Sevilha é considerada marcante para quem passa por lá, reunindo os clichês espanhóis que habitam a mente dos turistas: touradas, flamenco e tapas.
Com grande importância histórica e cultural, Sevilha também já serviu de cenário para grandes produções da televisão. Um destino turístico fantástico, a capital da Andaluzia reserva verdadeiros tesouros que merecem ser explorados.
Confira neste post tudo o que você precisa saber para ter uma estadia incrível em Sevilha!
Seguro Viagem Espanha – Com 20% de desconto |
Dicas de viagem para Sevilha
Com uma rica vida noturna e diversas opções de lazer cultural e artístico, Sevilha também preserva a sua preciosa história e o que há de mais belo quando se trata de arquitetura antiga.
Em meio a palácios, jardins floridos e antigas ruelas, a cidade emana uma energia acolhedora a seus turistas e imigrantes.
Muito escolhida como destino para intercâmbios, a capital da Andaluzia atrai este público por conta do custo de vida acessível, da qualidade de vida oferecida, da segurança e da receptividade dos nativos da região.
Seja qual for o seu tempo de estadia em Sevilha, aproveite a jornada e tenha dias incríveis!
Índice: |
Onde fica Sevilha
Sevilha fica no sul da Espanha, na região central da Andaluzia, na margem do rio Guadalquivir.
Como chegar a Sevilha
De avião:
Não há voos diretos saindo do Brasil para Sevilha, o que nos obriga a fazer uma parada em alguma capital europeia antes de chegar lá.
O local de parada depende da companhia aérea da sua escolha. Por exemplo, se você for de TAP, vai fazer uma conexão em Lisboa; se você for para Europa de KLM, fará uma parada em Amsterdam; se for de Iberia, vai parar em Madrid antes de seguir para Sevilha.
Uma dica: caso queira, você pode aproveitar e parar de graça alguns dias nessas cidades, na ida antes de ir para Sevilha ou no final, antes de voltar para o Brasil. É o chamado StopOver, que as companhias aéreas oferecem.
Procure aqui a sua passagem aérea para Sevilha por outras cias aéreas |
Se você já estiver na Europa, Sevilha recebe voos das principais cidades da Espanha, especialmente da cidade de Madri, e de algumas capitais europeias.
A cidade abriga o maior aeroporto da região da Andaluzia, o Aeroporto de San Pablo, situado a 10 quilômetros do centro da cidade, que é a porta de entrada mais comum da cidade.
- Veja aqui as melhores Companhias Aéreas Low Cost da Europa
Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking? Importante => VOCÊ TEM DIREITO A UMA INDENIZAÇÃO! |
De trem:
Mas há outras formas de chegar na Sevilha, como através do trem-bala que parte de diversas cidades da Europa, especialmente de Madri e Barcelona.
A Espanha conta com uma grande e eficiente rede de transporte ferroviário, facilitando as viagens de trem.
De ônibus:
Para quem viaja com o orçamento limitado, ir de Madri até Sevilha de ônibus é uma boa opção. Apesar de ser uma viagem mais longa, é financeiramente mais econômica. A viagem deste trajeto dura em torno de seis horas e meia.
- Compre a sua passagem de ônibus na FlixBus
De carro:
Você também pode ir até Sevilha de carro, mas saiba que ele não terá grande utilidade na cidade.
A melhor opção é você escolher uma hospedagem com estacionamento, para que o carro seja utilizado apenas para entrar e sair da cidade ou passear pelas redondezas.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Documentação para viajar a Sevilha
Para viajar a Sevilha, não é preciso uma documentação específica, mas é preciso sempre ficar atento na hora de viajar para outro país.
Em caso de viagens com prazo de duração inferiores a 90 dias, os cidadãos brasileiros precisam apenas de um passaporte válido para entrar na Espanha.
De qualquer forma, veja aqui os documentos necessários para uma viagem à Europa.
Precisa de visto para visitar a Espanha?
Por enquanto, cidadãos brasileiros não precisam tirar visto para visitar a Espanha nem qualquer país da Comunidade Europeia.
Porém, a partir de meados de 2025, brasileiros e turistas de outras nacionalidades precisarão aplicar uma espécie de autorização de viagem, o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System.
Mas, obviamente, brasileiros que possuem nacionalidade de algum país da União Europeia também não precisam solicitar visto para viajar para a Espanha e nem necessitarão do ETIAS.
Precisa de Seguro Viagem Espanha?
Sim, o seguro viagem Espanha é obrigatório, porque o país faz parte do Tratado de Schengen, um acordo entre países europeus que exige um seguro viagem para que os cidadãos possam circular livremente entre eles. Sem o Seguro Viagem Espanha, não é possível entrar no país.
Para além da obrigatoriedade, tenha em mente que viajar com um seguro viagem é garantia de tranquilidade e segurança, sabendo que você e sua família estarão amparados em caso de emergências e imprevistos.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Quando visitar Sevilha?
A cidade de Sevilha pode ser visitada durante o ano inteiro, mas se você puder escolher qualquer época para a sua viagem, a melhor delas é a primavera. Em contrapartida, a estação menos indicada para ir a Sevilha é o verão.
Em geral, o verão na Europa é época de férias escolares, quando as cidades mais turísticas ficam mais lotadas e tudo fica mais caro.
Em compensação, a primavera em Sevilha é de dias amenos e noites frescas, com poucas ocorrências de chuva e temperaturas médias entre 18 ºC e 21 ºC.
Mas atenção, fique atento ao calendário: neste período acontecem as procissões da Semana Santa, que lotam a cidade e arrastem multidões, e a Feria de Abril, um festival anual com dança, gastronomia e música.
Caso você não tenha intenção de participar dos cortejos religiosos ou do evento local, recomenda-se que evite Sevilha nestes períodos, porque a cidade fica mais lotada e os preços mais altos.
Como é o Clima em Sevilha?
É claro que, se você é daqueles que gosta de um calor, sua época de ir à Sevilha é o verão. Mas, mesmo no inverno, a cidade não é tão fria. Em geral, durante o ano a temperatura média varia de 6 °C a 36 °C. É raro ser inferior a 1 °C, por exmeplo.
Veja abaixo as temperaturas médias em Sevilha durante todos os meses do ano. Eu marquei as temperaturas mais baixas e mais altas para você ter uma ideia:
Quantos dias para visitar Sevilha?
Nós dormimos lá 3 noites, ficando 2 dias completos. E não paramos nem um pouco, porque tem é coisa pra ver!
Então, se você quiser conhecer o básico da cidade, dois dias são suficientes em Sevilha. Caso tenha disponibilidade ou queira ficar mais tempo na cidade, em três dias é possível visitar outras partes do município para além do centro histórico.
E se você quiser ou puder ficar ainda mais tempo em Sevilha, de quatro dias em diante é possível conhecer bem a cidade, entender a vida cotidiana local e fazer passeios no estilo bate-e-volta para explorar as redondezas e outras regiões de Andaluzia.
Se você puder encaixar este tempo, vale a pena, até para curtir a cidade com calma, sem correrias.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Onde ficar em Sevilha
Para ter uma experiência mais completa em Sevilha, o ideal é que você fique hospedado nas proximidades do Centro Histórico, principalmente se esta for a sua primeira visita à cidade.
Estando na região, é possível fazer quase tudo a pé por lá, além da facilidade de se deslocar fazendo uso do transporte público.
Sevilha conta com hospedagens de todos os tipos, desde as mais luxuosas até os hotéis que habitam edifícios históricos, dos mais caros aos mais em conta.
A seguir, confira algumas sugestões de lugares onde ficar em Sevilha:
- Basic Hotel Sevilla Catedral
- Casa Romana Hotel Boutique
- Petit Palace Vargas
- Hotel Doña Lina
- Las Casas de El Arenal
- Patio de La Alameda
- Monte Triana
Para saber mais detalhes sobre o assunto, confira o nosso post completo onde ficar em Sevilha sobre as melhores regiões para se hospedar, as particularidades de cada uma delas e ainda mais dicas de hospedagens para ajudar a sua escolha e o planejamento da sua viagem.
Pontos turísticos em Sevilha
Os principais pontos turísticos de Sevilha podem ser visitados a pé, especialmente se você estiver viajando para curtir e sem muita pressa.
Nós já demos os detalhes, aqui no blog, sobre os principais deles quando escrevemos sobre o que fazer em Sevilha: 13 pontos turísticos.
Mas, abaixo fizemos uma lista dos pontos turísticos da cidade que você não pode deixar de conhecer. Os links levam ao principal site de compras de ingressos e passeios, ao qual nós somos parceiros (você verá nosso logo na parte mais alta da página):
- Praça da Espanha
- Parque María Luisa
- Real Alcázar de Sevilha
- Catedral de Sevilha
- Torre La Giralda
- Igreja do Divino Salvador
- Torre do Ouro
- La Maestranza, A Praça de Toros
- Metrosol Parasol ou Cogumelos de Sevilha (Setas de Sevilha)
- Ponte de Triana
- Casa de Pilatos
- Palácio de Las Dueñas
- Palácio da Condessa de Lebrija
- Arquivo Geral das Índias
- Museo de Bellas Artes
- Museo del Baile Flamenco
Free Tours em Sevilha
É isso mesmo que você leu: tours de graça em Sevilha!
Nosso parceiro Civitatis oferece diversos passeios guiados gratuitos pela cidade. Eles só pedem um valor de gorjeta para o guia, ao final, dependendo do que você achou do passeio, a seu critério.
Veja os passeios guiados gratuitos que você pode fazer em Sevilha:
- Free tour por Sevilha
- Free tour pela Sevilha das três culturas
- Free tour noturno por Sevilha
- Free tour pelo bairro de Santa Cruz
- Free tour por Triana
- Free tour por Itálica
- Free tour dos mistérios e lendas de Sevilha
- Free tour do Século de Ouro por Sevilha
Passeios próximos a Sevilha
Se você está indo para Sevilha com um tempo de folga para conhecer a cidade e ainda visitar as redondezas, uma ótima opção para estender o roteiro é explorar outras cidades da região da Andaluzia.
Os passeios podem ser feitos no esquema bate-e-volta para Sevilha, tanto de carro alugado como de trem ou FlixBus (ônibus) ou até mesmo de excursão.
Confira a seguir as melhores opções de passeios próximos a Sevilha para você incluir no seu roteiro de viagem:
Córdoba
Uma das cidades mais incríveis para entrar no roteiro dos que pretendem esticar a viagem.
Córdoba é um paraíso cultural que tem influências árabes, romanas e do povo judeu, facilmente observados na arquitetura da cidade, que recebe o apelido de Cidade das Três Culturas por este motivo.
Repleta de pontos turísticos interessantes, como a Medina Azhara, a Ponte Romana, o Museu Arqueológico, a Sinagoga, o Palácio de Viana, o Templo Romano e a Torre de Calahorra, Córdoba é famosa ainda pelas ruas estreitas do Casco Antigo e seus vasos de flores que enfeitam as paredes.
Vale muito a pena uma passagem pela cidade, caso tenha tempo.
Veja alguns passeios até lá saindo de Sevilha:
- Excursão de 1 dia a Córdoba e à Mesquita-Catedral
- Córdoba, a Mesquita e Carmona – Viagem de 1 dia
- Excursão de 1 dia a Córdoba com ingresso incluído
Ronda
Considerada uma das cidades mais bonitas da Espanha, Ronda abriga três pontes famosas que ficam no rio Guadalevín e dividem a cidade entre a parte mais antiga e a moderna.
A cidade é uma das mais antigas do país e é muito conhecida pelas touradas e pelas casas pintadas de branco, nas Cidades Brancas da Espanha.
Na parte mais antiga de Ronda é onde ficam os pontos turísticos da cidade.
Já na parte moderna é onde estão os melhores restaurantes da cidade e onde você pode experimentar o melhor da gastronomia local e as delícias típicas da região.
Veja alguns passeios até lá saindo de Sevilha:
- Vilas brancas e Ronda: Viagem de um dia
- Viagem de 1 dia a Pueblos Blancos e Ronda
- Viagem de um dia a Ronda e Setenil de las Bodegas
Todo mundo sabe que o trem é um meio de transporte muito utilizado na Europa. Para comprar suas passagens, não deixe de pesquisar no site da RAIL EUROPE |
Cádiz
A primeira coisa que você avista ao chegar em Cádiz é a Puerta Tierra, a muralha da entrada da cidade construída no século XVIII com o objetivo de defender o povo e como símbolo religioso.
Cádiz abriga pontos de interesse como o Castelo de Santa Catalina, o Porto de Cádiz, a Catedral e o Mercado Central.
Um dos grandes atrativos de Cádiz é que, diferente de Sevilha, a cidade é banhada pelo mar e tem belas praias, como a praia La Caleta, a praia de La Cortadura, a de Santa María del Mar e as praias quase virgens de Costa de la Luz.
Cádiz também é bastante conhecida pelo seu Carnaval.
Veja alguns passeios até lá saindo de Sevilha:
- Viagem de 1 dia a Jerez e Cádis
- De Sevilha: Jerez, Cádiz e cavalos andaluzes
- Viagem de 1 dia a Cádis e Jerez de la Frontera
Mérida
A cidade de Mérida quase pode ser considerada um museu a céu aberto, já que tem como herança arqueológica preciosidades bem conservadas como o Teatro Romano, o Anfiteatro e o Templo Romano, declarados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Fundada por romanos, Mérida ainda abriga o Museu Nacional de Arte Romano, onde aconteciam encenações, o Templo de Diana e a Ponte Romana, que passa pelo rio Guadiana e o Acueducto de los Milagros.
O que comer em Sevilha
Uma das melhores formas de conhecer o local para onde se está viajando é através da culinária típica e da cozinha regional.
As comidas tradicionais contam histórias e possuem importância cultural, e em Sevilha – e toda Espanha – não é diferente.
A extremamente saborosa comida sevilhana recebe doses generosas de azeite na maioria dos seus pratos tradicionais. Na Espanha, uma das comidas típicas são as tapas, pequenas porções dos mais diversos tipos de comidas.
Entre as comidas típicas que você não pode deixar de experimentar na Espanha, estão:
- Paella: prato típico à base de arroz, carne e verduras.
- Pescaíto Frito: uma das tapas mais encontrada em bares e restaurantes de Sevilha, composto por diferentes tipos de pequenos peixes, panados com farinha e depois fritos em azeite ou óleo.
- Gaspacho: uma sopa fria feita à base de tomates, pimentos, pepino, cebola e alho, bastante servida nos quentes dias de verão.
- Rabo de Toro: ensopado feito com rabo de boi ou de vaca, com ingredientes como tomate, cenoura, vinhos, especiarias, entre outros. Geralmente, o rabo de boi é frito e depois servido com o molho.
- Papas Alinás: batatas cozidas, servidas frias e condimentadas com azeite, vinagre, cebolinho e salsa.
- Huevos a la Flamenca: sua base são ovos e legumes, e podem levar ainda salsichas, ou presunto, molho de tomate ou cebola.
- Patatas Bravas: batatas cortadas em cubos e temperadas com um molho feito à base de tomate, páprica e vinagre.
- Pringá: uma espécie de sandes composta por uma carne cozida por longas horas, ficando totalmente desfiada.
- Espinafres com Grão de Bico: mistura de espinafres com grão de bico cozido fritos adicionando uma mistura de especiarias.
Se você quiser fazer passeios ligados à gastronomia espanhola, exstem diversas opções, como:
- Aula de culinária espanhola de 3,5 horas e tour pelo mercado de Triana
- Tapas tradicionais à base de plantas e visita ao mercado
- Tour de Tapas e Vinhos Tradicionais de Sevilha
Como se locomover pela cidade
Como já dissemos, dependendo de onde você ficar em Sevilha – se ficar perto do Centro Histórico, por exemplo – você precisará muito pouco do transporte público, pois as principais atrações podem ser feitas a pé.
Mas, de qualquer maneira, o transporte público de Sevilha é bastante eficiente e a melhor opção para se locomover pela cidade, caso necessário.
Tanto o ônibus quanto o metrô são rápidos e modernos, e os pontos de paradas de ambos são bem distribuídos, fazendo com que eles sejam uma boa escolha para ir a qualquer lugar.
Outra forma bastante comum de se deslocar por Sevilha são as Sevicci, bicicletas que podem ser alugadas e usadas por toda a cidade. O transporte é muito utilizado principalmente por universitários e não é difícil encontrar várias delas pelas ruas nos dias mais quentes.
Tanto os ônibus e metrôs quanto as Sevicci possuem aplicativos de celular que facilitam o seu uso em Sevilha. Através dos apps, é possível consultar onde fica o ponto de embarque/desembarque mais próximo, o horário do ônibus ou metrô, entre outras informações úteis.
Uma opção que nós gostamos bastante, especialmente para quem quer a comodidade de não ter que ficar buscando pelas linhas de ônibus e endereços das atrações é o ônibus tuístico, o Hop On Hop Off, que também tem em Sevilha.
E outros passeios guiados pela cidade utilizam o Segway, Bicicletas ou scooter elétrica.
Já imaginou ter uma conta internacional com cartão de crédito e débito que te faça automaticamente o câmbio em mais de 40 moedas?? Sim, ela existe! Com uma conta WISE, você não precisa ficar se preocupando com que moeda levar ou com o câmbio quando vai viajar. Tudo é feito automaticamente, em qualquer lugar do mudo! |
O que fazer à noite em Sevilha
A noite em Sevilha é bastante democrática e oferece entretenimento de todos os tipos e para todos os gostos.
Desde os happy hours até shows com DJs, passando por diversos animados bares e muitas opções de discotecas, o que não falta na capital da Andaluzia são opções de locais para se divertir ao cair da noite.
Confira a seguir algumas sugestões de lugares para aproveitar a noite em Sevilha:
- Bar Catedral
- Casa Anselma
- El Gallo Negro
- La Carbonería
- Pub Crawl Sevilha
- Santo Copas no EME Catedral Hotel
- La Posada
- Urbano Comix
- Terraza de Verano em La Casa del Estanque
- Sala X
- Sala Cosmos
- Occo Club Sevilla
- Rincón de la Caipirinha
- O’Clock
- Uthopia
- Antique Theatro
- KOKO Club
É importante sempre olhar no site oficial do estabelecimento qual é o código de vestimenta do recinto, já que alguns lugares possuem um padrão extremamente rigoroso neste sentido e barram os clientes na porta (!), mesmo após longa espera na fila.
Então, evite transtornos e esteja preparado para a ocasião!
Existem DEZENAS de EVENTOS maravilhosos acontecendo em Sevilha!! |
Show de Flamenco
O flamenco é a dança típica espanhola que tem berço em Sevilha, mais especificamente no bairro de Triana, e é quase obrigatório assistir a um show de flamenco na sua passagem pela cidade.
Os shows se dividem entre os feitos para turistas (mais comerciais e caros) e os feitos para os locais, apaixonados por sua cultura.
Em alguns lugares, os shows de flamenco são frequentados por ambos, turistas e locais, havendo respeito à cultura flamenca. Você pode assistir a um espetáculo de flamenco nos seguintes lugares em Sevilha:
- Museu del Baile Flamenco
- Tablaos Flamencos
- Bares com Tablaos, como Bar Lola de los Reyes, Baraka, Casa Matias, Bodeguita Fabiola, Taberna Volapié e La Carbonería
- Bienal de Flamenco, realizado a cada dois anos em Sevilha
- Feria de Abril
Mas a cada esquina você poderá se deparar com uma dançarina de flamenco se apresentando pelas ruas, para quem quiser assistir – e colaborar com uns trocados. Nós vimos e foi bem hipnotizante!
A apaixonante Sevilha respira história e cultura, e você com certeza sairá de lá extremamente enriquecido com tudo o que viu e renovado com os ares da cidade.
Boa viagem!
Dica extra: Passagens aéreas internacionais
Se você está buscando passagens aéreas internacionais, se liga nesta dica!
Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!
É muito, mas muito fácil de achar a melhor passagem e de fazer a compra, inclusive parcelada!
Dica extra: Seguro Viagem Internacional
Nós temos indicado a todos para contratar um seguro viagem internacional quando for viajar para fora do Brasil. Sabemos que nem sempre é uma prática comum, mas existem alguns motivos fortes e grandes vantagens em contratar um seguro viagem.
É preciso pensar que não estamos livres de contratempos, como algum problema de saúde, algum acidente, ou mesmo a perda de bagagens e outros.
Um seguro viagem pode te ajudar em qualquer destes casos. Com um seguro, por exemplo, se acontecer algo de saúde você poderá ser atendido por um médico ou clínica particular, sem depender de hospital público em nenhum lugar do mundo!
Além disso, o valor é muito, mas muito baixo. O custo x benefício, neste caso, é muito vantajoso.
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.