Safári com crianças na África do Sul

Atualizado em 20/06/2019

Quando a gente avisou aos amigos e família que a gente iria para a África do Sul, logo perguntaram: “com as crianças?” (é lógico!, as Turistinhas Profissionais SEMPRE viajam com a gente!)… e a segunda pergunta: “vocês vão fazer um safári com crianças??”.

Claro!! – foi a resposta.

E, sim, é possível fazer um safári com crianças na África do Sul!

Nós fizemos um safári de um dia (12 horas desde que saímos até voltar ao hotel) com as duas turistinhas profissionais. E com um detalhe muito importante: um guia português!

Isso mesmo: um safári com guia falando em português (ele é português, mas fala ‘brasileiro’ muito bem) faz toda a diferença, especialmente com as crianças.

Saiba todos os detalhes a seguir.

=> Economia: Seguro Viagem para a África do Sul (com desconto)

safari com crianças na Árica do Sul

– Leia também as dicas do nosso leitor André: África do Sul de A a Z

Safári na África do Sul

Nós pesquisamos bastante sobre os safáris depois de termos comprado as passagens para a África do Sul. Afinal, nosso sonho de ir para a África era – acho que como todo mundo – para ver os enormes animais de perto, em seu habitat natural.

Todo mundo só falava do Kruger, de fato o maior e talvez o melhor safári da África do Sul. Só que o Parque Nacional de Kruger fica a mais de 5 horas de carro de Joanesburgo, que era a nossa base.

Dessa forma, o passeio para lá impõe passar no mínimo uma noite; mas, em geral, as pessoas dormem umas três noites por lá. Dentro do Kruger há várias hospedagens, para todos os gostos e bolsos.

rinocerontes africanos
Os brutos também amam…
galinhas d'angola na áfrica do sul
Sabe as galinhas d’Angola? Vivem soltas por lá. Não se criam para comer.

Até vimos propagandas de um bate e volta, mas achamos impraticável, mais de 10 horas só de trajeto de ida e volta… não deve dar tempo de ficar quase nada lá dentro.

E, por fim, achamos um pouco caro também, para nós quatro.

Dessa forma, pesquisando opções melhores para nossa situação, achamos o Parque Nacional Pilanesberg. Para nós, que queríamos fazer um safári com crianças, foi o achado perfeito!

Mas também pode ser para você, mesmo sem crianças, pois ele apresenta várias vantagens em relação a outros locais, até mesmo na comparação entre Pilanesgerg x Kruger.

zebras da áfrica do sul
Há MUITAS zebras no Pilanesberg Park.
hipopótamo na áfrica do sul
E hipopótamos que, imensos, quase não saem da água.

Safári no Pilanesberg National Park

Para começar, como dissemos, ele é um parque bem perto de Joanesburgo, de fácil acesso. São 2h30 ou 3 horas de viagem, a metade do Kruger.

O local tem uma história bem antiga. O Parque Nacional de Pilanesberg está situado dentro da cratera de um antigo vulcão, hoje extinto. A montanha é uma região sagrada para os povos originais, que doaram para a construção do parque.

Então, absolutamente todos os animais, inicialmente, foram introduzidos no parque. Eles vieram de outros parques de todo o país e foram levados para lá, adaptaram-se muito bem e hoje já há diversas novas gerações que nasceram no local.

filhote de rinoceronte África do Sul
Que chifrinho fofinho!
filhote de elefante em safári
Olha o gordinho bonitinho!

O parque não é grande (550km²) – apesar de ser o 4º maior da África do Sul – o que pode ser uma vantagem. Seu tamanho relativamente pequeno aumenta a chance de você ver os animais. E os guias sabem onde eles geralmente costumam ficar.

Lá existe uma estrada, por exemplo, chamada de “Estrada das Girafas”. E sabem por quê? Ora, porque é onde as girafas costumam ficar! Simples assim. E foi certeiro: chegamos à Estrada das Girafas e lá estavam elas!

Ver girafas na África do Sul

Girafas na África do Sul

A localização do parque permite uma grande diversidade biológica, tanto de flora quanto de fauna – que foi introduzida e se adaptou muito bem por conta disso. O Parque Nacional de Pilanesberg está em uma zona de transição entre o deserto (Kalahari) e uma região mais úmida, com árvores de folhas largas e vegetação alta da região do Lowveld.

Perque Pilanesberg África do Sul
Quantas espécies numa única foto!!
safári com crianças na áfrica do sul
Que que foi??

Isso faz com que haja uma incrível variedade de animais e plantas: além dos Big Five*, vemos zebras, girafas, babuínos, cão selvagem, diversas espécies de antílopes e mais de 360 ​​espécies de aves.

* Os Big Five (Big 5) são os cinco animais de grande porte africanos mais difíceis de serem caçados. São eles: o leão, o elefante, o búfalo, o leopardo e o rinoceronte.

Às margens de alguns lagos a gente encontra umas paradas com banheiro e uns postos de observação, onde você pode ficar ‘escondido’ dos bichos. São lugares confortáveis para esperar por aquela foto perfeita e para dar uma parada em seu safári com as crianças, para aquele xixizinho.

Observação de animais em safari na áfrica do sul
Cadê, cadê?

observação de animais na áfrica do sul

aves da áfrica do sul

Variedade de alojamento no Pilanesberg

Se por acaso você resolver não fazer um bate e volta de Joanesburgo, como nós fizemos, mas resolver ficar no parque alguns dias, saiba que o Parque Nacional de Pilanesberg oferece diversas opções de acomodação, com ofertas para todos os gostos e bolsos.

Você pode ficar em uma tenda Safári no mato – inclusive fazer safári a pé! -, ou mesmo ficar em um alojamento de luxo, com direito a piscina e tudo mais.

Veja aqui as opções de alojamento no Pilanesberg

carro de safári
O carro que usamos no safári

– Veja como é se hospedar em uma tenda de luxo na África do Sul

Como fizemos o safári com crianças

Quem nos acompanha sabe: nós viajamos sempre com as Turistinhas Profissionais! E não foi diferente para a África do Sul.

Como estávamos com elas, procuramos um guia que falasse português e um passeio privado.

Achamos o Alex, um português que mora há dez anos na África do Sul, que fala “brasileiro” muito bem e é apaixonado pelo que faz.

Safári com crianças na África do Sul

safári na áfrica

safári com crianças

Ótimo guia, sabe tudo dos animais e do parque. Ele conhece, inclusive, muitos animais individualmente, do tipo “aquele elefante é o Fulano, ele já tem tantos anos, veio para cá já adulto etc”.

E importante: tem muito jeito e é carinhoso com as crianças (ele também tem duas filhas pequenas).

Fomos no carro dele, um jipe com ar-condicionado, mas em alguns momentos deixamos as janelas abertas. Parávamos quando queríamos, o tempo que queríamos. Foi bem tranquilo.

Paramos para almoçar no restaurante do próprio parque (incluído no preço), em frente a um pequeno lago onde os animais vão beber água e onde existem barracas de arte e souvenirs.

aves da áfrica do sul
São diversas espécies de aves pelo parque

Vimos vários animais, alguns muitas vezes. Vimos elefantes (inclusive com filhotes!), girafas, rinocerontes, cachorros do mato, zebras, gnus, babuínos, hipopótamos, várias espécies de cervos, veados e antílopes em geral… observamos os animais em plena atividade, comendo, correndo, descansando, bebendo água, brincando… os filhotes de macaco não param!

macacos babuínos em safári
É um pé-de-macaco?
Babuíno
Quê?
filhote de babuíno
Filhote de babuíno fazendo filhotices

Ficaram faltando os grandes felinos… snif! snif!… não conseguimos ver leões nem leopardos! Eles estavam por ali perto, estavam inclusive comendo uma carcaça de rinoceronte que tinha sido morto por caçadores há pouco tempo (sim, isso acontece por causa do alto valor do chifre), mas como o tempo estava bem quente, eles ficaram quietinhos no meio do mato.

caçada de rinoceronte
O cachorro espreitando a carcaça de rinoceronte, esperando a vez de comer um naco

Chegamos bem perto de alguns animais, quase que tocando o carro. De janelas abertas, pudemos fotografar à vontade.

As turistinhas amaram! Dentro da área do parque elas podiam ir na frente do carro e o Alex até mesmo levou a mais velha no colo, que “o ajudou a dirigir”.

África, safári com crianças
Gostou? Não fique aí parado…
animal correndo em safári
… corre lá para a África do Sul!!

Então, se você quer algo assim, com mais calma por conta dos pequenos, nós recomendamos bastante fazer um safári com crianças usando o serviço do Alex. Aliás, pode dizer que nós recomendamos, pois ele vai gostar!

Reserve aqui o seu safári, você vai gostar!

Depois conta para a gente como que foi a sua aventura!

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here