Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Vale do Douro – dia 3

Continuando nosso roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal, neste terceiro dia vamos mostrar um passeio ideal para se fazer num bate e volta a partir do Porto: o chamado Vale do Douro, famoso por ser a região demarcada para a produção da uva utilizada para fazer o vinho do Porto e do Douro, famosos mundialmente.

O Vale foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e é nada mais, nada menos, do que a área demarcada de vinhos mais antiga do mundo.

Num passeio pelo rio Douro é possível observar uma linda paisagem de vinhas e das propriedades.

Vamos lá?

Vale do Douro

Vale do Douro

Rio Douro

Para entender um pouco mais a história dessa região, dê uma paradinha no Museu do Douro, em Peso da Régua, e depois escolha alguma das lindas propriedades produtoras para visitar.

No nosso caso, fomos à Quinta Nossa Senhora do Carmo, que, como você pode ver nas fotos, é lindíssima. E lá mesmo almoçamos, acompanhados de excelentes vinhos, claro.

Quinta Nova

De tarde, fizemos um pequeno Cruzeiro de Rabelo, que é a embarcação típica da região, usada para transportar os pipos de Vinho do Porto do Alto do Douro, onde estão as plantações de uva, até Vila Nova de Gaia e Porto, onde são armazenados e preparados para a venda. O passeio dura cerca de uma hora, mas é o suficiente para se encantar pelo lugar.

Visitar Vale do Douro

Passeio pelo Douro

Aproveitamos o finzinho do dia, antes de regressar ao Porto, para conhecer a Quinta do Panascal, uma propriedade do século XVIII à beira do rio Távora, que tem a classificação A, que é a mais alta que se pode dar a uma Quinta.

É possível visitá-la de modo independente usando um áudio-guia. O lugar é lindíssimo e ainda oferece, como não podia deixar de ser, uma degustação de vinhos de produção própria.

Douro

E como o dia hoje foi cheio de visitas a regiões ribeirinhas, o nosso jantar não podia fugir do tema. Fomos ao Restaurante Fish Fixe e nos deliciamos com um prato de peixe.

O restaurante tem um ambiente que mistura o rústico e o sofisticado na medida certa e ainda tem uma bela vista para o rio. E hoje, com a lua cheia que estava, o cenário tornava-se mais bonito.

Fish Fixe

E você, já fez esse passeio pelo Vale do Douro? O que achou? E que Quintas visitou?! Deixe suas dicas na caixa de comentários aqui embaixo!

Acompanhe essa viagem através dos nossos outros posts:

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DescubraPortugallogo.jpg

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: eu, claro, a Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

35 COMENTÁRIOS

  1. Amei o blog e gostaria de estar sempre recebendo informações de viagens, pontos turísticos ,das mais diversas cidades e paises do mundo.
    Obrigada

  2. Oi Patricia este roteiro de 10 dias pelo centro- norte de Portugal e tudo que eu preciso. Estou programando uma viagem de 15 dias pela terrinha e vai ser muito útil para mim. Meu problema maior e que nos nao gostamos de dirigir e os nossos passeios serão de trem, ônibus, taxi, etc. Por isso gostaria que voce
    me ajudasse a montar um roteiro viável com transporte citados. Queria muito conhecer Peso da Regua,
    Pinhão, Guimarães, Braga, Serra da Estrela, Porto, Vila real, Coimbra, Aveiro a partir do Porto onde me hospedarei por 5 ou 6 dias seguindo depois para Lisboa e Alentejo(Évora) se der tempo. Ah! Lisboa e arredores já visitei a 2(dois) anos atras.
    O relato esta excelente. Parabéns.

  3. Oi Ana , tudo bem

    Desculpe pois troquei seu nome, e que estou tonta com todos os sites sobre Portugal que estou pesquisando.
    Aguardo quando for possível a sua resposta.
    Obrigada

  4. Não tem problema Regina! Bom, a partir do Porto vc faz facilmente de trem para Peso de Régua, Guimarães, Braga, Coimbra, Vila Real e Aveiro, saindo da estação de Sâo Bento ou Campanhã. Verifique horários e preços no site http://www.cp.pt. Jà para a Serra da Estrela é mais complexo, pois a serra é enorme e não sei o que quer conhecer por lá. Uma cidade base pode ser a Covilhã, mas para visitar a parte natural só de carro (alugado ou optar por excursão). Mas uma coisa é fato, em 6 dias vc não consegue visitar todos esses lugares, terá que fazer escolhas.
    Boa viagem!

  5. Oi Ana,
    Parabéns por sua publicação, está maravilhosa !
    Cada vez que leio, aprendo muito com sua experiência !
    Estou curtindo de montão e espero continuar a receber as novidades.
    Apareça por aqui !!!!

  6. Oi Ana muito obrigada pela rápida resposta e atenção, pois sei de todos os afazeres
    que tens.
    Gostaria muito de fazer qq passeio pela serra da estrela, pode ser o básico. Tenho como
    fazer bate-volta para lá ou tenho que pernoitar. Sei que a paisagem e muito linda e o queijo
    de leite de ovelha nem se fala. Devo conseguir com facilidade alguma excursão pra lá?
    Da pra fazer Régua, Guimarães e Braga no mesmo dia, Coimbra e Aveiro tb.
    Quantos dias achas que precisaria?
    Muito obrigada mais uma vez, seu site e do Ricardo sao melhores sobre Portugal que encontrei
    ate agora, e já vi mais de dez. Valeu

    • Guimaraães e Braga sim, mas Régua é no Vale do Douro, que é outro coisa e Aveiro e Coimbra em uma dia é muito puxado… Sobre a Serra, pode ser que tenha alguma coisa do Porto ou Coimbra, mas só pesquisando. Boa viagem!

  7. Olá, Ana!

    Estou planejando uma viagem em setembro para Portugal mas gostaria de umas dicas. Já fui uma vez e rodamos bastante, mas como desta vez irei com uma criança de 2 anos, estou mudando o roteiro mas alguns pontos não gostaria de deixar de lado e conhecer uns lugares novos.
    Devemos ficar em torno de 18 dias. Nossa base será Lisboa, até por causa da família, fazendo aqueles bate-volta basicos como Fátima, Sintra, Setubal,etc. Daí, partiremos para o Porto, mas aí que preciso da primeira dica. Tenho vontade de conhecer o Vale do Douro e queria saber se vale a pena passar alguma noite por lá e qual o melhor ponto para se conhecer.
    Do Porto, partiremos para a Serra da Estrela, pois queremos visitar uma parte mais idosa da familia que mora na Venda da Serra e quero voltar numa loja que fica no alto da serra que gostei muito, e seguimos para Évora, parada básica no caminho para o Algarve. Aí entra sua segunda dica: É uma boa opção pernoitar ou passar alguns dias em Évora?
    De Évora, seguimos para o Algarve, ficamos alguns dias e voltamos para Lisboa, para mais alguns dias antes do retorno. Se puder, me indique cidades que valham a pena serem visitadas durante os trajetos.

    • Oi Osmar, de volta por aqui?! 🙂
      Sobre o Douro acho que vale a pena passar uma noite lá sim, de preferência em alguma quinta charmosa. Uma cidade central é Régua, mas o vale não é tão grande assim, então, em qualquer lugar que fique poderá passear bem por lá. Já em Évora uma noite pode até ser, mas não mais, pois a cidade se conhece bem em um dia, a não ser que queira fazer passeios pelas redondezas. Se puder, inclua no seu roteiro lugares como Montemor-o-Novo, Arraiolos, Castelo Branco, Porto Alegre e lá no norte, não deixe de ir pelo menos até Guimarães e Braga. Boa viagem!

  8. É verdade Ana! Depois da outra viagem, em que você e seus colaboradores me ajudaram tanto, não tenho mais como não voltar, rs Sempre muito atenciosa.
    Então, sobre o Douro, fiquei com muita vontade de conhecer Marialva e as ” Casas de Côro” rs. Pode ser que passe por lá, adorei a história e o lugar parece fantástico. Em Évora, devo apenas pernoitar mesmo, após passar pela Serra da Estrela e conhecer um pouco da cidade antes de partir para o Algarve. E tenho muita curiosidade para conhecer Braga e Guimarães, mas não sei se, por estar com uma criança de dois anos, será muito cansativo, mas é um ponto a considerar. Tenho procurado muitas atividades para a minha pequena e já encontrei várias opçoes pelo caminho, inclusive na sua terra natal, Coimbra, com o Portugal dos Pequeninos. Esta será uma viagem pensada para entreter minha pequena e apresentá-la a parte portuguesa da família.rs Obrigado pelas dicas, vou começar a esquematizar o roteiro. Abs

    • Oi Osmar!Em Guimarães há um castelo que pode causar grande curiosidade nas crianças e pertinho de Braga tem Diverlanhoso, um parque de aventuras, que tem atividades adaptadas para crianças também. Sobre Marialva, eu recomendo muito, amei aquele lugar. Na volta, me conte como foi. Boa viagem!

  9. Olá, Ana. Gostaria de visitar o Douro por dois dias e duas noites. Saindo de Porto, qual é a melhor maneira de chegar lá? Como posso transitar entre as quintas e visitar as diferentes atrações? O carro é uma boa alternativa ou um problema para os apreciadores dos vinhos? Se puder ajudar, fico grato. Gostei muito do seu guia de Lisboa em 7 dias, Parabéns.

    • Oi Rodrigo, é justamente o contrário. O carro é que salvará sua vida, rsrs, pois é o melhor modo de transitar entre as quintas. Existem algumas que tem esquemas de transporte, mas você teria que consultar uma por uma para saber. Ou, ir de trem até a Régua e de lá a quinta que você escolher ir te buscar. Mas de novo, você terá que saber se ela organiza passeios pela região (a maioria sim). Boa viagem!

      • Boa tarde Ana.
        Complementando a pegunta do Rodrigo sobre carro e as visitas nas vinícolas… é um problema provar vinhos, beber com moderação, acompanhando as refeições, fazer degustações nas quintas e dirigir?
        Existe algum controle rígido de álcool e direção nessas regiões?
        Pois sem dúvida o carro da muita liberdade para transitar e visitar essas regiões.
        Quando estive na Toscana com minha esposa visitamos lugares em Montalcino que só foram possíveis de fazer no mesmo dia ao uso de carro.

        • Não existe muita fiscalização não, mas isso sempre é uma loteria, claro! Sobre beber e dirigir, tem uma quantidade mínima e se for só provas e beber durante a refeição, não vejo grande problema! Boa viagem!

  10. Oi Ana tudo bem,

    Vc acha que e possível ir ate régua de trem e de lá contratar um pacote ou taxi que nos leve a algumas
    quintas e depois retornar ao Porto no mesmo dia? Ou e melhor nos pernoitarmos em alguma quinta?
    Muito obrigada mais uma vez pela atenção.

    • Oi Regina, a maioria das Quintas tem esse tipo de serviço, é só você entrar em contato com a que quer e combinar. Simples assim! 🙂

  11. Boa noite Ana!

    Adoramos Portugal! Já conhecemos bastante! Menos a rota do Douro que estaremos fazendo no segundo semestre.Gostaria de saber se para conhecer algumas vinicolas mais importantes e passear na região do Douro melhor fazer em quatro ou três dias?
    Desde já agradeço

    Flávio

    • Oi Flavio, dependendo do seu gosto, pode ficar dias, mas acho que em 2 ou 3 dias você visita muita coisa. Boa viagem!

  12. Prezada,

    Vou visitarPortugal da seguinta maneira: chego em Poto dia 25/05/14 e fico por lá por dois dias. No dia 27 vamos conhecer a Região do Douro, seguindo igualzinho a sua dica de um dia por lá. Gostaria de saber se dá para seguir seu roteiro pelo Douro indo de trem ou temos que ir de carro? Como eu me deslocaria da Quinta Nossa Senhora do Carmo para o passeio de barco e depois para a Quinta Panascal? E na chegada e na partida do trem? Fica mais caro ir de carro ou de trem usando traslados? Me parece que o site da Quinta Panascal está desatualizado…
    P.S. Di 28 seguimos destino Lisboa: no dia 28 passaremos por Aveiro e outros (conto com suas dicas), sendo que já queremos dormir em Fátima. No dia 29 continuamos, (mais dicas kkkk) e já dormiremos em Lisboa. Ficaremos em Lisboa dia 30, 31,01,02, partindo no dia 03 de manhã destino Roma. Em nossa estada em Lisboa queremos conhecer Sintra, Cascais e Estoril. Me indique a melhor maneira de organizar estas visitas. Muito obrigada, Virna

    • Eu acho melhor ir de carro, mas vc pode entrar em contato com as quintas, pois muitas tem serviços de ir buscar o cliente na estação de trem. Confirme com elas! Sobre o seu “PS”, não faltam dicas aqui no blog, basta dar uma lida com atenção, pois tudo que você quer saber já temos aqui publicado, ok?! Boa viagem!

  13. Esqueci de perguntar….Será que vale a pena estas excursões de um dia pelo Vale do Douro? As que eu dei uma olhada vão de barco, então me parece que se fica o tempo todo dentro da embarcação, inclusive para as refeições, descendo dele apenas para uma rápida visita a uma quinta. O que você acha? Abraço, Virna

    • Virna, nunca fiz essas de barco até lá, mas acho que valeria mais a pena fazer a de tram, que depois almoça em uma quinta. Praticamente todos os hotéis do Porto podem arrumar isso para você. Boa viagem!

  14. Olá Ana,
    Acabei me decidindo. Vou para o Douro de trem. O pessoal da Quinta Nossa Senhora do Carmo oferece o transfer da estação do Ferrão até lá.
    Quero fazer o passeio exatamente igual a este que você fez e publicou.
    Como eu encaixo este Cruzeiro de rabelo? Onde pego o barco? Desço onde?
    Como eu vou para a Quinta do Panascal? Dá para ir de trem? Pelo que eu entendi é próximo da estação do Pinhão, pois o pessoal da Quinta disse que na volta é só tomar um taxi para esta estação, que fica a 6 minutos de lá…
    Só falta isso para eu terminar de programar a minha viagem, que já está bem próxima.
    Suas dicas sempre me ajudam muito. Grata. Virna

    • Virna! Para a outra quinta vai ser mais difícil, só se for de carro e a Quinta do Carmo não irá te levar com certeza, rsrsrsrs. Veja com a Quinta o passeio de rabelo, pois elas costumam organizar tudo para você. Boa viagem!

  15. Olá,
    Obrigada por todas estas informações tão preciosas!
    Fiquei com uma dúvida, a Quinta Nova disse que não tem passeio de Rabello, com quem você organizou? Indo de trem, para qual estação devo comprar no site de trens? Obrigada Aline

  16. Olá Ana,
    Gostaria de saber se seria interessante sair pela manhã do Porto de comboio para Peso da Régua, lá seria fácil conseguir um passeio de Rabello? Estou pensando em ficar hospedada no hotel Régua Douro (Será que é bom? ) e no dia seguinte pegar um comboio para a estação de Ferrão e embarcar no transfer para Quinta Nova e de lá voltar para o Porto. Obrigada Aline..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here