Por: Bianca Roriz - Atualizado em 15/11/2020

Quer saber o que fazer em João Pessoa? Que tal, então, um roteiro de 5 dias em João Pessoa, capital da Paraíba?!

A 3a capital mais antiga do Brasil é repleta de praias paradisíacas, com águas verdes, límpidas e quentes, areia branca e fininha, o que nos remete facilmente ao paraíso.

É um local não apenas rico pela exuberante natureza, mas também pelo seu lado antigo e histórico, muito bem conservado. Sem contar a sua rica cultura e tradição, afinal, quem nunca ouviu falar no pôr do sol da praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel? É um espetáculo emocionante!

Jampa, como é conhecida, tem muitas atrações e passeios interessantes. Tem muito o que fazer em João Pessoa! Para quem gosta de praia e natureza, é a escolha perfeita!

Se você quiser curtir as praias sem pressa, relaxando e apreciando suas belezas, pode optar por ficar uma semana. Mas se não tiver tantos dias disponíveis, dá para aproveitar e conhecer os principais pontos turísticos de João Pessoa em 4 ou 5 dias, aproximadamente.

Vamos ao roteiro que nós fizemos, e saiba o que fazer em João Pessoa em 5 dias.

=> Importante: Seguro Viagem Nacional (com desconto)

Intermares - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer
Nós na praia de Intramares

Passagem aérea para João Pessoa

João Pessoa se localiza na Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do continente americano, que é “onde o sol nasce primeiro”. Por isso ela é conhecida como “Porta do Sol”.

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto é o aeroporto que serve à cidade de João Pessoa e fica na cidade vizinha de Bayeux, distante 13 km do centro.

O aeroporto recebe voos de diversas cidades do Brasil das companhias aéreas Azul, Gol  e Latam.

Fique de olho nas promoções de passagens aéreas para João Pessoa, especialmente usando um comparador de preços e buscador de passagens, que vai te dar as melhores opções em todas as companhias aéreas de uma vez, o que te ajuda a não ter que entrar em cada uma para comparar.

PASSAGEM AÉREA PARA JOÃO PESSOA

Roteiro de 5 dias em João Pessoa

Nós dividimos o nosso roteiro de 5 dias em João Pessoa da seguinte forma:

Aproveite a cidade!!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


 

O que fazer em João Pessoa – Praias centrais – dia 1

Manhã

Praia de Intermares:

Linda praia, que pertence ao município de Cabedelo. É cenário de preservação ambiental, onde ocorre desova de tartarugas marinhas e onde se desenvolve o Projeto Tartarugas Urbanas. Também conhecida por ser um ponto de prática de surf e campeonatos (11 km do Centro de João Pessoa).

o que visitar em joão pessoa - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer

Tambaú - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer

Tarde

Centro turístico Tambaú (Av. Almirante Tamandaré):

É uma espécie de shopping ou galeria, com lojas no térreo e guichês de informações turísticas. Na frente possui um monumento de um pescador com sua mulher, representando a colônia de pescadores existente logo à frente.

Praia de Tambaú:

Com 8 km de extensão, possui águas claras e verde-azuladas. É o ponto de partida para Picãozinho, ponto turístico com uma fantástica beleza natural.

Praia do Jacaré:

Muito conhecida pelo belo pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, com o famoso e talentoso Jurandir do sax, todos os dias, às 17h. É localizada em Cabedelo, a 12 km de Tambaú.

Dica => Passeios a partir de João Pessoa

o que ver em joão pessoa - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer

pôr do sol nordeste - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer

Noite

Passear pelas ruas e feiras de artesanato da Praia do Jacaré. Provar as deliciosas tapiocas e, quem sabe, comprar uma das famosas cachaças e pimentas locais.

Centro Histórico de João Pessoa – dia 2

Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN em 2007, possui construções com detalhes do Barroco, do Rococó, Art-nouveau e Art-déco. As principais atrações são:

Casario da Praça Antenor Navarro (Cidade Baixa):

Vários casarões coloridos e bem conservados (45 min. de Tambaú).

Igreja de São Frei Pedro Gonçalves:

Construída em 1843, está localizada ao lado da Praça Antenor Navarro. Sua área externa possui restaurantes, lojas e ateliês.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Hotel Globo:

Construído em 1928, faz parte do conjunto arquitetônico do pátio de São Frei Pedro Gonçalves. Foi transformado em museu e centro de informações turísticas e serve muitas vezes como palco de eventos culturais, exposições de arte e lançamentos de livros. É também um local privilegiado para ver o pôr do sol, admirando o Rio Sanhauá ao fundo.

Centro Cultural São Francisco (Cidade Alta):

Belo conjunto arquitetônico de arte barroca da Paraíba. Para chegar, siga a Praça Antenor Navarro e suba a Ladeira de São Francisco (a rua mais antiga da cidade) uns 20 minutos. A visita custa R$ 4,00 e é guiada.

O complexo reúne igreja, convento, capela, casa de oração, claustro e uma enorme área externa. Você verá belíssimos azulejos do século XVI e a monumental Capela da Ordem Terceira de São Francisco. Na parte de cima há um museu de arte popular e um museu de arte sacra.

Reserve aqui o seu hotel em João Pessoa

o que fazer em joão pessoa - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer

Casa da Pólvora:

Localizada na Ladeira de São Francisco, foi construída em 1704. Atualmente é sede do Museu Fotográfico Walfredo Rodrigues, onde há uma exposição de imagens da cidade. As construções históricas não devem ficar de fora quando o assunto é o que fazer em João Pessoa!

Tribunal de Justiça e Palácio da Redenção:

Construídos em 1865 e 1586, respectivamente, estão localizados na Praça João Pessoa.

Theatro Santa Roza:

Construído em 1889, se localiza na Praça Pedro Américo.

Igreja Nossa Senhora do Carmo:

Construída em 1592, localiza-se na Praça Dom Adauto.

centro histórico joão pessoa - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer

VALE A PENA => City-tour – Excursão na Cidade de João Pessoa

Passeios em João Pessoa – dia 3

Manhã

Praia do Cabo Branco:

Praia muito bonita, extensa, cheia de barracas confortáveis e ótima infra-estrutura, com águas mornas, calmas e claras (pegar o ônibus 507 dentro do Terminal de Integração, ao lado da rodoviária de João Pessoa, ou em Tambaú).

praias de joão pessoa - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer

Tarde

Forte de Santa Catarina do Cabedelo (18 km de João Pessoa):

Construção do século XVI, repleta de histórias, que mantém os muros de pedra, canhões e ruínas. Há uma parte do forte que funciona como museu, com exposição permanente de um rico material histórico. Apresenta um lindo visual do mar. As visitas guiadas nos levam à casa do capitão, à capela e aos canhões do século XVI (rua Francisco Serafim, Praia Ponta de Matos – tel 8332283959).

Vale a pena => Excursão de 1 dia para as Praias do litoral norte de João Pessoa

roteiro joão pessoa - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer

Museu Estação Ciência (Parque do Cabo Branco):

Museu projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em 2008, numa área de mais de 5 mil metros quadrados, para difundir a cultura e realizar pesquisar científicas (pegar o ônibus 507).

museu niemeyer joão pessoa - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer

Noite

Feira de Tambaú:

Funciona na Praça Vicente Trevas, todos os dias, de 9h às 22h. É composta por roupas, calçados de couro, rendas, esculturas de madeira, souvenirs e vários restaurantes simples, mas com os melhores e mais saborosos pratos típicos da região.

Você é apaixonado pelo Nordeste? Conhece a Rota das EmoçõesQuer fazer a Rota das Emoções todinha que nem a gente fez? Clica no link abaixo e insira suas informações que nós entraremos em contato!

Rota das emoções: EU QUERO!

O que fazer em João Pessoa – Praias do Litoral Sul – dia 4

O que fazer em João Pessoa?? Praias, oras!! Grande parte das belas praias do Litoral Sul de João Pessoa pertencem à Jacumã, distrito do município de Conde, a 30 Km da capital.

Nessa região há a famosa Praia Naturista de Tambaba, que faz parte do circuito de praias do litoral sul (Barra de Gragame, Praia do Amor, Praia de Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba). Tambaba está a 35 Km de Jacumã. As praias acompanham todo o litoral e estão em sequência.

Aproveite => Excursão para as Praias da Costa Sul de João Pessoa (dia inteiro)

Praia Barra de Gragame:

É a primeira praia da sequência, vindo do norte. Sua principal atração é a praia marinha e fluvial, divididas por uma pequena porção de areia. Ela é um pouco distante das outras e o acesso é feito de carro, buggy ou moto taxi (R$ 7,00).

Praia do Amor:

Possui uma famosa pedra furada, que serve de cenário para as fotos clássicas do local. Dali é possível ir caminhando até a praia de Jacumã.

Praia de Jacumã:

É a praia com melhor infra-estrutura e mais movimentada. Como o mar é agitado, não é recomendado o banho, principalmente para crianças. Lá fica o famoso Maceió de Jacumã, conjunto de lagoas formadas com água salgada.

litoral da paraíba - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer

Praia de Carapibus:

Linda praia, cheia de corais à beira mar. Pela manhã é possível ver o mar distante e os corais aparecem bastante. Por volta do meio-dia a maré sobe e invade os corais, formando piscinas naturais, que, depois, ficam totalmente encobertas.

Quando a maré baixa, é possível caminhar uns 8 km até a praia de Coqueirinho, mas é preciso ter fôlego e disposição!

Praia de Tabatinga:

É uma praia menos frequentada, mais deserta, cheia de falésias em sua orla. Não há ambulantes nem quiosques, mas há o ótimo Tabatinga Art Bar, cuja especialidade são os frutos do mar, e onde há uma feira de artesanatos.

Praia de Coqueirinho:

É a praia mais famosa e frequentada pelos paraibanos e turistas. A praia é linda! Cheia de coqueiros em toda sua extensão, águas verdes e cristalinas, areia clara, muitos corais e ótimos bares. É um visual paradisíaco!

roteiro de 5 dias em joão pessoa - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer

Praia de Tambaba:

É uma praia belíssima. A primeira praia naturista do Nordeste e a mais famosa. É dividida em duas partes: a parte dos nudistas e a parte dos frequentadores vestidos. Acima dela há um mirante que nos permite uma ampla visão daquele paraíso.

litoral sul - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer
Pode parecer que 5 dias em João Pessoa é muito, mas não é.

Como Chegar:

  • De carro – pela estrada PB-008, saída por Cabo Branco
  • De táxi – Rádio Táxi (0800-083-1234); Tambaú Táxi (0800-083-7007)
  • De van ou bugue – Cliotur (83-3247-4460); Cooperbuggy (83-8796-5878)

O que fazer em João Pessoa: Ilha da Restinga – dia 5

A Ilha da Restinga está situada no estuário do Rio Paraíba, no extremo leste do Estado, e possui 540 hectares. Fez parte do período da colonização e possuía um Forte que servia de segurança para a capitania da Paraíba.

A ilha foi ainda um convento e um hospital para portadores de hanseníase. Hoje em dia a ilha pertence à família Maroja Limeira, à simpática e solícita Evelina Maroja Limeira, e está aberta à visitação pública.

ilha da restinga - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer

Há diversas formas de ecossistemas na ilha, que é o habitat de várias espécies de animais como jacarés, garças, tatus, saguis, além de possuir manguezal, estuário, lagoas, mata atlântica, mata da restinga e apicuns.

Chegando na ilha os turistas fazem uma incrível trilha percorrendo os tantos ecossistemas e admirando as várias espécies da fauna e da flora desse rico e exuberante lugar. O tour é feito pelo biólogo Pedro Maroja, em grupos de aproximadamente 15 pessoas.

Passeio para a Ilha da Restinga

Transporte aquático ida e volta; entrada no local; trilha ecológica guiada por um biólogo; almoço com sururu, peixe frito e guarnições – R$ 90,00 por pessoa (informações e reservas: www.ilhadarestinga.com.br).

dicas de joão pessoa - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer

Como chegar: pegue a BR 230 em direção à Cabedelo. Siga em direção à Praia do Jacaré e retorne após o Posto Intermares. Atravesse a linha do trem, dobre à direita e siga em frente até a entrada do Big Toys Marine, de onde sairá o barco. Dirija-se ao estacionamento e verá o trapiche de ancoragem da embarcação que vai para a Ilha da Restinga.

Onde se hospedar em João Pessoa

João Pessoa não é uma capital tão grande quanto outras do Nordeste, e não tem preços tão altos como em outras cidades, portanto, não é difícil achar uma boa hospedagem.

Tambaú é o melhor bairro para ficar, por ter bons restaurantes, lojas, e por ser bem movimentado de dia e de noite, o que permite fazer muitas coisas a pé.

Cabo Branco e Manaíra também são boas opções, por estarem em frente à praia. Próximo à praia do Bessa há o albergue Parahyba Hostel, com diárias a partir de R$39,00. A maioria dos hotéis apresenta diárias que variam de R$90,00 a R$280,00, aproximadamente.

Em minha viagem à João Pessoa, me hospedei em Intermares (Cabedelo), na casa de parentes, e achei muito agradável, por ser um local lindo e sossegado, além da praia ser belíssima!

Pesquise hospedagem em João Pessoa aqui!

activites - Roteiro de 5 dias em João Pessoa: o que fazer

Dica de restaurante em João Pessoa

Não deixe de saborear as delícias típicas e variadas do restaurante Mangai. Ele fica na Av. Edson Ramalho, 696 – Manaíra. Aberto de 2a a Domingo de 11h às 22h.

Afinal, quando se pensa em o que fazer em João Pessoa, com certeza também está a gastronomia nordestina, tão bem representada na cidade!

Gostou do nosso roteiro de 5 dias em João Pessoa?!

Se tiver oportunidade, não deixe de visitar João Pessoa e estar próximo de uma natureza tão bela e exuberante, além de ser recebido por habitantes tão educados e hospitaleiros! Garanto que não irá se arrepender!

Boa viagem!!!

✈️ Continue sua viagem pelo Nordeste Brasileiro:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Bianca Roriz
Bianca Roriz Nacif é atriz e professora de Arte, formada pela Uni-Rio. Moradora de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, adora viajar pelo mundo, fotografar e conhecer novos povos e diversas culturas. Companheira da Turista Profissional há bastante tempo e em várias aventuras, escreve no blog como colaboradora desde 2013.
    14 Comentários
    1. Muito bom o roteiro, mas faltou falar do grande centro de artesanato com 120 lojas com o mais diverso artesanato Paraibano, que é o Mercado de Artesanato Paraibano (MAP). Um prédio bonito com excelente infraestrutura, banheiros limpos, segurança, trio de forró, locais para fotos é muito mais.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *