Uma das maiores cidade da Irlanda, Galway fica no extremo oeste da ilha e em contato direto com o Oceano Atlântico.
Por conta disso, o clima geralmente é um pouco mais frio que a capital, Dublin, por exemplo, e a garoa fininha é bastante constante no dia a dia das pessoas que moram por lá.
Mas, mesmo assim, vale a pena fazer uma visita à cidade e encarar a garoa – ou dar a sorte de pegar um dia bom, que acontece!
Ela é bem bonitinha e cheia de atrações e esse Roteiro de 1 dia em Galway vai te ajudar a não perder tempo e ir direto aos pontos.
Galway é conhecida como “The City of the Tribes” por conta das 14 tribos de pescadores que dominavam a região na Idade Média. Essa herança cultural é sentida até hoje, pois Galway consegue manter firme e forte as tradições celtas. É de lá, inclusive, a tradição do famoso anel de Claddagh, oriundo de uma bonita história de amor.
Economia => Seguro Viagem Irlanda (com desconto)
Pra quem não conhece, este é o Claddagh, anel que usamos como aliança.
O clima boêmio de Galway o torna um local muito charmoso e querido pelas turistas e os irlandeses. É também uma cidade de estudantes, afinal, duas escolas de inglês para estrangeiros estão localizadas lá.
Veja o nosso relato sobre nosso intercâmbio na Irlanda:
? Leia também: Dicas de intercâmbio na Irlanda, na linda Galway
Apesar de ser uma das maiores cidades, Galway é pequena, assim como toda cidade irlandesa, mas ainda mantém um agito urbano que mescla perfeitamente com as ruazinhas medievais do centro.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Fazer um roteiro de 1 dia em Galway é o suficiente pra conhecer os principais pontos da cidade e dá pra fazer tudo a pé, pois as atrações mais legais estão pelo centro, tudo ali pertinho uma da outra.
Confira com a gente!
Pesquise opções de hospedagem em Galway aqui!
Como chegar a Galway
Galway fica na costa oeste da Irlanda, a cerca de 4 horas de ônibus de Dublin, capital, localizada no lado leste. Sim, em apenas 4 horas é possível cruzar este país via estrada!
Além do carro, as opções de transporte são os ônibus e o trem. Logo na saída do aeroporto em Dublin você encontra vários pequenos ônibus que vão diretamente para a cidade e dá pra comprar a passagem ali na hora mesmo.
Caso queira ir de trem, é preciso chegar até a estação Ceannt Station. As passagens de trem são geralmente mais caras que as de ônibus, mas é mais rápido.
As empresas que operam a linha Dublin/Galway são as Citylink /Gobus e chegam no terminal de ônibus em Galway que fica localizado no centro da cidade, pertinho também da estação de trem.
As empresas de ônibus da Irlanda são boas e as estradas são ótimas, além de não ser um país muito grande, o que torna o ônibus uma boa opção de viagem, principalmente se você não estiver com pressa.
Roteiro de 1 dia em Galway
Logo saindo da estação de trem em Galway já é possível ver a Eyre Square. Principal praça da cidade, Eyre possui uma arte de estrutura de ferro bem em seu centro. O monumento é uma representação de um barco de pesca tradicional da região.
A praça fica bem próxima da The Quay Street também e é muito utilizada como ponto de encontro entre as pessoas em Galway.
A Quay Street (pronuncia-se “qui street”) é uma das ruas famosas da cidade, cheia de pubs e restaurantes irlandeses logo ali quando se chega ao centro. Passeie por ela e observe as típicas fachadas de arquitetura irlandesa dos estabelecimentos.
Dica => Ônibus hop on hop off em Galway
Nem pense em deixar de entrar em um pub irlandês em Galway. Um dos mais famosos e antigos é o The Kings Head. Procure ir à noite pra sentir realmente como é a experiência de um pub irlandês, mas caso bata uma fome e ainda seja cedo, entre antes e peça um prato típico!
Galway, como toda a Irlanda, é uma região muito musical. É super comum ouvir música celta vindo de algum canto da rua. Assim como os pubs, os músicos parecem brotar a cada esquina!
Ali mesmo na região dos pubs e da Quay Street você já aproveita para comprar lembrancinhas irlandesas e outras coisas. Há ótimas lojas e até shoppings centers por ali (nada muito enorme igual aos das grandes metrópoles). O mais bacana é ir andando e entrando nos estabelecimentos pra conhecer.
Andando um pouquinho mais pela Quay, chegamos ao Galway City Museum, na Spanish Parade House. É um museu que conta a história da pequena vila que se transformou na cidade de Galway. Artefatos arqueológicos, fotos e mapas são alguns dos mil objetos expostos, que foram doados ao museu pela própria população local.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Nessa caminhada, você vai passar pelo Arco Espanhol, que é grudado no museu. Um dos símbolos de Galway, o Spanish Arch foi construído em 1584 e é o que restou das antigas muralhas da cidade. Situado à beira do Rio Corrib, o Arco era uma forma de proteção contra ataques aos navios mercantes.
E, para esta primeira parte, retorne e caminhe margeando o rio Corrib até a Catedral de Galway. Construída em 1965, a Catedral da cidade pode ser avistada já ao longe por conta da sua cúpula. Faça uma visita em seu interior, vale a pena, os vitrais são belíssimos.
Ela fica localizada um pouco fora da concentração dos pubs e lojinhas do centro, mas como Galway é minúscula, esse “um pouco longe” se resume a cerca de 700 metros da Eyre Square, por exemplo. Então, ou você pode visitá-la logo que chegar na cidade ou deixar mais para o fim, como sugerimos aqui.
Imperdível => Falésias de Moher e Doolin Village: 7 horas de excursão de Galway
Mapa do trajeto até aqui. Clique para ampliar
Por último, você pode visitar o Calçadão de Salthill. Salthill é uma região um pouco afastada do centro, cerca de meia hora a pé (pegue um táxi se rolar uma preguiça ou o ônibus 413) e é onde se localiza uma das escolas de inglês de Galway.
É um calçadão enorme em frente à praia, o que proporciona uma vista muito bonita e um passeio agradável. A menos que esteja chovendo e ventando (o que ocorre bastante por lá), aí não seria tão legal assim. Se o sol sair, não pense duas vezes, vá passear no calçadão de Salthill!
Este roteiro de 1 dia em Galway é super tranquilo de fazer e nem precisa de correria, pois de fato, é tudo muito pertinho, pode acreditar! 😉
Boa viagem!!!
Texto de Luciana Console
? Continue a sua viagem para a Irlanda aqui:
- Dicas para visitar os Cliffs of Moher
- Roteiro de 1 dia em Dublin
- Trinity College, a universidade mais antiga da Irlanda
- Um dia de passeio pelo Ring of Kerry
- The Brazen Head, o pub mais antigo da Irlanda
- Dicas de Dublin
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Amei encontrar vocês. Toda informação, sugestão e dicas para viagem serão muito bem vindas.
Obrigada