

    • Olha, é impossível dizer, pq ambos são maravilhosos. Florença é metade do caminho até Roma, então se for por tempo, creio que Florença, pq aproveitarão mais. Roma de trem vcs perderão tanto tempo que não farão nada lá, só se for avião, e mesmo assim indo bem cedo e voltando bem tarde. Entra no site da Trenitalia e veja os horários de trem e compare com os de avião (Ryanair, Easyjet, Myair…)
      Boa viagem!!!

  33. Ana, adorei as dicas do seu blog e irão me ajudar muito para montar o roteiro da minha viagem. Estou indo conhecer a Itália em Setembro e ficarei em torno de 10 dias. São tantos lugares que eu gostaria de conhecer, mas o tempo será curto. Então, eu gostaria da sua ajuda … Chego a Roma e pego um voo para Veneza. A idéia é de conhecer Veneza e as ilhas de Murano como vc sugere (2 dias) e de lá alugar um carro para conhecer Treviso (1/2 dia), Verona (1/2 dia), Genova (1 dia), Lucca (1/2 dia), Pisa (1/2 dia), Florença (1 dia), Roma (4 dias). O que vc acha ? Muita correria ? Tem algum outro lugar que vc sugeriria ? O meu marido quer ficar 4 dias em Roma, mas pelas suas dicas, acho que 3 dias é o suficiente.
    Obrigada
    abraços
    Kamila

    • Oi Camila!!! Acho que sua viagem está ótima. Em Veneza, no dia de Murano, vá tb a Burano e Torcello. E em Roma, vc pode tirar um dia pra ir à Pompéia. No caminho de Treviso para Genova, talvez dê para vc dar uma paradinha e conhecer a Basílica de Santo Antônio em Pàdua. Usem e abusem do site Via michelin, que te dá todas as rotas, com valor de gasolina, pedágio. É uma ótimo GPS!!! No mais, acho que está com tempo suficiente para ficar com gostinho de quero mais. Organiza-se bem para não perder tempo e boa viagem!!!

  34. Olá Ana, pesquisando pela Itália achei seu blog. Muito legal, parabéns. Pretendo ir á Itália com minha esposa em agosto. Nosso roteiro, a princípio é entrar por Milão, alugar um carro e ir até Florença passando por Modena e Parma. Depois ir até Pisa, conhecendo a Toscana e vinhedos. Depois continuar até Roma. A idéia é fazer isto em seis ou sete dias e depois ir para Atenas, Mykonos e Santorini, regressando para Roma. O q vc acha. Um abraço.

    • Obrigado André!!! Acho seu roteiro uma delícia!!! Entre Modena e Florença, dê uma passada tb por Bologna. Pena Veneza não estar no roteiro, mas a Itália tem tanta coisa boa pra ver, que em uma viagem só não dá mesmo. Eu já fui diversas vezes e sempre encontro algo novo pra ver. Mas deixe mesmo 7 dias e organize bem o roteiro rodoviário. Use e abuse do site Via Michelin, caso vc não tenha GPS. Nesse site vc calcula distância, valor de gasolina de pedágios, caminhos alternativos, tudo bem passo-a-passo. Vcs irão se apaixonar pela Itália e pela Grécia tb, claro. Boa viagem e qq coisa, e só escrever.

  35. Oi Ana, estaremos eu e meu marido viajando pela itália em Julho. Iremos no final da viagem de Florença para Roma. Gostaria de saber como faço para passar em Assis antes de Chegar em Roma seria interessante hospedar uma noite lá? Qual e a forma melhor de percurso, trem???Um abraço

    • Na Itália o transporte é sempre por trem. De Florença (Firenze para eles) a Assis são mais ou menos umas 2:30hs, e de lá a Roma sempre de trem. Quanto a dormir, depende da hora que vc sairá de Florença. Boa viagem!!!

  36. Oi Ana, Adorei seu blog!!! Muitas dicas legais… Estou indo em julho p/ Europa e queria um dica sua p/ o que fazer em uma tarde e noite em Lisboa. Vamos só passar por lá, queria uma dica de onde ir entre tantas atrações.
    Se possível me contacte por e-mail.
    Abç,
    Vanessa.

  37. Olá Ana,obrigado pela resposta mas gostaria de dar mais promenores da viagem.
    Parto do Porto para Pisa dia 21 de Setembro,chegando por volta das 19.00h,regresando ao Porto dia 25 pelas 13.00h.Estava a pensar fazer o seguinte: dia 21 Ficar a dormir em Florença,dia 22 Veneza/Verona,e regressar a Florença,23 e 24 Florença,dia 25 antes do embarque visitar Pisa.Acha que dará para fazer estas visitas ou sugere alternativas?
    Obrigado

  38. Ana, Eu e minha esposa pretendemos ir à Itália em setembro.(chove nessa época?Qual é o clima?). Pretendemos pegar um passeio pronto numa agencia de viagens(12 dias), o roteiro é :Nice-Monaco-Veneza-Ravena-Assis-Roma-Napoles-Capri-Sorrento-Salerno-Paola-Taormina-Siracusa-Noto-Agrigento-Erice-Trapani-Palermo-Monreale-napoles-pompeia-Roma. Gostaria de saber se tem alguma cidade no reteiro que não vale a pena(tipo Nápole,continua suja?). Quais cidade devemos ficar mais tempo? Vale a pena ir à Croácia?

    • Acho seu roteiro bem legal e o bom de setembro, é que ainda nã está frio e não tem mais as filas imensas de agosto. Nápolis é uma cidade bonita e é de lá que se vai à Pompéia, enão não tem como tirá-la. Deixe como está. Vai ser corriido, mas valerá à pena. Dedique mais tempo à Roma, claro, todas as outras vc conhece bem em um dia ou uma tarde. Quanto à Croácia, não sei te dizer…
      Boa viagem!

  39. Oi Ana, obrigado pela informação. Estamos muito inseguros por causa da grande quantidade de horas que passaremos dentro do onibus nos deslocando de uma cidade para a outra. Não conseguimos achar na Net alguem que tenha feito uma excursão semelhante dizendo se valeu a pena ou não. Estamos pensando em quebrar a viagem em duas partes.primeiro fazer o norte e depois pegar um avião para o sul e conhecer as principais cidades de lá. Será que vale a pena fazer isso?

  40. Oi Ana, achei ótimo o seu blog, já está em meus favoritos. Gostaria de saber de vc, se vc acha vantagem adquirir o passe de trem que compra aqui no Brasil. Ficarei 15 dias na Itália, e utilizarei o trem em 5 dias. Vc acha que é algo realmente interessante ou não? Parece que os trens regionais não aceitam o passe, sabe se isso é verdade? Obrigada

    • Eu particularmente acho esses passes muito caros e não vejo muita vantagem. Que eu saiba os regionais não aceitam e se vc usar só 5 dias, talvez seja vantagem comprar o regional, que é mais barato. Entre no site da Trenitalia e veja o preço dos trechos que vc fará, aí vc faz as contas e vê o que fica mais em conta.
      Boa viagem!!!

  41. Olá Ana! Estou gostando muito de suas dicas. Estou indo p/ a Europa dia 21 de agosto, porém, não defini ainda o roteiro, sendo que minha intenção principal é Itália e França. Tenho 17 dias no total. Vou com umas amigas que estão pretendendo fazer Itália e Grécia. Elas já foram à França e, por isso, não estão muito animadas para retornar. Estou tentando convencê-las a ir a Paris também. Gostaria que você me sugerisse um roteiro de Itália, Grécia e Paris (menos dias) nessa quantidade de tempo. Quem sabe com essa dica eu as convenço. Obrigada!!

  42. Olá Ana! Primeiramente parabenizo pela iniciativa e gentileza de ajudar os turistas. Uma atitude muito nobre.
    A vida inteira sonhei conhecer a Italiá e chegou a hora!! Pretendo viajar no começo de Outubro, chegando por Milão, a idéia é ficar uns 6 dias. Tenho uma preocupação inicial, estou viajando com minha filha que estará com um ano e seis meses. Acha ruim esta viagem com cça pequena? Bem, gostaria de saber contigo o que é ideal: ficarmos hospedados em uma cidade (qual a mais indicada) e fazermos as visitas as cidades sempre voltando para mesma hospedagem ou trocar a hospedagem conforme formos passeando? Devemos algugar um carro ou é possível andar com a pequena de trem?
    Quero muuuito conhecer Florença, Toscana, Roma, Pisa, Assis. Tem dicas de hospedagem e a melhor logística pensando neste trajeto?
    Outra questão é a alimentação da cça. É possível comprar coisas no mercado e fazê-las nos albergues?
    Espero que possa me orientar. Ainda estou bem “perdida”.

    Forte abraço. Sabrina

  43. Olá Ana!
    Somos 3 amigas que vamos do Rio de Janeiro a Italia, por volta de 20 de set/09,previsão 15 a 17 dias, com propósito de não gastar muito.
    Gostaríamos de visitar Milao/Veneza/Firenze/ Toscana(algumas cidades)
    Costa Amalfitana/Região Campania/Roma/Vaticano e se possível Sicília(Palermo e Siracuza).Apesar de supervaidosas, levaremos pouca bagagem para facilitar a locomoção, mas já estará esfriando….
    Não sabemos que transporte utilizar,qual local para se hospedar e dali visitar a região da Toscana onde temos 6 dias para visitar:Siena, Lucca, Livorno,Pisa,Arezzo e Florença .Tem onibus fácil ou trem?
    A Costa Amalfitana deverá ser de barco?E o custo? Onde se hospedar?
    Que dicas pode nos dar para outras cidades.Como funcionam os trens, é melhor utilizar os regionais ou europass(há #?)Onde adquirir, é preciso antecedência?Devemos comprá-los no Brasil?
    Ultima parada ´será Palermo onde pegaremos um vôo para Milão(low coast), retornando ao Brasil .
    O maior problema além de pouca grana, o grupo adora não cumprir a risca as programações, se gostarmos daqui é aqui que ficaremos, entende?FOI Assim que ao visitarmos Madri (3dias)em 2008, voamos até Barcelona(3 dias) e esticamos até Paris(4 dias), sem muito conhecimento conseguimos visitar muitos locais.E tudo de metrô e onibus, taxi somente 1 dia em Barcelona.Foi show!

  44. Olá Ana,

    Estaremos indo à Italia no finalzinho de setembro e inicio de outubro vamos esticar para Innsbruck na Austria e Lugano na Suiça (Alpes) que tipo de roupa levo estou sem saber se nos Alpes estará mais frio que Milão e Roma.

  45. Ola Ana. Estarei indo a Europa pela segunda vez, Na primeira eu e o meu marido fmos em pacote, fizemos tudo de onibús.Conhecemos 8 países em 25 dias, e foi muito corrido, não gostei muito da experiência. Agora estamos voltando e vamos fazer tudo por conta. Inclusive vamos fazer tudo de carro. Meu roteiro em principio é começar por Milão 1 dia, Veneza 2 dias passando por Verona, Florença 1 dia, passando por Ravena, depois 2 dias na Toscana para conhecer a região de Chianti, Monterreggione, Siena, Montalcino, Montepulciano, Cortona e Arezzo. Hospedagem em Siena e Cortona. Depois Costiera Amalfitana, se hospedando em Positano ou Amalfi. Capri por dois dias.Após iremos a Roma por 4 dias, Cinque Terre por dois dias e subimos a Paris por 9 dias. Eu estou só pensando nessa viagem de Cinque terre a Paris. Penso que deve ser muito bonita a região do roteiro que é por Genebra. O que vce acha do meu roteiro?. Vai ser mais ou menos 32 dias de viagem

    • O roteiro está ótimo, mas acho que em Paris, por exemplo, é muito tempo. Vc tem diversos lugare próximos e mesmo no caminho até lá, que valeraim estar no seu itinerário. Pense no sul da França, em Strasbourg, Luxemburgo, enfim… Não deixe de ir à Pisa (se ainda não conhece), Sorrento e nem à Napolis (para visitar Pompéia e Herculano). Boa viagem!!!

  46. Obrigada pela atenção a minha resposta. Eu não coloquei todas as cidades a visitar estando em cidades próximas. Estando em Positano eu vou conhecer Amalfi, Salerno, Sorrento e Ravello. E vou também voltar a Pompéia e conhecer O Vesúvio. Pisa eu já conheço, mas no caminho para Cinque Terre eu vou passar novamente lá. Estando em Paris vou conhecer Giverny e Reims. Na verdade vou ficar 7 dias em Paris. Pois quando eu estive em Paris com pacote, eu conheci muito pouco e foi rápido demais, apesar de no dia livre sem guía fui conhecer,Sacre Couer, Montmartre, Museu D’Orsay e Notre Dame. Não conheci Versailles e Nem ao menos andei pela Champs Elysée. Então quero curti muito Paris. Também pretendo ir ao Monte San Michel. Bem é isso tudo. Vai ser até um pouco cansativo, mas vai ser ótimo.
    Bjss e obrigada.

  47. Ana,

    Muito legal esse espaço aqui. Como muitos, tbm estou num dilema sobre o que conhecer na Italia. Na verdade tenho 10 dias em Novembro, começando por Roma. A idéia inicial seria Roma (3d) – Ancona (2d)(endereço de uma tia) – Florença (3d) – Veneza (2d).
    Dá para melhorar isso?
    Obrigado!!!
    bj

    • Dá para melhorar muito. Vc pode colocar um dia para ir a Pompéia, por exemplo. 3 dias em Florença, creio ser muito. Aproveite para ir a Pisa e Siena, que são perto e vc vai e volta num mesmo dia, ou tarde. Ou outros lugares que possam te interessar mais. É tudo bastante próximo e com muito trem. Explore o mapa do país e veja o que te interessa e que fiquem perto dos seus pontos de partida.
      Boa viagem!!!

  48. Pretendo ir a Itália em março2010 gostaria de conhecer vários países, o q, vc. me sugere, vou com minha mãe e ficaremos 30 dias. Att. Dirlene

    • Nossa Dirleme, isso é tão pessoal. Posso te indicar um mundo de lugares. Vc poder ir, além da Itália, à Portugal, França, Inglaterra, Irlanda, Luxembourgo, Áustria, Holanda, …. Se deixar minha lista não acaba. Boa viagem!!!

  49. Ciao Ana !
    Planejo ir à Itália com minha esposa nas próximas férias, num total de duas semanas. O roteiro pensado é: Rio-Roma, alugando carro no aeroporto de Fiumicino. Meio dia e outro inteiro para uma panorômica da capital. No seguinte ir a Nápoles, beirando o litoral e retornando, no final da tarde, pela autoestrada. Dia seguinte, partir de Roma em direção a Assis, via Spoleto. O outro dia inteiro para percorrer os caminhos de São Francisco e Santa Clara e no outro partir para Florença, via Perugia, Gubbio e Arezzo. Um dia inteiro em Florença. No próximo partir para Pádua, via Bolonha. Dia seguinte sair cedo para Veneza, retornando à noite. No próximo, partir para Florença, via Verona. Pernoitar, retornando a Roma no dia seguinte, via San Gimignano e Siena. Os dias restantes permanecer em Roma para ver o que for possível com calma, Centro Histórico, Vila Borghese, Vaticano, Trastevere, etc. Escolhi estas cidades para hospedagem, pois são as que contam com hotéis Ibis, à exceção de Assis, que ainda não decidi onde ficar. Você aprova a viabilidade do roteiro ? Teria alguma sugestão de hospedagem em Assis?
    Agradeço sua atenção e parabéns por seu trabalho tão útil, generoso e acredito, gratificante.
    Ricardo

    • Nossa Ricardo, seu roteiro está show de bola!!! Um profissional!!! Só acho que você tem que colocar Pisa na história, (estará do lado dela) e em Nápoles, o melhor é ver Pompéia (IMPERDÍVEL) e esticar até Sorrento (um deslumbre de vistas). Ao invès de ir e vir a Nàpolis no mesmo dia, pernoite por lá e depois continue com seu roteiro, que está muito bom. Quanto à Assis, não sei te dizer, mas procure no site Booking, que sempre tem coisas legais e para todos os bolsos. Boa viagem!!!

  50. Olá Ana,

    Muito legal seu site, e as orientações sobre os roteiros. Pude conferir meu roteiro para Itália e está semelhante ‘as suas sugestões.

    Gostaria de algumas dicas para a mala, para viagem de 18 dias iniciando agora no comecinho de outubro em Veneza, Milao, Florença, Assis, Roma, Pompéia e Amalfi.

    Faz calor durante o dia ? Precisa levar agasalho para a noite ? Chove muito ? Sou friorenta, e pel oque vi na internet, temperaturas de 10 a 20 graus celsius. É isso mesmo ?

    Voce acha perigoso usar mochila durante o dia, para os passeios?

    TAmbém quero ir com uma mala de rodinhas pequena, mas vamos viajar de trem, você aconselha levar tudo numa mochila ou é possível andar por ai com a mala de rodinhas, sem pegar taxi ?

    Agradeco sua contribuicao !

    • Claro que dá para andar com mala de rodinhas, é o que sempre faço, pois detesto mochila!!!
      Quanto à segurança da mochila, lembre-se: vc não estará no Brasil. E a temperatura é mais ou menos isso mesmo. Mais para o sul é sempre mais quente, no entanto, de noite, sempre esfria. Boa viagem!!!

  51. Oi, minha xará!
    Muito bom seu blog, obrigada pelas dicas!
    Se tudo der certo, estarei na Itália entre os próximos dias 19 e 26 de outubro (consegui por 2600 reais a parte aérea Brasil-Itália e um cruzeiro de 17 noites fazendo a travessia Itália-BR, só falta confirmar o aéreo). Não costumo viajar tão de supetão, mas a oferta está tão boa que estou torcendo muit opara que dê certo. O vôo chegará em Veneza e o navio partirá de lá, de modo que eu e meu marido teremos uma semana na Itália, partindo de Veneza. Alguma dica de roteiro para esta semana, chegando e partindo de Veneza?
    Obrigada!

    • Carol, que cruzeiro é esse? R$2.600 aéreo + navio??? Também quero, hehehehe
      Bom, em uma semana vc pode fazer muita coisa. Pode ir até Florença, Pisa e Roma, por exemplo. Ou se preferir ficar mais pelo norte, faça Pàdua, Verona, Milão, Pisa e Florença, voltando à Veneza. Veja os aéreos de Veneza para outros lugares pela Ryanair, pois os preços são bem em conta. Mil opções. Boa viagem!!!

  52. Ana
    está no site da MSC: http://www.msccruzeiros.com.br/ e é o navio Ópera. Sai de Veneza (o aéreo incluído é SP ou Rio – Veneza) e faz escala em Ancona, Túnis, Málaga, Tenerife / Ilhas Canárias, Recife, Salvador, Buzios, terminando no Rio de Janeiro.

    Na verdade para travessia + aéreo tem outro ainda mais barato, o Melody, a partir de 2.250 REAIS (em cabine interna, R$ 2500 em externa). O de 2600 (R$ 2.599) é o Ópera, em cabine externa. Corre lá que a gente ainda se encontra! Só estou dependendo de fechar o aéreo mesmo… se der vou me abraçar! Valeu pela dica da Ryanair! Não tenho nem ideia do que fazer pela Itália se o aéreo fechar… o jeito é passar a noite cruzando os dedos…

  53. Olá Ana,

    Eu e mais 7 amigos fechamos uma viagem para a Europa, iniciando por Paris (4 dias), Veneza (1 dia) e Roma (4 dias). Por conta de termos uma criança conosco, resolvemos em um dos dias em Paris ir até a Eurodisney. Quando chegarmos em Roma, ele encontrará com a mãe a aí poderemos visitar outros locais.
    Gostaria de saber se você indica alguma cidade próxima que pudéssemos ir e voltar no mesmo dia, tanto na França quanto na Itália.

    Um abraço.

    • “Próximo” de Roma, com certeza diria para irem à Nápolis, não por Napolis em si, mas por poder ir à Pompéia e Herculano, e até mesmo Sorrento. Há uma linha de trem chamada Transvesuviana que liga Nápolis à Sorrento, Essa linha passa por Herculano e Pompéia. Vc compra um bilhete que te dá direito a ir e vir e parar onde quiser, quantas vezes quiser. Eu quando fui, peguei um trem em Roma 5:50hs e cheguei em Nápolis 8:30hs. Peguei logo esse trem local para Herculano e fiquei lá de 9hs às 11Hs, fui para Pompéia e fiquei até 14:30hs e segui para Sorrento. Voltei no trem de 17hs para Nápolis e no de 18:30hs para Roma. Parece pouco em Sorrento, e é, mas ela é uma cidade muito pequena e só de vc poder ver aquela magnífica vista do Meditarrâneo, já vale à pena. Já em Paris, vc pode pegar um passeio ao Vale de Loire, ou ir a Strasbourg…
      Boa viagem!!!

  54. Ana, este seu blog está DEMAIS !!
    Eu, que tenho ZERO de senso de orientação geográfica e estou indo viajar sozinha, encontrei dicas VALIOSÍSSIMAS sem as quais certamente eu iria perder muito mais tempo tentando chegar aos locais !!
    Muito boa sua iniciativa de ajudar a todos.
    Bom, explorando um pouco mais esse lado, estou indo pra Europa agora em dezembro e estou ainda com muitas dificuldades no quesito transporte. Por ex, qdo eu entro no site da Itália eu não consigo ver lá preços diferentes de trajetos regionais … Eu pretendo ficar entre 45 e 60 dias e conhecer bastante coisa então, se vc tiver mais dicas de como baratear custo com transporte (tipo as que vc colocou no blog) e puder informar eu agradeço.
    Outra dúvida é com relação aos voos low cost. Me falaram que se paga para despachar cada mala e que a mesma não pode ultrapassar 15kg. Se eu pagar por 2 bagagens pode ter 15kg cada uma ou a soma das duas ainda não poderá ultrapassar esse peso.
    Desde já agradeço e uma vez mais te parabenizo pelo blog
    Bjos

    • Flávia, nas Low Cost, depende de cada uma. O que vc colocou aí (15kg) é a Ryanair. Vc só pode despachar 15 kg, não importa se em uma ou 10 malas. Qq quilo à mais vc paga e paga caro, e tem tb direito a bagagem de mão (era 10 kg). Na Easy Jet, por exemplo, vc já pode despachar 20ks. Então tem que ver em cada uma.
      Quanto à transportes, vc sempre tem que comparar diferentes rotas, preços em avião, trem, ônibus e ver o que combina mais com seu orçamento. Quanto ao trem regional, parece que agora vc só consegue comprá-lo na hora. Boa viagem!!!

  55. Oi Ana!
    Seu blog está nos “clareando as idéias” na elaboração de um roteiro para a nossa viagem (minha e do meu marido) à Itália. Vamos ficar 19 dias, sendo que desses, 4 ou 5 ficaremos na Sardenha…Vamos desembarcar em Milão e voltamos de Roma para o Brasil…Temos a intenção de dar um pulinho em Paris, mas não sabemos ao certo se dará tempo…Podes nos ajudar? Pelo que vi nas dicas, teu estilo de viajar é semelhante ao nosso: aproveitando ao máximo, sem muito luxo!
    Várias dicas que escreveste estão no nosso caderninho de viagem…
    Abração e parabéns pelo blog!

    • Obrigado Fernanda. Se vc for de avião para Paris, acho que vc consegue colocar uns 3 dias por lá. 19 dias é bastante tempo. Saia de uma cidade e volte por outra, tudo de acordo com o seu roteiro. E com certeza, tento aproveitar ao máximo e ficar com gostinho de quero mais…
      Boa viagem!!!

  56. Ana,

    Estou planejando viajar pela Itália por 15 dias em Maio. gostaria de saber de vocÊ um bom roteiro para passear e conhecer bem toda e só a itália e qual trechos seria desejaveis que fizessemos de carro ou trem?
    grande abraço e desde já agradeço!

  57. Ana,

    Encontrei seu blog procurando dicas de viagem. Vou para Itália, Madri e Portugal em junho e estou com muitas dúvidas no roteiro para Italia.
    Vamos ficar 03 dias em Roma, quero visitar Veneza, Pisa, Siena, não tenho ideia de como pegar o trem para essas cidades e onde comprar. Estou preocupada por causa da língua, não falamos italiano, é nossa primeira viagem internacional.
    Desde de já agradeço!!

    • Relax. A passagem vc compra na hora na estação (ou nos guichês ou em máquinas multilínguas, super simples). E o trem vc pega na estação Termini, não há o que errar. Eu te recomendo fazer Firenze (não deixe de ir), Siena, Pisa e Veneza. Florença (ou Firenze para eles) será seu elo, pois é a estação principal na região… Se te faz melhor, eu tb não falo nada de italiano e nunca tive problemas… Boa viagem!!!

  58. Ana, boa noite.
    Muito interessante e elucidativo o seu blog. Eu e minha esposa vamos conhecer a Itália em setembro. Montei dois roteiros. Qual você acha que vale mais a pena?
    1- Veneza (1 dia e meio) – Lago de Garda, Sirmione e Verona (2 dias) – Florença, passando por Bologna e tirando um dia para Lucca e San Gimignano (3 dias) – Siena, passando por Monteriggioni, meio dia para conhecer o Castelo di Bróglio (vinícola) e um dia para visitar Cortona e Arezzo (3 dias) – Assis, passando por Montalcino para comprar Brunellos (1 dia) – Roma, passando meio dia de ida em Orvieto (5 dias).
    2- O segundo roteiro eu tiraria 1 dia de Verona (Lago di Garda e Sirmione), 1 dia de Siena (Arezzo e Cortona) e um dia de Roma. Esses 3 dias iria para Sorrento (visitando Amalfi, Positano, Pompéia e Capri) . Mas acho que aí pode ser muito corrido para conhecer essa região. Talvez seja melhor deixar a região de Sorrento para uma próxima viagem?
    Abraços, parabéns e muioto obrigado.
    Fernando

  59. Olá Ana
    Parabéns pelo blog!
    Espero que possas dar um conselho, pois estamos um pouco indecisos…. A situação é esta:
    – 6 dias de férias, sendo que o último não conta pois o avião em Milão é ás 6 e pico da manhã.
    -aeroporto de “Orio al serio”, uma da tarde.
    -temos possibilidade de ficar em casa de um amigo em Verona.
    -queremos ir a Veneza.
    -Milão não me diz muito.
    – Temos de arranjar um b&b mais económico
    -adorava ver Roma mas vamos “on a budget”.
    -Que roteiro aconselhas?
    Obrigado!

    • Então na prática vc tem 5 dias e meio, é isso? Verona vc conhece e um uma tarde, Veneza em um dia e se tem tanta vontade de conhecer Roma, pegue um vôo para lá saindo de Veneza e passe ao menos 2 dias, se der, na volta pegue um trem de noite de Roma a Firenze (3horas), passe o outro dia e vá para Verona (ou Milão) de noite, assim ganha tempo. Boa viagem!!!

  60. Olá Ana,
    Parabéns pelo blog, ajuda muito mesmo!
    Eu e minha esposa vamos para a Itália em Maio e vamos ficar 35 dias!!! Chegaremos por Londres, passaremos pela França e entraremos na Itália por Genova ou Turim no dia 17/05, tendo que chegar até Roma no da 21/05 para pegar os meus pais que vão ficar com a gente até o final da viagem dia 05/06. A única cidade confirmada é Roma, de 21 a 25/05, então tenho de 17 a 21 livre, descendo de Turim para Roma e de 25 a 29 subindo de Roma para Vienna (com Veneza já incluído – lógico!!!). Quais são as cidades imperdíveis no norte da Itália?
    Grato e sucesso para você com o seu blog!!!

  61. Olá, parabéns, adorei o blog!!!!!
    Eu e meu marido estamos programando uma viagem para Itália em junho, estou em dúvida quanto a ir por pacote de viagem que atenda as principais cidades que queremos visitar, ou se o melhor é ir por conta própria. Tenho receio quanto a comunicação, transporte, hospedagem…pode me dar uma dica? Pretendemos visitar estas cidades Roma, Florença, Pádua, Veneza, Pisa, Paris, Milão e Maranello. Obrigada!

    • Rosiane, de pacote sempre sai mais caro, além do fato de vc ficar presa na programação deles. A Itália é um país tranquilo de se visitar sozinho, com uma boa rede de transportes. Quanto ao idioma, eu tb não falo italiano e sempre me virei muito bem. Faça um boa pesquisa de custos nos lugares que quer ir e veja o que te convém mais. Boa viagem!!!

  62. Ola Ana!
    Nossa ..muitas informacoes importantes !

    Gostaria de saber se tens alguma sugestao de albergue em Roma.

    Se ficar perto da Estacao Termini e perigoso..

    Obrigada
    Suzana

    • Não é a região mais bonita de Roma, mas é bem central e com facilidade de transportes, Eu prefiro ficar aí, apesar de tudo. Quanto a dica de Hostel eu não tenho, pois é difícil ter um bom e barato, mas se quiser pagar mais, encontrará. Pesquise bem!!!

  63. OI Ana
    Pretendo visitar a Croacia passando pela Italia.
    Estou com dificuldade com informações sobre ferrys.
    Pretendo desembarcar em Roma e pegar um trem para Ancona e de Ancona para Split(Croacia).
    Horarios
    Preços
    Disponibilidade(reserva?)
    Pode me ajudar?
    Obrigada!

  64. Olá Ana,
    estava lendo os comentários, pois estou indo à Itália 01/06 e vou ficar até 21/06.
    Resolvi alugar um apto “monolocale” em Verona, onde tenho um parente que reside lá. Será minha base. Quero conhecer a região do Vêneto, além de Milão e talvez uma escapadinha até a Suíça e Croácia, região próxima a Trieste.
    Além de passeios com minha parente nos domingos, terei outros compromissos com um amigo de Vicenza que me levará para conhecer alguns lugares. Assim, parece que terei uma agenda boa. Mas terei muitos dias livres e quero aproveitá-los bem. Só estou com a impressão de que o “ir e vir” de Verona para os lugares que pretendo conhecer vai ficar meio cansativo!
    O que vc me sugere?

    • De fato, para alguns lugares ficará cansativo. Tudo que há de interessante na região, com certeza vc fará com seus amigos. Vc pode escapar uns 2 dias para Florença e fazer aquela região, que é bem banaca, ou ver de avião pela Ryanair algum ponto que possa ser interessante, já que há aeroporto deles em Bressia e Treviso. Entre no site da trenitalia e veja o tempo de viagem para cidades que te interesse, pois se a viagem for algo em torno de 2 horas, talvez valha à pena… Boa viagem!!!

  65. Olá Ana! Parabéns pela iniciativa e pelo bolg. Vou em janeiro de 2011 pra Europa, 20 dias. Pensei em ir Paris(5 dias), Londres(2 dias), Amsterdam(2 dias), Barcelona(4 dias) e Itália(5 dias). Acha que este roteiro está razoável? Gostaria que vc me indicasse um roteiro legal pra 5 dias na Itália. Agora uma dúvida: é verdade que temos que voltar pro Brasil pelo mesmo local que chegamos, ou seja, eu teria que voltar pra Paris e pegar o voo pro Brasil, ou poderia voar pro Brasil pela Itália mesmo? Muito obrigado!

  66. Oi Ana! Outra dúvida que esqueci de comentar: quanto tempo antes vc acha ideal para comprar as passagens e fazer as reservas, lembrando que vou em janeiro de 2011? Obrigado!

    • O roteiro está bom, quanto a Itália, depende do que vc gostaria de conhecer, pois com 5 dias não dá para muito. Vc pode ficar na região de Florença (e faz uns ida e volta a lugares próximos) ou em Roma, por exemplo. Quanto ao vôo, vc pode voar de volta da Itália sim, só que dependendo da empresa aérea que vc for, ela fará uma escala em outra cidade. Em relação as reservas, a partir de setembro se quiser, pode fazer isso. Boa viagem!!!

  67. Oi Ana! Obrigado pela resposta! Me dê sua opinião, por favor: acha que devo tirar um dia de Barcelona(eram 4) e colocar na Itália, em Londres, ou deixo 4 dias mesmo em Barcelona? Obrigado!!!

  68. Ana, desculpe por tantas perguntas, mas é minha 1ª vez na Europa… rsrsrs
    Que locais vc me incaria, então, ficando 5 dias na Itália? E que ordem vc me aconselharia, tipo: Milão – Florença – Pisa – Veneza – Roma??????????
    Me dá um help aí, Ana, please!!! rsrsrs
    Abração

    • Por ordem geográfica seria: Milão, Veneza, Florença, Pisa e Roma, mas não tem como fazer isso em 5 dias, então mesmo que correndo, faça Florença (1 dia todo), Pisa (1 tarde, vá e venha de Florença) e Roma (3 dias). Na verdade em Roma acabarão sendo 2, pois vc não pode se esquecer dos tempos de chegada e saída e cada cidade…

  69. Ana, quebrando a cabeça aqui, montei um roteirinho de 7 dias: 1 em Milão(dormindo); 1 dia em Veneza(dormindo); 3 dias em Florença, passando por Pisa e outras cidadezinhas que eu conseguir ir); 2 dias em Roma.
    O que achou? É viável? rsrsrsrs
    Valeu, mais uma vez!

  70. Olá Ana.
    Mais uma vez seu blog faz parte dos nossos planejamentos de viagem. Ano passado nos ajudou a ir para Londres (maravilhoso). Agora estamos fazendo planos para Itália em julho.
    Estamos fazendo o roteiro Roma – Florença – Veneza – Roma.
    Nossas dúvidas são sobre o transporte de trens. Estamos com receio de fazer as reservas de hotel nas cidades e não conseguirmos comprar passagens de trem na hora, pois o site não dá as opções de revserva das passagens para julho.
    É possível comprar na hora? Os preços dessa época são os mesmos que os de agora? Há várias partidas entre as cidades durante o dia?
    Abraço

    • Pode ficar tranqüilo, as passagens são compradas na hora mesmo e não tem lugar marcado… Imprima no site da Trenitalia os horários dos trens para vc ter um controle. Quando chegar nas cidades, se quiser se sentir mais seguro, compre a passagem para a data pretendida. Mas não se preocupe, pq é muito relax. Os preços não variam e entre essa cidades há muitas opções. Boa viagem!!!

  71. Oi Ana!
    adorei o seu blog! Estou indo com meu marido pela primeira vez à Italia e o meu roteiro é o seguinte: 02 a 06 outubro em Roma – chegando de manhã – neste período quero ir 1 dia ao Vaticano, e 1 dia naquela sua dica Herculano, Pompéia,Sorrento. No dia 06 partir de trem – cedo – para Firenze e ficar la até o dia 09. Tendo Florença por base, ir a Siena e Assis (talvez fique apertado né?). Pegando o trem dia 10 partir para Bolonha manha e ir a igreja em Padua a tarde. Seguir para Veneza chegando lá a noite. Em Veneza passamos os dia 11 e 12 – dá para passear um dia por Veneza e o outros nas ilhas? Bom finalmente parto para Paris dia 13 às 12hs. O que vc achou? É viável? E quanto ao trem, é melhor comprar o passe? O Regional não aceita? É dificil compra os bilhetes na hora? Me parece que tirando o trecho Roma-Firenze os outros são todos curtos. To com um pouco de medo desta história de trem. Na estação quando compra a ida, pode já compra a volta? Obrigada por sua atençao e paciencia.
    Renata

    • O roteiro está muito bom Renata, só atenção no dia 10 para sair cedo, pq senão ficará apertado. Quanto ao trem, fique tranquila, vc pode comprar na hora ou um ou 2 dias antes, e em geral eu acho que o passe não vale à pena, mas faça as contas. Em Veneza é tranquilo 2 dias (cidade e ilhas). Será um ótimo roteiro, mas lembre de tentar sair cedo, para aproveitar bem. Boa viagem!!!

  72. OI, Ana
    Adorei seu blog, parabéns!!
    To indo passar 3 semanas na Europa, 1 semana em Paris, 2 dias em Veneza, 2 dias em Florença (uma tarde em Pisa), 4 dias em Roma, depois sigo para uma semana dividida entre Madri e Barcelona.
    Tá bom esse roteiro na sua opinião?

    Outra coisa: Tô desesperada no quesito como andar em Veneza. Estou pesquisando hospedagem por lá e tô com mts dúvidas. Até agora não entendi como se anda por lá, rs
    Tava pensando em ficar perto da Praça San Marco, pq me pareceu mais fácil de transitar pelos pontos mais turísticos. Tô mantendo contato com um B&B nessa área. O que vc me sugere de área boa para ficar?

    Grata

    • O roteiro está bacana Ludmila. Quanto a Veneza, é mesmo um labirinto em que vc se perderá muitas vezes, mas será uma delícia. A única dica que posso te dar é seguir as placas “per Rialto” e “per San Marco”, que tem em toda parte e vc acaba chegando lá. Use e abuse do google maps, se for o caso. A cidade é pequena e não tem só a praça San Marco como atração, pois toda ela é uma atração, então qq lugar é bacana. Para facilitar sua vida na chegada, seria bom algo próximo da estação central, mas se já tem algo em vista, ok!!! Boa viagem!!!

  73. Oi Ana!!1 Gostei muito das suas dicas.
    Vou ficar 1 dia em milão, 3 em roma e 4 em paris. Vc tem algum roteiro para sugerir?
    Tem dicas de hotéis bem localizados e com preço razoável?

    OBrigada

  74. Olá Ana.
    Mais uma vez preciso de um esclarecimento seu.
    Vou para Itália em julho e fico 12 dias lá. Li algo sobre uma “declaração de permanência” para quem vai ficar mais de 10 dias. Parece que a mesma precisa ser feita no oitavo dia (estarei em Florença). Esse procedimento existe mesmo? Qual órgão deveria procurar lá para isso?
    Alguns blogs dizem que para quem faz vôo direto do Brasil não precisa, mas quem faz escala em algum país do acordo Schengen é necessário. Eu faço escala em Lisboa na ida e entrarei com um carimbo português no passaporte. Pode me ajudar? Essas burocracias sempre me deixam um pouco tenso. rsrsrsrsrs
    Obrigado

  75. Oi Ana sou Fagner moro na Italia a seis anos, queria dizer q é legal essa ajuda q vc tenta dar p quem tem duvidas. Se precisar de alguma orientaçao pode me mandar um email q posso ajudar no q eu puder…

  76. Ana! Nossa viagem foi um sucesso e tens uma grande participação nisso… Conseguimos fazer verdadeiros milagres de aproveitaento do tempo e vimo muitaaaa coisa nos 21 dias que passamos na Itália!
    Temos uma excelente sugestão de Hostel em Firenze, o ArquiRossi, eles tem internet free, café da manhã e jantar incluídos e é muito limpo, bonito e organizado.
    Caso possamos ajudar com alguma informação, estamos à disposição.
    Abraços e mais uma vez grazie!

  77. Não sei como funciona os blogs, gostaria de saber uma rota de veneza ate napoles, passando pela toscana, assis, cascia e roma.

  78. Oi Ana, gostei muito das suas dicas! Estou montando um roteiro para final de setembro passadno por Itália – Alemanha – França e preciso escolher entre Milão e Florença! Pode me ajudar??

    Por enquanto o roteiro está assim: Roma (3 dias), Florença (1 dia), Veneza (2 dias), Milão (1 dia), Munique (2 dias), Bordeaux ( 2dias) e Paris (4 dias)

    Obrigada!!!

  79. Oi Ana!
    Venho engrossar o côro e dizer que adorei seu blog!
    Encontrei muitas dicas ótimas pra montar meu roteiro (na verdade, ele ainda está em construção). Muito obrigada!

    Queria saber umas coisas: como é o clima na Itália no final de junho e início de julho? À noite esfria? Devo levar casacos e botas? Ou é só calorzão, mesmo?

    Pretendo fazer o seguinte: 4 dias em Roma; 1 dia em Veneza; 2 dias em Florença – na saída de Florença, passar por Pisa e voltar pra Roma. De lá, 3 dias em Lisboa. (A divisão de dias está boa?).

    Considerando o período, é melhor eu fazer as reservas de hotéis desde já? Ou é possível procurar hospedagem nas cidades? Só tenho hotel reservado em Roma. Em Veneza, Florença e Lisboa, preciso de dicas. Me indica algum?

    Desde já, te agradeço muito!

    • Já é verão, mas é sempre bom um casaquinho para noites frescas. O roteiro está bacana, bem distribuido. Faça já as reservas. Quanto a hospedagem, dê uma olhada pelo blog, pq tem dica para todos esses lugares. Boa viagem!!!

  80. Oi Ana,

    Tudo bem? Pretendo passar alguns dias na Itália sozinho em Julho, sou estudante universitário. Tenho um pré roteiro feito, de acordo com a passagem que reservei. Chego em Milão dia 23, onde pretendo ficar até o fim da tarde do dia 25, quando estou sem um programa definido. Depois disso, a única coisa definida que tenho é que voltaria de Roma no dia 31. Acho que ficaria em Roma desde o dia 29, o que acha?
    Então, gostaria de alguma dica de alguns lugares que eu não poderia deixar de conhecer ao ir pra Itália em tão pouco tempo – 7 dias.
    Se tiver dica de sites de albergues, seria muito bom também!
    Obrigado,

  81. oi ana
    viajo na quinta agora para a italia, roma, capri,ana capri,sorrento pompeia,costa amalfitana,napoles,palermo,siracusa,taormina. estou doida arrumando a mala sem saber ao certo o que levar. vou em uma excursao da queensberry, que vai de onibus passeando, algun trecho em barco ou navio, mas nao queria levar uma mala monstro, ao mesmo tempo nao queria ir fora de moda, out. voce me sugere algo? obrigada

    • Agora é o começo de verão lá e essa região já é mais quente normalmente, então vc deve levar roupas leves, mas não deixe de levar um casaquinho, pois de noite sempre pode dar uma esfriada. Afinal, o tempo anda meio louco!!! 🙂 Boa viagem!!!

  82. Oi Ana,
    Td bem?
    Já copiei várias dicas suas, pois estamos indo para Roma e Florença na próxima segunda. Vou aproveitar que meu marido tem um congresso de uma semana e vamos ficar no Hilton Garden Inn. Sabemos que é um pouco longe do centro turistico… Mas, vc pode nos informar se teremos dificuldade para ir ao centro de Roma e se tem como pegar o trem para Florença direto do aeroporto? Pretendemos passar um dia lá.
    Parabéns pelo blog e obrigada pela atenção.

  83. Ana,
    adorei suas dicas sao otimas estou indo p italia em agosto sabe se nessa epoca ainda está quente.
    Outra duvida se for pegar o trem regional p napoles que sai 5:40h se posso comprar o bilhete na noite anterior p adiantar ou so na hora mesmo.
    Outra coisa entrei no site do tren italia e no preço do trem regional esta ND não tem o preço e por nao tem esse trem ou outra coisa.
    obrigada!!

    • Agosto é o auge do verão… E quanto ao trem, vc pode comprar de véspera. E geral o preço aparece, mas às vezes não, mas não tem isso de não ter mais. Relax!!! Sobre o aeroporto, o de Marco Polo fica em Veneza mesmo e o outro fica em outra cidade (em Treviso) a 30 minutos de trem de Veneza. O acesso é garantido pela própria Ryanair (imagino que seja esta). É tranquilo. Boa viagem!!!

  84. Ana,
    Vi passagens de paris para Veneza e existem dois aeroportos, Treviso e Marco Polo os dois tem bons acessos a cidade pois a passagem para treviso e mais barata.
    Obrigada!!

  85. Olá Ana,
    Sou apenas mais um a pesquisar no seu blog, vc está de parabéns! Ele é muito útil.
    Eu e minha esposa estamos partindo para a Itália no final do mês, estamos com o roteiro pronto mas ainda resta uma dúvida. Chegaremos à Napoles às 10:10 h, pretendemos dar um rolézinho básico por lá e depois partir para Pompeia, aí é que vem a grande dúvida, de Pompeia vale a pena ir ao Vesúvio? lí em algum lugar que rola um ônibus direto de Pompeia pra lá. Ou seria melhor seguir viagem até Herculano e depois Sorrento. Ou dá pra fazer tudo? Acho improvável. Neste dia retornaremos à Roma no trem das 20:30 h (já reservado). Já deixo aqui o agradecimento. Valeu!

    • Tudo não dá para fazer… Se vc pretende visitar Napolis tb, terá tempo de no máximo vistar Pompéia. Quanto ao Vesúvio existe ônibus para lá, mas não creio que terão tempo e nem acho que valha tanto à pena… Se sobrar algum tempo, dê um pulo até Sorrento, ainda que seja só para dar uma olhada na linda vista do Mediterrâneo com o Vesúvio ao fundo. Boa viagem!!!

  86. Valeu Ana,
    Acho que ficaremos com Napoles/Pompeia/Sorrento, se der tempo damos uma paradinha em Herculano também.
    Uma outra coisa que esqueci de perguntar, vc me indicaria algum site confiável onde posso comprar tickets antecipadamente? (Torre de Pisa, Coliseu, Vaticano) Descobri esses dois, http://www.italyguides.it e http://www.ticketitalia.com mas não sei se são confiáveis. Help!

    Valeu de novo!
    Abs.

  87. Olá Ana,
    Gostei do novo visual do blog, está aprovado!
    A respeito dos sites para compra de tickets on line, descobri esse que acredito ser o da ‘Prefeitura’ de Pisa, como não conheço os sites do ‘governo’ daí vc poderia confirmar? Segue o link: http://www.comune.pisa.it/
    Descobri um outro que comercializa ingressos para vários museus em em várias cidades da Itália, e também para o Vaticano, Colosseu. Segue o link:
    http://www.italy-museum.com/

    Valeu!
    Abs.

  88. Valeu Ana, descobri outros sites oficiais como o Duomo de Milano, segue o link pois pode ser que tenha mais gente precisando: http://www.duomomilano.it/
    Desculpe a indescrição Ana, mas estudei no Salesiano de Niterói / RJ com um colega de nome Fabiano Portugal, este tem um irmao de nome André. Por acaso algum perentesco?
    Abs.

  89. Parabéns Ana, você é 10!
    Gostaria de te pedir uma ajudazinha per cortesia.
    Tou indo estudar italiano em Perugia. Chego em Roma (Fiumicino) del lunédì. Qual a melhor forma de ir p/ Perugia? Grazie mille.

  90. Ana, li suas dicas e absorvi o que pude na nossa viagem de 20 anos de casados no mês de Maio/2010, onde passamos por Roma, Vaticano, Florença e Veneza. Foi maravilhoso. Desejo assim compartilhar contigo a nossa satisfação. Obrigado.

  91. Oi Ana…ADOREI seu BLOG…sou uma perdida e ele está me ajudando muito para organizar a minha viajem. Estou pensando em passar uma semana na Itália e todos os dias, meu ponto de partida será ROMA. Que cidades você me aconselha a conhecer?? Obrigada! = )

  92. Olá Ana! Adorei seu site e amei ver que vc se disponibiliza a responder tantas perguntas. Desde já, muito obrigada!

    Viajarei para a Itália em setembro e ficarei 5 dias em Roma, depois vou para Florença, ficando 4 dias, e depois para Veneza, dois dias.

    Que cidades poderei conhecer enquanto estiver em Roma, Florença e Veneza?

    Mais uma vez, muito obrigada

  93. Ana que bom que vc existe!
    Estou indo pela 1º vez a Europa com minha esposa. Meu roteiro começa saindo de Recife14/09 chegando a lisboa as 7da manha no dia 15/09 ficando so esse dia e viajando logo no outro dia pela manhã 9:15 a Madri (Minha pergunta o que você indica fazer nesse dia em lisboa?) em madri fico nos dias 16,17,18 e viajo no dia 19 para Barcelona, e ficando lá nos dias 19,20,21 e viajando 22 logo pela manhã também para Paris!. (Qual dica nesses 3 dias em Madri e Barcelona do que fazer?) Detalhe que gosto de Praia, as de Barcelona são uma boa? Paris de 22 a 28 ( Qual roteiro que vc indica para fazer dia a dia?) Gosto muito de Dirigir, penso em alugar um carro para ir a Disney, pois por la tem um Outlet e seria interessante por esta perto, talvez versalhes. 28 a 2/10 em Firenze e 2/10 a 6/10 em Roma.
    Em firenze ficarei na casa de um amigo, penso também em alugar um carro e fazer as cidades proximas, entre elas as distantes também, por exemplo: Milão bem cedo e volta no finalzinho da tarde ( Sera que da pra conhecer ?) Ir para Veneza e talvez dormir por lá e na volta ir para Verona ( Sera que fica bem o roteiro?) Ja em roma que ainda não acertei o hotel e li muito vc falando sobre Napolis e a costa amalfitana. Penso em seguir de firenze para napolis direto e dormir por la e fazer um bate e volta pelas praias perto de lá. que lugares vc indica? e retornar para Roma dia 4 e viajar dia 6 para o Recife. ufa, peço desculpas por tantas perguntas! Sabe como e que é né? Marinheiro de 1º viagem e assim mesmo! Valeu e parabéns pelo sei Blog!!! Abraços Jorge Carlos

    • Em Lisboa faça o dia 1 do meu roteiro por Lisboa (leia o post)… Sobre Barcelona tb há um post com dicas e sobre Madri, não é minha especialidade e nem teria com ficar montando roteiros personalizados aqui, entende!? Sobre a Itália, acho que é possível, menos essa ida a Milão… creio que ficará pesado e pouco proveitoso. Quase tudo que vc perguntou já está em post em outras lugares, leia a parte da França, por exemplo… Não espere encontrar todas as respostas em um único lugar…
      Boa viagem!!!

  94. Estive na Itália ano passado, 2009 mes de maio. Gostei muito realizei um sonho religioso, visitei a parte principal do meu sonho que foi o vatino. espero voltar outras vezes. A parte mais dificil encontrada para ir sozinho é sair do aeroporto internacioal para o nacional.

  95. Olá Ana!!! Gostaria mto de um auxílio. Irei para Europa em dezembro e viajo aproximadamente 2 meses, com roteiro na Itália +- de 7 dias, com início em Milão (1 ou 2 dias), Veneza (1 dia), Florença (1 dia), Verona (1 dia),uma tarde em Pisa, Roma (2 dias) e por fim, Nápoles se der tempo Pompéia, Herculano e Sorrento.

    Qual a ordem que vc acha melhor e economiza tempo??
    Quanto em média irei gastar??
    Agradeço muitooooooooooooo

  96. Olá Ana,

    Eu moro na Irlanda já tive a oportunidade de conhecer alguns países e agora estou planejando uma viagem para Itália.
    Já olhei os preços das passagens pela Raynair e o roteiro mais economico ficou:

    Dublin para Roma (4 noites) voando raynair
    Roma para Florença(apenas 1 dia em florença) indo de trem
    Florença para Veneza( 02 noites em Veneza) indo de trem
    Venza para Dublin- voando rynair

    Gostaria da sua opiniao sobre o roteiro e dica de hostel em Roma, algo central e economico. Se tiver algum hostel economico em florença gostaria de saber pois talvez seja menos cansativo passar à noite e ir cedo para Veneza(já anotei a dica do hostel).

    Parabéns pelo Blog e obrigada des de já.

    Caso alguem queira dicas de Paris,Londres,Liverpool,Oxford, Baercelona e Dublin estou à disposiçao.

  97. Oi Ana,

    Obrigada pelo retorno. Comprei as passagens e acabei adicionando mais 01 dia em Flrorença.. vou ao tópico de Florença! Cheers!

  98. Oi Ana,

    Vou viajar para a Itália por 15 dias em setembro. Chego por Milão. Qual seria o melhor roteiro incluindo Sicília? É melhor alugar um carro e depois ir para Sicilia de avião?

    Obrigada.

  99. Olá,
    Gostaria de dicas sobre qual o lugar da regiao da Toscana em que poderia realizer meu casamento. Pensei em San Ginignano, proximo a Siena, no mês de setembro. Voce tem uma melhor sugestão?
    Meus amigos e familiares vão tbm, por isso gostaria que fosse em um lugar maravilhoso.
    Obrigada,

  100. Oi Ana! Adorei suas fotos e dicas. Gostaria que me ajudasse em um pequeno roteiro. Quero ir à Itália em agosto com entrada e saida por Milão, pensei em chegar e ir direto para Veneza e depois de uns dias lá voltar e conhecer um pouco de Milão, mas vi no mapa que Verona está entre as duas cidades. Dá pra aproveitar um pouco das 3 cidadesem uma semana? Há alguma sugestão quanto ao roteiro? Sendo que não sei ainda quanto aos meios transportes e o tempo deles.
    Ah quanto ao clima, frio ou quente?
    Me ajude!!

  101. Oi Ana,
    Achei seu blog fantástico. Estou indo com uma amiga em abril (dia 16) para Milão. Teremos 10 dias por aí. Nosso turismo geralmente objetiva a naturalização (ou seja, virar ‘milanense’), por isso não iremos para as várias cidades (farei isso depois que minha amiga for embora, quando outro grupo de amigos chegar – Florença, Veneza, Como, Almafi, etc.). Como estará o clima nesse periodo? Alguma dica de hospedagem barata? Sugere outra cidade para se passar os 10 dias?
    Abs.

    • Confesso que Milão não é minha cidade italiana favorita (nem de longe), mas isso é muito pessoal. Hospedagem boa e realmente barata em Milão não existe (se encontrar me avise, rsrs). Lá será primavera, ou seja, friozinho, mas nada demais. Verifique nos sites de clima dias antes do embarque. Boa viagem!

  102. Olá. Estou desesperada porque não encontro em nenhum site sobre como faço para viajar do Nordeste (estou no Piauí) para Pádua-Itália. Não vou a turismo, mas pretendo ver se consigo um pacote de vôo+hotel por um preço bem acessível, vou apenas visitar uma amiga. Como nunca viajei para fora, quero algumas dicas, como nomes de ruas, avenidas, praças, etc., para se hospedar com segurança e também para sair sozinha, o que me aconselham e horários? Me envie um e-mail me informando, ok? Grata.

    Att,

    Ana

  103. OI Ana, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelas suas dicas de roteiros.
    Estou muito interessado em conhecer a Italia, ai surgem muitas duvidas, e gostaria de sua ajuda, estou pretendendo ficar em torno de 10 a 14 dias, na Italia, meu ponto forte e sonho é conhecer Maranello(a casa da ferrari), Roma, e Veneza, tudo isso de carro, é possivel um roteiro acessivel onde eu conheca esses lugares dentro desses dias?
    Voce conhece alguma agencia que eu possa montar esse roteiro, com hoteis ou pousadas acessiveis e tambem com aluguel do carro?

  104. Oi Ana, tudo bem?
    Estava lendo os comentários e achei muito interessante e até anotei algumas dicas.Peço a gentileza em me ajudar no roteiro da nossa viagem(eu e meu noivo) que iniciará em 23/06/2011 e pretendo ficar uns 23 dias no total (com direito a alterações).
    O meu roteiro, por enquanto, está assim, nada muito certo e com direito algumas mudanças; São Paulo- a Milão(passagem mais em conta) fico 1 dia e alugamos um carro e vamos até Venice e ficamos 2 dias- primeiro dia andamos livremente pela cidade e o segundo dia vamos andar livremente nos vaporetos e vamos p. murano, burano e torcello(isso li no seu blog, nos comentários acima e achei muito interessante! vamos para Roma, ficamos 2 dias, entregamos o carro em Roma e pegamos o avião pela Ryanair (pela sua indicação acima) pela menor tarifa a destino de Paris – 4 dias (conhecemos Paris) e vamos para Londres (4 dias) e depois fecharemos com Escócia (meu sonho desde criança)mas preciso ainda de mais informações.
    Desde já agradeço sua atenção, e gostaria de sua opinião, caso querira acrescentar algo por favor fique a vontade.
    Aguardo restorno.
    Grata.
    Graziela Fortes

    • Acho que está tudo muito bom, desde que vc esteja indo onde deseja ir. Entre Milão e Veneza, não deixe de visitar o Lago Como (deslumbrante), que fica um 1 hr de trem de Milão e passem de carro em Verona, tb linda!!! Sobre a Escócia, bom, acabo de chegar de lá e penso que vá amar, pois é um dos lugares mais bonitos que já fui na vida. Mas para conhecê-la bem , não tenham medo da mão inglesa e aluguem carro, pois sua grande beleza está no interior, fora das auto-estradas. Siga as estradas menores, que passam pelas pequenas cidades (quase vilas). As paisagens na beira dessas estradinhas são cinematográficas. Boa viagem!!!

  105. Oii Ana,
    Muitooo obrigada pela sua atenção!Fiquei bastante satisfeita com suas dicas.Em relação a Escócia é o meu sonho visitar. hoje pesquisei e sobre a inglaterra- arredores de londres e vou fazer de tudo pra conhecer Oxford e Windson pelo menos 1 dia inteiro pra conhecermos e depois a tão desejada Escócia. Muito grata pelas dicas e iremos visitar essas pequenas cidades. Só espero que dê tempo pra tudo isso né?!
    Na sua opinião em 23 dias, conseguimos aproveitar com conteúdo esses trechos- Italia-Europa-Inglaterra- Escócia?
    Resumindo: 1 dia em milão-2 dias em Venice-2 dias em Roma- 4 dias em Paris- 5 dias em londres- 4 dias escócia. (tirando 3 dias apenas p. viagens-embarque e desembarque e trajetos), O que vc acha?
    Agradeço mais uma vez pela atenção.
    Obrigada.
    Graziela.

  106. Ola Ana, estou conhecendo seu site hoje, e fiquei encantada com suas dicas. Pretendo conhecer a italia ano que vem, em maio ou setembro, e pelas suas dicas pretendo conhecer o lago Como, Roma, Florença, Veneza, Milão, Napolis. Quero conhecer tambem a Sicilia. Nao vi informações postadas sobre a Sicilia. Poderia me dar dicas? E gostaria de ir tambem na Grecia, tudo isso em 15 ou 20 dias? Acha que da? Tem noção de valores estimados para essa viagem considerando que pretendo me hospedar em albergues ou hoteis economicos?

  107. Olá, Ana! Parabéns pelo blog. Estou com viagem marcada para setembro para a Itália e fiz um seguinte esboço de roteiro. Serão 16 dias chegando por Milão (02 noites), Verona, Veneza (02 noites), Bologna (01 noite), Modena, Firenze (04 noites), visitando Pisa, San Gimigniano, montepulciano, montalcino, Greve in chianti, LIvorno e Empoli, no caminho para Napoles, passarei em Perugia e Assis, Napoles (02 noites), visitando Sorrento, Pompeia, Positano, Amalfi e Salerno, Roma (04 noites).
    Uma das minhas dúvidas é se vale apena dormir duas noites em Milão ou se vale passar uma noite em Como. Outra dúvida é se dá para esticar até Parma após Modena antes de ir para Firenze, apesar de ser em direções opostas. Detalhe: vou fazer tudo de carro pois gosto de ter liberdade para fazer os trajetos.

    • Está ótimo. Acho que vale muito à pena dormir em Como. E pq vai primeiro para Napoles e dps para Roma? Vc desce e dps sobre o mapa de novo? Sobre Parma, não sei… vai depender do tempo que gastar em suas visitas. Boa viagem!

  108. Pretendo conhecer a italia ano que vem, em maio ou setembro, e pelas suas dicas pretendo conhecer o lago Como, Roma, Florença, Veneza, Milão, Napolis. Quero conhecer tambem a Sicilia. Nao vi informações postadas sobre a Sicilia. Poderia me dar dicas? E gostaria de ir tambem na Grecia, tudo isso em 15 ou 20 dias? Acha que da? Tem noção de valores estimados para essa viagem considerando que pretendo me hospedar em albergues ou hoteis economicos? obrigada

  109. Vou primeiro para Napoles, pois meu voo de volta, via Lisboa, onde vou ficar uma noite, sai de Roma. Sendo assim, decidi deixar Roma por ultimo para fazer tudo com calma e de repente fazer algum passeio que ainda nao pensei.

  110. Olá Ana, que bom te encontrar! Voce é tudo que um viajante precisa!!
    Em março de 2012 vou realizar uma travessia marítima que finaliza no porto de Livorno na Itália. Pretendo passar uns 10 dias na Itália conhecendo Veneza, o Vaticano e preciso de sujestão para outras cidades, inclusive como chego até elas. O que voce acha dos trens? É possivel viajar com 02 malas? Aguardo anciosa o seu contato agradecendo antecipadamente pela sua atenção.

    • Rose, os seus destinos é vc quem deve escolher… Sobre trem, é a melhor pedida por lá ou alugar um carro. Sobre 2 malas, sempre será complicado arrastar isso, mas dá-se um jeito. Se puder ir com uma só, será melhor. Boa viagem!!!

  111. Ana, como disse acima, vou para a Itália em setembro, mas surgiu uma dúvida. A princípio, passarei duas noites em Napoles, para visitar Pompéia e a Costa Amalfitana, mas queria saber se há o que fazer em Nápoles para passar duas noites, ou se é melhor passar uma noite em Sorrento.

  112. Ola Ana
    Gostaria de saber se é possivel eu ja comprar via internet ingressos para as principais visitas em Napoles e Pompeia? Vc acha melhor eu ir direto de Roma para Pompeia e voltando para dormir em Napoles ou vice versa?
    abraços

  113. Olá ana, Boa Tarde!
    Vou para Munique e Itália em Setembro e gostaria de algumas dicas… Como é o clima lá nessa época? Qual a melhor forma para ir de munique à Italia? Tenho um roteiro q gostaria de conhecer várias cidades na Italia, mas n se qual o tempo necessário em cada uma… Você acha que eu devo focar somente nas principais?
    Obrigada!
    Ana

  114. Oi Ana, lendo teu blog fiz um roteiro.

    Fico 03 dias em Roma e depois Florença/Pisa/Perugia/Assis/Siena/Veneza -em 03 dias e depois vou a Milão- 01 dia/ Roma ou de Veneza vou até Nápolis/Roma?
    O que escolher: Milão ou Nápolis?
    Quanto tempo de trem de Milão a Roma?
    Quanto tempo de trem de Veneza a Nápolis?
    Brigadão,abraços

    • Izabel, a escolha DEVE ser sua e não minha. Quanto ao roteiro inicial, ok, dependendo de onde for a sua base! Só não entendi pq vc quer ir de Veneza para Nápolis, já que são em lados opostos do país. Vc tá no meio, sobe o país e dps quer descer de novo? Melhor vc olhar o mapa para organizar isso melhor. Sobre trem de Veneza a Napolis é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito chão. Confira preços e valores no site oficial o q deve te ajudar no roteiro. Boa viagem!

  115. oia

    precisava de saber se na trenitalia, no preço esta incluida bagagem, pk vou de milao para veneza.
    se alguem puder ajudar agradeço

  116. Oi Ana!Adoro seu blog…viajo junto com vc ao ler os posts. Estou planejando uma viagem para o ano que vem à Europa para Itália e França, mas li em outros blogs que não é bom ir em julho, devido ao calor, e seria justamente na epoca que posso ir. Vc que conhece e é bem viajada, o que recomenda?é tão ruim assim ir em julho?Achei que fosse interessante, por ser verão, e não tenho muitas opções…ou é julho no verão, ou janeiro no inverno rigoroso.Me ajude, por favor!
    Parabéns pelo blog.
    Abraço

    • De fato é muto quente, tudo LOTADO e caro. Eu, particularmente, prefiro mil vezes ir em janeiro, que é quando quase sempre vou. Tudo mais calmo, sem filas, mais barato e você pode ver as cidades no seu ritmo cotidiano. Mas isso é uma escolha pessoal, e claro, depende muito de quando cada um pode tirar férias. Boa viagem!

  117. Olá! Estou em dúvida sobre minha hospedagem em Roma. Temos duas opções:
    – At Home Townhouse – Filiberto
    Via Emanuele Filiberto 109, Stazione Termini, 00185 Roma
    – Viale Giulio Cesare 183, Vaticano, 00192 Roma
    Um fica perto da Estação Termini e o outro próximo ao Vaticano. Alguem saberia me dizer qual o melhor lugar para ficar em Roma para conhecer os principais pontos turísticos?

  118. Olá! Poderiam me ajudar?
    Estou indo para Itália em setembro e vou de trem de Florença para Milão. Sabem dizer qual a estação que desço se for pela Treinitalia?
    E para ir do centro de milão para o aeroporto de Malpensa, qual a melhor forma?
    Obrigada!

  119. Boa tarde Ana!!Estou indo pra Italia em setembro e pretendo ficar 4 dias em Veneza.Um desses dias eu gostaria de ir a Verena de trem.E possivel?Obrigado Beth

  120. Oi Ana vou para Roma no fim de Julho, gostaria de ir a Cascia e a Pompéia como devo fazer para ir para esse locais, trem ou ônibus, o que vc indica???

  121. Uma pergunta boba de quem nunca andou de trem: como são acomodadas as bagangens em viagens de trem? Qual o limite de peso? Obrigado

  122. Ola Ana!
    Seu blog é simplesmente o máximo, já li muita coisa, mas o seu me tirou muitas dúvidas e o melhor me deu várias ideias.
    Vou dia 16/08 e volto dia 12/09, vai ser a viagem dos meus sonhos e fiz o seguinte roteiro. Lisboa (2dias) – Madri (2dias) – Barcelona (3dias) – Paris (6dias) – Nice (3dias) Sendo que vou a Cannes, Monaco e acho que Saint Tropez. Vc conhece este pedaço? – Veneza (1 dia e meio) Vc acha que nesse meio dia eu devo ir pelo menos a Murano? – Florença (1 dia e meio) neste meio dia quero ir a Pisa, vc sabe me dizer se posso deixar as malas na estação e pegar na volta pra ir pro hotel? Já que venho de trem de Veneza pouparia um tempinho. – Roma (6 dias e meio) Esta sim é minha paixao!!! Ja tinha reservado 1 dia pra Pompeia e agora vou incluir Sorrento e Herculano neste dia. Quero ir tb a Capri, vc sabe me dizer se tenho como ir e voltar de Roma? Sabe se consigo uma excursão de 1 dia? Vc acha que consigo ir a Cascia numa manhã ou numa tarde e voltar pra Roma? Quero visitar Santa Rita de Cassia, será que é complicado chegar lá?
    Desculpe tantas perguntas, mas estou super anciosa e sou marinheira de 1ª viagem.

    • Andreia, acho que o roteiro está ok. Sobre Murano, só se tiver tempo, ou prefira Burano; sobre as malas, em geral tem guarda-volume. Sobre Capri acho difícil, mas procure algum tour por lá e de Cassia eu não sei te informar. Boa viagem!!!

  123. Olá Ana! Estamos nos programando para passar nossa lua-de-mel na Itália em Novembro, e pretendemos conhecer vários lugares porém nosso tempo é curto.
    Os nossos principais destinos são Roma, Costa Amalfitana, Veneza e Milão (esse tô pensando em descartar), com direito a uma rápida passagem de apenas algumas horas em Paderno del Grappa (que não pode faltar… é a cidade de origem da família do meu noivo). Tem outros lugares que gostaria de ir como Toscana e Pisa e Florença, mas como disse, nosso tempo não vai permitir tudo isso, são apenas 6 dias, depois seguiremos para Londres (2 dias)
    Daí surgiram as dúvidas… Como pretendemos viajar de carro, qual seria os melhores destinos, iniciando por Roma?
    Quantos dias devemos reservar para que possamos aproveitar bem cada cidade?
    Em novembro é uma boa época para conhecer a Costa Amalfitana?
    Pensei em 2 rotas diferentes, por favor me dê uma luz qual seria melhor…
    Rota 1: Roma (2dias), segue de carro para Costa Amalfitana (2 dias), avião de Nápoli para Veneza (1 dia), segue de carro para Paderno del Grappa e em seguida para Milão (1 dia).
    Rota 2: Roma (2 dias), segue de carro para Toscana(1dia), Pisa (1dia), Florença (1dia)… esses tres ultimos é possível conhecer cada um em meio dia? Veneza (1 dia) e Paderno del Grappa em algumas horas retornando à Veneza para pegar o vôo pra Londres (2 dias).
    Obrigada e desculpe as mil perguntas… mas as dúvidas são tantas!!

  124. ana vou para europa em maio de 2012 e tenho 16 dias e pensei 03dias em paris sendo 1 na eurodisney; no 3o dia a noite ir de trem para zurique (01dia); a noite ir de trem para milão 1d, veneza 1d, florença – verona-pisa (02d), roma (3d), napolis-capri-roma – rio de janeiro. Está bom ou recomenda mais alguma cidade italiana? Desde já agradeço!

  125. Olá, Ana!
    Vou para Roma, Toscana, Firenze, Veneza e Milão dia 19 de setembro ficando 14 dias. Gostaria de orientações a respeito de roupas e calçados a levar. Gostaria de saber se nesta época do ano chove com frequência
    Marlene

    • Marlene, a melhor orientação que você pode ter nesse sentido, é verificar os sites de previsão do tempo próximo à sua viagem, assim já saberá se terá chuva ou não, pois o tempo atualmente é totalmente imprevisível. Boa sorte e boa viagem!!!

  126. Oi Ana, primeiramente PARABÉNS pelo seu blog!!! Achei dicas mto preciosas que me ajudarão na viagem que pretendo fazer ano que vem. Gostaria da sua orientação: programo ir a Itália em março/2012 por 6 dias inteiros, chegando dia 04 às 18:10h, e saindo para Paris no dia 11 pela manhã (primeiro vôo disponível). Estou pensando em ficar 3 dias em Roma (para conhecer tudo com calma, inclusive Vaticano), e nesses 3 dias restantes, gostaria de ir em Pisa (coisa rápida, tipo meio dia somente para fotografar a torre e conhecer os arredores dela.. rs. Suas dicas já estão anotadas!!), Veneza (passagem rápida também, uma passeio rápido de gôndola se não for mto caro, fotos em pontes, canais e na Piaza San Marco) e Capri, com ida a Gruta Azul.. Gostaria também de ir a Costa Malfitana (o problema é tempo!!!). Estive pesquisando pacotes para Capri e achei esses http://www.viator.com/tours/Rome/Capri-Day-Trip-from-Rome/d511-2390GRET14 e http://www.city-discovery.com/po/ID282_Napoles_e_Capri Qual dos dois vc me indicaria, por ser melhor e mais completo??? Outra coisa: Qual a melhor ordem para conhecer Pisa, Veneza e Capri, voltando ao final para Roma??? Qual o melhor meio de locomoção entre essas cidades??? Dá para fazer bate-volta em cada uma delas?? Pretendo deixar minhas malas no hotel em Roma, pois como já falei, sairei de Roma para Paris (e eu detesto andar com mala, mesmo que tenha 6 ou 8 rodinhas.. rs). Ah, mais uma coisa: considerando que é inverno, vale a pena ir a Capri nessa época??? Se não (por motivos como mta chuva, tempo nublado, vista coberta por neblina etc .. ) qual ou quais cidades vc aconselha conhecer em substituição a Capri? Nossa, fiz tantas perguntas que até fiquei com vergonha.. rs. Desde já, agradeço imensamente a atenção..

    • Eugênia, se vc visualizar num mapa da Itália, vai ver que vc quer fazer o impossível. É tudo longe demais de Roma para bate e volta. Capri num day tour pode até ser, mas o resto, sem chance… O transporte na Itália é trem. Entre no site da Trenitalia e veja as distâncias e tempo de trem nesses trajetos e vc logo verá que para bate e volta, não dá. Boa sorte e boa viagem!!!

  127. Ana, ganhou mais uma fã! Que grande ajuda … Vou em Setembro mais ou menos 12/13 dias. Posso pedir a sua opinião do percurso que pensei depois de ler todos estes comentários? Entaõ chegando em Milão (ficar 1 dia) seguir para Veneza (passando por Verona e Vicenza e ficar 2 dias) partir para Pisa (passando por Pádua e Bolonha e ficar essa noite) ir a Florença (1 dia) partir para Roma (passando por Siena, Assis e Perugia ?! valerá a pena?) ficar em roma 2/3 dias. Seguir para Nápoles (1 dia) ir a Pompeia e seguir para costa Amalfi o que sobrar (já perdi o numero de dias!!) O que acha?? Um enorme obrigado.

  128. Olá Ana, eu e meu marido estamos indo para a Europa de navioem março e ficaremos em S.C.Tenerife(I.Canárias/Espanha) da 9:00 as 17:00hs,no outro dia no mesmo horário em Funchal( I.Madeira/Portugal), 1 diqa depois estaremos em Lisboa das 7:30 ás 16:30hs, no outro dia em Cádiz(Espanha) das 10:00 ás 19:00hs, 1 dia depois em Barcelona das 9: ás 18:00hs, no outro dia em Marselha/França das 8: ás 17:00hs chegando á Livorno no dia 07/04/212 e pretendemos ficar 4 dias retornando dia 11/04. O que vc nos aconselha em nossas paradas? E qual o melhor roteiro na Itália? Agradecemos antecipadamente.

    • Olá Jurema. Olha, essas paradas são tão rápidas que mal dá para fazer alguma coisa. O ideal (e mais seguro) é vc comprar os tours que vendem no navio, pois assim não perderá a hora do embarque. Na Itália, vc estará perto de Fireznze, Pisa, Siena, San Gimignano… ou seja, a Toscana, e já tem muito o que ver, rsrsrs. Boa viagem!!!

  129. Obrigada Ana, não querendo abusar … qual acha ser então um local a não perder entre Florença e Roma? Para escolher um que vale mesmo a pena conhecer … Algum dos que referi? Também já foi aqui mencionado San Gimignano … Eu sei que será uma escolha talvez pessoal, mas como não conheço nenhum, nem sei bem o que vou encontrar em cada um deles … Muito Obrigada mais uma vez! 🙂

  130. Olá Ana, estava desesperado a procura de um roteiro pela itália pois pretendo viajar para lá com minha esposa partindo do RJ entre 25/12/11 a 8/01/11, no total de 14 dias. Vc me ajudaria com algumas dicas? Vale a pena viajar para a itália no inverno com a esposa ou é furada; começo a viagem por Milão ou Roma? Quanto ao reveiillon, qual a cidade que vc sugere? Gostaria de aproveitar o máximo possível, porém, quero passar 4 ou 5 dias em Roma, conhecendo tb o vaticano e se possível alguma cidade próxima; além de roma, pensei em 2 ou 3 dias em firenze, 2 em veneza, 1 em verona 1 em milão, talvez um dia em pisa, alguma outra sugestão, agradeço muito se puder me ajudar nesse roteiro de trem pela itália,

  131. Olá ana, vc conhece a costa banhada pelo mar adriatico e mediterrãneo como ancona, rimini, bari, vale apena ir para lá ???
    obrigada
    Mariana

  132. ola ana
    estive passeando por aqui e achei o máximo!!! Estou indo para Italia com meu marido dia 10/11/11 ficaremos 2 noites em Veneza, 4 em Firenze e 3 noites em Roma, em Firenze alugaremos um carro e entregaremos no primeiro dia de Roma. Meu marido quer ir um dia em Maranello e 1 em Milao, entao pensei em ir nesses dois lugares nesses dias que estarei em firenze com o carro, mas queria saber se dá para ir de carro a maranello e milao e voltar no mesmo dia. Ah outra coisa, nós queríamos muito ir a Suiça passar um dia, vc acha que dá ???? bjs e brigada

    • Carol, ir à Suiça é loucura e sem qq proveito, já q não verão quase nada (ou nada). Melhor concentrar na Itália. Sobre Maranello acho bem tranquilo, já para Milão, vcs tem que pensar que vão levar umas 4 hs para ir outras 4 para voltar, logo…Talvez valesse mais à pena ir de trem de Veneza para Milão, lá alugar o carro e na ida para Fireznze parar em Maranello. Fica mais lógico o roteiro. Enfim… Boa viagem!

  133. Ana, tudo bem? Estou em madrid, trabalhando na mesma agencia de publicidade que trabalho no Brasil, por 3 meses.

    Consegui uma semana pra viajar.

    Quero Berlin + Italia (2 ou 3 cidades)
    Lembrando que devo chegar na italia em uma segunda, e voltar num domingo (e tem um feriado no pais no dia 8, quinta).
    O que voce me aconselha? Roma + Milao? Mais dias em qual cidade?

    Para jovens, balada, qual cidade italiana é mais animada?
    Obrigadooooo!
    beijao,
    Caio.

  134. Olá Ana, parabéns pelo seu Blog.
    Estou planejando uma viagem de 12 dias para a Itália e estou com umas dúvidas para a região da toscana.
    Primeiro dia – Firenze
    Segundo dia – Pisa e Lucca
    Terceiro dia – Assis
    Quarto dia – Siena e San Gimignano
    Quinto dia – Será que é possível um bate e volta até veneza.
    Esse roteiro é possivel fazer tudo de trem?
    Obrigado,
    Manoel

  135. Oi Ana, tudo bem?
    Vou para Itália pela TAP com escala em Lisboa.
    Poderia me informar se vou passar pela imigração em Lisboa ou em Roma.
    Depois de Roma pretendo ir até Paris de trem, vou passar por alguma imigração ao chegar na França?
    Obrigada
    Andréia

  136. Oi Ana ,

    tudo bem?
    To pensando em ir para a Italia entre os dias 17 e 27 de fevereiro de 2012 (No carnaval).Eu e minha esposa somos corredores e vamos participar de uma meia maratona em Verona (19/02)…Então começaremos por Sp-Milão…de milão.(17/2).quero pegar um trem até VErona….Até o dia 19/2..terei que ficar em Verona mesmo….Depois disso, o que aconselha??Acho que Veneza, Firenze e roma??SErá que dá tempo de fazer tudo isso e depois voltar para Milão…
    O que vc acha melhor?Alugar um carro ou ficar pulando de trem em trem…?
    Obrigado
    Abs
    Rodrigo/Adriana

  137. Ana,

    Achei seu site com varias dicas de viagens para a Itáliae adorei suas sugestões. Desta forma, gostaria de umas dicas. Estou querendo viajar em maio para a Itália, passar 15 dias. Além da Itália tenho interesse em ir ou para Barcelona ou Paris, o que for mais próximo. Desta forma, gostaria de dicas para: Saindo da Bahia, por onde devo entrar na Itália? Qual roteiro você acha mais interessante e quantos diaspara cada local? E hotéis ou locais para escolher hotéis nas cidades onde vc indicar? Grata

  138. Ana,

    Seu blog é maravilhoso, estou há uns três dias navegando sem parar nele..rs.
    Vou aproveitar e pedir conselhor também, depois de tudo que li no seu blog, montei o seguinte roteiro para a Itália. Na verdade eu vou estudar inglês duas semanas em Malta e minha passagem é via Roma então resolvi passar uma semana lá no final. Ficou assim:
    Chego sexta a noite dia 3/02 em Roma e ficou os dois dias seguindo o seu roteiro. Na segunda, dia 05, quero ir a Assis e li em outro blog que vale a pena dormir por lá em vez do bate e volta já que sigo para Florença na terça. Em Florença penso em ficar até quarta, passando meio-dia em Pisa. Na quinta sigo para Veneza e na sexta para Verona. No sábado a tarde volta para Roma porque embarco domingo a noite para o Rio. Neste último domingo em Roma me sugeriram conhecer um Mercado livre que só funciona aos domingos e é imperdível. Esqueci o nome agora, mas vou procura pq com certeza guardei o link dessa informação. Você conhece esse mercado? Outras perguntas, meu roteiro está bom? Vale a pena ficar em um hotel em Veneza e depois outro em Verona, ou escolho um dos dois e faço bate e volta? Onde é menos caro? Um dia e meio em Florença é suficiente? Outra coisa, não é muito chato ficar carregando mala nesses trens? Pensei em deixar a mala grande no guarda volume da estação de Roma e seguir apenas com uma mala de mão. Não sei se conseguirei porque é inverno né? É muito frio nessa época? A vola de Verona quero chegar rápido em Roma, qual o melhor trem para isso?
    Desculpa tantas perguntas, mas sou marinheira de primeríssima viagem.
    Beijos e desde já muito obrigada!!

    • Oi Lúcia! Obrigado pelos elogios!!! 🙂 Bom, o roteiro está ok! Você pode ficar só em Veneza e fazer um bate e volta, pois é perto. Provavelmente o menos caro será Verona, mas isso só vc verificando. Sobre Florença, é mais que suficiente e sobre as malas, sim, é chato, mas não tem muito jeito, já que será inverno. E para voltar, vc terá que verificar no site da Trenitália qual o horário que tem trem rápido, mas já te digo que serão ao menos umas 3 horas e uma grana de passagem. Boa viagem!!!

  139. Olá, adoro seu blog, e sempre sigo seus roteiros de viajem. Quero parabenizar e agradecer pelas dicas. =]
    Agora gostaria de pedir uma informação, se for possível, Vou fazer um roteiro para o fim do ano nesta sequencia Porto – Paris – Veneza – Roma – Porto, porém estou com dúvidas quanto a minha chegada a Veneza.
    Chegarei no aeroporto Marco Polo, e o meu hotel (Miner & Nettuno) fica dentro de Veneza Santa Lúcia, gostaria de saber sobre transportes do aeroporto até Santa Lúcia, e se posso comprar essas passagens de modo antecipado?
    Desde já agradeço qualquer ajuda. Abraço

  140. Oi Ana, Excelente esse site!! Bem.. Estou pretendendo ir para Itália na minha lua de mel em março de 2012, penso em ir para Milão e de la seguir para Veneza e Forença, queria poder conhecer também o sul as ilhas Malta, Sardenha.. Você acha que em quantos dias consigo fazer esse roteiro? E como seria a forma e transporte para ir ao sul?Trem?Não vi aqui no site sobre o sul, você ja foi? Vale a pena? Obrigada!!!

  141. Olá Ana
    Estou maravilhada com seu site, com a maneira clara e simples que voce explica o andamento da viagem! Parabens!
    Terei 7 dias em Roma e gostaria de visitar algumas cidades proximas, como Napoles, Capri, Florença e Pisa, mas não tenho ideia de como fazer para reservar as passagens de trem pela internet! Se voce puder me ajudar…somos 3 pessoas, falamos quase nada de italiano mas garantimos no ingles!
    Abraço e parabens!

    Ieda

  142. Ana, eaqueci de dizer: vamos em 09/02 ate 17/02/12 e nosso hotel em Roma é o Donatello, parece que é bem proximo da estaçao do metro. Estou ansiosa por suas sugestões! Um grande abraço!

    Ieda

  143. Oi, Ana. Parabéns pelo belo trabalho!!
    Estou indo para a Itália por 11 noites, visitando as principais cidades. O que vc sugere?
    Aguardo teu retorno.
    Obrigada

  144. Ana, conheci hoje seu site, pois eu e meu marido estamos organizando nossa priemira viagem para a Itália. As cidades escolhidas são as mesmas da maioria dos turistas conforme segue: Veneza, Verona, Assis, Pádua, São Gimignano, Firenze, Siena, Assis e Roma, com a possibilidade de fazer um dia Nápoles, Pompéia e Capri. Chegaremos de navio saindo do porto de Santos em 20 de março e chegamos em Livorno em 07 de abril. Nossa dificuldade está em verificar os trechos de trem de uma cidade para outra. Estaremos com malas e fica bem complicado fazer tudo isso sem carro.Você teria como nos orientar se existem trechos de trem de uma cidade para outra? Não encontramos trechos que irão de Livorno a Veneza por exemplo. Aguardo seu socoooooorrrrrro pois gostariamos de fechar hoteis e bilhetes o quanto antes. Obrigada e parabéns pelo site.

    • Beth, para saber trechos de trem vc tem que verificar no site da Trenitalia. Somente lá vc terá essa informação. Acho muito pouco provável que tenha o trecho Livorno-Veneza. Da sua lista, só para Florença provavelmente. Boa viagem!!!

  145. Oie Ana por gentileza irei para italia no dia 6/032012 e volto 18/03/2012, o que devo levar(roupa)?? é frio?? calor?? o que vc me aconselha neste período, Obrigada!

    Por favor responda o mais rápido possivel!

  146. Ciao Ana, me chamo Leonardo vivo em Mialo, gostaria de deixar aqui meu contato para os turistas que queiram se hospedar em Milao com uma tarifa bastante conveniente… hospedagem em casa de familia; Oferecemos traslado do Aeroporto de Malpensa ou Linate em carro 4X4, hospedagem para no maximo 4 pessoas com cafe da manha , guia para os principais pontos turisticos da cidade, orientaçao para locomoçao com transporte publico, e assistencia via telefone 24H. e mais…. Meu contato tel 00393881716741 com Liliano ou Leonardo. Facebook : leonardo papaleo; email : leonardopapaleo@yahoo.com.br

  147. Oi Ana !
    Chego em Roma c/ minha filha no dia 22/2/2012, e ficamos até 1 de março.
    Frio ainda né ?
    Conheço Roma, mas não me canso de visitá-la. Desta vez como são 9 dias pensamos em ir até uma cidade perto p/ passar o dia.
    O que vc aconselha ?
    Obrigada por sua generosidade em dividir seus conhecimentos c/ todos.
    abç

  148. Oi Ana ,

    iremos ficar 5 dias na italia, o que fazer ,nao gostamos muito de museu e historia , mas sim de passear , comer , beber, praia , belas paisagens, aqueles pontos turisticos , obrigado

  149. Oi Ana,
    Parabéns pelo blog, suas dicas são ótimas!
    Não vi nenhum post falando sobre compras, tipo Outlets. Vc poderia comentar?
    Muito obrigada!

  150. Ola Ana, tudo bem? estou de ferias na Italia e ja estou com muita bagagem. Queria despachar uma antes de seguir viagem. Sabe me informar quais os procedimentos para fazer isso? eh possivel? Quanto custa? Queria dispachar de Milao. Obrigada.

  151. Oi Ana,

    Adorei seu blog!!! Desde que resolvi fazer uma viagem à Europa, eu o encontrei e estou sempre consultando suas informações.

    Estou viajando agora em maio para a Itália com 4 amigos. Ficaremos lá de 7 a 20 de maio. Pensamos no seguinte roteiro: Milão (2 noites visitando o Lago de Garda), Veneza (3 noites, visitando Murano), Florença (4 noites, visitando Pisa, Siena e San Giminiano) e Roma (4 noites). Você sugere alguma alteração? Tirar ou acrescentar alguma coisa?

    Obrigada!!!!

    • Olá Porcina, o seu roteiro é bom, mas acho q terá muito tempo em Veneza (Murano fica em frente e se visita em 2 horas, no máximo). Entre Milão e Veneza, não deixe de ir a Verona ou Pádua. E em Roma, se conseguirem, tirem um dia para ir à Pompéia, Por exemplo. Boa viagem!!!

  152. Oi Ana, parabéns pelo seu blog, primeira vez que visito e já anotei várias dicas! Estamos indo para a Europa em maio/junho, 03 casais, vamos alugar um carro. O roteiro básico é: 06 dias na França: Chateauneuf de Grasse (casa) e Itália: 07 na Toscana (casa), 04 em Pádua com ida a Veneza(trem) e 03 em Milão (hotel). Gostaria de sugestões de passeios e cidades mais interessantes para visitar. Obrigada.

  153. Oi Ana!
    Em setembro eu, marido e outro casal iremos à Itália e nosso roteiro é: entrada e saída por Milao. Ficamos 1 tarde e 1 dia inteiro em Milao. Depois Veneza, 2 dias inteiros. Saindo para Florença, onde ficamos 3 dias ( 2 para ela e 1 para ir a Pisa e Lucca). De lá vamos a Siena onde ficamos 3 dias como cidade base e alugamos um carro para conheçer as cidades ao redor. Próximo destino Roma, 3 dias. A duvida: o casal amigo volta para Milao/Brasil um dia antes de nos. Eu e meu marido ficaremos mais 1 dia e com isso, qual passeio próximo a Roma seria legal? Outra coisa, você acha complicado alugar o carro em Florença e ir para Siena ou deixar pra alugar em Siena mesmo? O clima nessa época é bom? Esta muito cheio de turistas ainda? Desculpa tanta pergunta, mas se você puder ajudar, sua opinião é importante.
    Obrigada!

    • Olá Claudia, nesse dia extra você pode ir visitar Pompéia, por exemplo, ou ainda, ficar só Roma mesmo, já que há muito o que visitar por lá. Acho ótimo alugar carro, mas enquanto estiver só em Florença, não haverá necessidade, depois sim. E em setembro é final de verão, dependendo da época do mês, ainda haverá bastante gente (que sempre tem, rsrs). Boa viagem!

  154. Ana, gostaria de sua ajuda.
    Vou ficar do dia 31/08 até 13/09 na Itália.
    Pensei de fazer o seguinte roteiro:

    > Roteiro que penso:
    > De 28/08 a 31/08 Londres
    > 31/08 a 06/09 Roma saio bem cedinho para florença
    > 06/09 a 10/09 florença
    > 10 a 12/09 veneza
    > 12/09 a 13/09 milao
    > 13/09 as 16:30  voo de Volta.
    Gostaria de saber o que vc acha da divisão de dias?
    Em Florença estou pensando em alugar um carro e ir a cinqüenta terre passar o dia e voltar, o que vc acha, quanto a tempo e estacionamento? Nesse trecho da para passar em pisa correndo?rs
    Um abraço

  155. Oi achei muito legal suas dicas, vou passar 2 semanas Em Madri e tenho que participar de um congresso em Roma, queria saber como e mais barrato ir e voltar no mesmo dia para a Espanha.

    Grata, Ádila Dantas.

  156. Olááá… Estou querendo ir pra Itália no final de janeiro de 2014, devo ficar quase um mês. Ireii ficar em Verona. Sabe me dizer se nesse período neva lá? Se der, reponda para o meu email.
    Obigada.

  157. Olá Ana! Adorei o site! Muito útil! Parabéns!

    Estou planejando viajar para Itália em junho, a duvida é a seguinte: é melhor montar um roteiro e alugar carro para conhecer as principais cidades, ou fechar um pacote, no caso seria o Itália maravilhosa da Lusanova com a opção de incluir refeições e passeios (www.lusanova.com.br)

    Aceito sugestões e desde já agradeço a atenção!

    • Bom Ana, como você já deve ter percebido, eu não viajo de pacote, então… Faça as contas e veja o que compensa mais para você, e analise se tem espírito aventureiro para uma viagem independente. Boa viagem!

  158. Ola Ana tudo bem?
    Nesse mes de maio embarcarei num cruzeiro com saida de Barcelona passando pela Italia e Franca (Barcelona-Nápoles- Civitavecchia- Florença/Pisa (Livorno),Nice (Villefranche),Provence (Marseille),Barcelona.
    Gostaria de saber se tenho que comprar as excursoes em terra no proprio navio ou se ha opcoes mais em conta nos portos quando desembarcarmos, obrigada

  159. Oi Ana!

    Estou de malas prontas para a europa. Vou fazer Paris (5 dias), Praga (3 dias), Milão (1 dia), Veneza (1 dia), Florença (2 dias) e Roma (5 dias). Queria saber qual a melhor opção para me locomover na Itália, pois não comprei estes trechos ainda. E obrigado pelas excelentes sugestões em seu blog. Aguardo seu retorno.

  160. Pretendo fazer uma excursão a Itália com a minha mulher (75 e 70 anos) em Agôsto próximo. Muito agradecia que, com os seus conhecimentos, me indique alguns tópicos, como Agência e outros pormenores, pois não temos muita prática destas viagens.

    Agradecimentos
    Manuel Tomaz

  161. oi Ana…vou pra porto e de lá parar Italia…..agora em agosto
    nao sei se é melhor desembarcar em roma ou milão….
    e que cidades consigo ir ???
    vou ficar 22 dias na europa …mas 7 fico em porto pois vou visitar meu tio que é portugues,,,,,depois vou ver voos para italia….entao tenho batante tempo…
    a frañça e a belgica ja conheço entao nem vou
    alem da italia que outro pais prox..vc sugere….
    me ajude no roteiro pleaseeeeeeeeeeeeeeeeeeeee rsrsr

    bjo

    • Oi Priscila! Olha, o seu roteiro é você quem deve decidir, não eu, certo!? 🙂
      Dependendo do que quer visitar na Itália, tanto Milão quanto Roma podem ser boas opções. Uma sugestão: abra o mapa da Itália e veja as cidades próximas dessas duas. Desse modo poderá decidir o que te agrada mais. Boa viagem!

  162. Oi Ana Catarina

    Pretendo passar 23 dias na Italia e pretendo alugar um carro. A minha proposta é chegar em Roma ir a Sorrento de lá ir a florença, florença, lago de garda (1 noite), Veneza e voltar para o Brasil .
    Com isto seriam 06 hoteis, pois entre Roma e Florença passaria 1 noite em Assis. Dúvida: é muito caro 6 hoteis diferentes? E o carro é uma boa pedida?. Vou viajar com duas crianças e minha mãe que já é idosa.
    Abs e obrigada pelas dicas
    Antonietta

    • Oi Antonietta! Acho a ideia do carro ótima, já que vcs são 4 pessoas e pq ele te drá mais mobilidade. Em relação aos hotéis é indiferente vc ficar em um ou 10 ou 15, pois o que determinará ser mais ou menos caro é o preço das diárias. Pesquise hotéis na mesma faixa de preço. Boa viagem!

  163. Oi Ana.Pretendo ir a Itália em julho de 2013, segunda quinzena.Sei que é um período de alta temporada e verão, mas faço duas perguntas.Dá para suportar o calor e relaxar? Tudo é muito mais caro? O que acha? Obrigado

    • Olá Nilton! Sim para ambas, rsrs. É muito calor, mas nada tão diferente daqui e as coisas ficam mais caras e com filas imensas… Mas se é quando você pode ir, vá! Boa viagem!

  164. Ana, queria uma dica da Europa num roteiro de 20 dias saindo dos EUA. Estamos viajando nas nossas Bodas de Prata no final de Abril.O roteiro seria Franca, Italia, Suica e Austria.Da para ser feito em 20 dias? De carro ou de trem? Obrigada.

    • Oi venceslau! No caso de vocês eu acho que a melhor opção seria alugar um carro. Boa viagem! 🙂

  165. Oi Ana,
    vou viajar de Lua de Mel para a Europa e gostaria de passar pela Itália, 1 ou 2 cidades, não quero correria, ficaria uns 4 dias em cada local. O problema é que vou em dezembro, época que chove muito em alguns lugares. Com neve até deve dar para sair e aproveitar um pouco, mas a chuva realmente deve atrapalhar mais. Quais cidades você acha que eu poderia ir sem correr riscos de ter que no hotel por causa da chuva? Onde você acha que poderíamos passar o Reveillon? Vamos começar a viagem por Paris, vamos passar o Natal em Viena. Queremos esquiar e quanto mais leio a respeito das estações Suiças, Austríacas, Francesas e das Italianas Cortinna D’Ampezzo e Madonna di Campiglio, mais em dúvida eu fico. Queremos uma estação que possua uma vila com várias opções de lazer e entretenimento, compras, restaurante, atrações, enfim, vamos ficar também uns 4 ou 5 dias na estação. Você poderia me orientar quanto à isso? Muito obrigada e parabéns pelo site. Bom 2013!!!

    • Oi Mariane! Infelizmente com meteorologia nao existe garantia de nada. Se você vai para a Itália, tente Roma e Florença. Sempre vou para lá em janeiro e nunca peguei chuva… Sobre estações de esqui, nao posso te ajudar. Boa viagem e ótima lua de mel. 🙂

  166. Posso definir seus posts como Perfeito Ana!
    E precisando da sua ajuda..Estou indo a Itália agora em fevereiro,e pretendo passar entre 15 a 17 dias la. No meu roteiro começo por Roma ficando 4 dias.
    Depois pretendo conhecer as seguintes cidades..Siena, Firenze, Pisa, Livorno, Verona, Padova, Veneza e Milao. O que vc me sugere: passar quantos dias em cada cidade, e o trajeto mais facil colocando uma cidade entrelaçada a outra,sem precisar passar por uma sem perceber e depois ter que retornar. Me ajude,ficarei muito grato.
    E se tiver alguma cidade a acrescentar ficarei satisfeito com suas sugestoes de dicas. Obrigado desde ja.

    • Oi Cleyton, o ideal é vc traçar a sua rota no google maps e ver qual a melhor seqüência. Com exceção de Roma, para todas as outras eu diria que um dia é suficiente, talvez 2 em Veneza. Fireznze pode ser sua base para Siena e Pisa. Depois poderia ser Veneza, Pádua, Verona e Milão. Perto de Milao, nao deixe de ir a Como, que é linda! Vc vai adorar a Itália! Boa viagem!

  167. Olá Ana,
    Todos aqui, já fizeram comentários e agradecimentos ao seu blog, e me coloco entre os seus fãs, e faço deles minhas palavras.
    Estamos indo para a Itália com uma proposta um pouco diferente. Alugamos um motorhome. Ficaremos 32 dias por lá. Sei que não faz, nem tem tempo de fazer roteiros pessoais, por isso já anotei, salvei, pus nos favoritos todas as suas dicas. Vamos começar por milão, onde ficaremos 2 dias, pois decidimos nos ambientar e recuperar da viagem, pegaremos o motorhome em milão e iremos para o Lago Como (grannnde dica), depois iremos para Veneza 1/2 dias (você teria alguma sugestão sobre as cidades que passaremos no caminho para Veneza), seguiremos para Florença onde devemos ficar 3 dias, seguiremos rumo a Roma, mas passaremos por Pisa, Lucca, San Gimiginano, Livorno… (Em quantos dias você acredita que faremos esse percurso? e nesse caminho qual dessas cidades você acredita que não podemos deixar passar? rs , to abusando né?)Ficaremos em Roma 4/5 dias, depois iremos para Nápolis 1 dia (pelo que li no blog, você não gostou), Herculano, Pompéia, Sorrento 2 dias, ainda não finalizamos nosso roteiro… mas pelo que falei o que acha?
    Beijos
    Katya

    • Olá Katya! Seu roteiro está ótimo! Entre Milão e Veneza você poderá passar por Verona, Pádua e Vicenza, por exemplo. O trecho entre Florença e Roma talvez em uns 3 dias você consiga fazer, se quiser visitar com calma. Será uma viagem e tanto. Depois, se quiser, relate aqui no blog a sua experiência, que tal?! Beijos e Boa viagem!

  168. Oi Ana, vou viajar com meu marido e vamos passar 7 dias na Italia, com hospedagem em Roma e 04 dias em Paris. Gostariamos de sugestoes de roteiros. Obrogada e parabens pelo blog.

  169. Olá Ana tudo bem, eu e meu marido vamos p/Italiap/l vez, por isso vamos por roteiro pronto mas muito bom , começando p/Milão/Veneza/Pisa/Florença/Siena/Roma/Napoles/Costa Amalfitana/Pompeia/Verona, , mas, vamos em Julho,pois sao as n/ferias.Gostaria de saber se muito calor? Qual a temperatura média, adorei s/blog.
    Bjs Valeria.

    • Oi Valéria! Bom, com relação aà clima de um modo geral, não há regra, mas em geral é bem quente e chegar aos 40 graus é bem fácil. Seu roteiro esta ótimo! Boa viagem!

  170. Olá Ana!
    Gostei muito das dicas. Nem sei se este blog ainda está ativado, ams vamos lá! Vcs que montam estes blogs não tem ideia de como prestam um serviço de extrema utilidade, princopalmente aos viajantes de primeira viagem. Vou passar 24 na Itália com hospedagemem casa de uma miga masi especifivcamente em Trento que fica no Norte. O roteiro na Itália eu já tenho todo traçado, mas eu gostaria de conhecer algum país vizinho; o que vc sugere: Frnça., Suíça ou Áustria. Aguardo ansiosa por sua resposta.
    Bjs Ana

    • Oi Ana! Se reparar, verá que o último post do blog é de ontem, então sim, o blog segue MUITO ativo. Sobre sua pergunta, bem, os 3 países são lindos tem muita coisa bacana para visitar, então, cabe apenas à você saber qual quer mais conhecer. Essa é uma pergunta que ninguém poderá responder, pois gostos são individuais. Mas qq das escolhas será boa. Boa viagem!

  171. Ana, você poderia dar dicas par quem faz cruzeiros pela Europa. Vou fazer o celebrity silhouete e gostaria de saber se consigo fazer os passeios por fora nas cidades ou se é mais pudente pegar o pacote oferecido. Para voce ter uma ideia, eles conram quase 700 reais por pessoa num passeio de piza e florencia no mesmo dia. Vi que o trem para la custa em torno de 10 euros….
    Me ajude, please!!!MM

    • Priscila, nunca fiz cruzeiro na Europa, por isso não posso te ajudar muito. Mas com certeza fazer os passeios por conta própria sairá bem mais em conta. veja o tempo que terá livre. Boa viagem!

  172. Ola Ana!!!
    Eu e minha sobrinha estamos planejando uma viagem para a Italia em julho. Procurando informacoes encontrei seu blog que ja me ajudou bastante. Voce esta de Parabens e gostaria muito de sua ajuda.
    Seria um roteiro de 10 dias maximo..Ainda nao fechamos a data, mas a previsao e saindo do Rio para Milao dia 29/6 . Chegando em Milao iriamos direto para Veneza + Verona (2 dias) Florenca e Pisa(2 dias) Toscana (1 dia) Roma (3 dias) .Roma.retornando ao Rio.
    O que vc achou? Ainda tenho muitas duvidas, nao conheco Nada!!! rsrs

    Se possivel gostariamos de conhecer outro pais (Austria por ex por ser perto) Qual outro pais vc indicaria? Acha viavel?
    Desde ja muito obrigada!!!

    • Oi Vera! Está bom. Só não entendi o 1 dia na Toscana, pois Toscana não é uma cidade e sim uma região (enorme) inteira, que inclui Florença, por exemplo. Sobre outro país, se você só tem 10 dias e já tá com tudo arrumado para a Itália, acho puxado, mas se tiver mais dias, ok. Áustria é uma boa opção, mas só voc~e pode decidir o que gostaria de conhecer. Boa viagem!

  173. Muito obrigada Ana!
    Entendi ,foi mal, não conheço nada mesmo de Itália rsrs
    Podemos então dar uma esticada até Nápoles, vale a pena não é? ou você indicaria algo mais interessante?

    Estarei informando aqui e contando sobre a viagem…Obrigada mais uma vez!
    Um grande abraço!!!

  174. Ana, eu, meu esposo e meus pais estamos indo para Itália agora em Junho. Precisamos estar dois dias em Trento a trabalho. Como vimos que é uma região muito bonita, pensamos em montar base em um hotel a que temos acesso em uma cidade próxima em Carano por uma semana . Para irmos do hotel a Trento pensamos em locar um carro. É uma boa idéia? Que sugestão de passeios podemos fazer nesta região? Como nossa viagem terá a duração de 15 dias, pensamos em conhecer a Suiça e Áustria. É o suficiente? Onde posso achar um bom itinerário com lugares interessantes para conhecer neste tempo? Agradeço sua ajuda.

  175. Tenho um pouco de dúvida neste roteiro que fiz já tenho a passagem aérea comprada para maior vou por milão e volto por roma e agora dependo do roteiro para efetuar as reservas dos hotéis.

    1º Dia Chegarei por volta das 11:15 Sexta-feira
    CIDADE: MILÃO
    Caminhar pela cidade
    2º Dia
    CIDADE: MILÃO
    Conhecer o Duomo , galeria Vittorio Emanuele
    3º Dia
    CIDADE: MILÃO/minha dúvida como ou TORINO
    Passear de barco turístico para conhecer o Lago Di como
    4º Dia
    CIDADE: VENEZA
    Passeio de gondola
    Piazza San Marco,Basilica de San Marco,Campanário de San Marco,Ponte Rialto,Ponte dos suspiros,Palazzo Ducale
    5º Dia
    Conhecer as ilhas de murano e burano e torcello
    6º Dia
    CIDADE: VERONA
    Visitar:
    Arena,Casa da Julieta e Lago di Garda,Castelvechio
    7º Dia
    CIDADE:FIRENZE
    Visitar:
    Ponte vecchio,Duomo Di Firenze,Basilica de Santa Croce e Galeria Uffizi se der tempo
    8º Dia
    CIDADE:FIRENZE
    Em Pisa e Lucca
    9º Dia
    CIDADE: CINQUE TERRE
    10º Dia
    CIDADE: ROMA
    Visitar:
    – Pantheom
    – Piazza di Spagna
    – Piazza di Navona
    – Piazza del popolo
    – Fontana di Trevi
    11º Dia
    CIDADE:ROMA
    VISITAR:
    -Coliseu
    -Fórum Romano
    -Arco de Constantino
    -Circo Massimo
    -Palatino
    -San Pietro
    12º Dia
    CIDADE: POMPÉIA
    Visitar
    Ruínas
    13º Dia
    CIDADE: CAPRI
    – Caminhar por Sorrento
    – Pegar o barco para Caprio –duração da viagem 25 minutos;
    VISITAR A GRUTA AZUL OU GLOTA AZURRA
    14º Dia
    CIDADE: ROMA
    Visitar:
    -Vaticano ( Museus e Basílica)
    -Castel Sant´Angelo

    Como vou embora na madrugada do dia seguinte optei por fechar o último dia de viagem em roma visitando o vaticano.

    Queria visitar a ferrari em modena, mas acho que não dá espaço neste roteiro, pois observei que o transporte lá é bem escasso.

    Tem o museu egípcio e do cinema em turim queria visitá-los também, mas acho que não dá tempo.

    Não me ligo em artes penso em usar o segway em roma,firenze e milão acho vale a pena afinal irei economizar as minhas pernas.

    Outra dúvida lago di como ou torino, pois sei que não irá dar tempo para visitar tudo.

    Vou sozinho será se corro tanto risco li muita coisa negativa sobre a itália.

    No interior da itália é tudo mais barato e pacato penso nisso também minha namorada ficou em castelraimondo e gastou muito pouco, não tem a exploração das grandes cidades.

    Quero a melhor opção para gastar pouco e me divertir bastante sem me estressar com muvucas, dizem que maio é mais pacato e como é primavera dizem que é a melhor época para ir a itália.

    Se for para me estressar com muvuca acho valido ficar no interior da itália e esquecer de todas as atrações turísticas.

    O que é horrível na itália são os deslocamentos vi que para ir de roma a nápoles são 2h 30 min, e para pompéia mais 30 min só aí são 3h ida e volta são 6 horas um bate volta já fica inviável vou ter que dormir nestas cidades.

    Agradeço desde já por qualquer ajuda que possam me dar estou bem apreensivo com esta viagem, a vantagem é que tenho bastante tempo ainda,mas o tempo voa. Já penso até em desistir de tudo estou bem tenso.

    Cari Saluti.

    • Oi Cari! O seu roteiro está bom, mas inverta Veneza com Verona, já que Verona fica entre Milão e Veneza. Já 1 dia só para Cinque Terre não é nada, só se for fazer um daqueles tours de 1 dia. Sobre ser perigoso, com certeza não. E não pense 2 vezes sobre o lago Como, vá, pois é lindo!

  176. Olá Ana, eu e meu marido estamos indo para a Itália em agosto e estamos em dúvida sobre nosso roteiro, onde estaremos viajando de carro. Temos compromisso em Torino do dia 05 ao dia 11/agosto, de 11 a 13 gostaríamos de ir conhecer o Lago Como e redondezas pernoitando por lá, 14 a 17 Verona e Lago de Garda (pernoite em Verona) vamos visitar um amigo em Schio, 17 a 19 Veneza (pernoite em Veneza),dia 19 seguimos sentido Firenze (já conhecemos e tb Lucca) onde gostaríamos de conhecer San Giminiano, Siena, em que cidade devemos pernoitar ? até dia 21. Gostarímos de seguir (dia 21 a 23) para Genova, Camogli, Arenzano, Portofino, tb não sabemos onde pernoitar. Dia 23 gostaríamos de conhecer a cidade de Alba (indicação de um amigo) e seguir para Torino pernoitando por lá, pois nosso voo sai para SP no dia 24 cedinho. Vc pode nos dar dicas de cidades para pernoite dentro desse roteiro ? Estamos super atrasados nas reservas, mas esperamos que dê certo. Abraço, Thais.

    • Oi Thais, pelo que vi, vc já sabe onde pernoitar na maior parte da viagem. Boas opções são Florença ou Siena, e Genova. Mas faça um busca por preços e veja onde o custo x benefício é melhor. Boa viagem! 🙂

  177. Ana, Boa Noite ! Obrigado pela sua atenção, vou continuar pesquisando no seu blog alternativas de hotéis e cidades para visitar. Thais

  178. Estou vendo o Ibis Milano Centrale é perto do duomo e de outras atrações tem metrô a 500m do hotel.

    O problema é que a região é bem feia parece a cracolândia de São Paulo. rs

    Passa uma certa insegurança li alguns relatos no trip advisor muitas pessoas reclamando que foram furtadas no lobby do hotel.

    Sempre gostei da rede Ibis, mas depois de tudo isso fico meio ressabiado.

    Tem outro hotel mais confiável e seguro em milão que não seja com aqueles preços nas nuvens.

    Cari Saluti.

  179. Olá, Ana!

    Primeiramente, meus parabéns pelo blog! Só lê-lo já nos dá um gostinho de viagem!

    Ana, estou estudando por 1 ano e meio na Inglaterra e terei uma semana de férias em setembro, uns 30 dias entre dezembro e janeiro e o feriado de páscoa em abril (aproximadamente 1 mês).

    Pensei em utilizar estes 10 dias de setembro para conhecer a Itália. Iríamos eu e mais 3 estudantes. Temos a opção de vôos para Pisa, Veneza, Milão e Roma.

    Primeiramente, gostaria de ter sua opinião sobre a melhor data, das que tenho disponíveis, para conhecer a Itália.

    Em segundo lugar, definindo a melhor data para esta viagem, qual o melhor roteiro. Gosto muito de visuais bonitos, de conhecer e vivenciar a cultura local, o “jeito italiano” e, como não podemos deixar de lado, risos, visitar os locais mais importantes e famosos.

    Estamos querendo uma viagem mais econômica. Será que você pode nos ajudar? Sugerindo opções de roteiro, hospedagem e forma de deslocamento (trem, ônibus, alugar um carro…)?

    Desde já, muito obrigada pela atenção, Ana!

    Boa noite!

    • Oi Juliana! Bom, a data melhor talvez seja setembro ou abril. Sobre roteiro e hospedagem, aqui no blog tem um monte de dicas, dá uma olhadinha. Infelizmente não tenho como montar roteiros individuais, 🙂 Do deslocamento, na Itália o ideal é trem, mas se puderem alugar um carro, terão mais liberdade e dividindo entre vocês, talvez saia mais barato.

  180. Olá!!!

    Seu blog é ótimo, estou gostando muito de ler cada resenha.

    Estou indo para Itália no final do mês de Agosto. Chego em Roma dia 24/08 a noite. Tenho uma grande amiga que mora em Roma, então de acordo com minha programação ficarei mais tempo em Roma. Minha indecisão é quanto as outras cidades que quero conhecer, como Parma, Pisa, Veneza e Florença. Sairei de Roma no dia 26/08 para Parma, depois eu não sei qual o roteiro sigo. Pensei em ficar um dia em cada cidade, dormir nela e no outro dia cedo pegar o trem para outra cidade. O que acha? Você pode me ajudar?

    Obrigada!!!

    Bjs,
    Fabiana.

    • Oi Fabiana, uma noite em cada é uma boa opção, menos em Pisa, que você pode fazer um bate e volta de Florença. Para saber a ordem do seu roteiro, basta verificar num mapa qual a sequencia das cidade: Roma – Florença – Pisa – Parma – Veneza. Boa viagem!

  181. Oi Andrea, infelizmente não conheço nenhum para te indicar. Se achar um legal, volta aqui para dizer, tá?! Boa viagem!

  182. Estou de viagem marcada para a Italia, dia 19/0/13, gostaria de algumas dicas de quanto é necessario de dinheiro por dia, passeio e alimentação e o clima em setembro como é? Obrigada Rose

    • Rose, a média é de 60 euros por dia, mas isso é muito relativo, depende do perfil de cada um. Eu mesma, em geral, gasto bem menos do que isso. Sobre o clima, deverá estar quente ainda, mas é sempre bom conferir um site de meteorologia na semana da viagem. Boa viagem!

  183. Adorei o teu blog, quero passar a minha lua de mel na europa passando por tres cidades Veneza, PAris,Amesterdam e Portugal poderias me indicar os pontos turisticos e quantos dias devo ficar em cada uma delas para poder desfrutar e conhecer essas tres cidades, Uma vez que sou tenho apenas 15 dias de lua de mel.

    • Maurício, todas essas dicas já estão publicadas no blog, basta você acessar a categoria de cada uma dessa cidades no menu DESTINOS na barra lateral. Diria pelo 1 ou 2 dias em Veneza, mínimo de 3 a 7 dias em Paris e 2 ou 3 dias em Amsterdam. Boa viagem!

  184. Ana, estou agendando uma viagem para a Itália e França em maio de 2014, tenho 12 dias para a viagem, fora o dia de ida e volta. Pensei em iniciar por Paris (3dias), depois pegar um trem até Nice e ficar 3 dias, quando alugarei um caro para conhecer as cidades mais importantes. Depois ir para a Itália, aí começam as minhas dúvidas, pois tenho somente mais 06 dias e não sei se faço de carro ou trem, além do que pensei em fazer Milão, Veneza, Florença, Pisa e Roma, por onde acredito ser melhor para voltar. O que vc. acha? Pode me ajudar dando alguma sugestão no roteiro? Posso iniciar pela Itália ou invés da França.

    Parabéns pelo blog.

    • Tania, a ordem da viagem não importa, só acho que 6 dias para fazer tudo o que quer não dá. Uma opção é tirar Roma (que necessita de no mínimo 2 dias inteiros) e concentrar no restante. Se puder fazer de carro, terá mais liberdade, mas o trem funciona muito bem por lá. Boa viagem!

  185. Ana,

    Primeiramente, obrigada pela atenção. Vc. acha que é melhor e mais rápido ir de Paris para Nice de trem ou de avião? Abraços, Tânia

    • Oi Tania! Nunca fiz esse trajeto, então, não sei. Vc já viu os tempos nas empresas? Só assim saberá. Boa viagem!

  186. Ana,
    Tenho 18 dias para conhecer a Itália, sendo que minha chegada será em Florença no dia 15 de novembro. Reservei alguns dias para a Região da Toscana e gostaria de ir, também, às Regiões Nordeste e Emília- Romanha. Penso em alugar um carro para essa segunda etapa e não gostaria de ficar muito preso a datas e destinos. Minha dúvida é se essa forma de viagem é viável e se nessa época do ano há necessidade de reserva antecipada dos hotéis. A sua opinião sobre o roteiro também será muito importante. Parabéns pelas dicas do seu blog e obrigado.

    • Oi Marcelo!Acho super viável e sobre hotel, sempre há. O que pode acontecer é você pagar mais caro na hora,pois pela internet é possível conseguir preços com antecedência que no local você não consegue. Boa viagem!

  187. OI ANA,,
    Estou indo a Suiça dia 25/10/13, a trabalho com meu esposo, pretendemos ficar 6 dias na Italia, gostariamos de aproveitar bem essa oportunidade, mas confesso que estamos perdidos em roteiros e reservas de hoteis. Nos ajude amiga, por favor!!! Qual sua dica do que conhecer, qual a rota, e qual o melkhor site para procurarmos hoteis nas regiões? Confiamos muito nas suas dicas, muito obrigada!!!!

    • Oi Renata! Na categoria de posts sobre a Itália temos várias dicas e inclusive sugestão de roteiros. Infelizmente não temos como fazer um roteiro para cada um que nos pede. 🙁 Sobre sites para procurar hoteis, costumo usar o Booking e hoteis.com. Boa viagem!

  188. Não curto artes, em turim vários museus me agradaram

    Museu do Cinema
    Museu Egipicio
    Museu da indústria automobilistica
    Museu da antropologia
    Museu do cárcere

    Quero saber se 1 dia consigo ver tudo isso, pois irei fazer bate volta de milão e estes museus não abrem as segunda-feira e minha idéia é ir num sábado ou domingo.

    OBrigado.

  189. Olá Ana,
    Estou planejando minha viagem com meu marido e minha enteada para Itália e como estou fazendo todo o Roteiro, adoraria saber o que vc acha dele!
    Vamos lá…chegaremos de Berlin para Milão pela manhã 30/12 (easyjet) lá ficamos o resto do dia onde pretendemos ver o Duomo, a Galeria Victorio Emanuelle, dormimos lá e no dia seguinte voltaremos ao Aeroporto onde alugaremos um carro!
    Dia 31/12 sairemos de Milão rumo a Verona para um passeio e chegaremos até Veneza – Mestre! Revellion …e dia 01 em Veneza!
    Dia 02/01 sairemos de Veneza rumo a Pádua (Basílica), a Maranello (Museu Ferrari) e chegaremos em Florença!
    Dia 03 de manhã queremos ver “DAVIIII” e partiremos para um breve passeio em Piza e seguimos até Roma!
    Ao chegar em Roma entregaremos o carro (onde vc sugere?) e passamos 3 dias por lá!!!!!!
    Agradeço muito se puder dar uma analisada para ver se é viavel esse Roteiro!
    Obrigado
    Chris

    • Oi Christiane! O roteiro está ótimo. Só acho criminoso, rsrs, achar que Florença só tem o Davi para ver. A cidade é linda e a mais importante do Renscimento e da Toscana. Boa viagem!

  190. Ohhhh Ana…não disse isso!!!!…Rssss…. mas, é que ele não podemos deixar de ver! Claro que tudo será muito apreciado!
    Vc deixaria o carro quando chegasse em Roma no aeroporto ou no centro em alguma agência?
    Bjs

    • Ufa!!! 🙂
      Eu deixaria no centro, próximo a estação Termini, assim, poderão deixar as malas no hotel e entregar o carro. Boa viagem!

  191. Olá Ana,
    Pesquisando sobre viagem a Italia conheci seu blog. Mega parabens !!!
    Estou planejando uma viagem de 20 dias com minha mae e cinco tias. Imagine!!! Por este motivo e por se tratar de senhoras, quero planejar tudo para nao passar por problemas graves. Estamos querendo ir em maio ou junho. Gostaria de pedir que me desse sugestao de roteiro e o que visitar. Nao conhecemos nada na Europa. Muitíssimo obrigada!!! beijos

  192. Olá Ana!
    Vou para a Itália na primeira quinzena de Outubro deste ano, o que corresponde ao outono certo?!
    Estou em dúvida sobre a temperatura nesta época do ano… Visitarei Milão, Roma, Veneza e Florença, no entanto, não sei como preparar minha mala para a viagem. A temperatura varia muito entre o dia e a noite? Durante o dia (quando realizarei a maioria dos passeios) já faz um clima frio?

    Ficarei muito agradecida se puder me ajudar!

    Abraços!

    • Sim, já fica friozinho, mas o clima varia todo ano, então, veja um site de meteorologia uma semana antes de viajar para ter certeza. Boa viagem!

  193. Oi fiz um post e no dia 15 querendo algumas informações e ontem mesmo apareceu o que eu escrevi, hj nao tem nada.

    aconteceu alguma coisa?

    obrigado

  194. que vacilo kkk peço desculpas.

    Então Ana… não sei se vc leu o que escrevi. mas segue novamente.

    eu e minha esposa estamos querendo muito conhecer a Itália. essa seria a primeira vez que estaremos saindo do brasil. Por isso ficamos muito perdido, tudo diferente, lugar, culturas e principalmente a linguá estrangeira.

    esta quase certo que voltaremos de navio da MSC precioza que sairá de Veneza em 08/11. claro que precisamos ver a grana ainda, pq ja estamos juntando dinheiro quase dois anos. Então essa viagem tem que ser dos sonhos e logicamente ECONÔMICA.
    Por isso que te peço ajuda. Vi vários blogs e acredito que nesse aqui serie bem orientado.

    A ideia é chegar antes do retorno do navio. Então teremos uma media de 30 a 35 dias antes do embarque.

    Acho que seria bom vc ter um perfil nosso – Eu tenho 45 anos e minha esposa 51 – não temos problemas com estadias e muito menos com filhos kk

    Vi no site do booking tem vários lugares baratinhos e que pela fotos sao lindos. Porem tem o lance da distancia das coisas, do centro etc.

    Só que não temos ideia de onde começar e quais os lugares para visitar. Tudo que eu vejo nos sites é tudo lindo é maravilhoso kk ai fica complicado pra tentar fazer um roteiro.

    dentro dessa sua orientação precisa colocar alguns dias para Ir a Paris.

    acho que é isso. se vc puder me ajudar será muito bom mesmo.

    agradeço desde já

    Marcelo e berenice

    • Marcelo, vc deve desembarcar em Roma, certo?! Minha sugestão para quem vai pela primeira vez, é subir o mapa. Vá para a Toscana, região de Veneza, … veja no mapa as cidades que tem de Roma para cima e assinale as que te interessam conhecer, desse modo, fica mais fácil estabelecer uma rota. De algumas cidades, como Milão, Pisa, Veneza e Bolonha é possível conseguir voos los cost Para Paris. Boa viagem.

  195. Olá Ana,

    Estou planejando minha viagem com minha amiga para Itália na primeira quinzena de abril (31/03 a 17/04) e como estou fazendo todo o Roteiro, adoraria saber o que vc acha dele quanto a disposição dos locais. Ah, minha amiga volta ao Brasil no dia 11 de abril. Na região do Veneto, adotaria como base, a cidade de Mestre e na Toscana, a cidade de Firenze, ou você acha melhor dividir, ficar 2 dias hospedada em Mestre e os demais em Verona ou em outra cidadezinha (Trivento ou Vicenza), já na Toscana, ficar alguns dias em Firenze e o restante em Siena?

    Não tenho pretensão de alugar carro.

    Segue roteiro:

    31/03 – Chegada – 1/2 dia em Roma
    01/04 – Roma
    02/04 – Roma
    03/04 – Roma
    04/04 – Roma OU Veneza* (se for Veneza, diminui um dia os passeios abaixo)
    05/04 – Veneza
    06/04 – Veneza / Ilhas Burano e Torcello
    07/04 – Padova / Bassano del Grapa
    08/04 – Treviso / Vicenza
    09/04 – Verona
    10/04 – Firenza
    11/04 – 1/2 Firenze / 1/2 Roma (Amiga) – retorno; 1/1 Firenze (Eu)
    12/04 – Arezzo / Cortona / Assisi
    13/04 – Lucca / Pizza
    14/04 – San Gimignano / Castellina in Chianti / Monterrigione
    15/04 – Siena
    16/04 – Colle Di Val D’Elsa / Montepulciano / Montalcino
    17/04 – 1/2 Firenze / 1/2 Roma – Retorno

    Você poderia me dizer se conhece esses hotéis e se estão próximos as estações/centro histórico:

    Roma: B&B Little Quenn

    Mestre: Hotel Della Rose; Hotel Villa Adele; Antica Villa Graziella; Best Western Hotel Bologna, B&B Chiara e Margherita e B&B Angela.

    Firenze: Hotel Por Santa Maria e Johanna I.

    Grata,

    Luciana

    • Oi Luciana! Esta ótimo, só nos dias 12, 14 e 16 que acho que não dará para fazer tanta coisa, já que estará sem carro. Quantos aos hotéis, veja sempre s estão perto das estações centrais, que te facilitará a vida. Acho que a base em Veneza e Florença é suficiente. Boa viagem!

  196. Ana,

    Muito obrigada pelo retorno.

    Na sua opinião se eu estiver de carro, é possível fazer todos os passeios do dia 12, 14 e 16? A ordem disposta dessas cidades está ok?

    Devido a vários comentários em posts, já estou pensando em alugar um carro assim posso ficar em Siena de 13 a 16/04, que me pareceu ser uma cidade bem aprazível e pegar a etsrada pelas cidades vizinhas.

    Saberia me informar se precisa de uma autorização ou algo parecido para dirigir na Itália, ou só com a carteira de motorista válida no Brasil já é suficiente.

    Grata,

    Luciana.

    • Eu acho uma boa ideia. Olha, em geral eu sempre viajo com a carteira internacional. Para alugar o carro não precisa, que pede as vezes é a polícia, caso vc seja parada alguma vez. Boa viagem!

  197. Bom dia, Ana!!!

    Já li várias dicas super esclarecedoras no seu blog! Pretendo viajar para a Itália em junho desse ano e terei hospedagem em Torino. De lá pretendo alugar um carro e conhecer mais algumas cidades italianas. Terei uma semana para isso… É viável descer até a costa amalfitana de carro? Que cidades você me sugere e quantos dias deveria passar em casa uma? Aguardo sua resposta e desde já agradeço bastante!!!

    • É viável ir para qualquer lugar se você tiver tempo. Sobre as cidades, as principais na Costa Amalfitana são Positano, Amalfi e Ravelo. Em um dia você conhece as três, mas se quiser curtir mais, 2 dias. Boa viagem!

  198. Olá Ana, minha esposa e eu estamos programando a primeira viagem de nossas vidas e o destino é a encantadora Itália. Estou tentando buscar informações sobre as cidades, mas parece ser muita coisa e estou precisando desesperadamente de sua ajuda para não errar. Terei 30 dias de férias e pretendo ficar lá de 15 a 20 dias. Preciso de dicas de qual cidade terei que desembarcar e começar, a segunda cidade e qual melhor opção para o deslocamento, quantos dias é o ideal para cada cidade ( respeitando o prazo de 15 a 20 dias no máximo ).
    Não sei se visitar diversas cidades gastaria mais grana, pois não vou levar muito dinheiro.
    me ajude por favorrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Igor, de fato dá MUITO trabalho e é por isso que não tenho como fazer roteiros para todos que me pedem. Aqui no blog tem muitas dicas e sugestões, é o máximo que posso fazer, 🙂 As cidades de desembarque são ou Roma ou Milão, dependendo da empresa área. Comece por aí. Boa viagem!

  199. Em agosto irei para a Itália, providenciar minha cidadania italiana.

    Tenho que ficar entre 15 á 20 dias na Itália para completar todo o processo. Depois pretendo ir para Londres, no qual pretendo ficar 2 meses em Londres e depois retornar a Itália pra mais um mês ou dois.

    O que fazer na Itália, e qual melhor região. Norte ou sul?

  200. Queria ir a Ilha de Capri (num estilo pit-stop), saindo de Napoles, e depois ir para Sorrento. Gostaria de saber se existe guarda volumes no porto em Capri. obrigado!

  201. Boa tarde, Ana Catarina!!!
    Estou planejando uma viagem a Italia para novembro.
    Estou pesquisando bastante, e qto mais voce estuda o terreno, duvidas vão surgindo o outras vão sendo sanadas, então peço mais uma vez sua colaboração:
    Estava querendo fazer a parte sul da seguinte forma:

    1º dia: saindo de Napolis para Sorrento – fazendo pit-stop em Pompeia.
    Pelo que pesquisei da para fazer isso de boa, porem estava querendo ir tbm ao vulcão vesusio e a duvida é: qual os meios de transportes disponiveis para fazer a subida ao vulcão, saindo de Pompeia? Sabem informar o preço e frenquencia? (mesmo de +ou-)

    2º dia: Ilha de Capri – saindo de Sorrento – bate e volta de um dia
    Duvida: qual o melhor roteiro para um dia na ilha? o que é mais interessante fazer? Se for para fazer passeio ou trilha, por favor, de-me detalhes, tipo onde pegar o barco, ou como fazer a trilha, ou como chegar no ponto turistico tal? E preços tbm, pois fiquei sabendo que as coisas são caras por lá.

    3º dia: Costa Amalfitana – saindo de Sorrento – bate-volta – visitando Positano, Amalfi e Ravello
    Duvida: em novembro consiguo fazer Positano-Amalfi de barco? Tem ainda aquele city-tour de onibus turistico?
    Qual o melhor roteiro para conhecer estas cidades indo de onubus? Que horas deveria estar saindo de cada cidade para a outra? (de-me sugestões).Tive vendo que os horarios de Ravello de volta para Amalfi são restritos.

    Desde já agradeço pela colaboração! Obrigado!

    Felipe

    • Felipe, quanta pergunta! Nunca fui ao Vesúvio, logo, não posso te ajudar. Bate e volta a Capri é super viável. Faça o passeio de barco que roda a ilha e dps pegue o funicular para conhecer o alto da ilha. Simples!
      A Costa Amalfitana eu fiz de carro e não me lembro de ver nenhum ônibus turístico, somente de linha e eram poucos. Mas com certeza existem agências que organizam o passeio saindo de Sorrento.
      Boa viagem!

  202. Bom dia! Estou inda para Milão e terei 6 dias inteiros disponíveis, de 11/04 a 16/04 e gostaria de saber quais cidades você me indicaria para visitar, mas que eu possa ir e voltar no mesmo dia, pois só ficarei hospedado em Milão. O máximo que eu conseguiria, seria talvez dormir uma noite em outra cidade se realmente valesse a pena. Tem alguma cidade que valeria a pena eu fazer isso? Se existe, seria melhor eu viajar à noite e dormir no trem? Qual companhia de trem você me indicaria? Pretendo viajar na 1ª classe. Por favor me tire essas dúvidas. Grato.

    • André, isso é muito pessoal. Já olhou o mapa da Itália e viu o que tem lá perto? Algo te interessa? É assim que funciona! Algumas opções são Como, Veneza, Verona, Vicenza, Pádua… Sobre companhia de trem, só tem uma, então, não há o que escolher: Trenitalia. Boa viagem!

  203. Obrigado Ana, por sua ajuda!
    Sem querer explorar, mas já explorando, tbm pensei em fazer a costa amalfitana de carro. vc acha de da pra sair dirigindo de Napoles??? Ou o transito lá é caotico demais???
    Outra duvida, da pra dirigir de boa nas curvas e estradas estreitas da costa??? O como é a questão de estacionamento pelas cidadezinhas???lembrando que estarei indo em novembro, ok???
    Agredeço mais uma vez por sua ajuda!!!

    • Felipe, escrevei um post sobre essa viagem. “De Roma a Sicília de carro”. leia que tem tudo o que você quer saber. Boa viagem!

  204. Olá Ana!
    Estou pensando em ir de carro de Paris a Roma em dezembro (parando em Milão, Veneza e Florença). Vale a pena? O inverno complica muito a viagem de carro?
    E a véspera de Natal em Roma? Alguma dica especial?
    Obrigado!

    • Não acho que ser inverno ou não complique na viagem, só acho muita distância para aproveitar tão pouco pelo caminho. Sobre o natal, não sei, pois nunca passei lá. Boa viagem!

  205. Olá!!!
    Vou viajar em Janeiro de 2015. Na sua opinião quando deverei estar vendo reservas de passagens e hotéis? Já fiz algumas pesquisas e tenho alguns nomes. As passagens aéreas para mim e minha esposa estão saindo por volta de 7 mil ida para Roma e volta de Paris. é verdade que se eu pesquisas na madrugada elas ficam mais baratas?
    Desde já obrigado!!!!!!!

    • Igor, essa tarifa está caríssima. Pesquise melhor e em datas alternativas, o horários nesse caso pouco importa, pois não há voos de madrugada saindo do Brasil. Fique de olho em promoções. Eu costumo reservar com uns 6 meses de antecedência, mas isso é muito pessoal. Boa viagem!

  206. Olá Ana, parabéns por seu blog.
    Como é o inverno na Itália em Janeiro? Estarei passando pelas cidades: Roma, Florença, Verona e Veneza. É verdade que sempre neva nessa estação?
    Estou com muito medo de não conseguir andar pelos pontos turísticos e por isso peço sua experiente opinião.
    desde já muito grata.

    • Eu sempre vou em janeiro e nunca nada me impediu de passear, pelo contrário. Em Veneza pode ser mais frio, mas raramente neva de fato. Boa viagem!

  207. Que bom que dá para passear em janeiro na Itália. Costuma nevar na Itália ou é será um acaso isso acontecer?
    Obrigada pela atenção.

  208. Olá Ana, em primeiro lugar parabéns pelo seu blog.
    Estarei in do para florença em Janeiro e ficarei duas noites ( Sex e sáb ), e passarei o domingo em Verona.
    Gostaria de saber qual a probabilidade de eu pegar um dia chuvoso em Florença e quais opções de atrações eu tenho caso esteja chovendo nesses dias.
    Minha pergunta sobre Verona é se as lojas abrem no domingo.
    Desde já agradeço sua atenção.

    • Marelene, acho que isso nem São Pedro pode dizer, rsrsrsrs. Aqui no blog tem um roteiro de 1 dia em Florença e a maior parte das coisas são museus e igrejas, então, a chuva não é problema nenhum, caso pegue alguma. Boa viagem!

  209. Olá Ana, no meu roteiro ficarei duas noites em Florença e partirei para Verona para ficar uma noite lá.
    Minha duvida é se devo ir a Verona ou desistir para ficar três dias em Florença e aproveitar um desses dias para ir a Pisa?
    O que vc faria?

    um forte abraço e desde já obrigado.

    • EU acho que Verona não é uma cidade para se deixar de fora. Você pode perfeitamente conhecer Florença em um dia e uma manhã e deixar para ir a Pisa numa tarde, pois a visita lá é bem rápida. Boa viagem!

  210. Olá Ana, é muito bom ter vc para nos tirar duvidas com seu blog.
    Estarei passando por Portugal, Itália e Paris em janeiro. Sei que estará muito frio por ser inverno e vou comprar um bom casaco ai na Europa.
    Entrarei por Lisboa e sairei por Paris. Gostaria de saber em qual país ficaria mais em conta eu comprar um bom casaco e quanto em média gastarei com esse casaco ou jaqueta?
    desde já muito grata.

    • Em Portugal, mas o preço pode variar enormemente. Pode custar 20 ou 200 euros. Mas em geral, você encontra por bons preços. Boa viagem!

  211. Olá Ana, vou viajar para Itália e Paris, gostaria de algumas dicas de como os turistas fazem quando estão na rua e querem usar algum banheiro. Tenho problema de bexiga e sempre estou indo ao banheiro, conheço os costumes e os lugares de como e onde posso ir, mas como nunca fui para outro país eu nem faço ideia do que fazer nesse momento inoportuno.
    Desde já muito obrigada.

    • A opção é procurar alguma rede de fast food ou supermercado, que não costumam reclamar. Boa viagem!

  212. Vamos para a Itália dia 4 de outubro….chegaremos em Roma,ficaremos 4 dias,e muito? não reservamos hotéis nas outras cidades ppis vamos parando onde gostamos….Você acha viável não reservar hotel?obrigado

    • Elaine, eu jamais viajo sem reservar hotel, mas isso é uma decisão muito pessoal. Sobre Roma, 4 dias é suficiente, mas se seu ritmo for mais acelerado, pode ser muito. Boa viagem!

  213. BOM DIA ANA PORTUGAL
    TENHO UM CASAMENTO NA ITÁLIA EM 2015 MAS AINDA NÃO SEI A DATA E GOSTARIA DE IR.SÓ VOU FICAR 7 DIAS ,VOU FICAR EM LIVORNO GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO CONHECER VENEZA ,ROMA E MILÃO.GOSTARIA SE PUDER ME DÊ OPINIÃO ONDE SERIA MELHOR EU IR.
    DESDE JÁ TE AGRADEÇO E AGUARDO ANSIOSA A RESPOSTAS.
    DORA ALMEIDA

    • Dora, Milão e Veneza sim, já Roma pode ficar um pouco com pouco tempo, mas de repente dá, depende de como organizar o seu roteiro. Boa viagem!

  214. Boa tarde, Ana!
    Este ano comprei o roteiro de Lisboa e adorei! Foi super útil.
    Ano que vem irei a Italia. Estou pensando em comprar seu roteiro de 7 dias, mas gostaria muito de ir em Assis. Tem adicionar esta cidade no Roteiro? Na verdade minha viagem será de 15 dias na Itália (sem contar ida e volta). O que mais posso adicionar?
    Tem um roteiro de 15 dias? Incluindo Assis!

    • Em forma de guia não, mas tenho vários posts com roteiros pela Itália aqui no blog e uma até de 15 dias, dá uma olhadinha, 🙂
      Boa viagem!

  215. Ana, estou apaixonada pelas suas dicas. Viajaremos em Junho para Portugal e Itália com um idoso 80 anos, duas crianças 4 e 6 anos, um adolescente 15 anos e dois adultos. Por causa da diversidade de idades nos limitaremos à Lisboa e Roma e Vaticano. Teremos cinco dias cada país, no entanto lendo os posts deu uma vontade enorme de ir à Pompéia. A minha maior preocupação é deslocamento, pois a turminha de viajantes exige ritmo mais lento. Você recomendaria alugar carro para o deslocamento em Portugal e Itália, ou só para Portugal? Vi que muita coisa pode ser feita de trem em Roma. Outra pergunta é quanto se gasta, em média, por dia por pessoa em Portugal e na Itália?

    • Em Portugal recomendo carro sim. Na Itália, se forem só ficar em Roma, não precisa. Se forem até Pompeia, pode ser uma opção, ou irem com um tour, que tem vários. Sobre gastos, é MEGA relativo, mas calcaule algo do tipo 40 euros por dia/pessoa. Boa viagem!

  216. estou usando este site como referencia para a programarmos nossa viagem para a Itália.
    Só ficou uma dúvida… o deslocamento do aeroporto para o hotel. Você tem sugestão?

    • De qual aeroporto? Todos tem ônibus, táxis, alguns tem trem. Isso é a parte mais fácil de resolver. 🙂
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here