Roteiro pelos Cânions de Cambará do Sul em 2 dias

A região dos Cânions de Cambará do Sul, cidadezinha localizada no estado do Rio Grande do Sul, a 184 km de Porto Alegre, capital, é um lugar com muitos atrativos pra quem gosta de natureza.

As atividades na região contemplam tanto quem aprecia trilhas mais pesadas quanto pessoas que não curtem muito fazer esforço, mas  gostam de ecoturismo e querem estar em contato com a natureza.

É só escolher bem o que vai fazer por lá.

Eu vou contar aqui a minha experiência com o local e o roteiro de viagem que eu fiz pela região, que é, sim, tudo o que dizem: maravilhosa!

Importante => Seguro Viagem Nacional (dicas + desconto)

Cânion ItaimbezinhoCânion do Itaimbezinho, no Parque Aparados da Serra

Roteiro pelos Cânions de Cambará do Sul em 2 dias

Rumo aos cânions de Cambará do Sul

Eu e duas primas iniciamos nossa viagem em Porto Alegre. Pegamos o carro às 7:30h da manhã do feriado de 7 de setembro e partimos rumo a Cambará do Sul. As estradas são de mão única e estão em bom estado. Só sentimos um pouco falta de sinalização no trecho após a cidade São Francisco de Paula.

Dica => Ibis Porto Alegre (hospedagem econômica e boa)

Se você quer fazer como a gente e alugar um carro – tem a vantagem de ficar mais livre para passear, ir e vir dos lugares, faça uma cotação aqui:

Chegamos a Cambará do Sul por volta do meio dia e fomos atrás de acomodação, pois não tínhamos reservado nada antes. As pousadas estavam cheias e acabamos encontrando uma pousadinha de beira de estrada muito gracinha, simples, boa e com preço e atendimentos ótimos.

A acomodação é em chalés de dois quartos, sala e banheiro e a diária inclui café-da-manhã. É a última pousada na estrada sentido Cânion Fortaleza e eles servem lanches e bebidas também pra quem tiver indo somente visitar os cânions.

Se você quiser ver uma boa hospedagem antes de ir passear pelos cânions de Cambará do Sul, pra garantir, veja aqui:

Cânion de Cambará do Sul
Cânion de Cambará do Sul

Primeiro dia: Cânion Itaimbezinho

Aparatos da Serra é o nome de um dos parques do qual os grandes paredões fazem parte. São dez mil hectares com 3 trilhas abertas a visitação: a Vértice, Cotovelo e Rio do Boi. Neste parque é onde fica o Cânion Itaimbezinho com seus paredões de 720 metros de altura e 6 km de extensão. Como já passava do meio dia, decidimos almoçar na cidade e aproveitar para ir nele, que fica do lado oposto de onde estávamos hospedadas.

São 18 km de estrada de chão até se chegar à base da entrada do cânion Itaimbezinho. Não é necessário um carro 4×4 nem nada disso, estávamos em um sedan e deu tranquilo, é só ir com cuidado e estar preparado para imprevistos como pneu furar, afinal, é uma estrada desnivelada e com pedras.

Cânions de Cambará do Sul

Não é cobrada entrada no Parque, mas há uma contribuição voluntária para ajudar a manter a infraestrutura. Após passar a guarita onde é anotado o nome, placa do carro e a quantidade de pessoas, é só seguir que tem um estacionamento mais a frente, perto de um pequeno museu com plantas e rochas expostas, onde também tem banheiros e bebedouro, tudo bem conservado e ajeitadinho.

Dali já tem o acesso pra trilha do cânion e logo no começo dela já se dá de cara para um dos mirantes com vista para o vale e uma cachoeira. Depois, é só ir seguindo a trilha e parando nos pontos em que achar interessante pra ver os grandes paredões e a cachoeira de outros ângulos. É bem tranquilo de se fazer e não é cansativo, principalmente porque para-se muito durante a caminhada, para apreciar o vale.

Voltamos, comemos algo na cidade de Cambará do Sul e seguimos pra pousada. Por lá não tem muito o que fazer e acabamos dormindo bem cedo, até porque estávamos cansadas pra voltar pra cidade pra jantar. No dia seguinte, após o café, partimos para o segundo cânion (o mais próximo da pousada).

itaimbezinho

Segundo dia: Cânion Fortaleza

Fizemos a Trilha do Mirante do cânion Fortaleza, localizado no Parque Serra Geral, com 12 mil hectares. É lá que dá pra fazer cavalgada na beira do cânion nos meses de julho. São várias possibilidades de trilhas, tanto longas e difíceis, quanto curtas (que foi nosso caso).

canion Fortaleza

São 8 km de estrada de chão até chegar à base onde os funcionários anotam a placa do carro. A infraestrutura é mais precária que o cânion Itaimbezinho, tem somente um banheiro unissex e uma bica de água, o que é ok em dias mais vazios. O carro tem que seguir mais um pouco até chegar ao estacionamento mais a frente e de lá partir para a Trilha do Mirante, que é o ponto mais alto de todo o paredão (1117 metros).

Roteiro Cânions

Ao todo são 3 km de subida, que se faz em cerca de meia hora. Essa trilha só fica mais pesada no início da subida, com buracos, terra e desníveis. Mas, antes e quase no topo já fica mais tranquilo e, como dizia quase todo mundo que cruzávamos descendo a trilha antes de chegarmos ao topo: “continua que vale a pena!”

A vista é maravilhosa! A gente achou ainda mais bonita que a do Itaimbezinho.

roteiro pelo Cânion Fortaleza

Ficamos cerca de meia hora ali em cima, depois descemos, pegamos o carro e voltamos para Porto Alegre. Acabamos dando uma passada rápida em  Gramado e Canela, onde almoçamos. Se você tiver disposição, dá até pra dar uma voltinha por uma das cidades, mas estávamos cansadas e só almoçamos mesmo.

Deu pra fazer essa viagem em dois dias e uma noite tranquilamente, mas se você quiser fazer atividades mais elaboradas como as grandes trilhas, por exemplo, vai precisar de mais dias, até porque, dirigir também cansa!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Pra gente, foi o suficiente. A vista dos cânions de Cambará do Sul é incrível!

Veja mais coisas que você pode fazer na Região Sul:

Boa viagem!

Texto e fotos de Luciana Console

2 comentários em “Roteiro pelos Cânions de Cambará do Sul em 2 dias”

  1. Oi!! Muito legal seu blog! Vc acha que dá pra fazer os dois cânions em 1 dia? Chego em Cambará dia 19 de agosto, pensei em fazer os passeios dia 20 e ir embora dia 21. Vc acha que dá tempo de visitar tudo dia 20?

    Responder
  2. Oi. Obrigado pelo relato! Estou de viagem marcada para conhecer os cânions, em agosto. Queria ter certeza q é possível ir sozinho, sem guia, e de carro de passeio comum para o Cânion Fortaleza e o Itambezinho. Obrigado!

    Responder

Deixe um comentário