Roteiro de 1 dia em Florença (ou Firenze)

Aqui vai uma dica de roteiro de um dia em Florença, o qual vai dar conta das principais preciosidades do mundo da arte espalhadas pela cidade. Ou seria um “museu a céu aberto”?

E, o melhor: o roteiro que indico pode ser todo feito a pé.

Florença – ou Firenze – é o centro da arte renascentista. Nesta linda cidade podemos ver quase tudo que há de melhor da arte feita nos tempos de Leonardo da Vinci e Michelangelo. A cidade não é muito grande, mas há muito o que ver.

Então, se você pode ficar mais, ótimo. Este roteiro pode te ajudar também, Mas, se você só tem um dia, prepare-se e veja o máximo que puder!

Roteiro de um dia em Florença

Comece o dia visitando a Catedral Santa Maria del Fiori (o Duomo) que é o ponto central da cidade. Se você tiver disposição, suba até o alto dela, pois há uma linda vista da cidade. Mas prepare-se, pois são muuuuuuitos degraus!!! Mas a vista compensa!!!

roteiro de um dia em florença

Ali perto fica a galeria Accademia, local em que se encontra a famosa escultura David de Michelangelo. É imperdível!!! Pra mim, foi a o obra de arte que mais me emocionou ver. Vale cada centavo da entrada!

Não é permitido tirar foto dela, lá dentro. Mas, do lado de fora tem uma réplica que pode ser fotografada.

david michelangelo - Roteiro de 1 dia em Florença (ou Firenze)

Ainda perto, também temos a imperdível Capela dos Médici. É uma coisa tão monumental e tão trabalhada, que nem acreditamos que possa ter sido feita por seres humanos. Além dos túmulos, todos esculpidos também por Michelângelo, que são fabulosos. Sem comentários!!!

Voltando em direção à Catedral, você seguirá para o Palazzio Vecchio. Ao lado fica a Galeria Uffizi e, logo depois, a Ponte Vecchia.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Vamos por partes.

O Palazzio Vecchio era a residência dos príncipes de Florença. A Galeria Uffizi é um “mini” museu com praticamente tudo o que há de mais importante em arte renascentista. A impressão que temos é que estamos dentro de um livro de história da arte.

E a Ponte Vecchia é um dos mais famosos cartões postais dessa cidade, nela encontramos muitas joalherias, além de lindas vistas. Rende excelentes fotos.

roteiro de um dia em florença

Se ainda tiver ânimo, recomendaria uma visita à Igreja de Santa Croce, onde encontramos túmulos de famosos como: Michelangelo, Maquiavel, Galileu… E ainda muitos afrescos de Giotto.

Florença

Este roteiro de um dia em Florença faz-se muito bem a pé. E, no caminho entre os locais, deslumbre-se com a arquitetura da cidade e viaje no tempo!!!

Existem vários locais de informações turísticas em que você pode pegar mapas da cidade. São muito bem explicadinhos!!!

Caso esteja procurando uma hospedagem boa e barata, indicaria o Hotel Benvenuti. E uma dica: de um modo geral, se você fizer a reserva pelo site Booking, sai mais barato do que fazendo direto com o hotel. Esse hotel fica na rua paralela à galeria Accademia e vai desembocar na praça da Basílica. Bem localizado!

Vale lembrar que, se for fazer pesquisas em sites italianos, procure por “Firenze”, que é o nome de Florença em italiano.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


E não deixe de ler também:

– Dicas de Veneza

– Dicas de Roma

– Dicas de Milão

– Dicas de Florença

Dicas da Emilia Romagna

Aqui você encontra um índice de todos os posts sobre a Itália, pra facilitar a sua vida.

Boa viagem!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

65 COMENTÁRIOS

  1. Ana Carolina,
    não só tenho interesse como já arrumei seu link lá!
    Parabéns pelas viagens, te mostram como uma pessoa de ótimo gosto e os textos estão ótimos! Excelente seu blog =)

    Espero que meu blog lhe dê ótimas dicas de futuros destinos.

    Atenciosamente,
    Matheus.

    Ah! E boa viagem! =)

  2. Oiii Ana..
    Também adorei seu blog.. Penso em passar aqui mais vezes pra acompanhar.. Ahh.. e vamos trocar link sim.. Já adicionei ele na lista dos blogs que tenho na parte direita.. 😉
    Abraço,
    Thiago

  3. Oi Ana,
    Recebi seu recado no meiu blog. Obrigado, Ana. Vamos conversar por email. Se vc nao viajou no feriadao, mande uma palavrinha. Viajo na 2a feira para a Europa e vou estar com pouca conexao la.
    Beijos, HC

  4. Hei, adorei as dicas. Queria conversar contigo sim para melhorar meu roteiro. Acha q podemos trocar msn?

    Te linkei lá no meu blog. Coloquei na parte de links com dicas de viagem, ok?

    bjão e valeu mesmo!

  5. Olá Ana,

    Excelente este “Roteiro de um dia em Florença”, anotei tudo. Estou aguardando um post sobre Milão, pois no próximo ano irei pela primeira vez à Itália.
    Abração e Parabéns.
    Mosarina

  6. oiiiiiiiiiiiiii adorei o blog………..vc é´rica?………..e ja foi para venza………..e a cidade q eu mais quero vizitar……..e mais uma pergunta…….vc é´turista?……bijusssssssssss

  7. Olá Ana, gostei mto das tuas dicas e acho que irão me ajudar bastante na viagem que farei pra Itália mês que vêm, porém tenho umas dúvidas sobre o hotel que você falou em Firenze, você poderia me contactar por e-mail por favor?
    Obrigada!

    Tatiane!

  8. Oi Ana!
    Gostaria de saber como usar transporte na Itália, não entendi os trens,passes etc…tem regional,validar, marcar, comprar, em suma achei confuso, pois não estou assimilando a idéia.A grana é curta,mas a disposição é loooonga!
    Sairemos do Rio de Janeiro 20/09/09 por 16 dias queremos conhecer algumas
    cidades italianas em diferentes regioes:Milão/veneza/Cidades da Toscana/costa Amalfitana/Roma/Siracuza e Palermo.
    Quero dicas de hotéis baratos e bem localizados,mas não pulgueiros,com banheiro no qto para 3 jovens senhoras bem dispostas e animadas em conhecer a Itália e seus encantos, vale passeios de bicicletas!barcos!Bares animados, restaurantes típicos aos nativos.
    Vale o bom senso e custo-benefício

    • Rosana, as dicas de hospedagem são as que já estão nos posts. Veja tb nos comentários das outras pessoas, que algumas indicam onde ficaram. Quanto ao trem, o regional é o mais barato sempre. Vc compra na hora, em qq estação, e antes entrar no trem vc tem que validá-la em maquininhas que tem na estação. Se não o fizer e o fiscal entrar no trem, vc paga uma multa violenta
      Boa viagem!!!

  9. Ana,
    Estou indo a Italia dia 1112010, estou com um roteiro de Milão, firenze, Pisa, peguei muitas dicas aqui no seu blog, depois vou a Londres e Paris. Sou estudante de Artes Visuais e como toda visita a museus ou qualquer ambiente realcionado a arte me vale como horas-aulas, contando que eu tenho o ticket para provar que estive num lugar. Então o que vc me indica de mais importante para visitar nestes lugares, pois como ja vi haja dinheiro pra pagar tantos museus, portanto preciso selecionar os principais… Também gostaria de saber se em Pisa o aeroporto é distante da cidade, se tem onibus ou trem, preciso organisar o tempo lá. Estou quase dando uma esticadinha de 2 dias em roma, vc acha que compensa? e Veneza vai ficar pra próxima com muita peninha… rsrsrs. Outra, como estou viajando sozinha estou dando preferência pra ficar em hotel, talvez insegurança, o que vc acha, será que em hostel talvez fosse melhor até pra fazer amizade?
    Desculpe tantas perguntas!
    abraços!
    Francisca.

  10. Ana,

    Desculpe, esqueci de te perguntar sobre Lucca, sei que fica bem proximo a Pisa, o que tem de legal para conhecer lá?

    Abraços!

  11. Ana,

    eu novamente rs rsrs, eu li na net que a visitação ao Convento de Santa Maria Delle Grazie para ver a Santa Ceia precisa ser agendado, vc tem alguma informação a respeito?

  12. Olá Ana!!!
    Sempre acompanho seu blog e está me ajudando a organizar minha viagem para a Itália.
    Por favor:Entre ficar em Florença ou Siena, vc optaria por qual?
    Preciso de dica de localização de onde ficar hospedada.É imperdível ir à San Gemignano, sim? Meu roteiro até o momento é:Chegar de Roma à tarde, 1 dia para Florença, 1dia para SG, depois descer para Sorrento.
    Há trens que fazem FLO – Napoles e quanto tempo leva? Média de preços.

    Bjs e muito obrigada

    Regina

    • Eu ficaria em Florença, que além de mais central para visitar lugares próximos, tem mais opções de hospedagem. Quanto a San Gimignano, sim, é imperdível. Uma pergunta: você ficará apenas uma tarde em Roma?
      Quanto aos trens, há, com paradas, mas para verificar preços e horários, você terá que entrar no site da Trenitalia, que te dará todas as opções. Boa viagem!!!

  13. Ana !!!

    Obrigada pela resposta!!
    Em relação à Roma, chegarei do Brasil e no mesmo dia irei para Florença(3d) , depois para Pompeia/sorrento(3d) e por último 4 dias em Roma.Já anotei todos os detalhes e dicas que vc nos passa!
    Meus amigos insistem que eu vá também para Veneza…Só tenho 12 dias para esta viagem e acredito que fique muito longe…
    Agradeço de novo e um grande bj

    Regina

  14. Oi Ana,

    Meu roteiro já esta montado, e estava pensando no meu ultimo dia em Florença visitar Arezzo e Siena.
    Acontece que depois de Florença, meu destino é Roma, então estav pensando em ir direto som minha bagagem, assim não teria que voltar pra Florença e passar mais uma noite lá…
    Mas daí precisaria deixar minha mala em algum locker na estação de Arezzo e em outro na estação de Siena.
    Tu por acaso sabe se tem? E se são seguros? E como funciona? Onde eles geralemente ficam nas estações? Eu tenho que alugar? Ou só levar um cadeado e colocar minha mala lá?? hehe…
    Desculpe as mil perguntas..
    Seu blog é maravilhoso!! Baseei minha viagem inteira pela Itália nele!! E olha que eu já to na Europa (na França, na casa de uma amiga), mas to indo pra Itália semana que vem.
    Obrigada

    • OLha Gabrrielle, nessas estações eu não sei te dizer, mas em todas as outras que já fiz isso eu tive que alugar e quanto a segurança, sim, pode ficar tranquila. Quase certo que tenha, pois cidades menores tem, essas tb devem ter. É uma prática comum. Boa viagem!!!

  15. Ana, esse roteiro de Florença, se iniciado ao 12:00, sobra tempo de ir a tardinha para pisa?
    Nao né?
    Fica corridode mais….

    Beijos!

    • Esse roteiro Magê é para um dia inteiro, nunca meio dia e muito menos ir à Pisa, para ir lá, vc precisa de uma tarde toda, pois só de trem é mais ou menos 1 hora para ir e outra para voltar. Boa viagem!!!

  16. Ana Adoro seu blog. Preciso de uma orientaçao sua. Estando em Firenze, gostaria de ir a Siena, Pisa,Arezzo,San Giminiagno talvez Assis.Faria estas idas de trem tipo ida e volta no mesmo dia.Por onde começaria e se um dia ou menos é possivel em cada lugar. Obrigado
    Bjos

  17. Olá!!! Meu marido e eu estamos planejando uma viagem para Italia para assistirmos a formula 1 em Monza no dia 11 de setembro de 2011. Ficaremos uma semana por lá. Gostaria de saber quais cidades poderemos visitar, que sejam proximas e como sao as compras por lá. Será a nossa primeira viagem ao exterior e estamos muito ansiosos.

  18. Olá Ana!
    AMEI seu blog! Parabéns!
    Estou programando aminha viagem em cima da hora pois tenho que estar na Suiça de 10 a15 de abril! Pensei em conhecer um pouquinha a Suiça e depois descer para Italia.
    Minha progrmação está bem corrida… você poderia me dar uma ajuda? Se possível sugira alguma cidade a mais ou se devo cortar alguma. Fiquei preocupada também de passar a semana santa em Roma. deve ficar MUITO lotada, né?

    17/abr Genebra – Annecy (França)- Milão
    18/abr Milão – Verona – Veneza
    19/abr Veneza
    20/abr Veneza – Padua -Bologna – Florença
    21/abr Florença – Sienna – Assis
    22/abr Assis – Roma
    23/abr Roma
    24/abr Retorno

  19. Oi Ana, vc sabe me falar como chego de Florença à San Marino? Trem ou ônibus? E quando tempo demoraria? Obrigada.

  20. Olá Ana, estou organizando minha viagem para Europa, na Itália vou fazer ROMA-NAPOLIS-SIENA-FLORENÇA-VENEZA-VERONA-MILÃO.
    Caso tenha dicas para uma viagem econômica agradeço.

  21. Ola Ana
    Esterei com minha familia em julho na Italia. Estaremos de carro. Alem dos dias que teremos nas cidades de Milao, Verona, Veneza e Florenca, teremos 1 dia de viagem entre Milao e Verna/Veneza e Veneza e Florenca. Quais os pontos interessantes neste trajeto, j[a que teremos bastante tempo ??
    Obrigado

  22. Ana, acha que compensa comprar ingressos antecipados pela internet para Accademia e Galeria Uffizy para o mês de março?
    Estarei em Florença sexta e sábado (23 e 24-03).

  23. Oi Ana,
    Vou para Florença em junho e queria saber se vale a pena comprar excursões de ônibus saindo de lá para Pisa,Siena e San Geminiano. ou é melhor ir de trem parando nessas cidades de forma particular?
    Obrigada por sua atenção.

    • Oi Helena! Não precisa de excursão não, pois tem trem direto e são cidades bem pequenas e fáceis de conhecer a pé. Boa viagem!

  24. Boa noite, gostei mutio das dicas.
    voce pode me ajudar ?
    eu vou para Roma dia 05/11 e volto dia 15/11.
    vou seguir passo a passo as dicas que voce passou sobre o passeio em roma e o bate volta para napolis. gostaria de fazer um bate volta para floreça o que voce pode me endicar ?

    • Oi Jeferson. Acho que Florença merece mais do que um bate e volta, mas se não tiver outro opção, terá que sair bem cedo de Roma e no trem rápido (e mais caro), pois caso contrário, não terá tempo de ver nada, e siga este roteiro. Boa viagem!

  25. Prezada Ana,

    Venho solicitar ajuda para uma visita rápida na Itália com chegada em Roma e saída tb. Somos dois casais, um deles conhece Roma e a vontade é conhecer, Florença , Milão e Veneza.
    Aguado suas preciosas dicas.
    Um abc

    • Oi Débora, todas as cidades que vocês pretendem visitar tem posts aqui no blog. Dê uma boa pesquisada, que achará muitas dicas. Boa viagem!

  26. Boa tarde Ana,
    No meio desse passeio de um dia, alguma dica de um localzinho para beber um vinho local e comer algo regional:
    Grato,
    Victor Piedade – Manaus;Brasil

  27. Victor Piedade, passe no All’Antico Vinaio. É um bar com branquinhas na calçada e que tem self-serviço de vinho e faz uns paninis maravilhosos. Fica na Via Dei Neri, próxima à saída da Uffizzi. E na mesma rua tem uma sorveteria maravilhosa: a Gelateria dei Neri. Não perca!

  28. Pretendemos realizar nosso sonho de visitar a Itália em janeiro 2015. Temos em torno de 17 dias e, como vamos “por conta própria” estamos tentando montar um roteiro mas está um pouco complicado, por isso, gostaria de saber sua opinião de uma programação simples com as cidades que são imperdíveis para uma “primeira vez”. Pelo que estamos planejando, pensamos em Roma, Florença, Toscana, Pisa e Assis. O que está faltando? Não gostaríamos de ficar “trocando de hotel” muitas vezes e não pretendemos alugar carro. O que podemos fazer de trem? Outra questão, por se tratar do inverno, queríamos lugares com “menos possibilidade de neve”. Isso é possível?
    Desde já agradeço sua atenção e parabenizo pelo maravilhoso blog, que está sendo muito importante para a realização do nosso sonho. Muito obrigada por todas as suas dicas!

    • Roberta, infelizmente não temos como “montar” roteiros para cada um, por isso publicamos alguns aqui no blog, para que você o adapte ao seu gosto. Leia o “Roteiro de 10 pela Itália”, recém publicado, que passa por todos os lugares que quer (menos Assis, mas que você encaixa na ida ou volta entre Florença e Roma). E neve na Itália só em montanha ou bem ao norte, pois no que pretende visitar a probabilidade é muito pequena, pois o inverno por lá não costuma ser rigoroso (aliás, quando neva fica até menos frio, rsrsrsrs). Boa viagem!

  29. Olá Ana, super legal seu Blog. estou montando minha viagem a Italia que acontecerá em set/out de 2015 e terminarei em Florença. A visita a Accademia e Davi de Michelangelo que vc citou aqui, o acesso tem muita fila? vale comprar ingresso antecipadamente ou na hora? Obrigada

  30. Bom dia Ana!!
    Adorei seu site e estou montando meu roteiro na Itália muito baseado nele!! Vou a Veneza (um dia a Verona), Florença (um dia Pisa e Lucca) e Roma em maio! Estou com dúvida se compro entrada dos museus, igrejas e outros monumentos antes por algum site ou na hora mesmo? Se achar melhor antes, tem algum site que recomenda? Muito obrigada!!

    • Oi Luiza, acho que vale a pena comprar antes só dos museus de Florença (para pular fila) e do Museu do Vaticano, de resto, acho que não é necessário, ok?! Boa viagem!

  31. Você acredita que eu consiga ir de Roma para Firenze chegando antes de 9 horas, ir a Pisa, retornar a Firenze e fazer um tour até às 21 horas?
    O que recomenda como tour para essa parte da tarde em Firenze, se considerar viável este meu roteiro?

    Obrigado e sucesso

  32. Oi Ana,

    Excelente dia!

    Estou tentando comprar os ingressos para os museus em Florença.
    Vi no site que os horários são de 15 em 15 minutos.
    Mas esse tempo é só para entrar ou só se pode ficar 15 minutos lá?
    Fiquei em dúvida e gostaria de saber para montar o roteiro dos museus.

    Muito obrigada!

  33. OLA ANA]

    ADORO LER SUAS DICAS E SEU BLOG

    TÔ COM DUVIDAS SOBRE ONDE FICAR PARA MELHOR APROVEITAR AS CIDADES DE VERONA, PISA, PADUA E FLORENCA;
    fAZER UMA BATE E VOLTA OU FICAR UM DIA EM CADA? o QUE ACHAS?

    • Agrupe Padua e Verona, e depois Florença e Pisa, pois fazer bate e volta entre elas todas ficará puxado. Boa viagem!

      • Obrigada.

        O que achas assim: chego por Milão, fico em Verona 1ou dois dias e no outro passeio em Padua depois volta para Verona; De la sigo para Florença fico dois dias e depois vou a Pisa e depois volto para Milão.
        abs

  34. Ola Ana.
    Eu e minha familia estamos neste momento em Florença (09Fev2017). Na verdade, temos apenas 1 dia para explorar a cidade. Certamente iremos seguir as suas sugestões.
    Obrigado por te-las publicado!

  35. Acabo de fazer o roteiro de 1 dia em Florença … aprovado!! Com um pouco mais de fôlego, incluímos Pisa em um bate e volta desde Roma. (Roma – Florença – Pisa – Roma). Obrigada pelas publicações!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here