Antes de se pensar em qual a moeda de Cuba ou qual moeda levar para Cuba, primeiro é preciso entender as moedas do país caribenho.
Sim, no plural mesmo: “as moedas”.
Lá existem duas moedas, uma utilizada entre os cubanos e suas relações e outra utilizada pelos turistas, cada uma com pesos e valores diferentes.
Então, é preciso entender esta relação para saber que moeda levar para Cuba – e como utilizá-las.
Economia => Seguro Viagem Cuba (regras + desconto)
Leia também:
- Dicas de Cuba para quem vai a primeira vez
- Roteiro de 12 dias em Cuba
- Como é ficar em uma casa particular em Cuba?
- Qual a melhor época para viajar para Cuba?
- O que fazer em Havana: principais pontos turísticos
Moeda de Cuba
As moedas de Cuba
Em Cuba você vai encontrar dois tipos de pesos cubanos:
- o CUC, mais utilizado pelos turistas e chamado de “peso cubano convertível”;
- o CUP, chamado de “moneda nacional”.
Entre os cubanos a moeda que roda é a nacional, ou seja, o CUP, que é como eles recebem os salários e geralmente usam no dia a dia entre eles. Ela vale muito menos do que o CUC, que é utilizado na relação turista/cubano.
Ou seja, praticamente tudo o que você, turista estrangeiro, for comprar, vai estar em CUC, peso cubano convertível: os hotéis, restaurantes, souvenirs, hospedagem nas casas particulares, táxis, excursões, etc.
Algumas vezes é possível se deparar com os dois preços no produto, como nos mercadinhos, por exemplo, mas procure olhar sempre o CUC para não se confundir. Essa é a “moeda do turista”.
Confira => Passeios em Havana e arredores
Porém, é sempre bom dar uma perguntada, principalmente se você for em algum lugar não tão tradicional e mais simples como, por exemplo, as bancas de frutas nas ruas ou uma daquelas portinhas onde é vendido café e pizza, bem comuns por lá.
São lugares onde os próprios cubanos consomem as coisas, então, pode ser que os valores estejam em CUP e, acredite, você não vai querer pagar em CUC algo que vale CUP. Isso porque 1 CUC equivale a 25 CUPs!
É bom se atentar a isso também na hora do troco, pois é possível que te devolvam em CUP e aí é preciso saber bem os valores das moedas para não sair no prejuízo.
Um exemplo: Se você compra uma bebida que custa 3 CUCs e dá uma nota de 5 CUCs. O vendedor precisa te devolver 2 CUCs. Caso ele devolva em CUP, é preciso devolver 2 x 25, ou seja 50 CUPs. Se ele te devolver 2 CUPs, está errado. Entendeu?
Leia também: Preços em Cuba: quanto se gasta em uma viagem para lá?
Como identificar CUC e CUP?
Atente-se para o fato de que as notas em CUC, que é a que você vai mais usar, possuem imagens de monumentos.
Já as notas da moeda nacional, o CUP, contém imagens de personagens importantes da história cubana, como o Che Guevara e outras personalidades.
Mas, então, se são duas moedas, como funciona o câmbio e que moeda levar para Cuba?
O mais indicado é levar euros e trocar por CUCs ao chegar na ilha. Isso é praticamente unanimidade entre os viajantes e os próprios cubanos confirmam.
Devido ao embargo entre Cuba e EUA, o dólar americano é taxado em 10%, então, sempre será mais desvalorizado na hora de trocar por CUC; é por isso que levar euros (ou dólar canadense) é o mais indicado.
O câmbio também não varia entre as casas e os bancos, então, nem adianta querer pesquisar por lá: trocar dólar por CUC vai sempre valer menos do que trocar euro por CUC.
O que pode acontecer, mas aí é preciso ter paciência e fazer cálculos, é que, no caso dos brasileiros, como o euro é mais caro de ser comprado, TALVEZ, pelas contas, acabe dando na mesma ou nem ser tão desvantajoso comprar dólar. Isso porque a taxa cobrada em cima do dólar, ao se trocar dólar americano por CUC, seria compensada pelo valor a mais que se paga quando trocamos reais por euro… entende?
É algo muito específico mesmo e não sei se o trabalho valeria a pena. Acho mais fácil já ir nos euros, porém, fica a informação.
Confira => Passeios em Varadero e arredores
Como trocar o dinheiro em Cuba?
Agora que você já sabe que moeda levar para Cuba, ao chegar lá, vá até uma CADECA, que é a casa de câmbio cubana. Ela é estatal, assim como os bancos, que também podem efetuar trocas de moedas. A questão é que as CADECAs, geralmente, são mais vazias que os bancos, já que trabalham só com troca de moedas estrangeiras.
Normalmente elas se encontram nos aeroportos e nos centros das cidades; e não se preocupe com a variação de câmbio: tanto faz você trocar logo no aeroporto ou em outro lugar. A diferença, quando há, é irrisória.
Economia => Seguro Viagem Cotação (dicas + desconto)
Nesses lugares, assim como também em vários outros, é comum as pessoas fazerem uma fila na porta e um funcionário ir regulando a entrada de acordo com a lotação do lugar e disponibilidade do atendente. É uma forma de organização e controle deles.
Na hora de trocar o dinheiro por CUC, uma dica é pedir para trocar 1 ou 2 CUCs em CUPs, a moeda nacional, assim é possível consumir nos lugares mais do dia a dia cubano, como os comércios locais.
Os CUPs são muito bem usados também para pagar os banheiros das rodoviárias, que geralmente custam 1 CUP (eu fiz a besteira de na confusão das moedas dar 1 CUC no banheiro, sendo que era 1 CUP, ou seja, paguei bem mais!).
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Dá para utilizar cartão de crédito ou crédito em Cuba?
Encare a viagem para Cuba como sendo uma volta ao passado: evite depender de cartões e leve o máximo de dinheiro que puder.
Existem caixas eletrônicos e lugares que aceitam cartões? Sim, mas são raros, pois não é o “padrão” da ilha. Lembre-se de que a internet é mais lenta, então imagine para captar o sinal das maquininhas de cartão?
Eu mesma levei tudo em dinheiro e praticamente não vi uma máquina de cartão na minha frente em lugar algum. Talvez, se a sua intenção seja ficar nos hotéis luxuosos e turísticos, ou nos resorts, e tiver excursões fechadas, seja mais fácil de utilizar os cartões. Porém, o dia a dia cubano é no dinheiro mesmo.
Ah, lembrando que Cuba é um país muito seguro, então, não se preocupe em ter uma grande quantidade de dinheiro consigo. Agora que você já sabe que moeda levar para Cuba, vá tranquilo!
Se você estiver pesquisando um hotel em Cuba – ao invés de ficar em casas de moradores, pesquise aqui os melhores e com melhores preços:
Boa viagem!
Texto de Luciana Console – Fotos: Shutterstock
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Vou a CUBA no início de Outubro deste ano 2022.
Sendo a primeira vez que vou, estive a pesquisar e encontrei estas dicas maravilhosas que de certeza me vão ser extremamente úteis.
Muito Obrigada pela partilha
Boa noite! Eu não posso trocar euro por CUPs ao invés de CUC’s? Porque assim eu teria mais poder de compra e compraria mais barato como se fosse um.cubano.
Poder pode, mas comprar como “um cubano” nem sempre será possível. Alguns lugares tem os 2 valores, outros não. E eles verão que é um turista, então, terá que pagar como tal. Tem q ter cuc sempre pq é q moeda mais usada entre turista, não adianta e os próprios cubanos tb a usam…Boa viagem!
Olá. Adorei o post e obrigada pelas dicas.
Uma dúvida, pode parecer banal mas eu não sei mesmo.
Na volta da viagem, caso sobrem CUCs que comprei, consigo trocar nas Cadecas por Euro, umas vez que no Brasil não existam casas de cambio para moeda cubana?
Obrigada