Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 18/05/2020

Há algum tempo atrás conheci o site SeatGuru e achei bem curioso.

Ele é um site que te indica os melhores lugares – e os piores também – em qualquer voo, de praticamente todas as companhias aéreas do mundo. E você pensando que na hora de escolher um assento era só optar entre janela ou corredor, não é?! Não, não é bem assim.

É bem fácil de usar, mesmo para quem não sabe inglês, já que ele é bem intuitivo: basta você selecionar a companhia aérea desejada, digitar o número do voo e pronto: o site te apresenta um “mapa” da aeronave com todas as indicações de lugares bons, mais ou menos e ruins.

Além das informações de assentos, o site também apresenta informações adicionais sobre outras coisas referentes ao seu voo, como alimentação, se tem ou não vídeo, som, internet, política sobre transportes de animais, etc e tal.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Como usar o SeatGuru

Mas vamos à parte prática da coisa:

✓ Acesse o site (claro!): https://www.seatguru.com/;

✓ Digite o nome da cia aérea, número do voo e a data da viagem. Caso não saiba o número do voo, ok, basta digitar a cidade de origem e destino na opção “I don’t know my flight number” e o problema estará resolvido;

seatguro dicas - SeatGuru: como escolher o melhor assento do avião
Tela inicial do SeatGuru

✓ Na outra tela, abra o mapa de assentos (clique em view map);

✓ Pronto, agora é só analisar, com cuidado, os prós e contras de cada lugar;

✓ Repare no “Seating details” a parte que diz “pitch”, pois essa é a indicação de distância entre o encosto do seu assento e o do assento da frente, ou seja, o espaço que terá para suas pernas. Para pessoas mais altas, em especial, essa informação é fundamental. Use alguma tabela de conversão para transformar “pitch” em centímetros;

como usar o seatguru - SeatGuru: como escolher o melhor assento do avião
Como usar o SeatGuru

✓ Um pouco mais abaixo, dê uma especial atenção: às fotos de outros passageiros, para conhecer bem a realidade que irá encontrar; aos ícones com as informações dos serviços que a aeronave oferece; e, ainda, aos comentários de outros viajantes;

mellhor assento aviao seatguru - SeatGuru: como escolher o melhor assento do avião
Atenção aos detalhes no SeatGuru

✓ E, claro, quando for analisar a melhor opção de assento para as suas necessidades, fique de olhos bem atentos para a tabelinha com as indicações de melhores e piores assentos, que são todos assinalados com cores;

seatguru - SeatGuru: como escolher o melhor assento do avião

✓ Você vai reparar que, em algumas cores, eventualmente está escrito “see comments” e, para isso, basta passar o mouse em cima do assento que uma outra janela irá abrir com a informação extra.

dicas seatguru - SeatGuru: como escolher o melhor assento do avião

Pronto, simples e rápido!

O site pode até não ser 100% seguro, afinal, as companhias aéreas podem mudar a aeronave de um determinado voo e não atualizar no sistema do SeatGuru de imediato, mas na maioria esmagadora dos casos ele funciona super bem.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - SeatGuru: como escolher o melhor assento do avião

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Então, agora na hora de escolher os lugares no seu próximo voo, não custa dar uma olhadinha no SeatGuru, isso pode te livrar de algumas horas de desconforto no ar!

Boa viagem!!!

✈ Mais dicas de viagem aqui:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
13 Comentários
  1. oi, gostaria de dizer antes de tudo que o seu blog é um dos melhores que já vi! muito informativo…de um jeito claro e atraente! hehe gostaria de saber se tem algumas dicas de companhias aéreas entre os paises da europa…voos entre paris, londres, dublin, barcelona… enfim! os trens são somente entre cidades do mesmo pais, certo? beijos

    1. Obrigado Mariana. Entre na categoria “transportes” que vc encontrará posts com uma lista enorme de cias aéreas européias. E sobre o trem, não, eles viajam para outros países também. Boa viagem!!!

  2. Irei no feriado de 7 de setembro, para Terra Santa, quando chegar direi se deu tudo certo mesmo ou se fui parar na porta do banheiro rs rs ..
    Beijão

  3. Olá Ana,
    Você tem sempre umas dicas maravilhosas. Não conhecia este site, escolhi os lugares no próximo vôo. Espero ter sorte na escolha .
    Abraço.

  4. Alerto a todos que os voos operados pela TAM pode ter divergências. Principalmente depois que as companhias começaram a cobrar pelos “assentos confortos”.

    Para exemplificar, peguei um voo Guarulhos – Lima em maio/2011 num Airbus A320 e escolhi os assentos com base no GuruSeat. Escolhi o assento 10A (que seria junto da saída de emergência, com mais espaço para as pernas). Para minha surpresa e decepção o assento era justamente a frente da sada de emergência. Ou seja, além de não ter o espaço maior, o banco não reclinava !

    Fui reparar que isso acontece porque a TAM separa as primeiras fileiras para a classe Executiva.

    1. Como sempre a TAM dando problemas, rs, isso é normal!!! Valeu por dividir sua experiência!!! Eu sempre tive sorte e bateu tudo certinho… Quem tiver mais histórias, divide aqui!!! Boas viagens!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *