Que moeda levar para o Chile?

A moeda do Chile é uma das primeiras coisas que queremos saber quando estamos preparando uma viagem para o Chile, não é? Afinal, o valor da moeda e o custo de vida em um país são aspectos importantes para fazer o orçamento da viagem.

O Chile é um destino bastante procurado pelos brasileiros, seja para visitar sua capital, Santiago, seja para ir a pontos turísticos como o famoso Deserto do Atacama, realizar atividades na neve (ir ao Valle nevado ou a Portilho, por exemplo), ver de perto a Cordilheira dos Andes ou ir até a Patagônia!

Ah, e sem esquecer dos vinhos chilenos e as vinícolas perto de Santiago, como a Vinícola Santa Rita e a Concha y Toro, claro!

Enfim, os pontos turísticos do Chile são inúmeros e, para qualquer uma destas opções, será necessário o básico do básico: dinheiro! A moeda do Chile!

Mas, é aí que começa um dos dilemas de viagem entre os turistas que se aventuram pela primeira vez: que moeda levar para o Chile? Dólar, euro, real ou a própria moeda chilena?

Como muita gente nos procura com essa dúvida, vamos analisar os prós e contras de todas as opções de moedas.

Veja se estas não algumas das suas dúvidas, sobre as quais vamos conversar neste post:

> Leia também: SEGURO VIAGEM CHILE, por que fazer? <

como conseguir dolar mais barato
Que moeda levar para o Chile?

Moeda do Chile: qual é?

Para começo de conversa, você sabe qual a moeda do Chile?

A moeda do Chile é o Peso Chileno.

Leia também: Onde se hospedar no Valle Nevado? <

Como é a moeda do Chile?

Há cinco notas em circulação no país, sendo a de menor valor a de CLP 1.000 e de valor mais alto é a de CLP 20.000.

Já entre as moedas, existem 7 valores diferentes que vão de CLP 1 até CLP 500.

Para fugir de possíveis falsificações, existem algumas dicas de como é a moeda chilena.

O próprio Banco Central do Chile indica um método para verificar se a nota é verdadeira ou não. Existem diversos pontos para observação e para toque.

Eles chamam o método de T :

  • M ire
  • I ncline 
  • T oque

Por essa técnica, pode-se reconhecer rapidamente se uma cédula é verdadeira ou falsificada.

Para mais detalhes, visite o site do Banco Central do Chile, que eles ensinam lá.

Veja aqui alguns passeios imperdíveis em Santiago do Chile e arredores

moeda chile
Como é a moeda chilena? – Foto de Elias Rovieto

Quanto vale o peso chileno?

Na cotação da moeda do Chile atualmente (25/09/2020), com R$ 1,00 você troca por 141,36 pesos chilenos. Isso quer dizer que um peso chileno equivale a 0,0071 reais (menos de um centavo).

Diz um ditado famoso entre os viajantes que “quem converte não se diverte”. De fato, às vezes a gente se assusta com o valor das coisas em real quando está viajando… mesmo se a nossa moeda for mais valiosa.

Isso porque o que interessa é o quanto custam as coisas que vamos comprar.

Então, pra gente não se perder nas contas, é bom saber quanto estamos gastando, né? Como é difícil fazer uma conta de cabeça na hora, pense da seguinte forma:

  • 1.000 pesos chilenos equivalem a cerca de 7 reais.

Então, se algo custa 1.000 pesos, custa em média, 7 reais.

Se custa 35.000 pesos, basta dividir por mil (= 35) e multiplicar por 7 (= 245 reais).

Confira => Passeios em Santiago e arredores

tour na vinícola Concha y Toro
Na hora de comprar, saiba quanto você está pagando pelo vinho chileno

Vale a pena comprar peso no Brasil?

NÃO.

É a primeira coisa que se deve ter em mente. Além de ser muito difícil encontrar a moeda chilena por aqui, a cotação nunca é favorável, pois o Peso Chileno entra na lista das “moedas fracas”, diferente do Euro e do Dólar, por exemplo.

Mas não se preocupe. Já no aeroporto do país há casas de câmbio 24 horas para que se consiga trocar algum dinheiro por moeda do Chile quando chegar. Assim, dá para garantir as necessidades de emergência, como um táxi ou alimentação inicial.

Mas se não é vantajoso levar o peso chileno já do Brasil, que moeda levar para o Chile, então? Aí entra a competição: dólar, real ou peso chileno?

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Levar dólar ou real para o Chile?

Você só vai conseguir decidir melhor quando a viagem estiver próxima de acontecer. Isso porque a melhor opção vai variar de acordo com a cotação das moedas no período.

Houve uma época em que levar reais era vantajoso, depois era a vez do dólar, e assim vai… A única certeza é que comprar pesos no Brasil é furada.

Agora, entre levar dólar ou real para o Chile, é preciso uma análise mais aprofundada e fazer algumas continhas de conversão.

A dica é acessar o site http://www.cambiosantiago.cl e checar a cotação chilena em relação aos reais e aos dólares. Daí, você procura cotar o dólar em relação ao real no dia, compara e vê qual transação tem mais vantagem.

Imagina que você tenha X reais pra sua viagem ao Chile. Segundo as cotações do site e o valor do dólar aqui no Brasil na época da sua viagem, vale mais a pena levar os reais e trocar lá mesmo por pesos chilenos ou vale a pena trocar aqui no Brasil por dólares e, chegando lá, comprar pesos com eles?

A diferença final das conversões geralmente não é gritante e ainda há a questão da comodidade entre as opções.

Outro ponto que deve ser observado é em relação ao Imposto sobre Operações Financeiras na hora de trocar reais por dólares no Brasil (caso esta seja sua escolha). O IOF para papel moeda é de 1,1%, o que não acontece se você levar reais e trocar diretamente no Chile pelos pesos chilenos.

Tem mais…

O mundo das cotações têm suas peculiaridades. Claro que você vai fazer as continhas antes de viajar para ver se, naquele momento, será melhor levar dólar ou real para o Chile, certo?

Mas a gente já pode antever algumas coisas. Durante o período de inverno, muitos brasileiros vão ao Chile, logo, a cotação do real piora, pois a procura é grande.

Diferente do que ocorre no verão, quando são os chilenos que nos visitam bastante e aí são os brasileiros que se beneficiam ao trocar seus reais por peso chileno.

Mas lembrando sempre que estamos falando da capital chilena, Santiago, pois as casas de câmbio das demais cidades no país não são tão vantajosas quando se fala em reais.

Confira => Passeios para as casa do poeta Pablo Neruda

moeda do Chile
Notas da moeda do Chile
Dúvidas sobre as atrações turísticas do Chile?

Onde é melhor trocar o dinheiro no Chile?

Quando se fala em câmbio no Chile, a dica é: sempre pesquisar e negociar.

Como dissemos, no aeroporto de Santiago do Chile existem casas de câmbio, mas justamente por serem logo a primeira opção para quem chega ao país, os valores geralmente são mais caros do que na cidade.

A vantagem do aeroporto é que o funcionamento das casas é 24 horas, ou seja, caso você chegue de madrugada e precise muito ter algum peso chileno em mãos, aí vale a pena trocar o suficiente para conseguir se acomodar certinho até ter tempo de ir à cidade procurar taxas melhores.

Em Santiago, por exemplo, capital do país, você consegue boas cotações se comprar durante a semana (lembrando que o funcionamento é em horário comercial) em uma das muitas casas de câmbio que ficam na região central da cidade. Isso principalmente em relação ao real, já que em outras cidades chilenas a desvalorização da moeda brasileira é maior.

Vale a pena => Excursão de um dia para o Valle Nevado

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Sacar em peso chileno vale a pena?

Prático e rápido! Sacar o dinheiro na moeda local nos caixas eletrônicos tem suas vantagens.

Não é preciso levar muito dinheiro em espécie e, em casos de emergência e/ou algum problema com o cartão de crédito, é só ir ao caixa e sacar.

Porém, não é uma opção indicada para rotina. Isso porque além do IOF de 6,38% em cima do valor sacado, existem as tarifas bancárias do saque, que variam de banco para banco, de país para país, etc.

Fica difícil até de calcular ali na hora e a brincadeira pode sair cara. Use em casos de emergência.

Imperdível => Tour com degustação para a vinícola Concha y Toro

? Leia também:

Câmbio no Chile

Dicas extras: Como conseguir a isenção do IVA nos hotéis chilenos?

Atenção para o pagamento da hospedagem no Chile, pois estrangeiros que pagam em dólares NÃO sofrem a cobrança de um imposto de 19% que tem nos hotéis.

A medida vale também para cartão de crédito, já que o valor na fatura é descontado sempre em dólares.

Ou seja, se naquelas continhas de avaliação de que moeda levar para o Chile o resultado for reais, procure deixar pelo menos a parte da hospedagem para levar em dólares (ou deixar para pagar no cartão de crédito – lembrando que, neste caso, ainda tem o IOF 6,38%).

Reforçando: os 19% de desconto só funcionam se o pagamento for EM DÓLARES. Lembre-se disso na hora de conferir a conta do hotel e efetuar o pagamento.

> Veja aqui onde ficar em Santiago do Chile: dicas de hotéis e bairros <

Que moeda levar para o Chile – Conclusão:

O melhor é levar dólar E reais, mas faça as contas para ver qual moeda é mais vantajosa de se levar em maior quantidade.

Ah, e não se esqueça de guardar dólares para pagar a hospedagem e pegar o desconto de 19%!

Compre o seu seguro viagem para o Chile com até 20% de desconto aqui!

Não deixe também de ler todas as nossas dicas para viajar para o Chile e nem de conferir ingressos de atrações e passeios que poderá comprar antes de embarcar para lá.

Veja nossas dicas de onde ficar em Santiago do Chile (dicas de hotéis e os melhores bairros).

Boa viagem!

* Texto de Luciana Console – Fotos: Shutterstock

-----------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.

3 comentários em “Que moeda levar para o Chile?”

  1. Atualizando para os interessados. Acabei de chegar no aeroporto de Santiago. Aqui a cotação é bem ruim e vale mais a pena se trouxer dólar.
    Cambio 1 dolar = 660 pesos
    Cambio 1 real = 143 pesos
    Ou seja, 1 dólar = 4,615 reais.
    Considerando que o dólar no Brasil está uns R$ 4,35 (o papel), é vantagem trazer em dólar.
    Não sei das cotações no Centro, pois vou direto a Punta Arenas.

    Espero ter ajudado outros viajantes, pq eu confiei em alguns blogs que diziam que era melhor (sempre) trazer real, e me dei mal.

    Responder
    • Pois é, em relação a câmbio não tem egra fixa, depende da cotação das moedas na época da viagem de cada um. Obrigada pelas atualizações. Aproveite!

      Responder

Deixe um comentário