Roteiro de 1 dia em Verona, a cidade de Romeu e Julieta

Verona, no norte da Itália, ficou mundialmente famosa por ter sido o palco da trágica história de amor entre Romeu e Julieta, imortalizada por Willian Shakespeare. Embora para muitos esse romance não passe apenas de uma peça de teatro, há quem diga que ela tem um fundo de verdade e teria acontecido nos primeiros anos do século XIV.

A história do casal desafortunado arrasta milhares de pessoas até Verona todos anos e, acredite você ou não na sua veracidade, a cidade vale a visita, não apenas pelo clima de romance que está no ar, mas por todos os seus grandes monumentos do período romano – o que lhe rendeu o nome de La Piccola Roma – e do período medieval. Ela é uma cidade que impressiona!

roteiro de 1 dia em Verona

Como chegar, se locomover e o que visitar em 1 dia em Verona

Verona é relativamente pequena, portanto, você consegue visitá-la toda em um dia e, se não tiver “tanto tempo”, digo que até em uma tarde isso será possível. Em uma de minhas visitas eu estava indo de Milão para Veneza de trem. Como Verona fica no meio do caminho, optei por fazer uma paradinha lá. Cheguei depois do almoço, deixei minhas malas num guarda-volume da estação (a Porta Nuova) e fui passear sem pressa. No fim do dia continuei minha viagem.

destino romântico

A grande maioria dos turistas chega à cidade, assim como eu, de trem. Na estação mesmo há um posto de informações onde você poderá pegar um mapa com as indicações de todas as atrações turísticas. Se estiver com disposição e tempo, é possível ir caminhando (basta seguir pelo corso Porta Nuova) até a região em que boa parte do que irá visitar está (uns 2 km de distância). Mas, se esse não for o caso, pegue bem em frente à estação um ônibus (nº 11, 12 ou 13, entre outros) que vá para o centro histórico.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Em menos de 10 minutos você chegará na Piazza Brà, onde, entre outras lindas construções, está a atração mais imponente de Verona: a Arena. Trata-se de um anfiteatro do ano 30 a.C. que é terceiro maior do mundo e encontra-se mais bem conservado do que o Coliseu de Roma; tanto que ainda hoje acontecem apresentações nele.

o que fazer em Verona

Dali, siga pela Via Manzini (peatonal) até a Piazza delle Erbe, o seu segundo ponto de referência. Uma vez aí, além dessa praça com suas construções rosadas, que é o coração de Verona, você estará praticamente ao lado da Casa de Julieta e da Piazza dei Signori.

o que visitar em Verona

Na Via Capello 23 está a suposta casa onde morou Julieta e o famoso balcão onde ela ficava escutando as juras de amor de Romeu. Você atravessa um pequeno corredor para chegar ao pátio que fica em frente à construção e onde poderá ver uma estátua da personagem. Os apaixonados que por ali passam costumam deixar bilhetinhos de amor colados nessa estátua ou nas paredes. Se quiser, poderá visitar a casa (transformada em museu) e chegar até o balcão.

>>> Seguro viagem para a Itália (tem que fazer?) <<<

Casa de Julieta

À título de curiosidade, como o marketing no entorno dessa trágica história não para por aí, há um suposto túmulo de Julieta no Monastério de San Francesco al Corso (Via del Pontiere 35) e, na igreja ao lado, o casal teria se casado.

Ainda na área da Piazza delle Erbe, você tem quase ao lado a Piazza dei Signori, onde está o Palácio do Governo, com a Torre dei Lambertini, e os túmulos medievais dos Scaligeri, que governaram a cidade entre 1260 e 1387.

Sabia que o seguro viagem é obrigatório na Itália?! Cote o seu aqui!

roteiro Itália

Por fim, já no caminho de volta, pegue o Corso Porta Borsari e vá direto até chegar ao Castelvecchio. Atravessando por dentro do castelo você irá encontrar a Ponte Scaligero. Cruze-a para ter lindos ângulos do rio Adige e das muralhas da cidade.

Daí você estará a um pulinho da Piazza Brà, onde tudo começou, e poderá pegar um ônibus de volta para estação, ou, se ainda tiver fôlego, voltar a pé.

Mapa Verona

Caso ainda tenha um pouco mais de tempo, não deixe de visitar também o Duomo (catedral da cidade), o Giardino Giusti (um jardim do século XVI), o Museo Archeologico e o Teatro Romano.

E não deixe de ler também:

– Dicas de Veneza

– Dicas de Roma

– Dicas de Milão

– Dicas de Florença

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da Yes Brasil tem planos de dados que funcionam no mundo todo e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagens para o EUA, Canadá ou México. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba 20% de descontoCOMPRE AQUI!


Não deixe de ler todos os nossos posts com dicas da Itália em geral, bem como de conhecer o nosso “Roteiros de 7 dias em Roma e arredores“!

guia de roma

E aqui você encontra um índice de todos os posts sobre a Itália, pra facilitar a sua vida.

Boa viagem!

✈ Continue sua viagem aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

100 COMENTÁRIOS

  1. Oi Ana
    Pretendo ficar duas noites e Verona e tirar um dia para ir viisitar Padova. Depois sigo para Bologna.
    Ainda nao decidi se irei de carro alugado ou trem . A pergunta é: vale a dormir em Páqdova e voltar no dia seguinte seguir para Bologna? ou melhor mesmo pernoitar duas noites em Verona e passar um dos dias em Pádova.?

    • Sempre que possível, prefiro ficar mais noites em um mesmo hotel, pois é mais prático e menos cansativo, e no seu caso, se quer só um bate e volta para Pádova, acho melhor continuar em Verona. Boa viagem!

  2. Ana, Boa tarde! Estou pretendendo ir a Verona e fazer como vc, no caminho deixar minha mala na estaçao de trem e conhecer a cidade. O guarda volume é grande? Caberia uma mala grande de 30 kgs?

  3. Boa tarde, em que mês esteve na Itália, vi que estava de casaco, estou pensando em ir em janeiro, como é o clima ?

  4. Olá adorei as dicas!
    Mas gostaria de saber qual o nome da empresa do trem que pegaste, por favor, pois estou planejando minha viagem e passarei por Verona, gostaria de comparar os preços de trem e aluguel de automõvel.
    Obrigada! 🙂

  5. Prezada Ana,
    Gosto muito do blog e te sigo no Instagram. Inclusive adquiri esses guias de viagem. Parabéns.
    Gosto de tudo q vc publica.
    Estou planejando viajar com minha mae e vamos a Itália. Quero fazer este passeio de Verona, porem tenho uma duvida. Observando o mapa alguns passeios são grandes caminhadas em se tratando da minha mãe, então pergunto: Tem taxis, onibus de city tour em Verona?
    Desde já agradeço

  6. Olá, vc disse que deixou a mala no locker, como estou indo com a minha mae e vamos pegar um cruzeiro saindo de veneza, queria fazer esse esquema de passar o dia em Verona, saindo de Milão, mas a mala dela é daquelas bem grandes, existem armários grandes tb ? vcs alugaram um armário pras duas malas? Existe algum site que eu consiga ter essas informacoes de dimensoes e preços?

    Obrigada!

    • Não eram armários exatamente, mas sim um balcão onde você entrega as malas e eles guardam, por isso, independe o tamanho da mala. Mas quer um conselho: viajar pela Europa com mala BEM grande é uma tremenda dor de cabeça, ainda mais se vai pegar trem. Reveja a necessidade de levar tanta coisa. Boa viagem!

  7. Olá!
    Adoro os posts seus. Estão me ajudando muito para montar os roteiros.
    Tenho uma dúvida, as passagens de Trem vc compra no dia mesmo? Ou tenho que comprar com antecedência?
    Estou pensando em fazer Verona como vc fez – Milão -> Verona ->Veneza
    E depois de Veneza vou a Firenze. Mas estou em dúvida de como comprar esses tickets de viagem.

  8. Olá, Ana:
    Vou ficar em Veneza 5 dias e reservei um dia para conhecer Verona.
    Algum dica sobre onde comer?

    E o transporte de que fala a partir da estação de trem, onde comprarmos os bilhetes?

    Obrigado

    Cristina

    • Compra na estação ou no ônibus, e sobre lugar para comer, nenhuma dica em especial, pois tem várias opções. Boa viagem!

      • Olá, Ana.

        Apenas para deixar o meu muito obrigado pelas suas dicas sobre Verona. Segui o itinerário que propõs e correu tudo muito bem…. De facto os sitios são bem próximos. O calor é que estava demais, logo quando cheguei na estação às 09.30 h vinda de Veneza.

        Também concordo consigo….. de facto meio dia ou um pouco mais é o suficiente para conhecer os pontos principais desta bela cidade.

        Apenas um senão…. Visitei a Arena. Mas achei o preço excessivo – 10 euros – até porque não se pode aceder a parte do recinto, em virtude dos trabalhos que decorrem por causa do calendário dos espectáculos que ali decorrem no Verão (penso que na semana passada seria a Tosca).

        Por isso, continue o excelente trabalho…..

  9. Boa noite, Ana!!!

    Gostaria de saber o que você acha se dá certo fazer esse percurso que você fez em Verona com um bebê de 1 ano e três meses? Estamos querendo passar o dia em Verona, bem tranquilo, sem pressa. Mas estamos com um bebê. Estaremos em Veneza em novembro, e pretendemos ir passar o dia em Verona. Você indicaria, mesmo com o bebê?

  10. Estarei viajando em junho de Verona para Milão. Penso ficar dois dias no lago de Garda. Minha dúvida é alugar um carro em Verona e fazer este roteiro, ou pegar trem. Só não sei se entre as cidades no entorno do lago como é o transporte. Você tem alguma dica?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here