Apesar de ser uma cidade grande, tem as suas principais atrações turísticas próximas umas das outras, o que torna viável o roteiro de 1 dia em Milão, assim como conhecer praticamente tudo a pé.
O ponto de partida pode ser sua atração mais famosa, o Duomo. É a terceira maior igreja no mundo, em estilo gótico. Para chegar lá, pegue a linha vermelha (M1) ou amarela (M3) do metrô e desça na estação Duomo. A entrada custa € 3 e ela está aberta diariamente das 7h às 19h. Para subir nos terraços existem horários, dias e preços diferenciados, então, verifique no site oficial: www.duomomilano.it
Economia => Seguro Viagem Itália (com desconto)
Roteiro de 1 dia em Milão
? Leia também: O que fazer em Milão (principais atrações turísticas)
Exatamente ao lado do Duomo está a Galeria Vittorio Emanuelle II, a mais chique de Milão. Os preços não são para meros mortais, mas a visitação é gratuita. É linda! Além das luxuosas lojas e cafés, ela serve como ligação entre a Piazza Duomo e a Piazza della Scalla.
Como já indicado, ao atravessar a Galeria Vittorio Emanuelle II, teremos o famoso Teatro La Scala. O seu interior só pode ser visitado durante espetáculos, mas ao lado há um museu aberto à visitação.
Confira => Passeios em Milão e arredores
Se gosta de museus, na via Brera está a Pinacoteca de Brera. Aberta de 3ª a domingo das 8:30 às 19:15h, tem em seu acervo importantes obras de Mantegna, Rafael, Bellini, Caravaggio, Tiziano, entre outros.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Seguindo pela via Pontaccio, entre outras possibilidades, você chegará ao Castelo Sforzesco (7h às 18h – € 5,00), que serviu de residência ao Duque de Milão Ludovico Sforza. Ainda que não queria visitá-lo por dentro, caminhar por sua área, bem como passear pelo parque que há do lado de fora, vale a pena.
Ali ao lado, está a grande estação de trem (e metrô) Cadorna. Passando por ela, um pouco adiante você estará no Cenacolo Vinciano, onde poderá visitar “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Detalhes sobre esta visita, você poderá ler aqui.
E se, para fechar o dia, quem quiser fazer umas comprinhas, ou ao menos olhar as vitrines, não deixe de ir ao famoso Quadrilátero de Ouro (entre as estações Balila e Monte Napoleone do metrô). Todas as grandes grifes do mundo estão lá. A área com as grandes marcas se concentra entre as vias Montenapoleone, della Spiga, Manzoni e Corso Venezzia.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Pesquise opções de hospedagem em Milão aqui
Dica: se quiser dar uma volta geral pela cidade, pegue o tram 1 (Greco/Piazza Castelli), pois ele passa pela maioria dessas atrações, entre outros lugares interessantes. É quase um city tour.
Aqui segue um mapa com o trajeto a pé deste roteiro de 1 dia em Milão (menos o Quadrilátero).
Seguro Viagem Itália com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a Itália?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
No mais, não deixe de ler todas as nossas dicas da Itália já publicadas aqui no blog, de conhecer o nosso Roteiro de 7 dias em Roma e Arredores e nem de aproveitar os ingressos e passeios com descontos em cidades como Roma e Veneza.
? Continue sua viagem para Milão aqui:
- Seguro viagem é obrigatório para a Europa?
- Como comprar ingressos para ver A Última Ceia de Leonardo da Vinci em Milão
- Roteiro de 1 dia ao Lago Como
- Trens italianos: como usar o site da Trenitalia
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 60 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Oi, Só queria acrescentar que, se não me engano, entrar na Duomo não é mais de graça. Fui lá em Fevereiro e tive que pagar pra entrar.
Olá, você sabe dizer se nos aeroportos de Milão, Veneza e Roma tem guarda malas?
Sim.
Olá. Me chamo jorcelina.
Consigo fazer o percurso da piazza Duomo a igreja de santa maria del grazie a pé??? Quanto tempo caminhada daria??? Cpts
Tranquilamente. Se for direto, são uns 20 minutos. Boa viagem!
Boa tarde! Vc sabe informar se é possível comprar na hora a passagem da Estação Central até o aeroporto de Bergamo pela Terravision que é o mais barato, ou devo reservar antes? Sabe dizer se é seguro aguardar na estação por transportes na madrugada?
Que eu saiba, é mais barato pelo site e sobre ser seguro ou não, bom, de madrugada melhor aguardar dentro da estação até o horário do ônibus, ainda que não seja muito perigoso, mas é melhor não dar bobeira. Boa viagem!
Fiquei no Hostel Colours, achei no booking, perto de estação de metrô, bom preço
Ola, voce indicaria uma empresa que faz city tour em Milao, guia em português ?
Obrigado
Não conheço, 🙁
Oi Ana! Tudo bem? Vamos ficar duas noites em Milão, um dia para a cidade e outro para o Como. Precisamos de um hotel bom, bonito e barato para ser nossa base. Alguma sugestão, por favor? Obrigada e um beijo.
Missão impossível, rsrsrsrs. A cidade é cara e nem sempre o hotel vale o preço. Minhas experiências são todas ruins, 🙁 Sobre localização, tente algo perto do Duomo, pois dali você faz tudo a pé. Bjs
Oi Siomara!
Estou em Milão, e estou num Hostel na estação Loreto, é bem localizado aqui, fica na esquia da corso buenos aires e a poucas estações da duomo, achei pelo AirBnb, é o The Best Hostel.
Olá Ana, chamo-me Lara e sou portuguesa. Este ano celebro 30 anos e por isso decidi que a viagem deste ano vai ser especial…Ainda estou no inicio da planificação da viagem, mas em principio ficarei um mês em Itália e vou conhecê-la de norte a sul…Vou aproveitar os vossos roteiros como base para o meu e espero contar com a vossa ajuda preciosa, pois a primeira semana vou passá-la sozinha no norte da Itália! Que aventura! ihihih
PS: Parabéns pelo site, está fantástico!
Que ótimo! Aproveite bastante! 🙂
Ola Ana,
Você sabe me dizer se é preciso comprar o ingresso da Pinacoteca di Brera pela internet ou nesta não tem filas ?
Obrigada.
Mariane
Não sei te dizer…
Li que vc não voltaria mais a milão.
Penso em usa-la como cidade base, mas é feia demais pelo street view do google maps não fui com a cara de milão, o centro de são paulo acho bem melhor. Queria ficar bem localizado perto da estação de trem, mas várias pessoas falaram que é arrumar problema ficar nestes lugares, vi um hotel da rede mercure bem localizado.
Vou ficar 15 dias na itália quero ir em torino,como,garda,verona,veneza,firenze,modena e volto por roma para o brasil.
Agradeço desde já.
Abcs.
Oi Ana
Fui a Portugal ano passado e suas dicas foram excelentes.
Vou a Milão em agosto e quero saber se eu preciso comprar a entrada para o elevador da Catedral de Duomo com antecedência?
Beijos
Oi Maria Luiza! Nunca fui em agosto, mês que tudo fica mais cheio, mas eu acho que não precisa não. Mas, se quiser ficar mais segura, compre. Boa viagem!
Ana, como sempre, suas dicas sao sensacionais!
Que bom que ajudou Gilmara! Beijos
Eu estive três dias em Milão no princípio de Maio e gostei. Em um dia, conseguimos ver bem os pontos turisticos principais. A maioria fica perto e depois com o metro é muito mais fácil. É uma cidade pequena, e sem nos apercebermos começamos a andar às voltas. É uma cidade que vale a pena ser descoberta mas talvez não seja o melhor exemplo de Itália..
Muito legal essa dica, pq Milão muitas vezes é só um ponto de passagem devido a receber muitos voos. No meu caso, eu passei apenas meio dia por lá porque cheguei num voo de manhã e já pegava o trem para Veneza a tarde. O roteiro foi o seguinte: do aeroporto para a Estação de Trem de ônibus. Da Estação fomos andando até a Piazza della Scala, vimos o Teatro, a estátua do Da Vinci e entramos na Galeria Vittorio Emmanuelle. Chegamos na Piazza del Duomo, admiramos esta igreja magnífica, e compramos o imã de geladeira por lá (esse nunca pode faltar hehehe). De lá, pegamos metrô para visitar o Estádio Giuseppe Meazza, ou San Siro. Demos uma volta por fora do estádio para tirar fotos. Voltamos de metrô para a estação de trem e pegamos nosso caminho rumo a Veneza.
Thiago, boa tarde!
Pretendo fazer o mesmo foi tranquilo em meio período, pois logo sigo para Verona/Veneza. Gostaria muito de ver o Duomo e a Galeria.
Obrigada