Home / Bélgica / Roteiro de 1 dia em Bruxelas
Comparar

Roteiro de 1 dia em Bruxelas

Da última vez que estive na Bélgica só tive 1 dia em Bruxelas e, por incrível que pareça, foi tempo suficiente, pois apesar de ser uma capital, a cidade é relativamente pequena e bem ainda bem servida de transportes.

Como escrevi aqui em outro post, fiquei hospedada num hotel em frente à Gare du Midi, pois assim tinha fácil acesso a transporte para qualquer parte da cidade, interior e até para outros países.

Roteiro de 1 dia em Bruxelas

Ali mesmo peguei o metrô para a estação Tronn, que fica ao lado do Palácio Real e que seria o pontapé inicial da visita. Depois de tirar algumas fotos ali, atravessei o Parque de Bruxelas, um grande jardim que fica exatamente em frente ao palácio. Na outra ponta dele você irá encontrar o prédio do Parlamento. Mais parada para algumas fotos.

o que fazer em bruxelas

o que ver em bruxelas

Quando estiver ali de frente para o Parlamento, se olhar para a esquerda verá as torres da Catedral de Saint-Michel, uma construção gótica de 1220. Fica bem pertinho e basta ir se guiando pelas torres para chegar até ela.

roteiro de 1 dia em bruxelas

o que visitar em bruxelas

Dali você estará a poucos metros do coração da cidade, a Grand Place, linda! A praça é cercada por prédios impressionantes, entre eles o da prefeitura (Hôtel de Ville). Numa viela que sai da praça, a rue de L’Étuve Stoof, na esquina com a rue du Chêne Eikstraat, está o símbolo de Bruxelas, o Manneken Pis, a estátua de um menino fazendo xixi. Ela é pequenininha, então, preste atenção para não passar direto, 🙂

roteiro bruxelas

dicas da bélgica

Se quiser, é ali mesmo na praça que fica o Musée de La Ville, inicialmente projetado para ser a residência real, mas que nunca foi, é hoje o museu da cidade, que apresenta, entre outras coisas, os mais de 600 trajes feitos para Manneken Pis.

Nessa região da cidade há um monte de lojas de chocolate e de waffle. Não deixe de experimentar algum, pois são uma delícia!

chocolate belga

Depois de passear pelas ruazinhas ali em volta, peguei o metrô na estação Bource (aproveitei para espiar o prédio da bolsa) e segui para o Atomium, um lugar que estava bem curiosa em conhecer. Para chegar lá você deverá descer estação Heysel (linha 6). Atenção, pois será preciso trocar de linha no meio do camimho.

O Atomium é aquela construção em forma de uma molécula gigante, construído para a Feira Mundial de Bruxelas, em 1958. Para saber mais detalhes dele, leia o post “Atomium em Bruxelas, para amantes de arquitetura e ciências“.

roteiro bélgica

dicas de bruxelas

Na volta, se ainda tiver tempo e fôlego, uma boa pedida pode ser visitar o Museu Belga de Histórias em Quadrinhos, que você chega através da estação de metrô Rogier ou Botanique. Infelizmente não pude ir, pois tinha que pegar um trem para a Alemanha no meio da tarde, mas se não fosse por isso, teria sido a minha opção.

Não deixe de ler as nossas outras dicas da Bélgica, um país que pode te surpreender.

Boa viagem!

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer estar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

✈️ Vai para a Bélgica? Então, leia também:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

Roteiro de 1 dia na Filadélfia: como chegar e o que visitar

Roteiro de 1 dia na Filadélfia: como chegar e o que visitar

Que tal passar ao menos 1 dia na Filadélfia (ou Philadelphia, em inglês)? A cidade …

41 Comentários

  1. Ivan

    Oi Ana, adorei as dicas!! Estou pensando em dar um pulo a Bruxelas a partir de Paris, irei em agosto. Pegar um trem de manhã e voltar no fim da tarde. Seá que consigo fazer esse roteiro que voce fez??
    Abraços

    • Ana Catarina Portugal

      Se sair cedinho e voltar só de noite, sim, tranquilamente. Boa viagem!

  2. Eduardo Sampaio

    Adorei o roteiro, me ajudou muito. Obg.

  3. Vivian

    Olá, adorei sua matéria sobre Bruxelas.

    eu estarei indo a Amsterdam em Setembro. Chegarei dia 11/09 ao 12h. Gostaria de aproveitar o resto do dia 11 em Amsterdam mesmo e no dia seguinte também. Aí no dia 13 eu gostaria de ir a Bruxelas e voltar no mesmo dia, já que dia 14 as 8:30 estarei indo a Lisboa.
    Você acha que é muita doidera minha fazer esse roteiro?
    É porque eu sempre quis conhecer essas duas cidades e só disponho de 3 dias para isso.
    Acha que vale a pena? Ou acha melhor só ficar em Amsterdam?
    Peço um conselho, porque realmente estou perdida. E não conheço ninguém que possa me ajudar.
    Vc teria algum hostel em Amsterdam pra indicar?

    Se puder me ajudar, ficarei agradecida.

    Obrigada!

    • Ana Catarina Portugal

      Completamente viável. Amsterdam se conhece muito bem e até a pé em 2 dias dias. Boa viagem!

  4. Omar

    Olá…estamos planejando um tour meio mochilão ( sem luxos) Usando apenas trens iniciando em Veneza, Munique, Zurique depois Bruxelas e finaliza em Paris. Suas dicas serão muito uteis ….queria saber se tem trem de Bruxelas para Paris?? Vc sabe o valor médio desses trens??

    • Ana Catarina Portugal

      Tem sim, mas os valores são altamente variáveis, por isso, verifique no site de trens. Boa viagem!

  5. Ana Paula Cenci Vidal

    Olá Ana!

    As dicas são ótimas!
    Vou fazer um mochilão pela Europa em Outubro, você sabe se é uma época muito fria?
    Outra perguntinha…..um dia em Bruges e outro em Bruxelas é o suficiente para cada uma das cidades?

    Obrigada! Abraço

    • Ana Catarina Portugal

      Não é muito frio, mas também depende dos destinos. Sobre 1 dia em cada cidade, dá sim. Boa viagem!

  6. Oie Ana,

    Gostei muito do seu post! Estou indo para Bruxelas em Novembro, para ficar um fim de semana, e seu roteiro me deu algumas ideias!
    Gostaria de saber quanto tempo você gastou na visita do Atomium (estou super curiosa para conhecer tb!) e se lá é muito frio nessa época.

    Obrigada!
    Um abraço

    • Ana Catarina Portugal

      Aproximadamente uma hora. E sobre clima, só verificando num site meteorológico uma semana antes de sua viagem, pois não há muita regra. Boa viagem!

  7. Sandra Valéria

    Cláudia,
    sairei de Londres dia 7 de novembro e gostaria de visitar na sequência Bruxelas, Bruges e Amsterdan, consigo conhecer esses lugares de 9 a 13 de novembro? Você pode sugerir quanto tempo em cada um para conhecer os locais? E quanto a distância, vale a pena?

    • Ana Catarina Portugal

      Cláudia????
      Vc pode ficar entre 1 e 2 dias em Bruxelas, 1 em Bruges e 2 ou 3 em Amsterdam. Boa viagem!

  8. Alda Lopes Moreira

    Olá!Adorei o report!Vou para bruxelas daqui por duas semanas 🙂 Fiquei com uma duvida:diz que do palacio Real para o Parlamento atravessou o Parque de Bruxelas…mas vendo no google maps para ir de um ponto ao outro, se atravessarmos o parque estamos a andar para o lado oposto do parlamento (e não é pouco)…será que se referia à Comissão Europeia? Estava a organizar o meu roteiro e fiquei com esta duvida 🙂 Obrigada

  9. Alda Lopes Moreira

    Olá de novo!Já percebi!Não é o parlamento Europeu, é o Senado Belga que fica do lado oposto do Parque (o que aparece na sua foto)..O parlamento fica a cerca de 1 km desse ponto 😉

  10. Sandra

    Nossa, que dica ótima, pois vou fazer exatamente isso, Paris-Bruxelas-Paris…
    obgda!

  11. Marisa Abreu Lauro

    Pena não poder visitar o q vc tão claramente nos apresentou… terei apenas 1h entre 2 trens. Acha q dá para pelo menos tirar uma foto na Grand Place? Obrigada.

  12. Rudival Braga

    Quanto custa a passagem deLisboa a Amesterso

    • Ana Catarina Portugal

      Não há preços fixos, nunca/ Você tem que entrar em sites de empresas aéreas e verificar, ok?! Boa viagem!

  13. Wagner

    Olá, muito bom seu post. Tenho um deslocamento entre Amsterdam e Paris, e gostaria de fazer um pit stop de 4 ou 5 horas em Bruxelas. Voce sabe se eu devo obrigatoriamente comprar os tickets de trem independentes ? ou existe alguma maneira de fazer tipo multiplos destinos ?

    • Ana Catarina Portugal

      Não sei te dizer Wagner, mas se existir a opção múltiplos destinos, estará no site. Boa viagem!

  14. Nil

    Como é a rota Bélgica-Alemanha? Que trem, qual cidade da Alemanha, preço médio e/ou onde posso ter essa informação?

  15. marcelo caetano

    meu hotel em Bruxelas será o Motel One Brussel que fica na rue Royale, 120 próximo ao Parc de Bruxellas…chegarei em Bruxelas vindo de Paris e quero saber qual em ESTAÇÃO devo DESEMBARCAR EM BRUXELAS? pela estação MIDI ou outra? vou comprar o ticket on line no site THALYS.COM . Também irei para Amesterdã e ainda visitar Brugge..de qual estação devo embarcar em Bruxelas? Minha duvida se tem alguma estação mais próxima ao meu hotel ou tem que ser sempre pela estação MIdi.

    • Ana Catarina Portugal

      Marcelo, se tem alguma estação mais perto do seu hotel, só perguntando para eles. E a estação mais usada lá é a MIDI mesmo, tabto para chegar quanto para partir e tem metrô de lá para toda a cidade. Boa viagem!

  16. camila alcoforado

    oi Ana! Adoro seu blog, me ajuda muito. Sobre chegar em Bruxelas, estava pensando em fazer este roteiro de 1 dia, mas estarei com bagagens, gostaria de saber se você pode informar se tem como deixá-las em algum depósito da estação de trem?

    • Ana Catarina Portugal

      Eu não precisei fazer isso, pois fiquei uma noite na cidade, mas em geral, toda estação de trem tem lugar para bagagem. Boa viagem!

  17. Bruna

    Olá!! eu vi exatamente este hotel por ser em frente da estação de trem que desce vindo de Colonia, porém quando simulo os trajetos pelo google maps, nenhum diz que eu posso pegar o trem ali , só indica trajeto de ônibus, achei estranho.. mas de lá então tem acesso a qualquer lugar da cidade?

    Obrigada!

    • Ana Catarina Portugal

      Toda: tem metrô na estação, trem, claro, ônibus,….

  18. mara miranda

    Da para conhecer Bruxelas e Bugres em um dia.

  19. Rosangela Diuana

    Olá Ana, parabéns pelo blog..
    Você poderia me ajudar com melhores horários de trem nesses deslocamentos ? Estamos saindo de Amsterdã para Bruges(acho q tem conexão ou existe trem direto) e dps voltaremos para Bruxelas e de lá pegaremos trem direto pra Londres .
    Melhor comprar as passagens aqui? O que me aconselha? Muito obg pela sua disponibilidade .. bjs

    • Ana Catarina Portugal

      Rosangela, isso só você entrando no site e simulando todas as opções, ok?! Eu sempre compro lá, ma veja o que é melhor no seu caso. Boa viagem!

  20. Alessandra

    Oi Ana, adorei seu post de 1 dia em Bruxelas, mas adorei também o de Bruges. Eu e minha mãe vamos para Paris no final de maio e estamos indecisas por qual passeio de 1 dia, Bruxelas e Bruges. Qual você recomendaria? Me encantei por Bruges, e por sinal, adorei o mapa que você colocou no post, ótimo para seguirmos. Mas a minha preocupação é a baldeação na estação de Bruxelas, vindo de Paris para ir a Bruges, teremos um tempo de 25 minutos para trocar de trem, você acha que é complicado? . Obrigada.

    • Ana Catarina Portugal

      Eu ficaria com Bruges e 25 minutos é tempo mais do que suficiente para trocar de trem, ok?! Boa viagem!

  21. Márcio

    Olá Ana,
    Eu e minha família passamos férias em Paris no mês de Julho. E tínhamos como plano passarmos um dia em Bruxelas e dois em Amsterdam. Ao pesquisarmos, demos de cara com teu post de Bruxelas. Fizemos exatamente como sugeriu, saindo para estação Tronn como partida. Inclusive acho que ficamos no mesmo hotel rsrs (isso foi coincidência). E no Grand Place tivemos uma ajuda em um local de informações para turistas para fazer a conexão para Heysel.
    Muito obrigado pelas dicas, foram essenciais para que o nosso dia fosse produtivo e muito feliz!!
    De quebra tiramos fotos nos mesmos lugares rsrs.
    Abraços

  22. Hurley Procopio de Oliveira

    Adorei seu post, estamos em Bruxelas e fizemos seu percurso passo a passo é foi ótimo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *