Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 13/09/2020

Hoje vou apresentar para vocês uma sugestão de roteiro de 2 dias em Lisboa, Portugal, meu país querido.

Embora eu viva no Brasil, sou portuguesa e escrever sobre o meu país é sempre uma grande responsabilidade. Parece que a todo momento fico devendo algo, fica faltando alguma coisa; então, acho mais fácil escrever sobre outros lugares.

Mas vamos lá!

Assim como em outras grandes cidades, eu sei que um roteiro em Lisboa feito em apenas 2 dias é corrido, mas também sei que é possível ter uma ideia bem bacana da cidade durante esse tempo. Qualquer tempo a mais que vocês tiverem será lucro.

Na qualidade de turista, eu aconselharia vocês a procurarem hospedarem em Lisboa na região do Rossio ou Chiado, o coração da cidade, pois facilitará a visitação da maior parte das atrações turísticas, além de ser uma região linda!!!

=> Economia: Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

☛ Leia também: 

Roteiro de 2 dias em Lisboa

Vamos agora à parte prática: ver o que fazer em Lisboa em 2 dias.

vista de lisboa portugal - Roteiro de 2 dias em Lisboa

Roteiro em Lisboa – DIA 1:

Nosso ponto de referência para começo de conversa é a Baixa, especificamente a Praça do Rossio, onde você tem o Teatro Nacional D. Maria II. A partir dessa região, você faz muita coisa a pé.

Veja o roteiro em Lisboa que sugerimos abaixo para o primeiro dia, separado em partes que abrangem as regiões e atrações mais próximas, e com o qual você já poderá conhecer boa parte da cidade.

Da praça do Rossio, você pode seguir a pé para a Praça da Figueira (ao lado do Rossio) e pegar o micro-ônibus nº 37 ou o eléctrico 28 (bonde) para ir até o Castelo de São Jorge. A vista de lá de cima é uma das mais bonitas da cidade.

Eu aconselho a subir de ônibus e descer a pé, pois você passará pelo bairro de Alfama, antigo e típico de cartões-postais. A descida é mais fácil e não há como se perder.

Vale a pena => Excursão 1 Dia a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

roteiro de 2 dias em Lisboa - Roteiro de 2 dias em Lisboa

 De volta à Baixa, você pode pegar o elevador de Santa Justa e subir (claro) para o Chiado, saindo nas ruínas do Convento do Carmo. Ali você também vai rodar a região a pé.

Convento do Carmo em Lisboa - Roteiro de 2 dias em Lisboa

Na saída do elevador, depois do Convento, você pode virar à esquerda e seguir no sentido do Largo do Chiado. É por aí que fica o famoso café A Brasileira, que tem a estátua do Fernando Pessoa. É óbvio que você, como todo bom turista, vai tirar uma foto sentado ao lado dele!

Dica => Passeios em Lisboa e arredores

a brasileira lisboa - Roteiro de 2 dias em Lisboa

turista profissional 1 - Roteiro de 2 dias em Lisboa

➢ Ao descer, você seguirá pela Rua Augusta (a principal rua da Baixa) no sentido da Praça do Comércio e passará por um lindo portal, o Arco da rua Augusta.

ano novo em lisboa - Roteiro de 2 dias em Lisboa

Nessa praça, você poderá pegar o eléctrico 15 para o bairro de Belém. Uma vez lá, você poderá descer no Mosteiro dos Jerónimos. Logo em frente ao mosteiro fica o Padrão dos Descobrimentos.

Ao lado dele, um pouco mais para a direita, está a famosa Torre de Belém. Visite esses três monumentos e você terá visto pontos turísticos de Lisboa muito famosos.

Imperdível=> Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

lisboa - Roteiro de 2 dias em Lisboa

E, antes de voltar, não deixe de comer um autêntico Pastel de Belém, um manjar dos deuses, cuja fábrica fica ali pertinho.

pastel de Belem - Roteiro de 2 dias em Lisboa

E assim termina o primeiro dia do nosso roteiro de 2 dias em Lisboa. Viu como deu para ver bastante coisa? Mas tem mais!

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


☛ Leia também: Quanto custa passar uma semana em Lisboa?

Roteiro em Lisboa – DIA 2:

Se por acaso você não conseguiu dar conta de alguma coisa do primeiro dia do seu roteiro em Lisboa, tente terminar hoje.

Depois, não perca tempo e tire esse dia para visitar o Parque das Nações. Para chegar lá, você deverá pegar o metrô e descer na estação Oriente.

estacoes de trem em lisboa - Roteiro de 2 dias em Lisboa

Nessa região, você tem para visitar, entre outras coisas:

O Oceanário de Lisboa – pequeno, mas bastante significativo. Lá dentro você vai poder admirar centenas de espécies marinhas de todos os tipos. Ele tem paredes de vidro imensas, onde você se sente dentro da água, junto com os peixes, inclusive muitos tubarões. Veja esses dois posts que fizemos sobre o Oceanário:

O passeio de teleférico sobre o Parque;

 o Pavilhão do Conhecimento – um museu de ciências interativo, onde você pode (e deve!) tocar nas peças, mexer, experimentar e aprender brincando. Se você está com crianças em Lisboa, esse é o lugar!

Roteiro de Lisboa 1 - Roteiro de 2 dias em Lisboa

Se você tiver mais tempo ou quiser substituir algumas das atrações propostas, outros pontos turísticos de Lisboa importantes são: museus diversos – como o Museu dos Coches, o MAAT (com uma arquitetura magnífica, em Belém), o Museu Nacional dos Azulejos, o Museu do Teatro Romano, o Museu do Fado, entre outros; o Pilar 7; diversos miradouros; o Cristo Rei (em Almada); entre outros.

E, se você tiver mais dias, poderá ainda ir até a estação do Rossio, pegar um trem para Sintra e curtir um dia por lá. A viagem dura cerca de 45 minutos. A pequena cidade é linda e cheia de atrações.

Pesquise opções de hospedagem em Lisboa aqui

roteiro Sintra - Roteiro de 2 dias em Lisboa

☛ Leia também: Viagem de carro por Portugal (dicas práticas!)

Bom, essas foram as nossas sugestões para um roteiro de 2 dias em Lisboa, que atendem a todas as principais atrações da cidade.

Mas… é claro que a cidade tem muito mais coisas bacanas para fazer e, se eu fosse você, ficaria mais dias por lá! 😉

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

hospedagem em lisboa - Roteiro de 2 dias em Lisboa

Seguro Viagem Para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa. Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

Lisboa min - Roteiro de 2 dias em LisboaE não deixe de conhecer também o nosso guia de Lisboa, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
151 Comentários
  1. Olá Ana Catarina, estou pensando em ir com meu filho (cadeirante) para Lisboa no final de outubro (dia 28 a 01/11) e depois seguir para Madri. Você sabe me dizer se essa época é muito chuvosa e se há condições em conhecer o que você citou a pé empurrando a cadeira de rodas? Eu adoro andar, mas o padrão de calçamento permite isso?
    Obrigada.

    1. Olha Valéria, em muitos lugares sim, como a Baixa e Belém, mas já outras como Alfama e Chiado, é mais difícil, pois as calçadas são estreitas. Dá uma lidinha no post que escrevi sobre Lisboa com bebê, qie apesar de não ser o caso, pode te tirar algumas dúvidas. Sobre chuva, não há regra, é questão de sorte. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *