Que moeda levar para o Chile?

Atualizado em 19/05/2019

Você está preparando a sua viagem para o Chile e com a viagem organizada, agora vem as questões:

  • “Vou para o Chile, que moeda levar?”;
  • “Qual a moeda do Chile?”;
  • “Levar real ou dólar para o Chile?”
  • “Levar dólar ou peso para o Chile?”

O Chile é um destino bastante procurado pelos brasileiros, seja para visitar sua capital, Santiago, o famoso Deserto do Atacama, realizar atividades na neve (ir ao Valle nevado ou a Portilho, por exemplo), ver a Cordilheira dos Andes de perto ou ir até a Patagônia!

Ah, e sem esquecer dos vinhos chilenos e as vinícolas perto de Santiago, como a Vinícola Santa Rita e a Concha y Toro, claro!

Enfim, todo o Chile é lotado de atrações turísticas e, para qualquer uma destas opções, será necessário o básico do básico: dinheiro! A moeda do Chile!

Mas, é aí que começa um dos dilemas de viagem entre os turistas que se aventuram pela primeira vez: que moeda levar para o Chile?

Como muita gente nos procura com essa dúvida, vamos analisar os prós e contras de todas as opções de moedas.

> Leia também: SEGURO VIAGEM CHILE, por que fazer? <

como conseguir dolar mais barato

Que moeda levar pro Chile?

Para começo de conversa, você sabe qual é a moeda do Chile?

É o Peso Chileno.

> Leia também: Onde se hospedar no Valle Nevado? <

Vale a pena comprar peso chileno no Brasil?

NÃO.

É a primeira coisa que se deve ter em mente. Além de ser muito difícil encontrar a moeda chilena por aqui, a cotação nunca é favorável, pois o Peso Chileno entra na lista das “moedas fracas”, diferente do Euro e do Dólar, por exemplo.

Mas não se preocupe. Já no aeroporto do Chile há casas de câmbio 24 horas para que se consiga trocar algum dinheiro quando chegar ao país. Assim, dá para garantir as necessidades de emergência, como um táxi ou alimentação inicial.

Mas se não é vantajoso levar o peso chileno já do Brasil, que moeda levar para o Chile, então? Aí entra a competição: dólar, real ou peso chileno?

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Levar dólar ou real para o Chile?

Você só vai conseguir decidir melhor quando a viagem estiver próxima de acontecer. Isso porque a melhor opção vai variar de acordo com a cotação das moedas no período.

Houve uma época em que levar reais era vantajoso, depois era a vez do dólar, e assim vai… A única certeza é que comprar pesos no Brasil é furada.

Agora, entre levar dólar ou real para o Chile, é preciso uma análise mais aprofundada e fazer algumas continhas de conversão.

A dica é acessar o site https://www.cambiosantiago.cl e checar a cotação chilena em relação aos reais e aos dólares. Daí, você procura cotar o dólar em relação ao real no dia, compara e vê qual transação tem mais vantagem.

Imagina que você tenha X reais pra sua viagem ao Chile. Segundo as cotações do site e o valor do dólar aqui no Brasil na época da sua viagem, vale mais a pena levar os reais e trocar lá mesmo por pesos chilenos ou vale a pena trocar aqui no Brasil por dólares e, chegando lá, comprar pesos com eles?

A diferença final das conversões geralmente não é gritante e ainda há a questão da comodidade entre as opções.

Outro ponto que deve ser observado é em relação ao Imposto sobre Operações Financeiras na hora de trocar reais por dólares no Brasil (caso esta seja sua escolha). O IOF para papel moeda é de 1,1%, o que não acontece se você levar reais e trocar diretamente no Chile pelos pesos chilenos.

Que moeda levar para o Chile?

Dúvidas sobre as atrações turísticas do Chile?

Onde é melhor trocar o dinheiro no Chile?

Quando se fala em câmbio, a dica é: sempre pesquisar e negociar.

Como dissemos, no aeroporto de Santiago do Chile existem casas de câmbio, mas justamente por serem logo a primeira opção para quem chega ao país, os valores geralmente são mais caros do que na cidade.

A vantagem do aeroporto é que o funcionamento das casas é 24 horas, ou seja, caso você chegue de madrugada e precise muito ter algum peso chileno em mãos, aí vale a pena trocar o suficiente para conseguir se acomodar certinho até ter tempo de ir à cidade procurar taxas melhores.

Em Santiago, por exemplo, capital do país, você consegue boas cotações se comprar durante a semana (lembrando que o funcionamento é em horário comercial) em uma das muitas casas de câmbio que ficam na região central da cidade. Isso principalmente em relação ao real, já que em outras cidades chilenas a desvalorização da moeda brasileira é maior.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Como conseguir a isenção do IVA nos hotéis chilenos?

Atenção para o pagamento da hospedagem no Chile, pois estrangeiros que pagam em dólares NÃO sofrem a cobrança de um imposto de 19% que tem nos hotéis.

A medida vale também para cartão de crédito, já que o valor na fatura é descontado sempre em dólares.

Ou seja, se naquelas continhas de avaliação de que moeda levar para o Chile o resultado for reais, procure deixar pelo menos a parte da hospedagem para levar em dólares (ou deixar para pagar no cartão de crédito – lembrando que, neste caso, ainda tem o IOF 6,38%).

Reforçando: os 19% de desconto só funcionam se o pagamento for EM DÓLARES. Lembre-se disso na hora de conferir a conta do hotel e efetuar o pagamento.

> Veja aqui onde ficar em Santiago do Chile: dicas de hotéis e bairros <

Sacar em pesos vale a pena?

Prático e rápido! Sacar o dinheiro na moeda local nos caixas eletrônicos tem suas vantagens.

Não é preciso levar muito dinheiro em espécie e, em casos de emergência e/ou algum problema com o cartão de crédito, é só ir ao caixa e sacar.

Porém, não é uma opção indicada para rotina. Isso porque além do IOF de 6,38% em cima do valor sacado, existem as tarifas bancárias do saque, que variam de banco para banco, de país para país, etc.

Fica difícil até de calcular ali na hora e a brincadeira pode sair cara. Use em casos de emergência.

Leia também:

Câmbio no Chile

Dicas extras sobre câmbio no Chile

O mundo das cotações têm suas peculiaridades. Claro que você vai fazer as continhas antes de viajar para ver se, naquele momento, será melhor levar dólar ou real para o Chile, certo?

Mas a gente já pode antever algumas coisas. Durante o período de inverno, muitos brasileiros vão ao Chile, logo, a cotação do real piora, pois a procura é grande.

Diferente do que ocorre no verão, quando são os chilenos que nos visitam bastante e aí são os brasileiros que se beneficiam ao trocar seus reais por pesos no Chile.

Mas lembrando sempre que estamos falando da capital chilena, Santiago, pois as casas de câmbio das demais cidades no país não são tão vantajosas quando se fala em reais.

> Veja aqui alguns passeios imperdíveis em Santiago do Chile e arredores <

Conclusão: o melhor é levar dólar E reais, mas faça as contas para ver qual moeda é mais vantajosa de se levar em maior quantidade. Não esqueça de guardar dólares para pagar a hospedagem e pegar o desconto de 19%!

Compre o seu seguro viagem para o Chile com até 10% de desconto aqui!

Não deixe também de ler todas as nossas dicas de viagem para o Chile e nem de conferir ingressos de atrações e passeios que poderá comprar antes de embarcar para lá.

Veja nossas dicas de onde ficar em Santiago do Chile (dicas de hotéis e os melhores bairros).

✈ ✈ Confira aqui passagens aéreas baratas para Santiago do Chile ✈ ✈

Boa viagem!

* Texto de Luciana Console – Fotos: Shutterstock

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotel Seguro viagem
chios de internet ingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

2 COMENTÁRIOS

  1. Atualizando para os interessados. Acabei de chegar no aeroporto de Santiago. Aqui a cotação é bem ruim e vale mais a pena se trouxer dólar.
    Cambio 1 dolar = 660 pesos
    Cambio 1 real = 143 pesos
    Ou seja, 1 dólar = 4,615 reais.
    Considerando que o dólar no Brasil está uns R$ 4,35 (o papel), é vantagem trazer em dólar.
    Não sei das cotações no Centro, pois vou direto a Punta Arenas.

    Espero ter ajudado outros viajantes, pq eu confiei em alguns blogs que diziam que era melhor (sempre) trazer real, e me dei mal.

    • Pois é, em relação a câmbio não tem egra fixa, depende da cotação das moedas na época da viagem de cada um. Obrigada pelas atualizações. Aproveite!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here