Apesar de ser a capital de um país, da Áustria, é totalmente possível fazer um roteiro de 2 dias em Viena, ao menos para conhecer os top 10 e se maravilhar com a atmosfera imperial que a cidade tem.
Claro que com esse tempo você não poderá entrar em todos os museus e palácios que existem por lá. Se tiver uma paixão especial por eles, separe pelo menos uns 4 dias para a cidade, pois há muito o que fazer em Viena.
A cidade é relativamente pequena, se comparada a outras capitais europeias, e boa parte de suas principais atrações estão próximas umas das outras, permitindo conhecê-las a pé. Uma ou outra fica um pouco mais afastada, mas você rapidamente chega nelas usando o metrô da cidade, 😉
Sempre estivemos em Viena durante o inverno, quando o dia é menor. Por volta das 16h30, o sol já começa a ir embora e muitas atrações fecham mais cedo. Mas, mesmo assim, conseguimos visitar muita coisa em uma das vezes que só tínhamos 2 dias em Viena.
Porém, se você conseguir ir, por exemplo, no verão ou primavera na Europa, quando os dias são super longos, poderá curtir ainda mais.
Economia => Seguro Viagem Áustria (com desconto)
Roteiro de 2 dias em Viena
Eu dividi o nosso roteiro em Viena em um dia para a região mais central, podendo fazer quase tudo a pé, e o segundo dia para visitar lugares que precisassem de mais utilização de transporte público.
Não vou aqui dar muitos detalhes de cada atração, pois temos um post aqui no blog que fala sobre cada uma delas, além de dar todas as dicas práticas, tais como horários, preços, endereços…
Leia também:
- Dicas de Viena para quem vai a primeira vez
- O que visitar em Viena: suas atrações turísticas e como chegar a elas
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Roteiro em Viena: dia 1
Tínhamos só 2 dias em Viena; então, precisávamos que aproveitar o tempo!
Começamos o nosso dia pegando o metrô para a estação Karlsplatz, pois logo ali fica a famosa Ópera de Viena. E como negligenciá-la, estando na capital da ópera?!
Eu queria ter podido visitá-la num dos tours guiados que tem lá por dentro, ou mesmo assistir a um espetáculo lá, mas não deu. 🙁 Se você puder, não perca!
Procure opções de hospedagem em Viena aqui
Depois, seguimos um pouco pela Ringstrasse, que é a principal avenida do centro da cidade (que passa bem em frente à Ópera). Fizemos um pequeno desvio para ver o Museu Albertina (de arte moderna e contemporânea), mas ele ainda estava fechado. A fachada é bem bonita e, para quem gosta do estilo, saiba que ele tem um acervo riquíssimo.
Confira => Passeios em Viena e arredores
Mas o nosso objetivo era chegar até o Palácio de Hofburg. Ele é enorme (para não variar… rsrs), mas se tiver que optar por visitar apenas uma parte específica, fique com os Kaiserappartements (os apartamentos imperiais).
Do outro lado da Ringstrasse fica a Praça dos Museus, onde ficam o Museu de História Natural (Naturhistorisches Museum) e o Museu de História da Arte em Viena (Kunsthistorisches Museum).
Ambos são grandes e, obviamente, não tínhamos como visitar os dois num único dia, o que seria até bem cansativo; por isso, optamos pelo segundo, já que lá estão algumas das principais obras do pintor Brueghel, que eu amo. Aliás, o acervo desse museu é muito bom!
Leia também: Onde ver obras do pintor Gustav Klimt em Viena
Museu de História da Arte (Kunsthistorisches Museum)
Ainda seguindo um pouquinho pela Ringstrasse, chegamos aos prédios do parlamento, que lembram muito um templo grego, e da prefeitura (Neues Rathaus).
Vale a pena => Ônibus Turístico Hop-On Hop-Off e Wi-Fi Gratuito
Em frente ao prédio do Parlamento
Todas essas atrações de Viena que mencionei acima ficam a poucos metros de distância umas das outras. Mas se você pensa que “só” há isso ali, está enganado.
Nessa pequena região, há muitos outros museus, igrejas e jardins para visitar. Se quiser, poderá passar 2 dias inteiros ali e não dará conta de ver tudo.
? Confira: Ingressos para atrações e excursões a partir de Viena
Veja no mapa abaixo como andamos quase nada nesta manhã, mas vimos muita coisa:
Como já estava na hora do almoço, atacamos um belo sanduíche de salsichão (bem típico), pegamos o metrô da linha U4 até a estação Schwedenplatz e depois o tram N até a rua Hetzgasse para visitar a Hundertwasser Krawinahaus, um projeto arquitetônico contemporâneo muito legal, mudando completamente o estilo da nossa visita.
Leia também: Visitando a Viena moderna e colorida de Hundertwasser
Já que estávamos ao lado do famoso Danúbio, seguimos para nossa próxima atração caminhando pela beira-rio: fomos ver o parque Prates, que tem a roda-gigante mais antiga do mundo ainda em funcionamento.
Por fim, pegamos novamente o metrô, agora para a estação Stephansplatz, pois o sol já começava a querer ir embora e ainda queríamos visitar a Catedral de Viena.
Logo atrás dela, bem pertinho, fica a Casa de Mozart, que foi nossa última visita.
Leia também:
- Seguindo os passos de Mozart em Viena
- Seguindo os passos de Beethoven em Viena
- 5 lugares por onde Mozart passou em Viena
Para fechar o dia em alto estilo, fomos lanchar numa das cafeterias mais clássicas de Viena, o Café Demel – superchique!!!
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Roteiro em Viena: dia 2
No nosso roteiro de 2 dias em Viena, o segundo dia foi dedicado, em especial, a visitar dois grandes palácios de Viena: o Schonbrunn e o Belvedere.
Logo de manhã pegamos o metrô U4 para a estação Schonbrunn, para visitar, como já deu para perceber, o Schonbrunn, o palácio de verão da família imperial, considerado o Palácio de Versalhes de Viena, por conta de seu imenso e lindo jardim.
Como fomos no inverno, claro que o jardim não estava tão exuberante, mas deu para ter uma ideia do que ele deve ser no auge da primavera.
+++ Ingressos antecipados e pula fila para o Schonbrunn
Depois de rodar um pouco pela parte externa, fomos visitar os aposentos imperiais, ver onde a rainha Sissi passou parte de seus verões e até uma saleta onde Mozart se apresentou com apenas 6 anos de idade.
Em seguida, voltamos a pegar o metrô, dessa vez para a estação Karlsplatz, e depois ainda o tram D para visitar o Belvedere. Na verdade, lá há dois palácios, o Belvedere Superior e o Inferior, ligados por um lindo jardim.
É no Superior que estão alguns dos principais quadros do pintor austríaco Klimt (outro que adoro!), com destaque para sua obra mais importante: “O Beijo”, razão pela qual não pude abrir mão de visitar este palácio.
Infelizmente, não é permitido tirar fotos lá dentro. Para quem gosta de arte, é visita obrigatória.
Por fim, fomos gastar sola de sapato na Mariahilfer StraBe, considerada uma ótima rua de compras. Afinal, precisávamos de algumas lembrancinhas e um bom chocolate!;-)
E então, gostou do nosso roteiro de 2 dias em Viena?!
Não deixe de ler as nossas outras dicas de Viena.
Boa viagem!
Leia também: Seguro viagem é obrigatório para a Europa?
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Gostei deste roteiro de dois dias. Pretendemos reproduzí-lo no fim de maio/início de junho.
??