Home / Portugal / Guimarães / Roteiro de 1 dia em Guimarães: como chegar e o que fazer na cidade berço de Portugal

Roteiro de 1 dia em Guimarães: como chegar e o que fazer na cidade berço de Portugal

Guimarães recebe o carinhoso apelido de cidade berço de Portugal, porque foi lá que em 1109 nasceu dom Afonso Henriques, o primeiro rei do país, aquele que deu início ao período da Reconquista, visto que a região era, então, dominada pelos mouros.

O glorisoso passado da cidade ainda pode ser visto por suas ruelas medievais, praças e, ainda, em seu imponete castelo com mais de 1000 anos de existência. A cidade tem tantos monumentos históricos, que em 2001 seu Centro Histórico foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

primeiro rei de Portugal

Como chegar em Guimarães?

Guimarães é a última estação de uma das linhas dos trens metropolitanos que partem da estação de São Bento, no Porto. A partir de lá, a viagem dura cerca de 75 minutos e custa 2,20 euros. É possível também chegar de ônibus, que pode ser uma boa opção, caso você esteja em Bragança ou Vila Real. Para ver os horários dos trens portugueses, consulte o site www.cp.pt e os dos ônibus o www.rede-expressos.pt.ruelas de Guimarães

Roteiro de 1 dia em Guimarães

Não é preciso dizer que há muito o que visitar na cidade. É possível conhecê-la praticamente toda a pé. Já da estação de trem você poderá ir caminhando para o Centro Histórico, onde estão concentradas quase todas as suas atrações turísticas.

Eu começaria a visita pela região do Castelo, que fica na parte mais alta da cidade. Minha dica é pegar um táxi até lá e ir descendo. Se quiser ir a pé, é só fazer o percurso ao contrário, que deve dar algo em torno de 2,5 km.

Suas muralhas ainda estão bem conservadas e é interessante subir em sua torre.
castelo de Guimarães - Portugal

Logo em frente a ele está uma pequena igreja, chamada São Miguel do Castelo, local onde supostamente dom Afonso teria sido batizado. Repare que o chão na igrejinha é formado basicamente por tumbas dos heróis da Reconquista e ao lado esquerdo da porta está a pia batismal.roteiro de 1 dia

Guimarães

Mais alguns passos e você poderá visitar o Paço dos Duques de Bragança, construção de 1420, que serviu, séculos depois, como residência presidencial do ditador Salazar, quando o mesmo estava no norte do país (ainda usada para tal função). É possível fazer uma visita à parte interna do Paço, circulando por suas salas e quartos.

E, se está com muita vontade de ir pra lá, veja esses pacotes promocionais para Portugal que reservamos pra vocês, do nosso parceiro Zarpo, com até 50% de desconto. Confira!

Uma curiosidade que aprendi lá numa visita que fiz ainda adolescente, foi que uma princesa portuguesa chamada Catarina (minha xará) tinha por hábito tomar chá todos os dias no fim da tarde. Posteriormente, ela se casou com um príncipe inglês e teria levado para a Inglaterra o costume: o famoso chá das 5. Há inclusive um quarto em sua homenagem e com o serviço de chá usado por ela.Palácio dos Duques de Bragança - Guimarães

Depois, perca-se pelo centrinho medieval da cidade, que é uma graça, com seus largos, fontes e igrejas. Atenção especial ao largo da Oliveira, que além de ser cercado de belíssimas construções, possuía ainda uma liteira gótica em frente à igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Em uma de suas laterais está a antiga prefeitura da cidade; construção do século XIV, é ela justamente a ligação entre o largo das Oliveiras e a movimentadíssima praça de Santiago. como chegar em Guimarãeso que fazer em GuimarãesSe continuar a caminhada, sairá no largo do Brasil, onde além de um lindo jardim, poderá ver ao fundo a Igreja de São Guálter (oficialmente chamada de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos), a mais imponente da cidade.roteiro Portugal

Roteiro de 1 dia em Guimarães

Um pouco mais afastado do centro, em Penha, subindo uma estrada de pedra, você poderá ter uma vista panorâmica da cidade. Se não estiver de carro, a melhor opção será pegar um táxi. No caminho poderá dar uma paradinha no Mosteiro de Santa Marinha da Costa, hoje transformado em hotel, e poderá terminar o dia dando uma voltinha no teleférico da Penha, que sai do Parque das Hortas.

Guimarães é uma cidade que, apesar de antiga, tem uma atmosfera muito jovial e alegre. É uma delícia caminhar por suas ruas labirínticas. Eu mesma já estive na cidade 4 vezes e sempre que vou embora, já fico planejando o próximo retorno.

Uma sugestão que dou é que você tente pernoitar por lá, para poder vivenciar mais o clima do lugar, porque realmente vale a pena.

Boa viagem!

Não deixe de ler todos os nossos demais posts sobre Portugal.

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

Roteiro de 1 dia em Galway

Roteiro de 1 dia em Galway, Irlanda (com mapa)

Uma das maiores cidade da Irlanda, Galway fica no extremo oeste da ilha e em …

Sem comentários

  1. Guimarães é das cidades portugueses que mais gostei de conhecer!!! vale mesmo a pena! é maravilhosa, uma viagem no tempo constante!! O Centro histórico mais bonito que vi na vida!

    • josefina helena guimaraes

      Desejo saber os horarios de trem para Guimaraes partindo de Lisboa, por favor respondam-me, obrigada.

      • Ana Catarina Portugal

        Baste entrar no site http://www.cp.pt e verificar. Boa viagem!

        • Manoel Pedro da Silva Rosa

          Olá Ana tudo bem?
          Meu nome é Manoel P. S. Rosa e pretendo visitar Portugal em novembro/17 incluindo Guimarães. Gostaria de saber se tens alguma informação de como morar nessa cidade portuguesa sendo brasileiro e, cunto de vida, essas coisas.

          Um abraço.

          • Ana Catarina Portugal

            Infelizmente não.

  2. Joubert Vasconcelos

    Ótima diga! Segui seu roteiro e foi fantástico. Linda cidade. Obrigado por compartilhar.

  3. karen

    oi Ana, vou estar com minha filha de 1 ano e meio, tens alguma dica de quem faça passeios? Tem que ser de carro pois não vou poder caminhar com ela no colo todo este percurso.

    • Ana Catarina Portugal

      Karen, boa parte desse percurso só dá mesmo para fazer a pé, mas vc pode contratar um táxi para te levar em alguns pontos. Boa viagem!

      • karen

        Tens algum ponto de taxis que indicas? E para compras, calçados, camisas masculinas? Tb vou ao Porto, alguma dica especial? Obrigada

        • Ana Catarina Portugal

          Em especial, não, mas se chegares pela estação de trem, podes pegar lá mesmo. Para compras no Porto eu gosto muito do Norte Shopping (metrô Sete Bicas). Boa viagem!

          • karen

            obrigada. valeu as dicas.

  4. Robson

    Bom dia Ana, estou programando uma viagem a Portugal para março de 2015, vou ficar em Lisboa ( 5 dias) mas gostaria de conhecer também as cidades de Guimaraẽs, Evora, Aveiro e Porto ficando dois dias em cada cidade, a minha maior preocupação e se consigo transportar com facilidade minha bagagem dentro dos trens portugueses, entrei no site e vi que minha mala tem a tamanho permitido para transporte, mas queria saber se consigo fazer esse transporte da mala entre essas cidades sem causar muito transtorno, pois nao queria ficar pagando um hotel em Lisboa so para ficar guardando a bagagem.. Aguardo uma resposta e desde ja muito obrigado

    • Ana Catarina Portugal

      Robson, todos viajam com suas malas nos trens sem qq problema. Boa viagem!

  5. karen

    Obrigada. Estava lendo sobre Portugal dos Pequenitos em Coimbra. Achei muito legal. Vc conhece alguma empresa de passeios para nos levar de Guimaraes a Coibra?

    • Ana Catarina Portugal

      Não Karen, só vendo lá mesmo ou indo de trem, o que é muito fácil. Boa viagem!

      • karen

        Obrigada acho que de trem é mais fácil mesmo.

  6. Ivy

    Boa tarde, Ana. Gostaria de saber se é possível comprar as passagens de trem na hora da viagem, de Porto a Guimarães!!

    • Ana Catarina Portugal

      Claro, é como 99% das pessoas compram, 🙂 Boa viagem!

  7. Vívian

    Olá Ana,

    Gostaria de saber se é possível fazer num mesmo dia Guimarães e Braga saindo de Porto. E se tem trem/comboio entre essas cidades. Além disso, se posso comprar as passagens na hora.

    abraços

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Vivian, é possível sim e a passagem compra na hora, mas a ligação de trem entre Braga e Guimarães não é muito prática, por isso, prefira um táxi, se for o caso, já que são 25 km de dsitância. Boa viagem!

  8. Viviane

    Ola, adorei seu blog, estou indo em abril 2015 e gostaria de saber a temperatura nesta época pra saber que roupas levar. E outra pergunta, estou indo pra Portugal e Espanha e queria saber de vc se acha vantagem eu comprar passe ou bilhetes ponto a ponto. Vou fazer bate e volta Porto/Viana/Porto, Porto/Guimarães/porto, Porto/Braga/ Porto, Cordoba /Granada/Cordoba, Lisboa/Sintra/Lisboa e so ida de Barcelona/ Valencia, Valencia/Cordoba, Cordoba/Sevilha. Vi no site do Eurail e achei caro o passe pra dois países(Portugal e Espanha), mas nao consigo ver o preco individual das passagens no site deles.

    • Ana Catarina Portugal

      Não precisa comprar passagem de trem nenhuma antes, compre na hora. Sobre o clima, será primavera, às vezes frio, às vezes calor, não tem regra, o ideal verificar um site e clima uma semana antes, assim terá a noção mais exata do que te aguarda. Boa viagem!

  9. karen

    OI Ana,

    Eu novamete aqui lhe pedindo dicas. Agora vou passar um ano por Guimarães e gostaria de dicas de imobiliária e quais são os bairros próximos a Universidade

    • Ana Catarina Portugal

      Karen, sou de Coimbra, portanto, não sei de imobiliárias em Guimarães. NO entanto, veja no site da ERA, que abrange o país todo e é ótimo. Boa estadia!

  10. karen

    Ana,

    Lembro de um ônibus que peguei no aeroporto de Porto para Guimarães. Ainda tem? Qual o nome da empresa que fornece esse percurso, sabes? Será que preciso comprar antes da chegada?

    • Ana Catarina Portugal

      Olá Karen, infelizmente não conheço esse ônibus. Boa viagem!

      • karen

        Era tipo uma Van, micro onibus bem em frente a uma das saidas do aeroporto. Se eu encontrar informações te mando tb. obrigada bjs

  11. karen

    Sobre seguro viagem, quais empresas me recomendas? Faço aqui no Brasil ou posso fazer em Portugal?
    Pensei em fazer aqui para os primeiros meses e depois em Portugal para os demais meses, o que achas?

  12. karen

    Que bom saber disso. Obrigada

  13. karen

    Oi Ana,

    Você tem dicas de hotel ou pousada em Guimarães e em Coimbra?

    • Ana Catarina Portugal

      Em Coimbra tem aqui no blog alguns,já em Guimarães não, 🙁

  14. Maria Inez

    Conheci Guimarães, em outubro 15, seguindo seu roteiro de 1 dia que foi muito valioso e me permitiu andar por Guimarães, cidade maravilhosa, com segurança e tranquilidade. Fiquei fascinada com esta cidade! Cheguei a Guimarães, vindo de Porto, utilizando o comboio (trem). É muito tranquilo e, com seu roteiro, deu tudo certo.

  15. ELIANE VITORINO DE MOURA OLIVEIRA

    Oi, Catarina.
    Irei a um Congresso em Braga nos dias 29 e 30 de Janeiro. De lá, já reservei um Hotel em Guimarães.
    Gostaria de saber se os passeios que citou nesta postagem são passiveis de serem feitos no inverno.
    Eu vou, de qualquer maneira, mas queria saber ser irei aproveitar de fato, pois o que gosto mesmo é de andar a pé pelos lugares, desfrutando os pequenos detalhes.
    Esta época é muito frio nesta região?
    Abraços

    • Ana Catarina Portugal

      Por que você não aproveitaria? Sim, é frio, mas nada que impeça um passeio. Boa viagem! 🙂

      • Eliane Vitorino de Moura Oliveira

        Ana Catarina, que lugar maravilhoso! Fiquei apaixonada. Obrigada!

  16. José Carlos Jabur Cardoso

    Eu e minha esposa vamos ficar em Porto por 5 dias, em breve. Gostaríamos de conhecer as cidades próximas, como Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra. Vi no site do Comboios de Portugal que as viagens são de cerca de de uma hora. Gostaria que você respondesse se é possível fazer Braga e Guimarães em um dia, saindo cedo de Porto e voltando à noite? Qual a sua sugestão?

    • Ana Catarina Portugal

      Sim. É puxado inde de transporte público, mas se for cedo, acho que dá. Boa viagem!

  17. Leonardo Cerdeira

    Oi Ana.
    Estou indo de Brasília com minha esposa, minha sogra e meu pai em final de outubro para PORTO. Gostaria de saber se você tem alguma recomendação de localização para nos hospedarmos, ou até mesmo de Hotel com preço justo.
    Muito obrigado e parabéns pelo blog.

    • Ana Catarina Portugal

      Leonardo, tenho post sobre hotel aqui no blog, dá uma olhadinha. Além desse, recomendo algum que fique perto da Praça dos Aliados, pois poderá percorrer quase tudo a pé. Boa viagem!

  18. Marcelo - Brasil

    Ana, bom dia!
    Ficarei dois dias em Guimaraes, gostaria de ir a alguma vinicola proxima para degustar o vinho verde, você teria alguma sugestão de cave e forma de chegar até ela a partir de Guimarães?
    Muito obrigado

    • Ana Catarina Portugal

      Infelizmente não sei te indicar nenhuma vinícola de vinho verde em especial, mas com certeza no seu hotel vão poder te indicar várias. Boa viagem!

  19. Marcia

    Bom dia! Preciso de sua ajuda, estamos indo para Portugal em fevereiro, nosso voo chega e sai de lisboa! Nosso ultimo passeio e em Guimarães, você acha viável ir ate Lisboa para pernoitar em Lisboa? Nosso voo sai as 16h de Lisboa! Obrigada!!!! Marcia

    • Ana Catarina Portugal

      Sim, você pode pegar um trem no Porto e em 3 horas estará em Lisboa, se for o caso. Se o seu voo da volta fosse do Porto, seria o ideal.Boa viagem!

  20. Carolina

    Olá Ana!
    É possível passar um dia em Guimarães a visitar os principais pontos de interesse sempre a andar a pé, ou seja, sem apanhar um táxi ou outro meio de transporte?

    Obrigada

  21. Mariana

    Ana, legal demais seu blog. Perguntas, pfv: 1) não sou jovem para hostel; há pousadas em Lisboa que sejam limpas, confortáveis e baratas? idem em Braga, Coimbra, Porto, Algarve? 2) há chance de curso intensivo em saúde pública em alguma universidade portuguesa? como se habilitar? 3) vou adquirir seu guia, pretendo ficar em Portugal uns 2 a 3 meses em 2017; mt obrigada

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Mariana, em qualquer uma dessas cidades há hospedagem para todas as idades e preços. Já sobre o curso, não faço ideia, até porque é uma área bem longe da minha, rsrs. Boa viagem! 🙂

    • Monique

      Mariana, fiquei num hostel em Coimbra muito bom, nem parecia um hostel, muito confortável, bem decorado, aconchegante. Acredito que vc não terá problema, pois fui com a minha avó de 77 anos e ela estava de bengala e adorou o hostel, tudo é novinho. Five senses hostel, reservei pelo booking.

  22. Alessandra Guimaraes

    Olá, eu gostaria de conhecer Portugal em marco, será que faz muito frio essa época? Que tipo de roupa eu levo? Quantos dias é o ideal para conhecer Porto, Lisboa, Guimaraes, Coimbra?

    • Ana Catarina Portugal

      Com relação a clima não há regras, Alessandra, mas em geral já não é muito frio. Precisa de no mínimo 1 semana, mas se tiver mais 2 ou 3 dias, ainda melhor. Boa viagem!

  23. Patricia Trindade

    Ola, esou indo para Porto ficar 1 semana na casa de amigos e vamos fazer esse Passeio só queria saber se pode entrar no Castelo?

  24. ELIETE MEDEIROS DE NEGREIROS

    Oi Ana, tudo bem!? Gostaria de saber se há alguma vinícola próximo a Guimarães. Estou pesquisando no Google e não acho nada nesse sentido. Como a cidade é bem pequena, queria visitar uma vinícola por perto para complementar o passeio. Grata.

  25. ANTONIO DE PAIVA PORTO

    Catarina. Para visitar a região do Algarves é mais interessante a hospedagem em Faro ? Qual é o melhor meio de transporte para conhecer aquela região, incluindo Albufeira e Lagos ? Grato antecipadamente. Antonio Porto.

    • Ana Catarina Portugal

      Albufeira é mais central e transporte: carro. Boa viagem!

  26. Gabriela Guimarães

    Amei o post, Ana! Estou planejando uma viagem à Portugal e, por motivos de sobrenome, Guimarães não poderia ficar de fora do roteiro. Já estou empolgada pra conhecer. 🙂

  27. Tânia M. Granzotto

    Bom dia Ana, vou para Portugal no início de outubro, nessa época já está frio? Vou ficar 04 dias no Algarve e estou em dúvida se devo levar roupa de praia (biquini). O que você acha? Agradeço e parabéns pelo seu blog!

    • Ana Catarina Portugal

      No Algarve é possível que ainda consiga ir a praia, mas lembre-se que será outono. Boa viagem!

  28. José Antonio

    Ola Ana Estamos em Portugual a 2 meses ja para decidir onde morar.estamos em duvida Gostamos mais das pessoas da tranquilidade e educação do povo do Norte mais adoramos Praias e as do sul me parece melhor menos vento e frio tem alguma dica de praias do Norte com menos frio e vento e bem agitada com fut vôlei e eventos no verão Pois gostaria muito de morar no Norte

    • Ana Catarina Portugal

      Não sei te dizer e prefiro nem opinar em algo tão pessoal, como um local para outra pessoa mora, entende?!

  29. Karina

    Olá Ana, eh tranquilo ir de Porto para Guimarães de carro ou acha melhor pegar o trem? Já estarei com o carro alugado.

    • Ana Catarina Portugal

      De carro, com certeza! Boa viagem!

  30. cristiane françoise

    oi ana catarina bom dia estou indo para porto em 16/08 queria ficar 2 dias para conhecer e depois ir a Guimarães e Braga. como vou sozinha . tem alguma dica de onibus ou trem. o que é mais bonito. vale a pena dormir em qual cidade. tem dica de hotel ou hostel e entre elas o acesso tambem é de onibus ou trem. minha primeira viagem

    • Ana Catarina Portugal

      Eu escolheria Guimarães para dormir, quanto ao transporte, tanto faz. Veja lá quais os horários que são melhores para você. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *