Montmartre é um dos bairros mais conhecidos e charmosos de Paris. Costumo dizer que é o “Santa Tereza” de lá, fazendo referência ao bairro mais boêmio e descolado da cidade do Rio de Janeiro.
Era ali que moravam, entre o final do século 19 e início do século 20, diversos dos grandes nomes da arte mundial, como Van Gogh, Dalí, Picasso, Degas e Renoir.
Eram pintores, escultores, poetas e músicos em busca de um local mais barato para morar (um bairro de ladeiras no subúrbio) e onde podiam dar vazões às suas ideias e paixões.
Além disso, ainda podiam frequentar os cafés e cabarés (com suas dançarinas de cancã) da parte baixa do bairro, onde hoje ainda temos o mundialmente famoso Moulin Rouge, na Boulevard de Clichy.
Economia => Seguro Viagem França (dicas + desconto)
Roteiro por Montmartre
Pegue o metrô – linha 2 (azul) – e desça na estação Blanche. Você já estará quase em frente ao Moulin Rouge. Comece seu passeio por ali e não deixe de, ao menos, tirar uma foto em frente a ele. Um ícone da região.
Confira => Passeios em Paris e arredores
Dali, suba a pé, explorando suas ladeiras. Se for devagar, parando para tirar fotos, não será muito cansativo.
Vá pela rua ao lado direito do Moulin Rouge (rue Lepic) e você encontrará o Cafés des Deux Moulins (nº15), que ficou famoso quando serviu de cenário para o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulin. Para quem gosta do filme, vale passar por ali e tirar uma foto, quem sabe parar para um café.
Pesquise opções de hospedagem em Paris aqui!
Chegando a uma bifurcação, virando à esquerda você segue pela mesma rue Lepic. No nº 54 encontra-se o Moulin de La Galette, um dos remanescentes dos moinhos de vento que existiam no bairro.
Esse moinho serviu de cenário para diversos artistas, dentre eles Van Gogh, que pintou uma série de quadros com ele. Um deles, Le Moulin de la Galette, está no Museo Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires, Argentina.
Economia => Paris Museum Pass
E Renoir pintou o quadro Bal du Moulin de la Galette, exposto no Musée D’Orsay. Para mim, um dos quadros mais bonitos dele:
Agora, volte por esta mesma rua e chegue novamente naquela mesma bifurcação anterior, seguindo agora pela rue des Abesses. Ali você poderá ter uma experiência gastronômica na boulangerie Le Grenier à Pain (nº 38), a qual produz uma das melhores baguetes de Paris, premiada várias vezes.
Nada mais parisiense do que comprar uma baguete, não?
As atrações de Montmartre não param e em cada esquina você encontra algo interessante.
Vá comendo sua baguete, vire na primeira à esquerda e chegue à Place Émile Goudeau (13 Rue Ravignan). Lá está a casa em que moravam diversos artistas, dentre eles Picasso, onde ele pintou seu famoso quadro Les Demoiselles d’Avignon. Ela é apelidada de Le Bateau Lavoir.
Imperdível => Tour guiado e sem fila para Versalhes
Agora siga direto pela rue Gabrielle e você chegará a uma escadaria bem ao lado do funicular de Montmartre. Suba as escadas (não é muita coisa!) e você encontrará a Basilique du Sacré-Coeur, uma das igrejas mais famosas do mundo – não só pela sua arquitetura bizantina, como pela grandiosa vista da cidade.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Esse é o 2º ponto mais alto de Paris (perdendo somente para a Torre Eiffel) e a vista, realmente, é linda. Vale a pena dar uma parada em sua escadaria para admirar e tirar umas fotos. Logicamente, muita gente tem a mesma ideia e sempre está lotada.
Prático => Circuitos de Ônibus Hop-On Hop-Off e Barco
Depois de tirar algumas fotos da igreja (nem precisa demorar muito, porque na volta você passará por ali novamente), siga pela rua à esquerda da basílica e chegará, finalmente, à feira da Place du Tertre, a principal praça de Montmartre, que fica lotada de turistas e visitantes.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!A praça é cheia de artistas pintando, expondo e vendendo seus quadros, além de retratistas que desenham na hora quem estiver disposto a posar – e pagar, claro!
Ao redor dessa mesma praça encontram-se diversos cafés e restaurantes, onde se pode comer por preços razoáveis. Se quiser almoçar ou tomar um café da tarde por ali, é uma boa pedida.
Por fim, para descer você pode, agora, pegar o funicular – que é, por si só, uma atração turística. Como você já deve ter visto, a estação é quase em frente à igreja.
Lá embaixo, para voltar, você pode pegar o metrô na estação Anvers, na Boulevard de Clichy.
Veja o mapa abaixo com a rota (Google Maps). Se clicar nele, você será direcionado ao mapa no seu navegador:
Então, gostou do roteiro por Montmartre?
É claro que, se você preferir, pode fazer o caminho inverso: subir pelo funicular e descer pela rue Lepic até chegar ao Moulin Rouge.
Pesquisando viagem para a França?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira! Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da França, e nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá. Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.Seguro Viagem França com até 20% de desconto
? Continue sua viagem para Paris aqui:
- Paris: dicas de viagem e roteiro para quem vai a primeira vez
- Quanto custa passar uma semana em Paris?
- Onde ficar em Paris: os piores e os melhores bairros
- Transfer em Paris – como sair do aeroporto
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Boa noite! Adorei o post 🙂
Não sei se era a intenção, mas no finalzinho onde está “Continue sua viagem por Paris” o título do segundo link está apenas “no mínimo)?”. Mas eu fui lá e vi o que era.
Abraço.
Obrigada Carmina! 🙂
Fantástico! Recomendaremos a nossos clientes que rumam a Paris!