Home / Canadá / Roteiro de 3 dias em Montreal, Canadá

Roteiro de 3 dias em Montreal, Canadá

3 dias em Montreal pode não ser muito tempo, visto que é uma cidade com muitas atrações para se visitar, mas com uma boa organização é possível fazer muita coisa.

Nós rodamos a parte leste do Canadá de carro, o que facilitou e otimizou bastante o tempo. No nosso caso, saímos de manhã cedo de Ottawa em direção a Montreal e, antes mesmo de parar no hotel, já começamos as nossas visitas por algumas partes em que o carro foi muito útil. Só depois é que fizemos o nosso check-in.

Mas, mesmo que você não esteja de carro, saiba que a cidade é muito bem servida de transportes públicos e com ônibus e metrô você chega a quase todos os lugares. 😉

De qualquer forma, se você quiser ver se vale a pena alugar um carro por lá, faça aqui uma pesquisa: aluguel de carro em Montreal.

Leia também: Dicas de Montreal para quem vai pela primeira vez

Roteiro de 3 dias em Montreal

Dia 1

Assim que chegamos à cidade nos dirigimos para o Parc Mont-Royal, planejado pelo mesmo designer do Central Park de Nova York, que tem várias atrações. Como é uma área bem grande, o carro foi essencial em nossa programação

A primeira parada foi no L’Oratoire St Joseph (fica no 3800 Chemin Queen Mary – metrô para a estação Côte-des-Neiges). Visitamos o interior da igreja e depois fomos curtir a vista que seu terraço proporciona. O bairro em volta é ótimo para quem gosta de arquitetura, pois as casas são lindas!

dicas de montreal

Roteiro de 3 dias em Montreal, Canadá

☛ Leia também: Chip EasySim4u: chegue já conectado em Montreal

Dali, dirigimos até o Lac des Castors (Beaver Lake), onde é possível andar de pedalinho no verão ou patinar no gelo no inverno, rsrs. Um ótimo lugar para relaxar e fazer um piquenique.

Roteiro de 3 dias em Montreal, Canadá

Por fim, uma boa pedida é ir até o Chalet du Mont-Royal (mirante Kondiaronk) se quiser ter outro belo visual da cidade.

Então, começamos a descer e marquei no GPS para fazer a seguinte rota: passar pela Crescent Street | passar pela Ste. Catherine Street | Delta Hotel by Marriott (onde nos hospedamos). Essas ruas são ótimos points para compras, bares e restaurantes.

Leia também: Dica de hotel em Montreal: Delta Hotels

Por conta da localização do nosso hotel, de lá seguimos a pé o restante do dia, passando por muitas das atracões turísticas de Montreal, em especial a Old Montreal ou Vieux-Montréal. A nossa rota foi a seguinte:

  • Place des Arts
  • Place des Arms
  • Basílica de Notre Dame
  • Palais de Justice
  • Hôtel de Ville
  • Place Jacques Cartier
  • Bonsecours Market
  • Old Port (tenda do Cirque du Soleil)
  • rue Saint Paul (a mais bonita e antiga da cidade)

o que ver em montrealBasílica de Notre Dame de Motreal

o que fazer em montrealPlace des Arts

compras em montrealRue Saint Paul

Aqui você tem o mapinha do percurso que fizemos. Caso venha de outra parta da cidade, a dica é ir de metrô até a estação Place des Arts e de lá seguir este roteiro:

roteiro 3 dias Montreal - mapaClique no mapa para ampliar.

E, por fim, saindo um pouco desse miolinho, mas não muito distante, fomos visitar uma atração relativamente nova na cidade, o Au Sommet (Place Ville-Marie – 3 Place Ville-Marie – Cathcart entrance), que garante o melhor visual da cidade e tem uma proposta bem legal.

Nós escrevemos sobre a experiência aqui:

Leia também: Au Sommet, veja Montreal do alto na mais nova atração da cidade

Do alto do Au Sommet você tem uma linda vista da cidade

De noite fomos encontrar um querido amigo que mora na cidade e ele nos sugeriu um lugar bem ‘local’ (dificilmente irá encontrar turistas por lá) para bebermos algo. É um bar que só abre durante o verão e funciona no “quintal” de uma fábrica de cerveja. Uma atmosfera bem interessante! Se você estiver por lá durante a estação, ele se chama La Terrasse St-Ambroise (no 5080 St Ambroise St). Vale a pena.

Roteiro de 3 dias em Montreal, Canadá

Pesquise opções de hospedagem em Montreal aqui!

Dia 2

Hoje o dia foi praticamente todo dedicado ao Parque Olímpico de Montreal. Não é preciso estar de carro para ir até lá, basta pegar o metrô para a estação Pie-IX.

Como estávamos de carro, antes de ir fizemos ao Parque Olímpico mais um passeio pouco turístico: fomos até o mercado Jean-Talon. Foi lá que comemos o famoso Sweet Corn (milho doce), cuja lenda diz que são os melhores que existem. Não sei se é verdade, mas que era muito bom, ah, isso era!

Roteiro de 3 dias em Montreal, Canadá

Então, seguimos para o Parque Olímpico, que tem um baita estacionamento ao preço de $ 18 o dia.

Se você gosta de esportes e tiver a intenção de visitar tudo – ou quase tudo – que há por lá, passará facilmente o dia inteiro naquela região; por isso, dependendo da sua programação de tempo na cidade, pode ser que não dê, mas tente ao menos visitar o Estádio Olímpico e a Torre Inclinada.

Entre as outras opções de visita estão:

  • Biodôme
  • Jardim Botânico
  • Planetário
  • Insetário

De noite, não deixe de aproveitar a cena gastronômica da cidade, que é uma loucura de boa. Nós fomos num lugar bem bacana chamado Julliette et Chocolat no 3600 St Laurent Blvd (tem vários outros lugares bacanas por lá!), em que todos os pratos em bebidas são feitos à base de chocolate. Para os chocólatras é uma pedida infalível!

Roteiro de 3 dias em Montreal, CanadáUma lanchonete – loja em que TUDO é feito com chocolate? Sim, existe!

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer estar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

Dia 3

Hoje fizemos uma visita que muito provavelmente você não poderá fazer (e vai ficar com inveja da gente, rsrsrsr), pois não é um lugar aberto para visitas: a sede do Cirque du Soleil!!!! 🙂

Roteiro de 3 dias em Montreal, Canadá

No Old Port tem um lugar onde eles se apresentam e dizem que é a sede deles, mas, na verdade, o ‘Quartel General’ mesmo fica a uns 20 minutos de carro para fora do centro de Montreal, numa área bem residencial.

É lá que ficam os escritórios; onde os espetáculos são ensaiados; cenário, figurinos e acessórios são feitos… enfim, onde tudo é produzido para o show acontecer. E é i-men-so!!!

Roteiro de 3 dias em Montreal, Canadá

Infelizmente, não há tours guiados e só conseguimos visitar porque o meu amigo (que eu já citei) conhecia uma pessoa que trabalha lá e ele conseguiu uma autorização para nos levar no horário do almoço dele.

Foi uma visita um pouco corrida, mas o suficiente para nos deixar de boca aberta com a imensidão de tudo. Infelizmente, não pudemos fotografar as melhores partes, pois era proibido, mas só de estar lá já valeu muito a pena!

Roteiro de 3 dias em Montreal, Canadá

Mesmo não podendo entrar, mas se quiser ir lá conferir por fora, o endereço deles é o: 8400 2e Avenue.

Voltando para a região central, nos dirigimos para conhecer o Parc Jean Drapeau, formado por 2 ilhas, a Île Notre Dame (onde acontece o Circuito de Fórmula 1 Gilles Villeneuve) e a Île Ste-Hélène (onde fica o Biosphère). O mais bacana lá é que você pode rodar de carro pela pista onde acontece a corrida de Fórmula 1, só que, ironicamente, a velocidade máxima é de 20 km/h, rsrs.

Roteiro de 3 dias em Montreal, CanadáBiodôme

Roteiro de 3 dias em Montreal, CanadáTá bom, é uma pista de Fórmula 1, mas não deixa de ser uma corrida… rs

Para a parte da tarde, se for do seu estilo, sugiro visitar alguns dos ótimos museus da cidade, como o Museu de Belas Artes, o Museu de Arte Contemporânea ou o Museu de Arqueologia e da História de Pointe à la Callière, entre outros.

Roteiro de 3 dias em Montreal, Canadá

E, por fim, ainda que haja mais para visitar, em suas andanças pela cidade, não deixe de entrar uma vez ou outra no Réso, que é a cidade subterrânea de Montreal e uma ótimo lugar para compras;-)

Curtiu nosso roteiro de 3 dias em Montreal?! 🙂

Boa viagem!

✈️ Continue sua viagem para o Canadá aqui:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

Viagem de trem no Canadá: conheça as rotas imperdíveis

Viagem de trem no Canadá: dicas e rotas imperdíveis

Viajar de trem no Canadá é uma experiência única, ainda mais pela heterogeneidade de um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *