Punta del Diablo, no Uruguai, é um paraíso e destino “roots” que vale a pena conhecer, em particular nos últimos meses do ano, quando o calor e o clima de alto verão imperam.
Extremamente charmosa e diferente da sua cidade irmã Punta del Este, aqui você não vai encontrar casarões, museus, grande infraestrutura, ruas calçadas, tampouco cassino e resort.
Porém, caso você queira aproveitar cidade de chão batido, povoada por aproximadamente 700 habitantes – em sua grande maioria pescadores e artesões -, além de atividades ao ar livre, extrema paz e muita simplicidade, então, com certeza, o paraíso chamado Punta del Diablo é o destino ideal, onde vale a pena curtir e reservar pelo menos dois dias inteiros.
O balneário mais conhecido do Uruguai, apesar de tanta simplicidade, conta com infraestrutura hoteleira suficiente para receber nós, turistas. Lá, muitos são os hostels, pousadas, campings e cabanas de qualidade.
Mas… preparem o bolso! A grande maioria, apesar da simplicidade, está com valores bem acima da média.
Prepare seu coração para se deslumbrar com muita simplicidade. Em Punta del Diablo tudo é demais! Lindo demais! Rústico demais! Charmoso demais! Apaixonante demais!
Então, se seu próximo destino é o Uruguai, você está no lugar certo para pegar t-o-d-a-s as dicas para seu roteiro de dois dias em Punta del Diablo!
Economia => Seguro Viagem Uruguai (dicas + desconto)
O que fazer em Punta Del Diablo
Como é um balneário simples, você vai se esbaldar em praias lindas. Então, no nosso primeiro dia do roteiro de dois dias em Punta del Diablo, você vai, além de outros lugares, em duas praias:
- Playa de los Pescadores e
- Playa del Rivero
Playa de Los Pescadores
Caro leitor, você não poderia iniciar seu roteiro por Punta del Diablo sem ser caminhando pelas ruelas e pela praia mais famosa e central do Balneário, a Playa de los Pescadores!
Caminhando pela rua você perceberá que as casas são bem simples e algumas, despretensiosamente, contam com frases que nos levam à reflexão.
Aqui é onde se localizam os principais bares, lojinhas, artesanatos e restaurantes, além de, como o nome sugere, ser o local ideal para quem busca comprar frutos do mar “fresquinhos” para o consumo.
Neste lugar os pescadores costumam chegar e atracar seus barcos coloridos na areia fina e clara da praia, todos cheios de peixes e até mexilhões. Também é o lugar ideal para chegar cedo, aproveitar o sol, cair no mar, tomar uma cerveja gelada e fazer amizades.
Confira => Passeios em Montevidéu e arredores

A partir da Playa de Los Pescadores, do seu lado direito, você verá a feirinha de artesanato e, do seu lado esquerdo, a segunda praia, Playa Del Rivero.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Paseo de Los Artesanos – Mercado de Pulgas
Como dissemos, ainda na “orla” da Playa de Los Pescadores basta caminhar um minuto até o Mercado de Pulgas, também conhecido como Paseo de Los Artesanos. Uma atração popular de Punta del Diablo!
Parada ideal para quem não deixa de comprar um souvenir de lembrança. Bastante interessante!
- Endereço: Punta del Diablo, Rocha Department, Uruguai, 27204
- Horário: todos os dias das 10h às 22h
Monumento ao General Artigas
De antemão avisamos que todos os lugares do Uruguai que você for visitar, terá um monumento ou uma rua em homenagem ao General Artigas.
O General (1764-1850), político e militar, é considerado até hoje um grande herói nacional, fundador do país, pai da pátria, uma vez que foi o primeiro general do Rio da Prata a vencer em combates as tropas da coroa espanhola durante as lutas independentistas.
Tais embates refletem no quanto hoje ele é querido por toda a população, então, importante saber a sua história antes de visitar seu famoso monumento em Punta del Diablo.
Uma curiosidade aqui é que o monumento está estrategicamente localizado em cima de rochas na praia e recebe visitantes diariamente.
Procure aqui a sua pousada em Punta del Diablo Uruguay
Playa Del Rivero
Para finalizar o roteiro do primeiro dia em Punta del Diablo, a Playa Del Rivero é uma boa pedida! Apenas 10 minutos de caminhada, mar agitado e algumas rochas separam a Playa de Los Pescadores da Playa Del Rivero.
Do lado de cá, a areia extensa tem tonalidade escura e é pouco explorada no inverno. Já durante o verão a movimentação é bastante grande, principalmente pelos praticantes de esportes aquáticos, como por exemplo o surf e também é destino certo dos jovens que gostam de “bater uma pelada”, jogar vôlei e frescobol no final da tarde.
Nessa praia também têm escolas para aqueles que ainda desejam aprender surf, barracas e postos salva-vidas. Esse último funciona apenas durante a alta temporada.
Confira => Passeio em Colonia e arredores
Playa de La Viuda
No segundo dia, não deixe de começá-lo conhecendo outra linda praia nesse paraíso. Apenas 23 minutos de caminhada separam a Playa de La Viuda da principal praia de Punta del Diablo Uruguay, ou, caso você esteja de carro alugado, são apenas 8 minutos.
Utilize a Mobility e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real e com atendimento em português.
Seu acesso é feito pelas dunas e tem a tranquilidade na medida certa. Nem tão calmo, mas também não tanto movimentado!
Todavia, o seu mar é bastante agitado e seus ventos fortes. Por lá circulam muitos cachorros, os que mais mergulham na água fria característica do Uruguai. Porém, só precisa de alguns segundos para que você também queira entrar na água. O banho no mar gelado chega a ser revigorante!

Caso pretenda passar meio período na Playa de La Viuda, é indicado levar seu próprio lanche e sua própria bebida, pois o número de bares na localidade é bastante escasso.
Conhecendo a vida noturna de Punta del Diablo
Após passar um dia caminhando e admirando as belas paisagens da Playa de La Viuda, não deixe de voltar para sua hospedagem, descansar um pouco antes de descobrir a noitada de Punta del Diablo.
Ao contrário do que muitos pensam e apreciam durante o dia, a noite é bastante agitada, especialmente durante a alta temporada.
- Esse é imperdível! Bodega Bouza: Tour Oficial c/ Guia e Degustação de Vinhos
Caminhando pelas ruas e pelos seus diversos bares e restaurantes, você vai encontrar turistas do mundo inteiro! Brasileiros, argentinos, franceses, canadenses, chilenos, bolivianos… dentre tantas nacionalidades que fazem explodir a agitação e se tornar uma das noites mais fervorosas do país.
Registros informam que na alta temporada as baladas chegam a receber 5.000 pessoas!
Uma dica importante é que a agitação noturna começa depois das 2 horas da manhã e se inicia nos bares da Playa de Los Pescadores.
Confira => Passeios em Punta del Este e arredores

Qual a melhor época para visitar Punta del Diablo?
Há quem goste de viajar para praia durante o inverno, mas deve-se levar em consideração todos os contras.
Chuva, frio, ventos fortes, além de que na baixa temporada em Punta del Diablo restaurantes, pubs, lojas, hostel, ônibus, dentre outras coisas, não funcionam ou funcionam em horário reduzido.
Então, a época mais recomendada para se visitar Punta del Diablo, sem duvida alguma, é entre dezembro a março.
Apesar de Punta del Diablo Uruguay ainda não ser o destino queridinho dos brasileiros, vale demais incluir no seu roteiro de viagem pelo Uruguai.
- Leia também: Roteiro de 3 dias em Montevidéu
Ah, não se esqueça que o Uruguai é um dos países que não precisam de passaporte, então, basta a identidade para entrar.
Prepare-se para se encantar!
Boa viagem!!
Texto: Mylena Souza
Leia mais sobre o Uruguai:
- Cabo Polônio: o que fazer e como chegar nessa Vila do Uruguai
- La Pedrera Uruguai: como chegar e o que fazer
- Colonia del Sacramento, Uruguai: o que fazer e como chegar
Este texto foi escrito por um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.