Roteiro de 1 dia em Coimbra (com mapas e vídeo)

Apesar de eu ter nascido em Coimbra, parece que escrever sobre ela é mais difícil do que de sobre qualquer outro lugar.

Acho que me falta um certo distanciamento emocional para selecionar o que indicar, pois muitos lugares que para mim são muito interessantes, podem não ser para alguém que está apenas visitando a cidade, em especial se for a primeira vez.

Fiz um exercício de isenção e selecionei aquelas atrações turísticas que, acredito, quem planeja um roteiro de 1 dia em Coimbra  (apesar de achar que a cidade merece ao menos 2 dias inteiros) será capaz de realizar e ficará com uma ideia geral da cidade… e com um gostinho de quero mais.

roteiro de 1 dia em Coimbra

Como chegar em Coimbra?

Se você for ficar apenas um dia na cidade, seja num bate e volta, ou até mesmo para pernoitar, é bem provável que chegue de trem. Nesse caso, independente de onde esteja vindo (Lisboa, Porto ou qualquer outra cidade), é preciso saber que você chegará numa estação fora do centro da cidade, chamada “Coimbra-B” (mas é bem pertinho).

Quando o trem chegar e você desembarcar, logo ao lado costuma ficar esperando um trem regional que te levará até a estação que fica bem no centro, cuja “viagem” dura apenas 4 minutos (eu disse que era perto!). Se preferir, também pode pegar um táxi, pois o valor da corrida não deve passar dos € 5.

Já se você chegar de ônibus, perceberá que, embora mais central, a rodoviária também fica um pouquinho fora do coração (está relativamente perto da estação de trem), mas, dependendo do hotel que ficar, é provável que dê para você ir a pé ou, da mesma forma, pegar um táxi, e pagar ainda menos.

E, para quem for de carro, há vários estacionamentos, em geral subterrâneos, que se paga pelo tempo usado, pagando numa máquina ao final.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO ATÉ DIA 15/07

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom FERIAS e ganhe mais 15%.


Roteiro de 1 dia em Coimbra

Se você chegar de trem, como a maioria dos turistas que visitam a cidade, da estação poderá fazer praticamente tudo a pé. No vídeo que está aqui no final do post mostro passo-a-passo todo o trajeto, desde a estação até chegar na Universidade, passando pela Baixa (centro histórico) e, depois, as atrações que ficam do outro lado do rio.

Ao sair da estação vire à esquerda e se embrenhe pelas ruelas do centro histórico, cheio de lojinhas inusitadas, becos e tasquinhas (pequenos restaurantes), até chegar à Igreja de Santa Cruz, onde estão enterrados os primeiros reis de Portugal. Já viu que ela é bem antiga, né?! Logo ao lado vale a pena dar uma paradinha no Café Santa Cruz, que faz parte da estrutura arquitetônica da igreja, com seus banheiros instalados onde antes eram os confessionários.

coimbra dicas

Depois, você vai caminhar mais um pouquinho até chegar ao Arco da Almedina, que é a entrada da Cidade Alta e o acesso mais interessante à universidade. No caminho você passará pela Sé Velha, uma catedral românica do século XII e, mais uma pequena ladeira acima, então, a Universidade (se tiver mais tempo na cidade, vale a pena visitar também o Museu Nacional de Machado de Castro e a Sé Nova, que ficam no caminho).

atrações de Coimbra

Não vai ser difícil encontrar a Porta Férrea, entrada da principal atração da cidade, a Universidade de Coimbra. Você chegará ao Pátio das Escolas onde poderá visitar a lindíssima Biblioteca Joanina, ver a Sala dos Capelos, a Prisão Acadêmica, a Capela de São Miguel, subir no telhado e tirar um foto clássica na escadaria da Faculdade de Direito.

o que fazer em coimbra

universidade de coimbra

Depois dessa parte visitada, você pode dar uma olhadinha na parte “moderna” da universidade e seguir até avistar o Aqueduto de São Sebastião e, então, aconselho a pegar um táxi para visitar as atrações que ficam do outro lado do rio Mondego.

roteiro Coimbra

Veja todo esse trajeto até aqui, de cerca de 1,5 km, no mapa abaixo (link aqui):

roteiro de 1 dia em coimbra mapa

Caso tenha mais tempo na cidade, poderá visitar, ainda nessa área, o Jardim Botânico, o Museu Bissaya Barreto, ir até a Praça da República, reduto dos estudantes (ótimo para quem gosta de noitada) e conhecer A Toga, loja que vende os trajes e acessórios que os estudantes universitários usam (com as famosas capa e batina negra).

o que ver em Coimbra

O que visitar em Coimbra do outro lado do rio

Você pode pedir ao taxista para te deixar no Convento de Santa Clara-a-Nova, pois vai te poupar um boa subida. De lá você tem um lindo visual da cidade e só por isso já vale a ida, mas, se quiser, poderá entrar e visitar a igreja e os claustros. No altar está o caixão de prata que guarda o corpo, ainda intacto, da Rainha Santa Isabel.

dicas coimbra

rainha santa isabel

Como para baixo ‘todo santo ajuda’, basta descer a ladeira e logo estará na entrada do Portugal dos Pequenitos, um pequeno parque que tem os grandes monumentos portuguesas e casas típicas de todas as regiões do país em miniatura. Apesar de, em tese, ele ser para crianças, eu acho ele interessante para todas as idades.

portugal dos pequenitos

o que ver em coimbra

como chegar em coimbra

E para terminar este dia de visita, siga para os fundos do parque e conheça a Quinta das Lágrimas, cenário de uma história trágica, porém romântica, e que contamos em detalhes neste post:

Quinta das Lágrimas em Coimbra: o cenário da história de amor entre Inês e Pedro“.

Coimbra dicas

o que visitar em Coimbra

Ainda tem disposição para mais uma caminhadinha? Então, dê uma espidiadinha no Convento de Santa Clara-a-Velha e volte para a estação de trem a pé, atravessando o rio, pois do meio da ponte de Santa Clara você poderá tirar uma das fotos mais bonitas da cidade, como essa aqui embaixo, 😉

Não embarque sem seguro viagem para a Europa, pois ele é obrigatório

o que ver em coimbra

Aqui vai o mapa dessa segunda parte do trajeto:

o que visitar em coimbra

Se vai para Coimbra, não deixe de ler:

E para ver tudo isso que escrevi aqui, com explicações e trajetos a pé, assista ao vídeo que fizemos, está bem legal! Aproveite e assine o nosso canal, assim, nunca perderá nada, 😉

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

17 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ana,

    Muito valiosas como sempre tuas informações.
    Estarei em Coimbra entre 23 e 26/AGO. Além de seguir teu roteiro ainda pretendo dar um passeio por São Pedro de Alva, terra natal do meu pai.

    Abraços

    • Sério? A família da minha mãe é de lá e também é Cunha, rsrs. De repente ainda somos parentes. Boa viagem!

  2. Prezada Ana,

    Parabéns pelo trabalho de excelente qualidade!
    Visitarei algumas cidades de Portugal daqui a 3 meses e, como só terei 01 dia e meio em Coimbra, vou seguir exatamente os passos que você descreveu.
    Muito obrigado pelas dicas com tamanho profissionalismo e competência.
    Um grande abraço, e muito sucesso!

  3. Ola Ana!

    Parabéns pelo site, suas dicas e roteiros são excelentes.

    Irei para Portugal entre setembro e outubro para passar minha lua de mel e vou aproveitar o trajeto entre Porto e Lisboa para conhecer Coimbra.

    Você sabe informar onde posso guardar as bagagens durante o meu city tour?

    Desde já agradeço,

    Abraço..

  4. Olá Ana!
    Adorei seu video sobre Coimbra e sobre a história de Ines é morta, agora eu sei de onde vem a expressão…rs

    Vou viajar de Lisboa pra Porto de carro e pretendo dar uma passada em Coimbra no meio do caminho, sabe me dizer se tem como ir de carro lá em cima na universidade, ou pelo menos ir com o carro e deixar o mais proximo possivel. Por que estarei viajando com minha familia e a mais velha tem 88 anos, elas conseguem andar, mas se der pra pular a parte das escadas passando por outro local, seria melhor.

    Obrigada.
    Abraços.

  5. Prezada Ana Catarina,
    Aprecio muito o seu trabalho.
    Disponho de um único dia para um bate e volta a Coimbra, partindo de Lisboa. Em princípio, penso chegar na cidade pouco antes das 10 horas da manhã.
    Quanto tempo necessito para seguir o seu roteiro para essa cidade? Penso em 7 horas.

    • Olá Claudio! Acho que dará conta do recado em 7 horas, contanto que nÃo se demoro muito tempo em cada lugar, 😉
      Boa viagem!

  6. Ana, sua dica sobre o trem de Coimbra B para o centro da cidade foi preciosa. Se não tivesse lido seu post/ assistido ao vídeo, imaginaria que já tinha chegado e teria perdido tempo. Valeu! À propósito, adorei a cidade. Fiquei um dia e meio, não deu para fazer tudo o que gostaria, infelizmente. Por outro lado, quem sabe volto lá para ver o resto?

  7. Boa tarde Ana Catarina

    Vou passar o final do ano em Potugal, mais especificamente de 25 a 3’/12.. Antes vou para a rota do vinho da França e depois para Suiça. De lá pegamos voô para Lisboa. Pretendemos alugar um carro para depois seguir para Madri. Não curto muito ir a zoológico ou parques oceanográficos, por isso gostaria de outra sugestão para o 2º dia em Lisboa. Predendo seguir para o norte. Quais as dicas que você poderia me indicar?

  8. Gostaria de saber, mais ou menos, chegando a COIMBRA, fazendo este percurso que vocês mostraram até o Convento de Santa Clara quanto horas levou?
    Do Convento volto ao centro velho de Coimbra.
    Estou lhe perguntando, pois partirei de Coimbra às 17:45.
    Obrigado

    • Obrigada Simone. Sobre as fotos, elas estão diretamente relacionadas à parte do texto que fala dactespectiva atração, por isso não coloquei a legenda. 🙂 Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here