Por: Bianca Roriz - Atualizado em 18/10/2020

O Quartier Latin de Paris é conhecido por ser uma região boêmia, cheia de bares, restaurantes, sebos, livrarias, teatros, museus, escolas e universidades, sempre frequentada por muitos turistas, estudantes, filósofos e artistas.

Essa charmosa e interessante região de Paris, localiza-se entre os 5º e 6º (o mais chique) arrondissements, próxima ao Rio Sena. É cruzado pelo Boulevard Saint-Germain e o Boulevard Saint-Michel.

A origem do nome “Cartier Latin” vem da Idade Média, em que o ensino era todo realizado em latim.

Lá encontram-se, além da Universidade de Sorbonne, as universidades Paris Assas e Paris VII, o que o caracteriza como uma região mais simples, mais jovem e com menores preços, que cabem no bolso de tantos estudantes. É possível encontrar uma vasta gama de hotéis de 2 e 3 estrelas, principalmente na rue des Écoles.

Um passeio por essa região de Paris é imperdível e é possível realizá-lo em um dia ou até mesmo uma tarde, dependendo do seu ritmo.

Importante => Seguro Viagem Europa (dicas + desconto)

Quartier Latin Paris

roteiro de 7 dias em paris - Quartier Latin Paris: o que fazer, como chegar, onde comerCristinaMuraca / Shutterstock.com

Principais atrações do Quartier Latin de Paris

Universidade de Sorbonne

Fundada em 1253. Esteve fechada durante a revolução, mas foi reaberta em 1806 (Boulevard Saint-Michel).

Confira => Passeios em Paris e arredores

sorbonne paris - Quartier Latin Paris: o que fazer, como chegar, onde comer

Place Saint-Michel

em frente à estação de metrô principal. Praça que possui uma fonte com a estátua do arcanjo São Miguel. Serviu de local para as revoltas estudantis de 1968.

Museu de Cluny (da Idade Média) 

localizado dentro do Hôtel de Cluny, próximo à Sorbonne. Uma das melhores e mais belas coleções de Arte Medieval do mundo, com tapeçarias, tecidos, vitrais, móveis, etc. Fizemos uma visita e escrevemos tudo neste post.

Economia => Paris Museum Pass

dicas de Paris - Quartier Latin Paris: o que fazer, como chegar, onde comer

Panteão

Próximo ao Jardin du Luxembourg. O Panteão é um monumento magnífico do século XVIII, com traços das arquiteturas grega e gótica, onde estão sepultados grandes personalidades, como Voltaire, Victor Hugo, Alexandre Dumas, Diderot, Émile Zola… (Place du Panthéon).

Prático => Circuitos de Ônibus Hop-On Hop-Off e Barco

panteão de paris - Quartier Latin Paris: o que fazer, como chegar, onde comer

Jardin des Plants

Enorme e bela área verde cheia de lindos jardins, que possui um zoológico e é repleto de museus.

Piano Vache

Antigo e famoso bar, próximo à Sorbonne.

Rue Mouffetard 

Famosa pelo vasto comercio e inúmeros mercados ao ar livre.

Rue de la Huchette

São dois quarteirões bastante turísticos, cercados por restaurantes, bares, pubs, teatros, e muitos artistas mostrando e vendendo suas obras nas ruas e calçadas.

Caveau de La Huchette

Famoso clube de jazz, próximo ao Rio Sena.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Quartier Latin Paris: o que fazer, como chegar, onde comerQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Rue du Pot de Fer

Repleta de restaurantes e cafés charmosos.

Place de la Contrescarpe

Praça cercada por muitos bares, muito movimentada à noite. (Entre as ruas Mouffetard e Lacépéde)

Livraria Shakespeare and Company

Famosa pela sua desordem e por ter servido de cenário para Hemingway no filme “Paris é uma festa”. Além de ser conhecida como uma biblioteca medieval, serve de hospedagem a turistas em troca de algumas horas de trabalho. (Rue de la Bucherie).

Pesquise opções de hospedagem em Paris aqui!

dicas de paris2 - Quartier Latin Paris: o que fazer, como chegar, onde comer

La Mosquée de Paris 

É a grande mesquita de Paris, belíssima, construída da década de 20.

Les Deux Magots 

Famoso café de 1812, frequentado por ninguém menos que Pablo Picasso, Hemingway e Simone de Beuvoir.

dicas paris1 - Quartier Latin Paris: o que fazer, como chegar, onde comer

Les Boutiquinistes

São barracas que vendem gravuras, posters, livros e souvenirs parisienses. Elas contribuem com o cenário cult, charmoso e romântico do Quartier Latin.

Como chegar ao Quartier Latin Paris

Há diversas estações de metrô espalhadas pela região e escolha de qual usar vai depender de por onde pretende começar ou de onde está vindo. As principais são: Odeon, Cluny-La Sorbonne, Luxembourg, Saint Michel, Malbert-Mutualité e Cardinal Lemoine. 

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Onde comer no Quarier Latin Paris

Se quiser comer sem gastar muito, suas opções estão nas ruas La Harpe, St. Severin e Huchette, próximas à estação de metrô Cluny-La Sorbonne.

Por lá existem dezenas de restaurantes que oferecem menus (entrada + prato principal + sobremesa, alguns ainda incluem bebida e/ou café) por 12, 15 e 18 euros, é só escolher o que mais agradar. E antes que falem que a comida é ruim, garanto que isso não é verdade, pois já comemos lá várias vezes e sempre fomos bem servidos (podem haver exceções, mas sempre tivemos sorte).

Imperdível => Passeio para Giverny

roteiro paris gastronomia - Quartier Latin Paris: o que fazer, como chegar, onde comer

Sem sombra de dúvidas o Quartier Latin mostra um lado mais “cult” da cidade luz, por isso, coloque-o em seu roteiro, nem que seja em uma tarde, para caminhar por suas ruas cheias de arte (e se “perder” por elas), prédios lindos e tomar um delicioso café com uma autêntica baguete francesa.

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da Françae nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de paris - Quartier Latin Paris: o que fazer, como chegar, onde comerAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Vai para Paris? Então, leia também:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Bianca Roriz
Bianca Roriz Nacif é atriz e professora de Arte, formada pela Uni-Rio. Moradora de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, adora viajar pelo mundo, fotografar e conhecer novos povos e diversas culturas. Companheira da Turista Profissional há bastante tempo e em várias aventuras, escreve no blog como colaboradora desde 2013.
    4 Comentários
    1. Também nos hospedamos no Quartier Latin. Estamos seis. Amamos. Conhecemos tudo por ali, além de ficar próximo e fácil dos principais pontos turísticos. Como usamos o metrô. É dez.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *