Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 04/09/2020

Da última vez que estive na Bélgica, só tive 1 dia em Bruxelas. Todavia, por incrível que pareça, foi tempo suficiente, pois apesar de ser uma capital, a cidade é relativamente pequena e bem servida de transportes.

Como escrevi aqui em outro post, fiquei hospedada num hotel em frente à Gare du Midi, pois assim tinha fácil acesso a transportes para qualquer parte da cidade, interior e até para outros países.

Leia também: 

Roteiro de 1 dia em Bruxelas

Ali mesmo peguei o metrô para a estação Tronn, que fica ao lado do Palácio Real e que seria o pontapé inicial da visita. Depois de tirar algumas fotos ali, atravessei o Parque de Bruxelas, um grande jardim que fica exatamente em frente ao palácio. Na outra ponta dele fica o prédio do Parlamento. Mais parada para algumas fotos.

Importante => Seguro Viagem Internacional (dicas + desconto)

o que fazer em bruxelas - Roteiro de 1 dia em Bruxelas

o que ver em bruxelas - Roteiro de 1 dia em Bruxelas

Quando estiver ali de frente para o Parlamento, se olhar para a esquerda verá as torres da Catedral de Saint-Michel, uma construção gótica de 1220. Fica bem pertinho e basta ir se guiando pelas torres para chegar até ela.

roteiro de 1 dia em bruxelas - Roteiro de 1 dia em Bruxelas

o que visitar em bruxelas - Roteiro de 1 dia em Bruxelas

Dali você estará a poucos metros do coração da cidade, a Grand Place, linda! A praça é cercada por prédios impressionantes, entre eles o da prefeitura (Hôtel de Ville).

Numa viela que sai da praça, a rue de L’Étuve Stoof, na esquina com a rue du Chêne Eikstraat, está o símbolo de Bruxelas, o Manneken Pis, a estátua de um menino fazendo xixi. Ela é pequenininha, então preste atenção para não passar direto, 🙂

+++ Veja aqui ingressos e passeios que poderá comprar com antecedência +++

roteiro bruxelas - Roteiro de 1 dia em Bruxelas

dicas da bélgica - Roteiro de 1 dia em Bruxelas

Se quiser, é ali mesmo na praça que fica o Musée de La Ville, inicialmente projetado para ser a residência real – mas que nunca foi – e é hoje o museu da cidade. Ele apresenta, entre outras coisas, os mais de 600 trajes feitos para Manneken Pis.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Nessa região da cidade há um monte de lojas de chocolates belgas e de waffle. Não deixe de experimentar alguns, pois são uma delícia!

chocolate belga - Roteiro de 1 dia em Bruxelas

Depois de passear pelas ruazinhas ali em volta, peguei o metrô na estação Bource (aproveitei para espiar o prédio da bolsa) e segui para o Atomium, um lugar que estava bem curiosa para conhecer. Para chegar lá, você deverá descer na estação Heysel (linha 6). Atenção, pois será preciso trocar de linha no meio do camimho.

Pesquise opções de hospedagem em Bruxelas aqui

O Atomium é aquela construção em forma de uma molécula gigante, construído para a Feira Mundial de Bruxelas, em 1958. Para saber mais detalhes dele, leia o post “Atomium em Bruxelas, para amantes de arquitetura e ciências“.

roteiro bélgica - Roteiro de 1 dia em Bruxelas

dicas de bruxelas - Roteiro de 1 dia em Bruxelas

Na volta, se ainda tiver tempo e fôlego, uma boa pedida pode ser visitar o Museu Belga de Histórias em Quadrinhos, a que você chega através da estação de metrô Rogier ou Botanique. Infelizmente não pude ir, pois tinha que pegar um trem para a Alemanha no meio da tarde. Se não fosse por isso, teria sido a minha opção.

Que tal? Gostou do nosso roteiro de 1 dia em Bruxelas? Eu acho que a cidade vai te surpreender!

Não deixe de ler as nossas outras dicas da Bélgica, um país que, com certeza, vai te encantar!

Boa viagem!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Roteiro de 1 dia em BruxelasQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


✈ Vai para a Bélgica? Então, leia também:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
53 Comentários
  1. Olá, bom dia!! Tudo bem?
    Gostaria muito da sua ajuda, eu e o meu esposo estaremos vindo de Bruges, e vamos aproveitar antes de pegar o trem de volta a Paris, para visitar Bruxelas. Quanto tempo será necessário para visitarmos os lugares indicados por você? E o que seria mais bonito e mais relevante em conhecer? Obrigada e abraços!!!

    1. Olha, entre umas 10h e 15h dá para fazer. Se ficar com o tempo apertado, deixe de fora o Atomiun, que é mais “fora de mão’, pois o restante você faz tudo a pé. Boa viagem!

  2. Olá Ana!
    Eu e meu esposo também teremos somente 1 dia na cidade.
    Gostei muito do roteiro proposto para um dia, mas tenho mais uma dúvida: vc acha que aquele ônibus de turismo “Hop-On Hop-Off” vale a pena?
    Muito obrigada!
    Fernanda

    1. Eu acho que não vai ser preciso, pois praticamente tudo vc visita a pé, se tiver como ponto de referência a Grote Market. Só o Atominum que precisa de transporte, mas o metrô deixa na porta. Boa viagem!

  3. Oiii!
    Adorei as dicas! Estou indo para Bruxelas por apenas 1 dia também, porém estou indo só, gostaria de saber se você acha que é perigoso lá ou tranquilo?

  4. Ana, parabéns pelo blog!! Adorei muito as dicas de Bruges e Bruxelas!! Segui todas!! Adorei o post de Bruges com aquele mapa, segui e deu certinho!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *