Passeando pela Ringstrasse, a rua mais famosa de Viena

Ao lado do centro histórico, a rua Ringstrasse abriga grande parte dos principais pontos turísticos e edifícios de arquitetura dignos de apreciação, em Viena.

O nome significa, literalmente, Rua de Anel (ou ‘anelar’) e tem a ver com seu formado: a rua na verdade é circular e composta por bairros identificados por “Ring” (anel) no nome, como Opernring, Burgring, Dr. Karl-Renner-Ring, por exemplo. O formato tem a ver com a origem da região na capital austríaca.

Vamos conhecer um pouco mais desta rua onde, com certeza, você passará quando for a Viena.

Economia => Seguro Viagem Áustria (com desconto)

Ringstrasse, a rua mais famosa de Viena

turista profissional

Confira => Passeios em Viena e arredores

História da Ringstrasse

A partir de meados do século XII, Viena era uma cidade amuralhada, como grande parte das cidades medievais. Com o passar das décadas e com o crescimento da capital austríaca, a cidade se expandiu, formando bairros na parte de fora dos muros até que, finalmente, em 1857, a muralha foi derrubada e a Ringstrasse surgiu em seu lugar.

O motivo para os edifícios mais importantes de Viena estarem dentro do anel é social, já que era onde ficavam as pessoas da alta sociedade, diferente das classes mais baixas, que geralmente ficam nas periferias.

Já declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 2001, hoje em dia é uma região bastante turística de Viena. Lá estão concentrados, além das atrações, diversos cafés, restaurantes e lojas. A arte também é bastante viva na Ringstrasse, no qual um músico ou apresentação podem ser encontrados praticamente a cada esquina.

Ao longo do ano, a região também é palco de eventos culturais, esportivos e sociais como o Concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmônica de Viena, o Festival de Música, a transmissão ao vivo de óperas em um telão, a Maratona da Cidade de Viena, o Argus Bike Festival, a Life Ball, Rainbow Parade e o Vienna Pride.

Leia também: Dicas de Viena para quem vai a primeira vez

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


O que visitar na Ringstrasse

Um passeio a pé pela Ringstrasse é essencial em sua visita por Viena. Confira os principais pontos turísticos para se visitar na rua mais famosa da cidade!

Postsparkasse

O edifício é um banco privado e chama atenção pela impressionante arquitetura de criação de Otto Wagner. Construído em meados de 1910, o estilo é moderno e bem difere dos demais prédios construídos na mesma época.

Leia também: Excursões e ingressos de atrações (com fura fila) em Viena

Monumento Johann Strauss

A estátua do músico e compositor de música clássica Johann Strauss, austríaco, é feita de bronze e circundada por um grande arco em mármore. Criação de Edmund Hellmer, o monumento foi inaugurado em 1921 e o evento contou com a presença da Orquestra Filarmônica de Viena, tocando uma música composta pelo próprio Strauss. É provavelmente uma das estátuas mais fotografadas da capital austríaca e fica dentro do Parque da Cidade.

Se você estiver procurando hotel por lá, veja aqui algumas opções para todos os estilos e preços: Procurar hospedagem em Viena

Ópera de Viena (Wiener Staatsoper)

Não se pode ir à capital da música clássica e não fazer uma visita à ópera, nem que seja somente apreciar a arquitetura do edifício.

A Ópera de Viena é uma das principais do mundo, oferecendo apresentações todas as noites de músicos e compositores nacionais e internacionais, ao lado de musicistas permanentes da casa, os quais muitos fazem parte da Orquestra Filarmônica de Viena.

Vale a pena => Ônibus Turístico Hop-On Hop-Off e Wi-Fi Gratuito

ópera de Vienta

Palácio de Hofburg

O Palácio de Viena é na verdade um conjunto de palácios que foi residência da monarquia austríaca até 1918. A construção do edifício é datada do século XIII e, apesar de reformas e partes do palácio serem mais recentes, muitos pontos ainda são datados desta época.

Atualmente, o local é um complexo cultural que abriga o Museu Kunsthistorisches, o Museu de História Natural de Viena, o Museu Albertina, o Café Mozart de Viena, além de ficar de frente para a Praça Heldenplatz.

=> Economia: Seguro Viagem Europa (até 20% de desconto)

Café Mozart Viena

museu Albertina

Museum of Fine Arts

É um dos museus mais importantes do mundo e abriga uma coleção incrível de antiguidades e tesouros que pertenceram à família monárquica austríaca Habsburgo.

Inaugurado em 1891, o museu tem em seu acervo 8 coleções diferentes onde você encontra artefatos egípcios, gregos, romanos, arte medieval, renascentista e barroca.

rua Ringstrasse Viena

Museu de História Natural

Este museu conta com um acervo de mais de 30 milhões de artefatos e espécimes de animais embalsamados. Dividido em 39 setores, você confere a história do planeta Terra desde a era pré-histórica.

Os destaques ficam por conta de uma pequena estátua pré-história, a Vênus de Willendorf, uma das mais antigas do mundo (quase 30 mil anos) e, para a diversão da criançada, um robô dinossauro que se mexe e emite sons, em tamanho natural, super realista.

Museu de Viena

atrações de Viena

30 mil anos de história da humanidade em 10 cm de estátua…

Museums Quartier

O “quarteirão dos museus” é um complexo cultural e também está na região do Ringstrasse. Abriga os principais museus de Viena, como o Leopold, o Mumok e o Kunsthalle, além de cafés e lojas.

Ringstrasse Viena

o que fazer em Viena

Parlamento Austríaco

Sede das reuniões da Assembleia Nacional e Federal da Áustria, o Parlamento chama atenção pela arquitetura em estilo da Grécia Antiga, em alusão a um dos locais onde a democracia e políticas tiveram grande importância.

parlamento Viena

Prefeitura de Viena (City Hall)

De fato, Ringstrasse é onde se concentram as construções mais bonitas de Viena, e aqui vai mais uma: a Prefeitura. Finalizado em 1883 e projetado por Friedrich Schmidt, o prédio é em estilo gótico e conta até com uma torre que faz com que a Prefeitura se pareça com uma catedral.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Teatro Burgtheater

O teatro surgiu inicialmente em 1741 ocupando o espaço em uma sala de banquetes do lado do Palácio de Hofburg. O ambiente não era muito utilizado e a imperatriz da época autorizou que companhias de teatro pudessem usufruir do local.

Após mais de um século, o teatro abriu as portas em um edifício próprio em Ringstrasse e continua na ativa até hoje, apesar de ter sido parcialmente destruído na Segunda Guerra Mundial.

Quando estiver na cidade, com certeza você irá passear pela Ringstrasse, porque como pôde perceber, o que não faltam são atrações ali – e isso que não citamos tudo, rsrs.

Boa viagem!

Continue sua viagem para Viena aqui:

Deixe um comentário