Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 27/05/2020

Quando você procura um Seguro Saúde Viagem, saiba que, na realidade, isso não existe. Isso mesmo: não existe um seguro “saúde” viagem.

O que existe são “Seguros Viagem”, e estes seguros englobam também – e principalmente – a questão da saúde.

Vamos entender melhor essa questão neste artigo.

E vou aproveitar também pra explicar porque você não pode, de jeito nenhum, viajar sem um seguro viagem, além de dar dicas de como comprar o melhor seguro viagem, bom e barato. 😉

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI!

Seguro Saúde Viagem x Seguro Saúde

seguro saude viagem - Seguro Saúde Viagem: o que é e como contratar
Seguro Saúde Viagem ou Seguro Viagem?

Como dissemos, é equivocado dizer “seguro saúde viagem”.

A regulamentação destas nomenclaturas e os serviços oferecidos pelas seguradoras foram estabelecidos pela resolução 315/2014 da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.

Segundo esta resolução, o seguro saúde oferece assistência na área da saúde, exclusivamente.

O seguro viagem, entretanto, além da assistência na área de saúde – assistência médica e hospitalar – também inclui outras inúmeras coberturas, como cancelamento de viagem, perda de voo, extravio de bagagem, perda de documentos… Neste caso, depende do seguro contratado.

Portanto, como podemos ver, é um equívoco chamar de seguro saúde viagem o seguro que você contrata para viajar, embora seja muito comum as pessoas se referirem ao seguro viagem desse modo.

Da mesma forma, segundo a resolução:

Não poderá ser denominado como “Seguro Viagem” o plano que ofereça apenas coberturas básicas cujo evento gerador decorra exclusivamente de acidentes pessoais [saúde]. (parágrafo único do Artigo 4º)

Por fim, mais claro do que o disposto no Art. 25º desta Resolução, não há:

Art. 25. Na proposta, nas condições gerais e na apólice ou certificado individual ou bilhete, conforme o caso, deverá constar, em destaque, a seguinte informação: “Atenção: O seguro viagem não é seguro saúde! Leia atentamente as condições contratuais, observando seus direitos e obrigações, bem como o limite do capital segurado contratado para cada cobertura.” [grifo nosso]

Então, entendido isso, vamos ver como funciona o seguro viagem.

++ Seguro Viagem com Desconto ++

Sydney em familia - Seguro Saúde Viagem: o que é e como contratar

Como funciona o seguro viagem

Nós, como turistas “profissionais”, NUNCA viajamos sem um bom seguro viagem, nem mesmo para viagens dentro do Brasil.

E, sim, já precisamos usar algumas vezes. Graças a Deus, nada grave, mas casos que poderiam ser muito mais complicados se nós não estivéssemos assegurados e garantidos por uma empresa para nos ajudar.

Está na Resolução que citei acima a obrigatoriedade da empresa de seguro viagem de atender os turistas assegurados 24h todos os dias:

Art. 7º, § 1º No caso de que trata o caput, a sociedade seguradora deverá manter telefone gratuito de assistência ao segurado, disponível 24 (vinte e quatro) horas e com atendimento em português, o qual deverá constar, em destaque, na apólice, certificado individual ou bilhete, conforme o caso.

Como você pode ver, é MUITO mais tranquilo viajar com uma seguradora a postos para nos ajudar, a qualquer hora, em qualquer situação.

seguro viagem - Seguro Saúde Viagem: o que é e como contratar

Então, já entendemos que um seguro viagem é muito mais do que um seguro saúde viagem, certo?

Veja abaixo alguns exemplos para que serve o seguro viagem internacional, para além das questões médicas e hospitalares.

Dependendo de cada caso, o seguro pode cobrir as despesas com sinistros, o transporte, dar orientações profissionais e jurídicas…

  • Bagagem extraviada

Uma das partes mais importantes do seguro viagem, na nossa opinião, é em relação às bagagens. Sabemos que imprevistos acontecem e as malas pode se perder, tanto por um período quanto “para sempre”…

Isso já aconteceu com a gente, mas felizmente tínhamos seguro (sempre!).

Nossas malas se perderam quando chegamos ao Porto, em Portugal, e estávamos só com a roupa do corpo. O seguro pagou pra gente comprar itens de primeira necessidade enquanto eles mesmos monitoravam o tempo todo a busca das malas, até elas chegarem ao nosso hotel no dia seguinte!

  • Cancelamento de viagem

Veja na cobertura se o seu seguro cobre o cancelamento da viagem. Afinal, eventualidades acontecem e, neste caso, o seguro pode ajudar a não ter o seu sonho frustrado.

SEGURO VIAGEM COTAÇÃOseguro viagem nacional - Seguro Saúde Viagem: o que é e como contratar

Não se sinta desamparado em sua viagem!

  • Perda de documentos

O seguro viagem tem, entre seus benefícios, o suporte para quem perde a documentação, recebendo a orientação e as informações de como e onde resolver o problema, para não ter que pausar o passeio.

  • Atendimento à gestantes

A viagem de uma gestante tem que ser duplamente planejada e cuidadosa, pois ela tem necessidades especiais que merecem atenção.

Se for o seu caso, escolha muito bem o seguro, observando o que ele oferece de cobertura a quem está grávida e vai realizar uma viagem. Leia mais sobre isso no post sobre seguro viagem para grávida.

  • Assistência jurídica

Imagina você ter um problema jurídico fora do Brasil?! Entre os benefícios de um seguro viagem pode estar as despesas profissionais de um advogado e/ou as orientações adequadas sobre como procurar ajuda.

  • Repatriação e garantia de regresso

A vida é imprevisível e, em caso de necessidade, o seguro viagem te garante a repatriação sanitária e a garantia de retorno ao Brasil, caso você tenha a urgência, por exemplo, por falecimento ou doença grave de um familiar direto.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


  • Passagem para familiares em algumas eventualidades

Se acontecer alguma eventualidade séria com a saúde do assegurado, a apólice do seguro viagem cobre a ida de um familiar, que fará imediatamente o embarque em seu encontro.

  • Atrasos ou cancelamentos de voo

Se o seu voo for cancelado, o seguro viagem cobre cobre despesas com alimentação, hospedagem, comunicação e até um novo transporte, se necessário.

Esses são alguns caso, mas existem muitos outros.

Veja, no momento da contratação, a lista dos eventos que o seguro viagem cobre.

Lembramos isso é extremamente importante, especialmente em relação ao Seguro Viagem Internacional, tanto para o seguro viagem Europa (que é obrigatório) quanto para o seguro viagem para os Estados Unidos, que não é obrigatório, mas de extrema importância, pois qualquer problema simples de saúde lá poderá te levar a falência. 😉

Mas, claro, mesmo em relação ao seguro viagem nacional, não se deve dispensar tal comodidade, porque todos esses eventos citados não estão livres de acontecer.

seguro viagem familiar - Seguro Saúde Viagem: o que é e como contratar
Vai viajar com a família? Vá seguro!

Seguro viagem obrigatório

Existem regiões e países onde o seguro viagem é obrigatório. E, acredite: se não tiver e eles pedirem, pode sim ser deportado!

É o caso desses abaixo, como exemplo:

  • Na Europa, os países que fazem parte do Tratado Schengen: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Liechtenstein, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, República Tcheca, Suécia, Suíça;
  • Cuba;
  • Venezuela;
  • Austrália;

Quanto custa o seguro viagem?

Quanto é o seguro viagem varia conforme algumas informações, especialmente o local de destino, a data e a idade do turista.

Outros fatores que podem afetar a cotação do seguro viagem são a empresa escolhida e o tipo de seguro escolhido dentro dos pacotes oferecidos pela empresa.

Existem formas super rápidas e seguras de escolher o  melhor seguro viagem, ao invés de ter que entrar em diversas empresas, procurar os seguro, perguntar preços, comparar todos eles… ufa! Esse trabalhão não precisamos ter!

É o que explicamos abaixo.

Cotação de seguro viagem

Veja agora como conseguir seguro viagem. Para buscar e comparar seguro viagem, nós apresentamos a vocês um site comparador de seguros viagens, do qual nós somos parceiros.

O site é o Seguros Promo e, com ele, dá pra se fazer cotação de seguro viagem em menos de um minuto.

Você coloca os seus dados – para onde vai e quando é a viagem – e o site faz uma busca automática nas principais seguradoras nacionais.

Em poucos segundos ele te apresenta uma lista de seguros viagens adequados ao seu estilo de viagem e, o mais importante, em ordem de melhor custo-benefício. Você vai saber rapidamente, em segundos, quanto custa o seguro de viagem internacional ou nacional.

A você resta o trabalho de comparar os seguros ali mesmo dentro do site – pois ele te dá todas as coberturas e valores disponíveis em cada um – e escolher o plano.

Pra completar, leitores do blog turista Profissional têm um desconto de 5% garantido! Basta utilizar o cupom de desconto TURISTAPRO5.

COTE O SEU SEGURO VIAGEM AQUI JÁ COM O DESCONTO

Veja ABAIXO um vídeo explicativo de como usar a ferramenta:

Alguns cuidados são necessários ao contratar o seguro viagem, tais como ler com atenção tudo o que ele inclui e contratar o seguro a partir da data do seu embarque (e não o da chegada ao destino) até o dia que você chega em casa.

Não adianta querer contratar o seguro no meio da viagem, pois a maioria das seguradoras não aceitará, pois essa contratação deverá ser feita antes do embarque.

Melhores empresas de seguro viagem

Qual o melhor seguro de viagem? Qual a melhor empresa de seguro viagem? Vamos responder como você vai achá-las.

Existem muitas empresas que oferecem seguro viagem no mercado. Muitas são conhecidas, mas a fama não quer dizer que sejam as melhores nem as mais baratas.

Às vezes, ao contrário, a fama faz com que elas vendam um produto similar a outras empresas, só que muito mais caro. De qualquer forma, você não deve se perguntar “qual o seguro viagem mais barato?”, mas, sim, qual o que tem o melhor custo-benefício.

Então, como nós indicamos a comparadora de seguros Seguros Promo, temos certeza de que as melhores empresas de seguro viagem, as mais confiáveis e com o melhor custo-benefício são as que estão em seu rol de pesquisa:

É necessário ter seguro saúde viagem para ir à Europa?

Então, se você está procurando “seguro saúde viagem Europa”, você está em busca de um Seguro Viagem para Europa. 

E faz muito bem, pois como já dito lá em cima, o Seguro Viagem Europa é obrigatório sim! Se você se perguntava: “É necessário Seguro Viagem para Europa?“, a resposta é SIM!

É um fato que eles não pedem para ver a apólice na imigração – ou ao menos é muito raro acontecer.

Mas, se acontecer alguma coisa, o sistema de saúde pode ser bom, mas paga-se em muitos países. E em euro!

No mais, o risco de acontecer algo como perca de documentos, extravio de bagagem ou outro problema existe. Neste caso, é melhor realmente ter o seguro para te auxiliar.

Conosco já ocorreram pequenos problemas em que o seguro viagem foi fundamental, como no caso do atraso de malas. Recebemos uma quantia para comprar itens de primeira necessidade até a chegada das malas, e eles mesmos ficaram monitorando o tempo todo por onde elas estavam. Assim, não perdemos nosso tempo procurando-as, e ainda não ficamos no aperto.

por que contratar um seguro viagem - Seguro Saúde Viagem: o que é e como contratar
Gosta de viajar? Então, faça de tudo para ser sempre uma boa viagem!

Seguro Viagem EUA

O Seguro Viagem Estados Unidos, ao contrário, não é obrigatório.

Porém, um detalhe super importante tem que ser observado: o sistema de saúde de lá é todo particular e é muito, mas MUITO caro!

Então, é melhor não arriscar a estragar as suas férias e o seu bolso por causa de um problema que, mesmo pequeno, pode se tornar enorme.

Leia mais aqui sobre o Seguro Viagem Estados Unidos e tire todas as suas dúvidas.

Seguro Viagem é obrigatório?

Muita gente nos pergunta se o Seguro Viagem é obrigatório. A resposta é: depende.

Depende para qual país você está viajando. O seguro viagem para a Europa é obrigatório, mas para alguns países, como Portugal, o seguro viagem para Portugal não é obrigatório.

O seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo, não é obrigatório, assim como para diversos outros países.

Ah, é claro que nem mesmo dentro do Brasil – o seguro viagem Nacional – não é obrigatório!

Mas nada disso importa, não é mesmo? Porque o que importa é viajar assegurado, tranquilos, sabendo que, caso aconteça alguma coisa com a gente ou com nossos familiares e amigos, teremos a quem recorrer.

Essa é a verdadeira importância de um seguro viagem – dentro do qual está o seguro saúde viagem.

seguro saude viagem 1 - Seguro Saúde Viagem: o que é e como contratar

Conclusão

Depois de todas estas dicas e informações, você não tem desculpa para confundir seguro saúde viagem com o seguro viagem, nem tem desculpa para viajar desamparado, não é mesmo?

Agora que você entendeu sobre o tema, faça a cotação do seu seguro .

Eu te garanto que é mais barato do que você pensa – e viaje tranquilo!

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *