Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 15/07/2020

Tem muita gente que nos pergunta se é necessário fazer um seguro viagem nacional. Se você é uma das pessoas que quer saber se é preciso fazer seguro viagem para viajar dentro do Brasil, este post é para você.

Acho que grande parte dos viajantes é bem relaxada em relação a esta questão, mas o fato é que é algo muito importante. Afinal, para que serve o seguro viagem nacional?

Vamos analisar alguns pontos e, depois, você toma a sua decisão.

Seguro Viagem Nacional: é necessário contratar?

Sim. A resposta é muito simples e direta: sim, vale a pena contratar um seguro viagem nacional.

Aliás, mais do que isso: é necessário.

Você pode dizer: “mas eu tenho plano de saúde”… mas, você sabia que nem todo plano de saúde tem abrangência nacional? Na maioria das vezes eles são regionais, abrangendo uma região do estado em que você mora ou, em certos casos, o Estado todo. Alguns, ainda, cobrem somente emergências fora da área de abrangência.

Então, dependendo do seu caso, se acontecer alguma coisa, você terá que apelar para um médico particular ou um hospital público. Considerando que você está em viagem para curtir sua folga, ter um problema de saúde já é ruim, mas não saber como e onde lidar com ele é pior ainda.

Contudo, estando coberto por um seguro viagem nacional, o seguro vai garantir sua assistência médica, odontológica ou até mesmo o reembolso de despesas com farmácia.

Portanto, como podemos ver, só pela questão da saúde um seguro viagem nacional já vale a pena, mas existem diversas outras razões para você contratar.

Vamos conversar um pouco mais sobre isso e, depois, vamos te ajudar a escolher o melhor seguro viagem em termos de custos-benefícios.

o que levar na mala em uma viagem com criancas - Seguro Viagem Nacional: é necessário fazer?
Vai viajar com a família? Vá seguro!

Vale a pena contratar um seguro viagem nacional?

SEMPRE vale a pena contratar um seguro viagem nacional (ou internacional, claro!), porque em uma viagem sempre existem riscos de algo acontecer, um imprevisto, um acidente, a perda de algum documento…

Como vimos, o seu plano de saúde nem sempre substitui o seguro viagem na questão médico-hospitalar-odontológica, ou seja, na saúde em geral. Além disso, o seguro viagem NÃO É um “plano de saúde”, ele é muito mais do que isso.

Imagine se você tiver o voo cancelado, perder os documentos ou tiver as malas extraviadas?!!

O seguro viagem vai te ajudar em relação a essas e outras situações, dando suporte, oferecendo orientações, auxiliando nas comunicações e contatos com a companhia aérea ou te indenizando nos casos previstos em contrato.

Procure aqui os melhores Seguros Viagem Nacionais com desconto

O que um seguro viagem nacional cobre?

A intenção de você contratar o melhor seguro viagem nacional que puder é cobrir gastos de viagem com imprevistos. Geralmente, estes são ligados à questão de saúde, mas não somente.

Então, dependendo do seguro que você contratar, você vai viajar despreocupado em relação a diversos benefícios de um seguro viagem nacional. Veja alguns exemplo, dentre outros:

  • Assistência médica
  • Assistência odontológica
  • Assistência farmacêutica
  • Assistência Médica para Prática de Esportes
  • Bagagem Extraviada
  • Assistência na Localização da Bagagem;
  • Traslado médico
  • Doenças preexistentes
  • Cancelamento de viagem
  • Atraso de viagem
  • Orientação em Caso de Perda de Documentos e Cartão de Crédito
  • Assistências Jurídicas diversas
  • Seguro de vida ou invalidez

Leia mais sobre os benefícios de um seguro viagem.

seguro viagem nacional - Seguro Viagem Nacional: é necessário fazer?

Como funciona um seguro viagem nacional?

O funcionamento de um seguro viagem nacional é o mesmo de um seguro internacional: inicialmente, você tem que pesquisar qual empresa tem a melhor cobertura e a que atende melhor às suas necessidades.

Isso porque cada viagem tem as suas especificidades e diferentes necessidades e, portanto, podem ter coberturas diferentes em determinados pontos. Se você for praticar esportes radicais ou trilhas etc, deve contratar um seguro viagem que te proteja nestes casos, pois, por questões óbvias, estará mais sujeito a situações de risco. Se você estiver grávida, tem que pesquisar o melhor seguro viagem para grávidas, e assim por diante.

No caso de algum imprevisto durante sua viagem, você terá um número de telefone para entrar em contato com a empresa contratada, que vai te dar todo suporte e te orientar sobre os procedimentos.

Dependendo do sinistro, você vai receber diretamente o apoio e o atendimento da seguradora, sem desembolsar dinheiro nenhum; e dependendo da situação, você receberá o que gastar por meio de reembolso, sendo necessário, nestes casos, guardar os comprovantes para apresentar à empresa.

seguro viagem nacional barato - Seguro Viagem Nacional: é necessário fazer?

Quanto custa um seguro viagem nacional?

É muito barato contratar um seguro viagem nacional. O valor independe da região para onde você vai: é o mesmo para o país inteiro.

Importante ressaltar que, mesmo servindo para o país inteiro, em geral ele é válido para distâncias maiores de 100km da sua residência. Então, veja isso no contrato.

No geral, o custo de um seguro viagem nacional começa com menos de R$ 5 por dia.

É ou não é um investimento mínimo, perto da segurança que o seguro pode oferecer?

Procure aqui os melhores Seguros Viagem Nacionais com desconto

Como contratar um bom seguro viagem nacional?

Então, finalmente, como escolher e contratar o melhor seguro viagem nacional para sua viagem aqui dentro do Brasil?

Nós indicamos a Seguros Promo, um parceiro aqui do blog e de total confiança. É um site que faz a comparação entre diversas empresas de seguros, mostrando as opções para o que você precisa.

Para escolher, depois de inserir seus dados (local e data da viagem), o site te dá a lista das seguradoras, com o tipo de seguro e o valor, e você pode escolher comparar alguns dos seguros. O próprio site, então, coloca um ao lado do outro, com todos os benefícios e os respectivos valores de cobertura.

Muito simples. Mas, se você quiser um passo a passo mais detalhado de como fazer, veja o nosso artigo sobre como comprar um seguro viagem mais barato.

E há um detalhe importante: comprando na Seguros Promo, nossos leitores têm até 10% de desconto no seguro. Basta você inserir o nosso código de desconto TURISTAPRO5 para receber 5% e, se quiser pagar em boleto bancário, aí ganhará mais 5%.

Clique no botão abaixo, pois ele já vai automaticamente com o código de desconto:

Confira aqui opções de seguros com desconto

Embora a contratação do seguro viagem nacional não seja obrigatória (como é obrigatório para viajar para a Europa, por exemplo), comprar seguro viagem para destinos brasileiros é absolutamente necessário para você se sentir em uma viagem segura e tranquila.

Se você precisar de mais informações, não deixe de fazer a sua pergunta nos comentários.

Boa viagem!


33 - Seguro Viagem Nacional: é necessário fazer?

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Um comentário
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *