Visite o Palácio de Queluz em Portugal

Recebemos este texto da assessoria de imprensa e achamos tão legal, que resolvemos dividir com vocês a notícia.

A Parques de Sintra, gestora do Palácio de Queluz, em Sintra, Portugal, inaugurou um novo projeto museológico no quarto de D. Pedro d’Alcântara de Bragança. A ação marca os 180 anos da morte do rei de Portugal e primeiro Imperador do Brasil. O objetivo do projeto é atrair os visitantes portugueses e brasileiros – que já representam 10% do público do palácio, para os quais a figura de D. Pedro e sua família suscitam grande interesse.

A ação, que demorou seis meses para ser concluída, envolveu trabalhos de restauro na pintura decorativa das paredes do quarto (que havia sido reconstruída após um incêndio em 1934) e da escrivaninha de viagem de D. Pedro, pertencente ao acervo do Palácio Nacional da Ajuda. Procedeu-se à renovação do equipamento museográfico, à investigação histórica e iconográfica, além do levantamento documental, com a revisão de documentação de arquivo, imprensa diária e literatura da época.

Digitalizado por Nelson Roque, Arquivo Municipal de Lisboa

No quarto D. Quixote, como é conhecido o espaço por ter 18 pinturas decorativas representando episódios da história de D. Quixote de La Mancha, destacam-se a exposição de 15 objetos pessoais de D. Pedro e nove peças de mobiliário, além de 15 pinturas e miniaturas entre as 48 peças em exibição. Há também novos suportes interpretativos, com destaque para os digitais.

palácio de queluz

O sistema de segurança foi ampliado e foram instaladas novas lâmpadas de LED para reduzir o consumo de energia, mas respeitando o ambiente intimista do quarto.

O projeto museológico contextualiza o Quarto D. Quixote na vida de D. Pedro, que nasceu e morreu naquele espaço. Vários painéis informativos explicam sobre aquele que esteve diretamente ligado à independência do Brasil e à consolidação do liberalismo em Portugal. No local, um tablet apresenta uma imagem 360º da sala, com pontos de interesse e informação mais detalhada sobre o patrimônio exposto.  Quarto-Dom-Pedro-3

O tablet também dá acesso a um novo site com a biografia de D. Pedro, ilustrada com imagens e documentos de época, informações sobre a sua genealogia e uma seleção de 12 dos seus retratos mais emblemáticos. Este site também está online em www.dpedroiv.parquesdesintra.pt.

Muita da iconografia emblemática está disponível para consulta e visualização online através do Google Art Project. Esta é a primeira exposição integrada nesta plataforma por um museu português. Entre as imagens possíveis de encontrar, vale especial destaque a aquarela de Ferdinand le Feubure que reproduz o Quarto D. Quixote em 1850 e inclui uma inscrição manuscrita da Princesa D. Maria Amélia, filha de D. Pedro IV: “Chambre oú mourut mon père, dans le Palais de Queluz” (“Quarto onde morreu meu pai, no Palácio de Queluz”).

Morte_de _D.Pedro_creditos_PMSL

Para completar o projeto, foram protocolados empréstimos com o Museu Nacional de Arte Antiga, Palácio Nacional da Ajuda, Museu Nacional dos Coches, Museu Militar de Lisboa e Museu Nacional Soares dos Reis. A Lusitânia Seguros apoia a exposição, garantindo os seguros das obras.

Confira o vídeo com imagens da produção do projeto e o resultado final:

Sobre o Palácio de Queluz
O Palácio Nacional de Queluz e os seus jardins históricos constituem um exemplo marcante da ligação harmoniosa entre paisagem e arquitetura palaciana em Portugal. Ilustram a evolução do gosto da Corte nos séculos 18 e 19, período marcado pelo barroco, rococó e neoclassicismo. Mandado construir em 1747 pelo futuro D. Pedro III, consorte de D. Maria I, o Palácio Nacional de Queluz foi inicialmente concebido como residência de verão, tornando-se espaço privilegiado de lazer e entretenimento da Família Real, que o habitou em permanência de 1794 até a partida para o Brasil, em 1807, na sequência das invasões francesas.

www.parquesdesintra.pt/parques-jardins-e-monumentos/palacio-nacional-e-jardins-de-queluz/ 

Sobre a Parques de Sintra – Monte da Lua
A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Patrimônio da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na região. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do patrimônio que gere são asseguradas pelas receitas da venda de tickets e em lojas, restaurantes e aluguel de espaços para eventos.

Em 2013, os valores naturais e culturais que a PSML gere (Parque e Palácio da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 1.700.000 visitas, mais de 90% das quais por parte de estrangeiros.

São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

www.parquesdesintra.pt ou www.facebook.com/parquesdesintra

———————————-

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Lisboa e dicas de Portugale nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi, interessei-me pelo tour em Lisboa em sidecar, de outro post de vcs (sem espaço para os leitores escreverem, por isso estou escrevendo aqui). Porém, não dá para ter a mínima noção de preço, nem mesmo no próprio site http://www.sidecartouring.co.pt/, então isso dificulta a possibilidade de colocar no roteiro essa opção.
    Muito bom seu blog, parabéns!

    • O valor está na casa dos 100 euros, mas na verdade, depende da rota escolhida, por isso, o melhor é entrar em contato com eles. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here