O que visitar no Monte Saint-Michel?
Bom, ele por si só já vale a visita. Definitivamente foi uma dos lugares mais fantásticos que já conheci e como já disse em outro post, acho que todos deveriam ir até lá conferir de perto.
A visita já começa antes mesmo de chegar em Saint-Michel propriamente dito.
A estradinha estreita que leva até lá, passando por pequeníssimos vilarejos com casinhas de pedra, típicas da Normandia, já vão nos deslumbrando e nos preparando para a aguardada visão: o Monte, lá ao longe, imponente e solitário.
Economia => Seguro Viagem França (dicas + desconto)
O dia em que fomos começou chovendo e o que poderia ter estragado o nosso passeio, acabou por ser um presente, dado à quantidade de arco-íris que foram se formando pelo caminho, emoldurando a paisagem.
Leia também:
- Dicas de Saint-Michel: como chegar e onde se hospedar
- Como assistir a dança das marés no Monte Saint-Michel
- Conhecendo o mágico Monte Saint-Michel
O que visitar no Monte Saint-Michel: roteiro
Uma vez diante das muralhas que cercam Saint-Michel, é preciso cruzar três portas: a Porta de Avancée, a Porta do Boulevard e a Porta do Roy.
Você deverá seguir pelas estreitas ruas de pedra – cheias de lojas de souvenires, restaurantes e hotéis – de uma pequena cidadela medieval que está na base da Abadia, que é a principal atração turística do Monte e, como não cometeram a heresia de instalar elevadores, é preciso subir centenas de degraus morro acima até chegar a ela, como fizeram todos os visitantes e monges ao longo dos seus mais de 1000 anos de existência.
Confira => Passeios e ingressos em Saint-Michel
Uma grandiosa escadaria, chamada de “Grande Degrau”, leva ao interior da construção.
Para passear pela cidadela e caminhar pelas muralhas e mirantes não se paga nada, mas para conhecer o interior da Abadia de Saint-Michel paga-se 10 euros.
Uma vez com o ingresso na mão, é preciso enfrentar outra escadaria, que desta vez leva até a sala dos guardas, onde podemos ver maquetes com as diferentes fases de construção da abadia, e ao terraço de Saut-Gautier, de onde temos uma linda vista da baía que cerca Saint-Michel.
É deste ponto que acessamos ao interior da construção, iniciando pela nave central de sua igreja datada do século XI.
Em seguida você logo irá encontrar o famoso claustro da Abadia de Saint-Michel, com suas colunas e arcos góticos, depois poderá simplesmente mergulhar pelo interior da enorme construção e uma hora ou outra acabará por passar pela Sala dos Cavaleiros (onde os monges estudavam), a Sala dos Hóspedes (destinada a receber reis e nobres), a Cripta de Notre-Dame-des-Trente-Cierges, o refeitório dos monges (onde se alimentavam ao som da leitura das Escrituras), diversos salões, arcadas, câmaras escuras… ou seja, uma verdadeira viagem pela Europa Medieval.
Vale a pena => Excursão de 1 dia para o Monte Saint-Michel saindo de Paris
Se quiser ter a experiência de perambular pela Abadia praticamente sozinho, tente atravessar os portões de Saint-Michel o mais cedo possível, antes que os ônibus de excursões cheguem, o que costuma ser por volta das 10 horas da manhã.
>>> Pesquise opções de hospedagem no Monte Saint-Michel aqui! <<<
A Abadia de Saint-Michel é possivelmente uma das construções mais fotografadas e fotogênicas do mundo e se, além de turismo, você quiser ter uma vivência com os monges que ali habitam, saiba que é possível fazer um retiro de alguns dias com eles, contanto que marque com alguma antecedência. (http://www.abbayedumontsaintmichel.cef.fr/hotellerie).
Saindo da abadia, ao invés de voltar pelo mesmo caminho, é possível circundar a construção, se “perder” por pequenas vielas e ser brindado com outros lindos ângulos de visão.
No interior das muralhas, existem ainda alguns museus que podem ser visitados, como a Casa de Tiphaine, construída em 1365 pelo chefe do exército francês para sua esposa Tiphaine; o Arqueoscópio, uma apresentação multimídia que conta a história (e lendas) do Monte Saint-Michel; o Museu do Mar e da Ecologia e o Museu Histórico. Existem passes que reúnem em um só valor o ingresso para todas essas visitas (18 €).
+++ Confira aqui ingressos e passeios para o Monte Saint-Michel com antecedência
Não pense que as visitas se limitam ao interior da cidadela!
Na parte externa de Saint-Michel é possível pegar um trenzinho (13 $) que circula o Monte num percurso de cerca de 5 km ao longo de duas horas (esse passeio só é possível entre abril e outubro).
Outra dica é percorrer a pé baía e os bancos de areia, mas isso claro, apenas acompanhados de um guia especializado, jamais vá sozinho!
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Por último, não cometa a heresia de deixar Saint-Michel sem experimentar ao menos uma de suas especialidades culinárias, como um de seus mais famosos pratos, o “Omelette de la mère Poulard“, especialidade do restaurante Mère Poulard. Ele chega a custar 40 euros, mas hoje em dia é vendido por preços mais módicos em quase todos os outros lugares.
Outras opções são o “Agneau de pré-salé” (carne de cordeiro) ou ainda o crepe, típico da Normandia de um modo geral.
Viu como tem muito o que visitar no Monte Saint-Michel! É um lugar fascinante! Vá!
Continue sua viagem aqui:
- Como chegar e o que visitar em Honfleur, na França
- Paris: dicas de viagem e roteiro para quem vai a primeira vez
- Quanto custa passar uma semana em Paris?
- Onde ficar em Paris (os piores e os melhores bairros)
- Alugar carro da França
Seguro Viagem França com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a França?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da França, e nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 60 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Adorei as dicas, estamos com viajem agendada para 05/11.
Obrigada
De nada! Você vai adorar! Não se esqueça de fazer o seguro viagem, ok?!
– http://bit.ly/3hbxXte
Boa viagem!