Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 10/02/2020

Aveiro não poderia ficar de fora do nosso roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal. Afinal, a cidade é linda!

Mas, antes, ainda fomos almoçar em outra pequena, mas linda cidade: Espinho.

Essa é uma das vantagens de Portugal: é um país relativamente pequeno, mas cheio de atrações. Assim, com um pouco de organização e planejamento, podemos conhecer muita coisa em uma só viagem.

Agora vamos ver como foi o dia de hoje.

Economia => Seguro Viagem Portugal (com desconto)

Roteiro de 10 dias por Portugal: Espinho e Aveiro

Hoje de manhã cedinho nos despedimos de Braga – pra onde voltamos para dormir depois de visitar o Parque Natural da Peneda-Gerês – e começamos a “descer” o mapa, rumo à Espinho, cidade praiana abaixo do Porto, a pouco mais de 20 km de distância.

Espinho

Foi uma visita rápida, somente para almoçar e ver um pouco do local. Começamos nossa visita do dia pelo Praia Golf Hotel, que fica de frente para a praia da Baía e ao lado do Cassino Solverde. Alguns dos melhores campos de golfe estão aqui nesta região.

Almoçamos por ali mesmo um belíssimo bacalhau, nosso objetivo na cidade. Depois, rodamos um pouco as redondezas e partimos.

IMG 9599 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Espinho e Aveiro - dia 6

Espinho - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Espinho e Aveiro - dia 6

Aveiro

Depois, fomos para o nosso próximo destino: Aveiro, que muitos chamam de Veneza Portuguesa. O apelido é por conta de alguns canais, pontes e pequenas embarcações que podemos ver por lá, “lembrando” a cidade italiana. Mas tal comparação acaba por não valorizar de fato as belezas tão próprias de Aveiro.

☛ Leia também:

IMG 9645 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Espinho e Aveiro - dia 6

A cidade não é muito grande e, por isso, é possível explorá-la a pé, ou, se preferir, de BUGA (bicicleta de utilização pública gratuita de Aveiro).

Mas se quiser algo diferente e com um toque tradicional, uma boa dica é um passeio de Moliceiro, uma embarcação usada para coletar algas (moliço) e que agora tem função turística. E foi essa a nossa escolha, muito acertada, por sinal.

Como já era quase fim do dia, o panorama ganhou cores ainda mais bonitas, embora tivesse um ventinho bem gelado.

Passeio => Excursão de Meio Dia em Aveiro e Costa Nova com CruzeiroAveiro - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Espinho e Aveiro - dia 6IMG 9765 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Espinho e Aveiro - dia 6

Hoje passamos a noite aqui mesmo em Aveiro, no Hotel Moliceiro, que tem uma linda vista para a Ria* da cidade.

* Ria é um nome utilizado em Portugal, é uma configuração geográfica formada pela foz de um rio... (FONTE).

O hotel é uma graça e cada quarto tem um tema e decoração próprio. Eu fiquei no quarto Design, mas meus companheiros de viagem ficaram em outros totalmente diferente e fizemos uma “excursão” para conhecer o de cada um.

HotelemAveiro - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Espinho e Aveiro - dia 6

Para o jantar, fomos ao restaurante “O Bairro”, que tem uma atmosfera mix de retrô e modernidade, com pratos preparados pelo chef Tiago Santos.

Além de entradas e sobremesas ótimas, ele nos preparou uma releitura da Chanfana, que é um prato bem tradicional feito com carne de cabra e um dos favoritos do meu marido, que infelizmente não estava aqui para experimentar…RestauranteOBairroemAveiro - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Espinho e Aveiro - dia 6

Amanhã tem mais, mas não deixe de ver também o que fizemos nos outros dias:

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Espinho e Aveiro - dia 6Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DescubraPortugallogo2 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Espinho e Aveiro - dia 6

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: eu, claro, a Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *