Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Vale do Douro – dia 3

Atualizado em 09/09/2019

Continuando nosso roteiro de 10 dias pelo Centro e Norte de Portugal, neste terceiro dia vamos mostrar um passeio ideal para se fazer num bate e volta a partir do Porto: o chamado Vale do Douro, famoso por ser a região demarcada para a produção da uva utilizada para fazer o vinho do Porto e do Douro, famosos mundialmente.

O Vale foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e é nada mais, nada menos, do que a área demarcada de vinhos mais antiga do mundo.

Num passeio pelo rio Douro é possível observar uma linda paisagem de vinhas e das propriedades.

Vamos lá?

Economia => Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

Roteiro Vale do Douro

Vale do Douro

Rio Douro

Para entender um pouco mais a história dessa região, dê uma paradinha no Museu do Douro, em Peso da Régua, e depois escolha alguma das lindas propriedades produtoras para visitar.

No nosso caso, fomos à Quinta Nossa Senhora do Carmo, que, como você pode ver nas fotos, é lindíssima. E lá mesmo almoçamos, acompanhados de excelentes vinhos, claro.

Imperdível => Tour Vale do Douro – Degustação de Vinhos, Cruzeiro e Almoço

Quinta Nova

De tarde, fizemos um pequeno Cruzeiro de Rabelo, que é a embarcação típica da região, usada para transportar os pipos de Vinho do Porto do Alto do Douro, onde estão as plantações de uva, até Vila Nova de Gaia e Porto, onde são armazenados e preparados para a venda. O passeio dura cerca de uma hora, mas é o suficiente para se encantar pelo lugar.

Visitar Vale do Douro

Passeio pelo Douro

Aproveitamos o finzinho do dia, antes de regressar ao Porto, para conhecer a Quinta do Panascal, uma propriedade do século XVIII à beira do rio Távora, que tem a classificação A, que é a mais alta que se pode dar a uma Quinta.

É possível visitá-la de modo independente usando um áudio-guia. O lugar é lindíssimo e ainda oferece, como não podia deixar de ser, uma degustação de vinhos de produção própria.

Douro

E como o dia hoje foi cheio de visitas a regiões ribeirinhas, o nosso jantar não podia fugir do tema. Fomos ao Restaurante Fish Fixe e nos deliciamos com um prato de peixe.

O restaurante tem um ambiente que mistura o rústico e o sofisticado na medida certa e ainda tem uma bela vista para o rio. E hoje, com a lua cheia que estava, o cenário tornava-se mais bonito.

=> Leia também:

Fish Fixe

E você, já fez esse passeio pelo Vale do Douro? O que achou? E que Quintas visitou?! Deixe suas dicas na caixa de comentários aqui embaixo!

Acompanhe essa viagem através dos nossos outros posts:

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DescubraPortugallogo.jpg

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: eu, claro, a Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas

37 COMENTÁRIOS

  1. BOA NOITE

    VI NO SITE ROTEIRO DO DOURO QUE TEM VARIOS CRUZEIROS……

    VC CHEGOU A FAZER ALGUM???

    QUE TIPO DE BARCO VC PEGOU??

    COMO É ESSE PASSEIO???

    OBRIGADA

    • Eu fiz o passeio já lá no Douro, com o rabelo, barco típico da região, com duração de uma hora. Ele sobe e desce o rio, passando por algumas vinícolas e plantações. Eu gostei!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here