Roteiro de 2 dias em Roma

Atualizado em 12/05/2019

Roma, ah, Roma, linda capital italiana… um verdadeiro museu à céu aberto! Lá você “tropeça” em história! É de fato uma cidade com muita coisa pra ver e merece uma atenção especial. Mas, em tempos de crise, tempo é dinheiro, por isso, resolvi fazer este post com um roteiro de 2 dias em Roma, de modo que você consiga ter uma boa ideia geral da cidade.

É o suficiente? Bom, nós já fomos a Roma umas 4 vezes e sempre tem coisas pra fazer.

Além disso, temos um roteiro de 7 dias em Roma, prontinho, em PDF. Ou seja, tendo mais dias, é melhor. Mas, se você não tiver muito tempo, este roteiro vai cobrir as principais atrações e monumentos.

Pra facilitar a sua vida, fique em uma hospedagem central. A maior parte da hospedagem econômica da cidade fica na região da Estação Termini (onde chegam os trens de todo o país e outros países). É uma boa opção, pois há metrô e ônibus para todas as partes.

☛ Leia também: Distância entre Roma e outras cidades italianas (e como chegar em cada uma delas)

Procure sempre hospedagem perto do metrô de Roma, pois vai facilitar bastante.

>>> Seguro viagem Itália (tem que fazer?) <<<

Roteiro de 2 dias em Roma

DIA 1 EM ROMA:

Acorde cedo (tem que aproveitar o dia) e pegue um metrô da linha B e desça na estação Colosseo. Não precisaria nem dizer por onde você vai começar, né? Sim, pelo COLISEU.

Ele fica logo na porta de saída do metrô. LINDO!!! Ele abre às 9h e o ingresso está 15 euros. Detalhe, este ingresso vale também para o Palatino e o Fórum romano, para onde você pode se dirigir em seguida.

coliseu de roma

Mesmo em frente ao Coliseu ficam o Arco de Constantino (entrada franca) e o Fórum Romano.

Se você for a Roma fora de temporada, vai evitar filas, portanto, garanto que fará toda esta parte em uma manhã, desde que se disponha a chegar por volta de 8:30h ou 9h. Uma vez fomos à tarde e, quando saímos do Coliseu, o Fórum Romano já estava fechado. Era mais de 15h.

Depois que atravessar todo o Fórum Romano, você naturalmente subirá uma escadaria, (rende uma foto linda lá de cima) e chegará à Praça do Capitólio.

Roteiro de 2 dias em Roma

Ainda nessa região, você pode ir, se quiser, às Termas de Caracalla (com ingresso a 6 euros) e ver a Coluna de Trajano. Controle seu tempo.

Daí mesmo você pega um metrô até a estação Termini e faz a mudança para a linha A. Então, segue até a estação San Giovani.  Ao descer aí, vá até em frente à Igreja de San Giovani (padroeiro de Roma), pois há uns pontos de ônibus aí. Pegue o ônibus 218. Este ônibus te leva até as Catacumbas na Via Appia Antica, que ficam já fora da cidade. É fora da cidade, mas é perto, cerca de 10 ou 15 minutos.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!

 

A entrada das catacumbas é de 6 euros e tem guias em todos os idiomas, até em português, que costuma ser um padre brasileiro – ao menos nas duas vezes que fomos. O passeio e mais as explicações prévias levam cerca de 40 minutos. Importante: as catacumbas só funcionam de 14:30h até as 17h.

Eu fiz exatamente este roteiro, levando comigo mais 4 pessoas, e garanto que dá tempo e nem precisa correr. Só não vale é ficar molengando demais.

Pesquise opções de hospedagem em Roma aqui! 

DIA 2 EM ROMA:

Chegamos ao segundo dia do nosso roteiro de 2 dias em Roma. Acorde cedo! Agora, pegue o metrô a até a estação Ottaviano. Vá direto até o Museu do Vaticano. O ingresso custa 16 euros (20 euros pra comprar no site deles online). Prepara-se para passar ao menos 2 horas aqui, pois é enorme.

Depois, dirija-se para Piazza San Pedro para se deleitar com uma arquitetura maravilhosa. Então, vá visitar a Basílica de San Pedro (entrada gratuita), onde, entre muitas coisas e símbolos católicos, você vai se maravilhar com a estátua Pietá de Michelângelo. PERFEITA!!!

roteiro de 2 dias em roma

A Basílica em si é de graça, mas se você quiser visitar a tumba dos papas, no subsolo, ou subir até a torre, aí você paga.

Uma dica importante: se for subir até a torre para ter a vista de Roma, há 2 opções de ingresso – com ou sem elevador. A diferença é de 3 euros, mas não vale a pena, porque é muuuuuuuuuuuita escada. Mesmo de elevador, você só vai até uma parte e ainda faltará muita coisa pra subir, imagina fazendo tudo a pé. Só com MUITA saúde!!!

Veja como foi nossa experiência:

Depois, pegue o metrô até a estação Spagna e vá jogar sua moedinha na Fontana de Trevi (um dos monumentos mais bonitos de Roma). Dali mesmo você poderá ir à pé até o Panteão.

Tenha sempre à mão um mapinha, que você consegue em qualquer hotel, hostel, banca de jornal, etc e tal.

☛ Leia também: Verão em Roma

Roteiro de 2 dias em Roma

Roma é uma cidade fácil de andar. Não tem muito metrô, mas ele consegue atender bem aos turistas e te faz ganhar tempo.

No entanto, no fim do dia, quando estiver voltando pro hotel, procure voltar de ônibus para apreciar a arquitetura da cidade. Qual ônibus pegar? Depende de onde vocês estiver, mas como diz o ditado: “Quem tem boca vai à Roma”.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Há mais o que ver do que o apresentado neste roteiro de 2 dias em Roma?

Muito mais, mas acredito que com este tour você ficará feliz e com gostinho de quero mais. E eu te garanto, você vai querer voltar!!!

Não deixe de ler todos os nossos posts com dicas de Roma e da Itália em geral, bem como de conhecer o nosso “Roteiros de 7 dias em Roma e arredores“!

guia de roma

E aqui você encontra um índice de todos os posts sobre a Itália, pra facilitar a sua vida.

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

242 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado Ana, seu roteiro foi a base do nosso passeio. E a propósito agora o valor para visita da cúpula e de 6.00 e 8.00 euros, e muita escada quem estiver com criança ou tiver problema com lugares apertado não vá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here