Remédios para viagem: o que e como levar

Quem é que não pensa em levar ao menos alguns remédios para viagem, não é mesmo? E é justamente sobre isso que vamos falar hoje.

A automedicação deve ser feita com cuidado, pois ingerir um remédio na quantidade errada ou mesmo um que você não sabe ao certo o efeito que pode causar em seu organismo, pode ser catastrófico.

No entanto, o medicamento certo na sua mala pode te salvar de alguns perrengues. Então, saber quais remédios levar na viagem é essencial para evitar problemas que podem interromper o seu passeio.

☛ Leia também: Seguro viagem mais barato (como comprar e ainda ganhar desconto).

Que remédios para viagem levar?

Pensando nessas ocasiões – nas quais estamos fora de casa às vezes por um longo tempo – relacionamos aqui os remédios básicos para levar na viagem. Como a gente nunca sabe quando pode precisar deles, é melhor tê-los à mão!

Mas, atenção: lembre-se de sempre consultar o seu médico sobre quais os medicamentos mais indicados para levar na farmácia de viagem, tanto para você quanto para sua família, ok?!

remédios para viagem

1 – Analgésicos e anti-térmicos: esse são básicos, principalmente para quem viaja com crianças, usados regularmente para aliviar a dor e o controle térmico (febre).

2 – Remédios para dores musculares: ainda que faça parte da categoria dos analgésicos, às vezes há uns mais indicados especialmente para esse tipo de dor, além das pomadas, sprays e adesivos para alívio de dores nos músculos.

3 – Anti-alérgicos: a alergia é um problema que só sabemos que temos depois de ter uma reação. Pensando nisso, sempre tenha em sua bagagem de mão algum medicamento que facilmente possa ser aplicado em caso de reações alérgicas. Peça ao seu médico a indicação de um.

4 – Anti-inflamatórios: a mudança de clima pode causar facilmente inflamações, por isso, leve sempre na mala medicamentos que ajudem a controlar e tratá-las. A vantagem é que eles têm tripla função: são também anti-térmicos, analgésicos e, obviamente, anti-inflamatórios.

5 – Antibióticos: para quem tem tendências a infecções e já costuma usar algum, converse com seu médico da possibilidade de ter uma receita para poder comprar um antibiótico, caso seja mesmo necessário o seu uso.

6 – Antiácido e remédio para gases: férias significa sair da dieta, certamente. É natural chegar a um destino novo e experimentar as comidas típicas. Mas, essa mistura de ingredientes que geralmente você não tem contato, pode gerar má digestão. Por isso, sempre tenha em mãos remédios para azia, gases e dores de estômago.

7 – Remédio para prisão de ventre: eu não sei vocês, mas isso me acontece com frequência em viagens, por isso, não saio de casa sem ele.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


8 – Cólicas menstruais: a maioria das mulheres não tem resultados bons quando consomem analgésicos comuns para controlar as dores da cólica. Por isso, carregue com você medicamentos que foram fabricados especialmente para controlar as dores das cólicas menstruais.

9 – Medicamentos para gripe: em caso de viagens, medicamentos específicos para tratamento da gripe devem estar na sua bagagem. Mudanças climáticas e contato com novos vírus podem ocasionar gripe durante a viagem.

10 – Remédios para enjoo e vômitos: em viagens também é comum que as pessoas passem mal com o balançar de veículos – ainda mais se o passeio incluir barcos – ou mesmo com cheiros e alimentos diferentes. Nesse caso, enjoos e vômitos acontecem e você precisa estar preparado.

11 – Remédio para diarreia: tá aqui um perrengue que ninguém quer passar, rsrs, afinal, quem está livre de ter uma dor de barriga em viagem, né?! Por isso, não esqueça de ter um remédio específico sempre à mão.

12 – Medicamento para dores de ouvido: a relação entre as mudanças climáticas, altitude e viagens também pode ocasionar dores de ouvido em muitas pessoas. Nesse caso, é bom ter na bagagem óleo de calêndula (fitoterápico) ou algum medicamento próprio para o caso.

13 – Descongestionante nasal: ficar com o nariz entupido em casa já é ruim, mas durante uma viagem é pior ainda, credo! Eis um item que está sempre na minha bolsa, viajando ou não.

14 – Colírios: olhos irritados também é algo que pode prejudicar o passeio turístico. Leve no seu passeio colírios que são usados para a limpeza dos olhos e ajudam a deixá-los úmidos.

15 – Pomada para picada de insetos: dependendo do destino para onde irá, além da pomada, talvez um bom repelente também seja um item essencial na sua farmacinha de viagem. 😉

16 – Medicamentos para machucados: principalmente se você tem crianças, precisa levar medicamentos para tratar ralados na pele e pequenas feridas. Curativos auto-colantes, água oxigenada, anti-séptico, gases, esparadrapo e tesourinha devem fazer parte do seu kit de primeiros socorros.

17 – Remédio para ressaca: ok, se você não bebe esse item vai ficar de fora, mas para quem gosta, sempre é bom ter um à mão, para o caso da noitada ser muito animada, rsrs.

18 – Proteção solar: Apesar de não ser considerado propriamente um medicamento, a exposição excessiva ao sol pode causar males, por isso não podemos deixar de mencionar que filtro solar é importante, mesmo para quem for conhecer destinos gelados, afinal, até o reflexo do sol na neve pode trazer queimaduras.

19 – Álcool e termômetro: embora não sejam remédios, dois itens que também são bons de levar em sua farmacinha.

20 – Remédios de uso contínuo: nem precisa estar aqui na lista, porque se você usa todo dia, já sabe que tem que levar. Só tenha atenção para o caso de medicamentos de uso controlado, pois pode ser necessário levar com você uma receita onde conste o seu nome.

☛ Leia também: Seguro viagem para grávidas (dicas e pegadinhas para comprar)

remédios para viagem

Como transportar medicamentos na viagem?

Existe uma forma correta de transporte de medicamentos que você precisa saber para não comprometer a qualidade do produto e para não ter problemas na hora de fazer uma viagem internacional, por exemplo. Confira:

Viagens de aviação: nesse caso é essencial falar com a empresa aérea antes. Existem regras particulares de acordo com cada companhia e algumas exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que recomenda que os fármacos sejam carregados na bagagem de mão, em embalagens fechadas e com a prescrição médica, pois muitos países exigem que a pessoa tenha receita para liberar a entrada da medicação em seu solo.

Para mais detalhes leia o post: como levar remédios no avião.

Viagem de carro: no caso dos carros, você precisa armazenar em pacotes ou caixa de fácil localização e manuseio. Não deixe no sol e evite esquecer os medicamentos dentro do carro por muito tempo, pois o calor pode afetar a qualidade deles.

Viagem de ônibus: algumas companhias de ônibus têm regras especificas, que você pode se assegurar antes da viagem, entrando em contato. No entanto, na maioria dos casos não existe uma fiscalização, então a recomendação é levar na bagagem de mão os produtos que julgar necessário e evitar deixar em contato com o sol, por exemplo.

É importante levar medicamentos de casa, pois muitos países têm incidências altas de venda de produtos adulterados ou pirateados. Além disso, as dosagens e compostos dos medicamentos mudam em vários locais do mundo devido às exigências locais. O melhor mesmo é estar familiarizado com os medicamentos que vai ingerir.

Na hora de organizar os remédios para viagem algumas dicas extras são:

✅ tire os remédios e bulas das caixas para ocupar menos espaço;

✅ na bagagem de mão lembre-se que embalagens com líquidos não podem ter mais de 100 ml;

✅ separe os remédios em 2 kits: um que você só levará por precaução, mas que provavelmente não usará e que poderá ficar guardada na mala a ser despachada; o outro kit deverá conter os remédios de uso contínuo ou que eventualmente você precisará durante o voo, para que possa levar com você na bagagem de mão;

✅ lembre-se de verificar a exigência de vacina da Febre Amarela para o destino pretendido.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Esta lista de remédios para viagem pode até parecer que foi escrita por um hipocondríaco, mas a grande questão é que durante as férias a gente nunca sabe o que pode acontecer, né?!

Claro que você não precisa necessariamente levar tudo isso. Pondere no seu caso o que realmente é importante, mas não deixe de levar ao menos os mais básicos.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here