Roteiro de 1 dia pelo Porto

Escrever sobre o meu país é sempre muito bom e hoje é o dia de falar sobre a cidade em que minha irmã nasceu: o Porto.

O Porto é a segunda maior cidade de Portugal. Apesar disso, é uma cidade que pode ser visitada facilmente em um único dia, pois a maior parte de suas atrações turísticas estão muito próximas umas das outras.

A maior parte dos turistas chega à cidade de trem, pela estação Campanhã. Mesmo ao lado da estação de trem há a estação de metrô, que te levará a quase todos os pontos interessantes.

Se por acaso você estiver chegando de avião, saiba que há metrô do aeroporto do Porto para qualquer parte da cidade.

Economia => Seguro Viagem Portugal(dicas + desconto)

Roteiro de 1 dia pelo Porto

dicas do porto - Roteiro de 1 dia pelo Porto

A minha sugestão de o que fazer em 1 dia pelo Porto é que se comece pegando um metrô para a estação Jardim do Morro. Na realidade, essa estação fica em Vila Nova de Gaia (outra cidade, mas grudada ao Porto), do outro lado do rio Douro. É lá que estão quase todas as caves de Vinho do Porto.

Para chegar a esta estação, o trenzinho do metrô passará por cima da Ponte D. Luís I. A vista compensa!!! Você tem por ali alguns mirantes para o rio, a ponte, a região da Ribeira,… é um verdadeiro cartão-postal.

Depois, use seu senso geográfico (é aí que mora o perigo) e comece a descer a pé em direção à beira rio. Como já dito antes, por aí espalhadas existem várias caves de vinho do Porto e praticamente todas estão abertas à visitação.

Leia também:

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Terminada esta parte, cruze a ponte a pé e, do outro lado, você estará na chamada Ribeira, parte antiga e quase folclórica da cidade. Dessa região partem alguns passeios de barco pela Foz do Douro. Acho que pode ser uma boa pedida se estiver um dia bonito.

Da Ribeira você poderá ainda a pé, seguir para o Palácio da Bolsa, para a Sé Catedral, para a Torre dos Clérigos e em seguida para a Avenida dos Aliados, que é o coração da cidade. Veja o mapa desse trajeto aqui. Toda essa região é antiga. Você passará por diversos prédios históricos.

Vale a pena => Ônibus Hop-On Hop-Off, Cruzeiro e Adega de Vinho

o que fazer no porto - Roteiro de 1 dia pelo Porto

DSC 0485 - Roteiro de 1 dia pelo Porto

Dependendo de sua disposição, uma boa pedida é caminhar até a rua de Santa Catarina e visitar o mercado público. Lá você poderá provar algumas comidas típicas e encontrar produtos bem interessantes (e gostosos).

E se você gosta de arquitetura moderna, uma boa visita é a Casa da Música. Para chegar lá, há uma estação de metrô com esse mesmo nome.

Veja aqui => Passeios pelo Porto

Casa da Música Porto - Roteiro de 1 dia pelo Porto

Existe no Porto aquele sistema de ônibus turístico que faz o tour pela cidade, que pode ser uma boa opção para quem não quer andar tanto. Poupe as energias, porque você encontrará algumas (bastantes) ladeiras pelo caminho.

Uma dica gastronômica: não deixe de provar a Francesinha, prato típico da cidade, ou ainda as Tripas à Moda do Porto. E termine sua refeição com um cálice de vinho do Porto, claro!!!

Se quiser fazer compras, existe um excelente centro comercial na cidade chamado Norte Shopping, acessível pela estação de metrô Sete Bicas.

Dica extra => Excursão de 1 dia para Santiago de Compostela

Gostou da nossa sugestão de roteiro de 1 dia pelo Porto?! Mas já vou te adiantar que você vai achar que é pouco – e é mesmo! – e vai querer voltar. 😉

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>



Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Roteiro de 1 dia pelo PortoAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!
Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.

46 comentários em “Roteiro de 1 dia pelo Porto”

  1. olá Ana, vou passar o reveillon desse ano em Porto com minha família e uma outra família de amigos, estive dando uma olhada na internet e me parece que há a tradicional queima de fogos numa avenida famosa da cidade… essa seria a melhor opção?
    obrigado

    Responder
    • Melhor opção de quê? Há um post aqui no blog sobre ano novo em Portugal, dá uma lidinha. Boa viagem!

      Responder
  2. Oi Ana, Td bem? Você já me ajudou demais na nossa primeira viagem a Portugal. Desta vez, iremos em família, 12 pessoas, sendo duas crianças de 7 e 10 anos. Minha dúvida: Você acha viável este roteiro, em janeiro? Valeria a pena incluir uns 2 dias na Serra da Estrela ( meu sonho)….teremos 9 dias inteiros para Portugal. Muito obrigada, mesmo!

    Responder
    • Qual roteiro? O do Porto? Se for, sim, totalmente viável. E a Serra da Estrela nessa época é bom para quem quer ver neve, 🙂 Boa viagem!

      Responder
  3. Olá Ana!

    Iremos para Lisboa uns dias, e estou na dúvida se vale fazer um bate e volta em Porto, ou é melhor dormir por lá uma noite…um bate volta é proveitoso?

    Obrigado!

    Responder
    • Dormir lá uma noite, com certeza. O Porto não é pertinho para um bate e volta e tem muito o que visitar, seria até um desperdício, 🙂 Boa viagem!

      Responder

Deixe um comentário