Já foram muitas as nossas viagens pela Itália, cada vez com um roteiro diferente, ainda que alguns na mesma região. Mas desta vez resolvemos explorar o sul da Itália, parte onde ainda não tínhamos estado, pois o máximo que já tínhamos descido no mapa foi até Sorrento, porta de entrada da Costa Amalfitana.
Neste post vou apresentar de forma bem esquemática o nosso roteiro de 10 dias pelo sul da Itália, com chegada e partida através do aeroporto de Roma e destaques para a Costa Amalfitana, as ilhas de Capri e a Sicília e, claro, mais uma vez Roma!
Então, vamos ao roteiro?!
Economia => Seguro Viagem Europa (dicas + desconto)
Confira => Passeios em Roma e arredores
Roteiro pelo sul da Itália
? Leia também:
- Qual a melhor época para viajar para a Itália?
- De Roma à Sicília de carro, passando pela Costa Amalfitana (sem GPS)
- Como tirar a carteira internacional de motorista (PID)?
- Roteiro de 10 dias na Itália (norte e centro)
Roteiro Costa Amalfitana
DIA 1
Desembarcamos em Roma de manhã cedinho e no aeroporto mesmo já pegamos o nosso carro alugado.
Ainda ali pelos arredores percebemos que o nosso GPS não estava funcionando, mas num acesso de loucura e aventura, resolvemos continuar assim mesmo, seguindo placas para o sul da Itália e o velho e bom mapa de papel.
Essa história em detalhes conto no post: “De Roma à Sicília de carro (sem GPS)“.
+++ Alugue sem carro sem pagar iof e podendo parcelar em até 12x
De Roma, fomos direto para as ruínas de Pompeia. Ainda que eu já conhecesse, estava com amigos que nunca tinham ido e, afinal, voltar lá não era nenhum sacrifício.
+++ Reserve ingresso para entrada prioritária em Pompeia aqui! +++
Depois almoçamos ali mesmo, já no meio da tarde, e seguimos então para o nosso destino final do dia: a pequena cidade de Maiori, uma das últimas da Costa Amalfitana, e onde ficaríamos hospedados em um apartamento que alugamos pelas próximas 3 noites.
Apesar da distância em quilômetros ser pequena, demoramos quase 2 horas para chegar, pois em parte do caminho já era noite e, como a estrada é bem estreita e com muitas curvas, toda atenção era necessária. Nem querendo seria possível andar com muita pressa!
Km rodados: 300
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
DIA 2
Tiramos o segundo dia para explorar as 3 principais cidades da Costa Amalfitana: Ravello, Amalfi e Positano.
Como todas são bem pequenas e umas próximas às outras, foi muito tranquilo. Como estávamos no inverno e não íamos fazer praia, o nosso tempo era só para bater perna mesmo.
Por um questão geográfica, nossa primeira parada foi em Ravello, que fica bem no alto das montanhas, a 9 km de distância. Como chegamos por volta das 9h, foi tranquilo conseguir estacionamento.
A cidade é minúscula e uma graça. Explorá-la a pé é muito tranquilo e foi o que fizemos. Ficamos ali por mais ou menos 1h30.
Confira => Passeios em Positano e arredores
Depois, seguimos para Amalfi (mais 6 km), que foi a cidade que mais gostei. Como já era um pouco mais tarde, conseguir um estacionamento demandou mais tempo, mas conseguimos.
Assim como Ravello, ela é bem pequena. O seu destaque, além das casas “penduradas” nas pedras, é o Duomo, imponente catedral do século IX. Percorra suas vielas sem rumo, pois é impossível se perder, mas há boas surpresas para encontrar.
Mais 18 km e chegamos ao nosso destino final do dia: Positano, considerada a joia da Costa Amalfitana.
Ao se aproximar, você já vê muitos carros estacionados à beira da estrada, na entrada da cidade, e logo se desespera e pensa: “onde vou estacionar?“
Relaxe! Entre na cidade e vá, literalmente, descendo em direção ao mar, pois no caminho você passará por vários pátios de estacionamento, inclusive alguns bem perto do centrinho.
Foi em Positano que almoçamos, num restaurante bem lá embaixo, na beira da água. Se fosse verão, essa seria a hora de curtir uma prainha, mas como estávamos em pleno 31 de dezembro (inverno), ficamos só no passeio.
E antes que você ache uma loucura ir para lá no inverno, eu digo que não é, pois o “frio” é pouco, as cidades ficam menos lotadas (mas ainda cheias) e menos caras, ou seja, ótimo para quem quer relaxar e curtir o lugar menos muvucado.
Confira => Passeios para fazer pela Costa Amalfitana
No fim da tarde voltamos para Maiori, curtindo um belo pôr do sol na estrada, que é linda!
Como era véspera de ano novo, tínhamos que preparar a nossa própria ceia e comemoração. Como estávamos numa cobertura alugada, pudemos ver a queima de fogos na praia, sem precisar descer: nossa “mini Copacabana”. Foi divertido!
Km rodados: 60 (ida e volta)
Economia => Seguro Viagem Itália (dicas + 20% de desconto)
DIA 3
Apesar de termos ido dormir mais tarde, acordamos cedo e dirigimos até Sorrento (38 km), onde pegamos o barco que leva para Capri. Ele sai do porto da cidade e a viagem até lá leva 20 minutos.
A chegada a Capri é linda! Assim que desembarcamos, pegamos o funicular que leva até o alto da ilha.
Dali começamos a nossa exploração a pé.
Ainda estava tudo bem calmo, pois como chegamos cedo (considerando que era um pós-réveillon), a maioria das pessoas estava dormindo. Já pela hora do almoço, o movimento começou.
A nossa ideia era fazer na parte da tarde o passeio de barco que roda a ilha e vai até a famosa Gruta Azul, mas por falta de condições no mar os barcos não tinham autorização para sair do porto; então, muito decepcionados, resolvemos ir embora e aproveitar o resto do dia em Sorrento, que é uma cidade muito bonitinha.
Km rodados: 76 (ida e volta)
Agende aqui –> Melhores passeios em Capri
Roteiro Sicília
DIA 4
Era hora de partir rumo ao sul da Itália, para a Sicília, e como a viagem era bem longa, saímos, mais uma vez, cedo. Demos ainda uma voltinha por Maiori, nossa casa nestes dias, para tirar mais algumas fotos, e dirigimos até Salerno, a última cidade do Costa Amalfitana.
Salerno já é uma cidade “grande” para a região. Lá visitamos o Duomo e fomos até a beira-mar. Não tínhamos o objetivo de visitar de fato a cidade, mas só de dar uma olhadinha nela, já que estava no nosso caminho.
Depois, foram 430 km até próximo de Reggio Calabria, bem no sulzinho da Itália (a ponta da bota). Era lá de perto, da Villa San Giovani, que saía a balsa que faz a travessia dos carros para a cidade de Messina, já na Sicília. A travessia demorou uns 20 minutos e custou 46 euros (carro e pessoas).
Dica => Seguro Viagem Europa Barato (os 5 mais contratados)
Pensou que este seria nosso destino final?!
Não! Ainda faltavam 96 km para a Catânia, que serviu como a nossa cidade base durante os 3 dias que ficamos na Sicília.
Lembra que estávamos sem GPS?
O “x” da questão era como encontraríamos o nosso hotel, o Ideal Hotel Catania Ognina, já que a Catânia é uma cidade grande.
Bom, paramos num posto de gasolina para perguntar (isso seria o básico, né?!) e perguntamos a um senhor, que não conhecia, mas pegou o seu celular e telefonou para saber onde era. Para nossa sorte, este senhor estava indo na mesma direção do hotel, então ele nos disse para ir seguindo o carro dele e alguns minutos depois estávamos lá direitinho. Foi ou não foi um anjo?!
Km rodados: 550
>>> Pesquise aqui opções de hospedagem em Catânia <<<
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!DIA 5
Logo cedo, começamos nossas visitas pelo Monte Etna, o maior vulcão da Europa e ainda ativo.
Apesar de ser bem perto da Catânia, chegar até lá ainda demanda um tempo, pois a subida é longa e com muitas curvas.
Para chegar ao alto do Etna, fomos seguindo as placas que diziam Etna (claro) e Zafferana Etnea. Depois, uma vez circulando a montanha, seguimos tudo o que indicava para Etna Sud.
Ao chegar à base do vulcão, ainda é preciso subir um teleférico. Infelizmente, na hora que chegamos lá no alto formou-se um grande nevoeiro, atrapalhando bastante a nossa visão, mas valeu a aventura assim mesmo!
Imperdível => Excursão ao Vulcão Etna e Tarde Visita a Taormina
Depois dirigimos até a cidade de Taormina, considerada a mais bonita da Sicília. E, sim, ela é linda!
A atração turística principal da cidade é o seu muito bem conservado Teatro Grego, pendurado no alto da montanha e à beira-mar, o que acaba por garantir uma vista espetacular para o Golfo de Naxos e para o Monte Etna.
No mais, basta se perder por suas ruas, passando pelo Corso Umberto I, Piazza Vittorio Emanuele e Piazza del Duomo, ou ainda descer de teleférico até a base da montanha, onde fica a praia de Mazzarò.
Para quem for de carro, como nós, saiba que o carro não pode circular no centro histórico, mas logo que você deixar a estrada irá encontrar um estacionamento. Pare aí, que eles mesmos têm uns miniônibus (gratuitos) que te deixam na porta da cidade. Bem tranquilo!
Km rodados: 170 (ida e volta)
DIA 6
No sexto dia de nosso roteiro, dirigimos 165 km até a cidade de Agrigento para visitar o famoso Vale dos Templos (Valle dei Templi), uma área com mais de 1,3 mil hectares que um dia foi a cidade grega de Akragas.
A principal atração é o Tempio della Concordia, um dos mais bem preservados templos gregos existentes. Ele é impressionante e superfotogênico, por isso acabamos tirando milhares de fotos dele, em diferentes ângulos.
Economia => Seguro Viagem Itália (dicas + 20% de desconto)
Depois, demos uma voltinha pelo centro da cidade, cuja rua principal e de referência é a Via Atenea.
Na volta para a Catânia, demos uma paradinha no Sicilia Outlet Village, que tínhamos visto na ida para Agrigento.
Km rodados: 330 (ida e volta)
DIA 7
No nosso último dia na Sicília, percorremos 66 km até a cidade de Siracusa, cidade onde nasceram Pitágoras e Arquimedes. Para mim, que era recém-formada em filosofia na ocasião, aquela era uma visita imperdível.
Além disso, a cidade tem como principal atração o Parco Archeologico della Neapolis (maior cidade do mundo antigo), onde se encontra o Teatro Greco, ainda maior que o de Taormina, e onde foram encenadas muitas peças do dramaturgo grego Ésquilo.
Como alguns leitores sabem, teatro foi a minha primeira formação universitária, logo esta cidade tinha tudo a ver comigo.
Como é uma área bem grande, esta visita te toma um bom tempo. Depois disso, demos uma volta por uma região chamada Ortigia, que é a parte insular da cidade e cujo coração é a Piazza Archimede.
No começo da noite, demos uma paradinha no Ikea para umas comprinhas e depois devolvemos o nosso carro no aeroporto, pois era hora de dar adeus ao sul da Itália e voar de volta para Roma, onde terminaríamos nossa viagem.
Km rodados: 130
Roteiro Roma
DIA 8 e DIA 9
Em Roma, ficamos no hotel Des Artistes, que recomendo muito. Como já estivemos na cidade várias vezes, tínhamos um roteiro mais livre, ainda que conosco estivessem pessoas que nunca haviam visitado a cidade e precisávamos mostrar o básico.
Seguimos basicamente o roteiro de 2 dias, que já publicamos aqui no blog, com algumas pequenas varáveis, como uma visita à Catacumba de São Sebastião (onde fica, inclusive, o túmulo do santo), ao invés da catacumba San Calisto, que estava fechada.
Confira => Passeios em Roma e arredores
Outra atividade diferente que fizemos foi participar da audiência com o Papa Francisco: simplesmente emocionante, mesmo para os não religiosos, como eu. Escrevemos detalhes neste post: como conseguir ingressos para a audiência com o Papa.
Dica => Seguro Viagem Europa Barato (os 5 mais contratados)
DIA 10
No nosso último dia, pela manhã, demos uma fugidinha para visitar a cidade medieval de Orvieto, a 1 hora de trem.
O ideal seria ter passado o dia todo lá, pois ela merece, mas começou a chover bastante, o que atrapalhou muito a visita.
Por causa da chuva, voltamos mais cedo para o hotel e, como era nosso último dia, tivemos um pouco mais de tempo para nos preparar para a volta e pegar o nosso voo de retorno para casa.
Imperdível => Excursão de 1 Dia a Assis e Orvieto saindo de Roma
Gostou desse nosso roteiro pelo sul da Itália?! 🙂
Seguro Viagem Itália com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a Itália?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
No mais, não deixe de ler todas as nossas dicas da Itália já publicadas aqui no blog, de conhecer o nosso Roteiro de 7 dias em Roma e Arredores e nem de aproveitar os ingressos e passeios com descontos em cidades como Roma e Veneza.
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 60 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Oi! Obrigada por tantas dicas! Acha que com 19 dias inteiros daria para fazer Itália Norte, centro e Sul de carro?
Sim, ao menos para os destinos principais. Boa viagem!
Conteúdo show! Uma dúvida… em qual aeroporto vocês deixaram o carro para voar de volta para Roma?
Abraços!
Olá! No da Catânia!
Gostei de suas dicas e seu roteiro. Já fizemos uma vez o norte da Itália, incluindo Toscana, de carro alugado em Roma, com retorno de de trem Milão – Roma. Agora estamos planejando Itália-Sul dentro de 15 dias, aproximadamente. Minha dúvida ainda é meio de transporte, se trem ou carro. Mas já que estamos em 4 pessoas, acho que o melhor ainda é de carro, embora preocupa a questão de estacionamento na Costa Amalfitana.
Eu faria de carro. Tem muito mais liberdade de ir e vir e ali tem muitos cantinhos interessantes.
Esse roteiro de 10 dias com tudo, carro, combustível, alimentação, hospedagem e outros gastos por quanto sairia em Reais e ou Euro?
Qto vcs gastaram à época?
Ai Tânia, vou ficar te devendo essa resposta, pois não tenho mais esse valores. E de todo modo, tudo depende do padrão de vagem de cada um: tipo de carro, tipo de hospedagem…..
Oi, Ana Catarina! Tudo bem?
Pela sua experiência, acha possível realizar uma viagem próxima a essa com 20k, para um casal, no fim de maio?
Sim, acho que dá sim! Sem luxo, mas dá!
Parabéns pelo blog! Gostei muito do roteiro do sul da Itália e saber que vocês foram no inverno e foi legal! Iremos em janeiro próximo e queremos conhecer, especificamente , a Sicília. Pensamos em ir de barco de Genova a Palermo e a partir daí, ainda não sabemos se alugar ou não um carro!!! Pelo teu relato, já tive um “norte”! Valeu! Abraço ?
Fico feliz em saber!
BOM DIA AMIGOS
,MEU NOME É ADRIANO DO RJ
GOSTEI MUITO DO SITE DE VOCÊS E DAS DICAS SOBRE O SUL DA ITALIA . EU PRETENDO LEVAR MINHA AMADA ESPOSA NO SEGUINTE TRAJETO :CHEGAR EM VENEZA PASSAR 2 DIAS , DE TREM ATÉ ROMA PASSAR DOIS DIAS , E DEPOIS IR PARA O SUL.
EU FIZ AS MINHAS VIAGENS DE ÔNIBUS PORÉM AGORA PRETENDO IR DE CARRO. ALGUNS PROBLEMAS AS PESSOAS TEM RELATADO, POR EXEMPLO ,FALTA DE ESTACIONAMENTO NOS LOCAIS COM PREÇOS SÃO MUITO CAROS QUANDO ENCONTRAM.
SOBRE O SUL DA ITÁLIA VOCÊS ACONSELHAM IR DE TREM E NOS LOCAIS QUE VAMOS DESCER PEGAR UM TRANSFER OU ÔNIBUS?
UM GRANDE ABRAÇO E OBRIGADO
Olha, em Roma e Veneza não aconselho carro não, mas já para seguir de Roma para o sul, acho bem tranquilo e te dá mais liberdade de passeios. Boa viagem!
Gratidão imensa pela iniciativa de suas postagens. Penso que seja de grande valia quando nos preparamos para as viagens! Já estamos nos preparando para a costa amalfitana em maio/2021, e os post têm sido ótimos pra isso.
Pretendemos ficar em Sorrento e ir, a cada dia, pra duas cidades da costa. Pelos posts que acessei, percebi que estar de carro, muitas vezes, acaba sendo mais complicado do que utilizar transporte público. Vc acha que fazer esses trajetos de barco seria mais viável?
Olha Maria, pelo contrário, nós fizemos de carro e eu achei que foi ótimo, pois nos deu muita liberdade. De barco só fiz para Capri, porque não tem outro jeito, rsrs. Aposto que vão amar essa região da Itália. Boa viagem!
Parabéns pelo seu blog!!!Qto a viagem ao sul italiano gostaria de saber se vcs voltaram de carro para Roma ou devolveram o carro no final do percurso ou pegaram um vôo doméstico de volta.Onde? Outra pergunta se foi muito complicado para estacionar ,pois da última vez que retornamos a Itália tomamos uma fortuna em multa.
Devolvemos o carro na Catânia e voltamos de avião para Roma. Quanto aos estacionamentos, não tivemos problemas não. Boa viagem!
Ana, boa tarde! Estou de olho na região e seu blog veio a calhar. Pensei em fazer o sul da Itália incluindo Puglia, mas não estou tão animada com o que vejo. Sicília me parece mt bonita, daí no lugar de Puglia ou outra região, cheguei a pensar em fazer exatamente o roteiro que vc fez, indo lá pra baixo mesmo. Só penso em incluir Nápoli, que vc não menciona. Tirou por alguma razão especial? Vi que vc pegou carro num lugar e devolveu no outro. Isso saiu mt mais caro? Pq o ideal é sempre devolver onde se pega, não?
Não coloquei Nápoles porque já tinha ido antes, mas fomos a Pompeia, que é do lado. O ideal é devolver o carro no mesmo lugar, mas isso demandaria um tempo de retorno que eu não tinha. Saiu um pouco mais caro, mas compensou, pq eu gastaria com gasolina e hotel no caminho, então, ficou quase na mesma. Boa viagem!
Oi Tudo bem?,gostaria que vc me ajudasse a fazer um.roteiro para o sul da italia,pois ja conheço ,roma,firezze,venezza
Oi Adriana, não fazemos roteiros personalizados, ok?! Aqui no blog publicamos dicas e roteiros para que sejam adaptados por cada leitor. Por exemplo, no seu caso que quer o sul, aqui já tem um roteiro de Roma para baixo. 😉
Espero que ele – e outros textos – possam te ajudar. Qq coisa, monta o seu e me manda, que te digo se está ou não viável. Boa viagem!
Desculpe a ignorância mas vc deixaram o carro na volta em Roma ou em Siracusa?
Luiz, no final do texto eu digo “… depois devolvemos o nosso carro no aeroporto, pois era hora de dar adeus ao sul da Itália e voar de volta para Roma…”;-)
Boa viagem!
Olá, gostei bastante do roteiro descrito, estou na Itália e pretendo ir ao Sul está semana ainda, estou rodando pelo norte e o valor do pedagio não é tão barato, para a região sul vcs gastaram muito?
Gastei 28 euros. Boa viagem!
Bom dia, Ana!
Gostaria de saber qual o mês da sua viagem. Gostaria de viajar para o sul da Itália para aproveitar um pouco as praias, mas sem passar muito calor!
Esta em especial foi em janeiro, bem pero da virada do ano. Boa viagem!
Prezada Ana,
Realizamos viagem de cerca de 15 dias pelo sul da itália e Roma. Suas informações de percursos, locais de hospedagens, dicas de locais a serem visitados, etc. nos foram de muita utilidade, motivo pelo qual agradecemos.
Que ótimo saber! Obrigada!
Ana, esta tradução juramentada é possível fazer aqui mesmo no Brasil?
Cidadãos brasileiros não residentes na Itália
Nacionais brasileiros que não residam na Itália, ou residam por um período máximo de um ano, para dirigir um veículo motorizado no país podem, alternativamente:
A. Produzir, na Itália, a tradução juramentada da “Carteira Nacional de Habilitação”. A CNH brasileira deve ser válida e acompanhada pela tradução oficial. (Artigo 135 do Decreto Legislativo 285/1992 do Código da Estrada).
B. Solicitar, no Brasil, a “Permissão Internacional para Dirir” ( PID ), emitida pelas Secretarias Estaduais de Trânsito ( DENATRAN ). A Convenção de Viena de 1968 padronizou a carteira de motorista modelo, facilitando a identificação do motorista e do veículo que ele pode dirigir.
NOTA: Conduzir um veículo a motor sem a autorização necessária pode resultar em violação e retirada do veículo.
Guilherme, basta tirar no Detran a PID. É super simples. Boa viagem!
Boa tarde Ana, iremos em 2 casais visitar a Itália e teremos 30 dias visitando, onde podemos conseguir mapas das regiões da Itália? Tem como comprar ou conseguir aqui no Brasil? nos consulados é possível conseguir?
Incrível e fascinante teu relato e dicas. Tens relatos para o norte da Itália?
Grato.
Aqui não sei, eu comprei lá. E sim, tempo posts sobre o norte também. Boa viagem!
Boa tarde Ana Catarina, estive a ler algumas coisas das suas viagens e fiquei encantada, parabéns, bem escrito, resposta fácil e percetiva.
Ana gostava de fazer uma viagem a Itália em Novembro, gostava de partir do Monaco, pois fiz uma pela cote Dazur que terminou aí, tem algumas dicas para né dar.
Obrigado
Infelizmente não, 🙁
Ana, gostamos muito de suas postagens, queria tirar algumas duvidas sobre o trajeto que vocês efetuaram de Maiori para Catânia, vocês fizeram muitas paradas para descansar e para abastecer? Pelos cálculos parece ser 7hs dirigindo, isso deve ter sido cansativo. E a estrada era muito boa para dirigir? Essa balsa de Reggia para a Sicilia tente toda hora? E ela é segura?
Levamos o dia todo, paramos em alguns pontos, mas só abastecemos uma vez. E sim, a balsa tem toda hora e as estradas são ótimas. Boa viagem!
Adorei tuas dicas, anotei todas e vou montar nossa viagem. Obrigada e espero tuas novas postagens
Gostei de sua atenção, obrigado.
Você tem alguma informação sobre o material Guias de Viagem Roteiro Profissional. Como comprá-los, qual o tipo de material. e preços.
Se puder informar, agradeço.
Zulmir
De onde é esse tal Guias de Viagem Roteiro Profissional? Não conheço.
Olá Ana,
Gostei de suas informações, pois iremos (quatro amigos) fazer este mesmo roteiro (Roma – Sicília), também de carro em abril de 2017. Gostaria de saber o preço, mais ou menos, dos hotéis nesta época e se é fácil conseguir, já que vamos sem reserva, como também das refeições. A cidade de Pietrelccina está no nosso roteiro.
Obrigado n
Zulmir
Zulmir, nãoa faço ideia de preços, pois varia demaaaaaaaaaais, tanto de lugar, categoria de hotel, dia…. Entre em sits de busca de hotel para simular. Boa viagem!
Olá Ana, adorei seu roteiro! pretendo passar por lá na minha lua de mel.. se não for muito abuso, eu gostaria de saber quanto mais ou menos preciso levar de dinheiro para essa viagem? e começo de setembro você acha ruim?
Impossível fazer esse tipo de cálculo para outra pessoa, pois depende de mil fatores diferentes, rsrs. O cálculo internacional é 60 euros/dia, mas isso é bem relativo. Boa viagem!
Ana, Adorei seu roteiro e as informações que postou. Poderia me informar de qual aeroporto da sicília saiu seu voo ? e qual a empresa aérea que utilizou?. Pois estou montando um roteiro muito próximo do seu.
Foi da Catânia com a Alitalia. Boa viagem!
Olá Ana.
Como seria fazer esse roteiro no inverno? As estradas ficam transitáveis?
Estamos pensando em ir em fevereiro. Quais tuas sugestões?
Agradeço,
Este roteiro foi feito em janeiro, auge do inverno, rsrsrs, então, acho que já te respondi, né?! Super tranquilo!
Oi tudo bem? Estou pensando em fazer um roteiro parecido em fevereiro. Por acaso sabes como são os trens nesta regia?
Na Costa Amalfitana não tem trem,só até Sorrento 🙁
Oi amei todas as dicas principalmente os do sul da Itália,pois não conheço ainda.Agradeco bastante vai ser muito útil para quando formos até lá.Eu quero viajar para a Itália, também eu gostaria de falar italiano. I scribbo hum pouco de italiano, porque eu Piache
boas dicas, vou aproveitar suas dicas, estou partido de Turim, descendo até a Siciilliia, sem reservar hoteiis. Agradeço as dicas.
Olá
Fiquei encantanda com sua viagem pela costa amalfitana, estarei fazendo um curso em Malta em abril e resolvi reservar uma semana para percorrer um roteiro parecido com o seu, pretendo alugar um carro, porém tenho um dúvida, posso alugar um carro em uma cidade ao sul, como catania e devolvê-lo em Roma onde embarcarei de volta para o Brasil? Desde já agradeço
Sim, só terá que pagar por isso. Boa viagem!
ola ana , e a segunda vez q vou a italia e a primeira na costa , qual a melhor cidade para ficar..
Para mim em alguma das pontas, Sorrento ou Minore, mas há que prefira ficar no meio, em Positano (bem mais caro). Boa viagem!
Oi Ana, esse passeio pela costa amalfitana parece bastante interessante, estou pensando em faze-lo em agosto de 2016…Estou olhando hotéis, e tenho vontade de ir sem reservar hotel para ficar mais livre, sera que é arriscado??? Corre-se o risco de não encontrar? ou de valores muito altos….
Obrigada pela atenção!!!
Com certeza, pois agosto é altíssima temporada: tudo lotado e caro!
Ana, parabéns pelo site.
Qual a tua sugestão para chegarmos até a Grécia, saindo de Bari e retornando a Bari. Navio, avião, etc.
E o que visitar em 3 noites na Grécia.
Grato,
Eudes
Eudes, nunca fiz esse trajeto, nem estive em Bari, então, não tenho como te ajudar, 🙁
Me diga depois como foi! Boa viagem!
Ola Ana
Vamos, eu, minha esposa e um filho de 14 anos.
Estaremos na italia em dezembro/2015.
Temos de domingo a quarta feira para visitar o sul da italia…(nosso voo sai de Roma, na quinta feira pela manha)
O que vc sugere?
Pegar trem ou carro?
Descer de trem e subir de carro, ou vice versa?
voce acha que em tao pouco tempo vale a pena descer ate a sicilia? ou ficar nas tres cidades que vc indicou proximo a Positano?
Tem algum estadio de futebol interessante no caminho (meu filho acha isso uma visita obrigatoria)?
Abs
Alfredo
Acho que para ir até a Sicília fica apertado. Foquem na Costa Amalfitana. E podem ir e vir de carro, que terão mais liberdade. Sobre estádio, talvez tenha em Nápoles, mas não sei dizer, pois de futebol não entendo nada, rsrs. Boa viagem!
Oi Ana!
Vamos no inicio de janeiro, quase o mesmo roteiro, conheço o norte no inverno e sei como é o frio por lá. Mas e o sul, que clima e temperaturas esperar? Obrigada e abs
Isso é muito relativo, mas teve dia que andei sem casaco, pois o sul é bem menos frio. Boa viagem!
Oi Edna, tudo bem?
Foi em Janeiro para o Sul?
Como estava a temperatura?
Bjs
Ou Ana. Quero fazer só Costa Amalfitana e Sicilia entre final de abril e início de maio do ano que vem. Vc acha que a época é apropriada ?
É a melhor possível!
Oi Ana! Vou fazer uma viagem parecida com a sua… Na mesma época, inclusive… Reveillon… Gostaria de saber como foi a travessia para Capri?? Mar muito agitado?? As embarcações são grandes ou pequenas??
Um abraço!
Mar calmo e barcos médios. Boa viagem!
Parabéns pela viagem Ana, realmente espetacular!!! Me deu varias dicas para nossas próximas férias!
Ola Ana!!!
Estarei na Italia de 01 a 17 de janeiro. Já estive de na parte Norte. Foi na primavera! Agora devo ir para a parte sul. Também devo alugar um carro e fazer esse teu mesmo roteiro. Porem estou penando em fazer o retorno por Bari…. (pela Outra costa), subindo o salto da Bota! Gostaria de saber como estava a temperatura nessa tua viagem!
Estava bem agradável, alguns dias até pude ficar sem casaco, como podes ver nas fotos. Boa viagem!
Fiz a viagem! Lembrei várias vezes das tuas postagens! Cheguei em Roma e nada do GPS funcionar! Também não mandei buscar os satélites (pode ter sido esse nosso erro)! Como não tinha saído da locadora, comprei um por 60 Euros! Foi bom e ruim! Me colocou em cada beco, que so passava meio carro…. em cada estrada cheio de buraco, até que resolvemos analisar o mapa antes de traçar o percurso, dai melhorou! Não seguíamos cegamente o GPS. ele passou ser somente um apoio! Abraço
Imagino o perrengue, rsrsrsrs
Oi Ana,
Adorei o seu roteiro, pretendo fazer um igual nas minhas férias..quero ficar 10 dias tb e agora com suas dicas acho que vou alugar um carro e ter essa comodidade de fazer tudo no meu tempo.. vc poderia me dar a dica de quanto devo juntar para esta viagem?? não estou conseguindo fazer este cálculo com o aluguel de carro, então se puder falar um valor geral eu agradeço. Obrigada e boa viagem!!
Sra. Ana
Adorei seus comentários a respeito de sua viagem pela costa amalfitana, gostaria se saber qual o custo de sua viagem com acompanhante.
Boa tarde, Ana!
Gostei das suas dicas sb a Costa Amalfitana e Sicília, bem práticas e objetivas!
Em final de abril, iremos em dois casais p/ Roma (cidade que já conhecemos, mas pretendemos matar as saudades pelo menos durante uns 3 dias) e depois a idéia seria alugarmos um carro e percorrer essa região chegando até Siracusa…A nossa dúvida é se vale realmente alugar um carro em Roma ou irmos de trem até Sorrento e aí fazer a nossa base p/ visitar Nápoles, Pompéia, Amalfi e Positano, além de balsa p/ Ana Capri permanecendo ali por uns 2 dias. Vôo p/ Sicília, aluguel de carro no aeroporto e lá seguir um roteiro mais ou menos próximo àquele sugerido por vc… Gostaria da sua opinião a respeito e, desde já, agradeço a sua amabilidade.
Ana, fiz tudo de carro, pois saía mais barato e me dava mais liberdade para ir onde queria, pois transporte na Costa Amalfitana, por exemplo, não é uma boa opção. Boa viagem!
Olá Ana,
descobrimos o seu site ao procurar informações sobre a Itália, e já anotamos várias dicas dos seus posts. Passaremos 18 dias em Abril/Maio, e estamos com dúvidas sobre roteiros… vc acha viável, colocar na mesma viagem Toscana, Cinquenterre, Roma, Costa Amalfitana (com Capri) e Sicilia (Reggio Callabria)??
Desde já, agradeço sua atenção e parabenizo pelo belo site.
Viável é, meio corrido, mas se conseguirem se organizar bem, por que não?! Boa viagem!
Muito show sua viagem… já conheço a Costa Amalfitana, mas numa próxima ida à Italia pretendo conhecer a Sicília. Como o carro atravessa pra Sicília? Existe uma ponte??
Não, atravessa de balsa. Boa viagem!
Ana,
a balsa entre Reggio e Messina, tu compraste na hora ou reservaste antes? E qual foi a companhia?
Na hora mesmo e foi na que estava saindo na hora, 🙂
Oi!!!
Eu estou indo para a Itlaia agora em abril, fico 20 dias lá. É minha primeira vez na Italia, vou sozinha. Estou montando o meu roteiro. Tudo pra mim é interessante, mas ainda estou em dúvida se vou conseguir dar um giro em toda a Italia ou se foco no Sul ou no Norte. Como é minha primeira vez tudo é novidade e tudo me agrada, não tenho nenhuma preferencia. Pretenedo fazer as viagens de trem.
Tem alguma dica de roteiro? Quais cidades e quanto tempo em cada? Eu vejo que no norte 1 ou 2 dias em cada cidade basta, ams não fica muito corrido? O Sudeste é mais interessante que o Sudoeste?
Agradeço se puder me passar algumas informações, os guias estão me deixando mais confusa…. 🙂
Maiara, há várias opções de roteiros pelo país aqui no blog, se inspira neles. Boa viagem!
Este seu blog esta muito bom, e como eu conheço muito bem a Sicília, gostei de suas fotos, e da próxima vez que visitar Siracusa não se esqueça de visitar tambem as catacumbas.
Oi Ana,
Nada como uma viagenzinha básica para o sul da Itália, né? A comilança é garantida (e o panorama maravilhoso também!).
Só foi uma pena que dessa vez não deu para você visitar a Gruta Azul em Capri. Bem, a entrada da gruta é bem estreita e se o mar está agitado é impossível entrar mesmo. De qualquer forma, compartilho com você outras atrações da ilha além da gruta azul. Assim fica para a próxima vez que você passar por aqui: http://bit.ly/16-atracoes-Capri
Um abraço da Itália,
Barbara
Ana você não perdeu nada a Gruta Azul não tem nada de mais. Temm esmo fama mas la dentro você se decepciona.
Ana a Gruta Azul é maravilhosa. Tem os barquinhos, a entrada é estreita, e quando entra é fantástico… aquela água azul é enebriante, e pra abrilhantar ainda mais, os “barqueiros (?) começaram a cantar”… Foi mágico. Nunca vou esquecer esse dia… Super indico.
Boa tarde, Ana. Farei esse roteiro ao contrário (Taormina-Positano) entre o Natal e o Reveillon e tenho algumas dúvidas: Você acha q vale a pena ir de carro? Pois achamos algumas passagens bem baratas de avião e estamos na dúvida se a viagem de carro vale a pena. Como são as estradas da costa à noite?
Outra dúvida: ficaremos apenas 2 noites na Costa Amalfitana. Você acha que vale ir até Capri? Obrigada!
A viagem de carro só vale a pena se for parar pelo caminho, caso contrário, não. As estradas são bem “estranhas”: muitas curvas a beira do precipício. Se só tem 2 noites, acho que ficará puxado, mas se quiser dar um pulo lá de uma tarde, é possível. Boa viagem!