Sortelha, uma das aldeias mais bonitas de Portugal

Se você está procurando o que visitar em Portugal e quer sair do lugar comum, saiba que jornais pelo mundo afora afirmam que a pequena Sortelha é uma das aldeias mais bonitas do mundo!

Bom, não sei se há algum exagero nisso, mas fato é que, com certeza, de Portugal ela é, porque já visitei todas as consideradas top 5 e Sortelha foi a que mais gostei, não só pela sua beleza, mas pela sua natureza intocada e isolamento do mundo moderno.

Sortelha é uma das 12 que fazem parte do Programa de Aldeias Históricas, criado em 1991, que abrange as aldeias que têm em comum o fato de ficarem próximas da fronteira, no alto de colina e terem sido criadas com uma função militar.

Visitamos a aldeia durante a primavera e num dia de semana, então, tivemos o privilégio de tê-la quase só para nós, não fosse a presença de seus 3 únicos moradores. 🙂 Chegar lá nessa calmaria e silêncio é uma verdadeira viagem no tempo, já que ela tem mais de 800 anos.

aldeias históricas

Ela é toda feita em granito e ainda mantém praticamente intocado o seu traçado medieval, o castelo e as muralhas. Para quem gosta de história e arquitetura, esta visita é imperdível!

Sortelha

Chegar lá já é uma “aventura”, pois passamos bem pelo interior de Portugal, longe das rotas turísticas tradicionais, mas onde temos a oportunidade de conhecer o país “de verdade”. Fomos de carro, pois é a melhor maneira de ir, visto que de transporte público é praticamente impossível. Para quem vai a partir do Porto são cerca de 240 km, de Lisboa são 300 e, de Coimbra, como foi o nosso caso, são 190 km.

como chegar a sortelha

Antes mesmo de começar a subir a colina que nos leva a Sortelha já somos brindados com o visual de um castelo muito bem conservado, o Castelo do Sabugal.

o que ver em portugalCastelo de Sabugal, visto do caminho de quela à Sortelha

Pouco depois, chegamos à parte “moderna” da aldeia, que fica fora das muralhas e onde a maioria das pessoas mora, e, então, cruzamos o portão que dá acesso à aldeia histórica.

dicas portugalParte moderna da aldeia, do lado de fora das muralhas

o que fazer em portugalPátio na entrada da aldeia velha, com o portão ao fundo

portugal dicasPortão de entrada das muralhas para a aldeia de Sortelha

O que visitar em Sortelha

A visita é relativamente rápida, pois Sortelha é pequena e tudo se vista a pé, mas é possível que você gaste um pouco mais de tempo se quiser curtir a atmosfera bucólica do lugar, ainda mais se for numa época em que ela esteja vazia, como foi o nosso caso.

roteiro em portugal

Se quiser mais movimento, vá durante o verão ou ao fim-de-semana. E se quiser curtir um pouco mais da aldeia, é possível alugar uma de suas casas, pois várias foram adaptadas para turismo rural. Deve ser um experiência bem bacana!

viagem a portugal

Lá dentro, não deixe de admirar e explorar:

  • o castelo (classificado como Monumento Nacional)

roteiro portugal

  • as muralhas

portugal roteiro

  • os passos de Via Sacra (são 5)

dicas de sortelha

portugal o que fazer

  • a igreja matriz

portugal o que ver

  • o casario existente na aldeia

como chegar em sortelha

dicas de portugal

turista profissional

  • o largo do Pelourinho

  • o largo do Curra

Na verdade, o grande barato destes lugares e andar apreciando suas construções e observando a vida local. Como falamos, restam hoje somente 3 habitantes no interior das muralhas. Vimos um casal de idosos fazendo seus artesanatos e, ainda, conversamos com a senhora que atende em um bar/lanchonete, onde tomamos um café.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


roteiros de portugal

onde ir em portugal

Viu como há muito mais o que visitar em Portugal além de Lisboa, Porto e Fátima?! O país é cheio de pequenas e grandes surpresas, 😉

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

7 COMENTÁRIOS

  1. Parabens, este seu comentário sobre Sortelha esta muito bom, para quem não conhece fica logo com uma ideia do que vai visitar, essa região é rica em paisagens naturais, aldeias medievais construídas em pedra que se mantem bem conservadas, merecem uma visita.

  2. Olá. Adorei seu post sobre Sortelha. Estou indo no fim de dezembro e também vamos de carro. Fiquei com uma dúvida: onde deixar o carro. Pode entrar com ele na parte murada, tem estacionamento disponível no local?

  3. Olá Ana,
    Estive em Portugal em Outubro 2016 com minha esposa ,forma 15dias maravilhoso. Segui suas dicas, e deu tudo serto, de como ir e o que visitar.
    Ex.Guimarães onde VC relator que perdemo-nós, e depois nós achamos nas estreitas ruas. Outas cidades como,Aveiro, Óbidos e Sintra.
    Muito boa as dicas.

    Cabo de Santo Agostinho- PE. Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here